RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1582 registros para a palavra: coronavirus

Anvisa prorroga por um ano validade de uso emergencial de vacinas contra Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (12), a prorrogação da validade das Autorizações de Uso Emergencial de medicamentos e vacinas para Covid-19.

Com a medida, as autorizações atuais permanecerão válidas por mais um ano. Dentro deste prazo, as empresas que ainda possuem produtos nessa situação deverão solicitar o registro sanitário definitivo. Leia trecho da proposta abaixo...

Pernambuco amplia segunda dose de reforço contra Covid-19 para idosos

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (25), a ampliação da vacinação contra a Covid-19, com a segunda dose de reforço na população a partir de 60 anos de idade. O público de idosos é estimado em mais de 1,2 milhão de pessoas em Pernambuco, e até o momento cerca de um milhão deles já foram vacinados com a primeira dose de reforço (ou terceira dose), o que equivale a 80,6% da cobertura vacinal nessa faixa etária.

Quando se considera a população com mais de 18 anos, o percentual de cobertura se aproxima de 50%. Já a segunda dose de reforço está com cobertura de 18% do público elegível. Além da imunização contra a Covid-19, o governador também anunciou para o próximo sábado, dia 30, a realização de um "Dia D" de vacinação contra os vírus da influenza e do sarampo. ..

Covid-19: ministro oficializa fim de emergência sanitária

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da pandemia da covid-19, hoje (22). Essa condição reconhecia a gravidade da pandemia e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. A norma deverá ser publicada em edição especial do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (22).

O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio...

Hospital de Campanha de Juazeiro tem taxa de ocupação em queda constante

Com uma melhora no cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19, a busca pelo Hospital de Campanha, da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, tem caído intensamente. No primeiro trimestre deste ano, a taxa de ocupação da unidade, que funciona para atender casos de sintomáticos respiratórios do município, chegou a 17% em março, após uma sequência de redução, incluindo dias em que não havia nenhum paciente internado.

Em janeiro deste ano, a taxa de ocupação dos leitos do Hospital de Campanha de Juazeiro era de 57%. Em fevereiro, este número caiu para 36%, reduzindo ainda mais no terceiro mês do ano, com 17% de ocupação. Nesta quarta-feira (20), apenas três pacientes estão internados, sendo que todos testaram negativo para Covid-19...

Comitê de Emergências da OMS decide manter covid-19 como pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, durante reunião do Comitê de Emergências, nesta quarta-feira (13/4), que ainda não rebaixará a classificação da covid-19 e que ainda estamos vivendo uma pandemia. Decisão vai na contramão do defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem defendido rebaixar a covid-19 para endemia.

Durante a reunião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que o mundo está enfrentando o menor número de mortes em dois anos. No entanto, devido ao comportamento imprevisível da covid-19, os países devem continuar em alerta. "Longe de ser o momento de baixar a guarda, este é o momento de trabalhar ainda mais para salvar vidas", afirmou. ..

XE: Saúde confirma primeiro caso da variante recombinante da Ômicron no Brasil

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (7), que o Instituto Butantan confirmou o primeiro caso no país da variante recombinante de Ômicron (chamada XE), que mistura as sub linhagens BA.1 e BA.2.

O ministério afirmou que realiza o constante monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 e reforçou a importância do esquema vacinal completo para garantir a máxima proteção contra o vírus e evitar o avanço de novas variantes no país...

Covid-19: vacinas usadas no Brasil elevam proteção contra reinfecções

A imunização com as vacinas contra covid-19 utilizadas no Brasil aumenta a proteção mesmo nas pessoas que já tiveram casos da doença previamente, mostra um estudo publicado quinta (31) na revista Lancet por pesquisadores do projeto Vigivac, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo indica que a vacinação reduz, principalmente, a ocorrência de hospitalizações e óbitos. 

Os pesquisadores constataram que a efetividade dos imunizantes contra internação ou morte, 14 ou mais dias após a conclusão do esquema vacinal, foi de 81,3% para a CoronaVac, 89,9% para a AstraZeneca, 57,7% para a Janssen e 89,7% para a Pfizer. Já contra quaisquer casos sintomáticos, foi encontrada uma efetividade de 39,4% para a Coronavac, 56% para a AstraZeneca, 44% para a Janssen e 64,8% para a Pfizer...

Fiocruz alerta para aumento de casos semanais de SRAG em crianças

O novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado hoje (25) alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças, ao longo de fevereiro e março deste ano.

Entre crianças de 0 a 4 anos, a média móvel dos casos aumentou em cerca de 77%, passando de 970 casos semanais para cerca de 1.870. Entre as crianças de 5 a 11 anos, o aumento na média foi de 216%, passando de 160 casos semanais para uma média estimada em 506 casos semanais. ..

COVID-19: Brasil sai da zona de alerta pela 1ª vez desde julho de 2020

Todos os estados brasileiros estão fora da zona de alerta para a covid-19, pela primeira vez desde julho de 2020, segundo Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado na tarde desta sexta (25). De acordo com a instituição, o mapa do Brasil aparece totalmente em “verde”, cor que sinaliza um cenário de otimismo, com todas as taxas de internações inferiores a 60%. A análise abrange o período entre 6 e 19 de março.

O boletim aponta que o cenário atual é reflexo da tendência de queda nos indicadores de Síndrome Aguda Grave (SRAG) e do número de casos diários de Covid-19. Especialistas, no entanto, alertam para a necessidade de busca ativa de pessoas que ainda não tomaram a terceira dose, assim como da população elegível para receber a quarta dose do imunizante. A instituição também ressalta a importância da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos...

Com investimentos financeiro e humano, Petrolina trabalha há dois anos no combate à COVID-19

No dia 23 de março de 2020, a cidade de Petrolina registrou o seu primeiro caso de COVID-19. Desde então, os esforços municipais voltaram-se para conter a disseminação do vírus.

O trabalho da Secretaria de Saúde foi muito importante na identificação de casos suspeitos, isolamento e testagens, ações que até o momento continuam acontecendo, o resultado tem sido percebido nos baixos números de novos casos na cidade...

Secretaria de Saúde de Petrolina reforça importância da terceira dose contra a COVID-19

A Prefeitura de Petrolina vem reforçando a importância de completar o ciclo vacinal contra a COVID-19. Atualmente, o público a partir de 18 anos pode receber os três do imunizante.

De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (17), 73.974 pessoas tomaram a dose de reforço, ou seja, 31,8% da população. A Secretaria de Saúde ressalta que este número ainda não é satisfatório e faz um alerta para a população com 18 anos ou mais que já tem quatro meses de intervalo da segunda dose. ..

Coronavírus pode infectar pênis, testículos e próstata, mostra estudo

O coronavírus pode infectar o pênis e os testículos, mostrou uma pesquisa com macacos rhesus. Cientistas acreditam que o mesmo aconteça com seres humanos. O achado, segundo o jornal New York Times, explicaria a disfunção sexual sofrida por alguns homens com Covid-19. O distúrbio seria provocado diretamente pelo Sars-CoV-2, e não pela inflamação ou febre que ocorrem na doença.

O estudo de pesquisadores americanos demonstrou que o coronavírus infecta a próstata, o pênis, os testículos e os vasos sanguíneos em torno destes...

Brasil chega à menor média móvel de mortes por Covid-19 desde 2 de fevereiro

O Brasil registrou 19.864 casos de Covid-19 e 216 óbitos decorrentes da doença nas últimas 24 horas. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta segunda-feira (28).

Os números mostram a tendência de baixa tanto em casos quanto em mortes...

Mais de 2.400 pessoas receberam a vacina contra a COVID-19 no sábado em Petrolina

Durante toda a manhã do último sábado (26), a Prefeitura de Petrolina realizou o Dia C de Vacinação Infantil contra a COVID-19 em 24 Unidades Básicas de Saúde, nas zonas urbana e rural. Cerca de 2.080 crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas. Além das crianças, também houve vacinação para o público a partir de 12 anos. Ao todo, no fim de semana, mais de 2.400 pessoas receberam o imuno contra a COVID-19.

Para Aline Santos, essa ação foi muito importante para vacinar suas duas filhas contra a doença "Eu achei uma ação muito importante para a saúde das crianças, essa doença está atingindo todo mundo, não só os adultos, e a única forma de proteção é através da vacina. Fiquei muito feliz em saber que a UBS iria abrir no sábado, pois durante a semana é complicado trazer as meninas por conta da escola. Hoje minhas duas filhas receberam a primeira dose. Aproveito e deixo um recado para todas as mamães que ainda têm dúvida: Não tenham medo e confiem na vacina", reforçou...

Artigo - Uso de máscara lhe dará a proteção eficaz contra novas variantes do coronavírus

O coronavírus se mostra bastante suscetível a mutações. Como o controle mundial por meio de medidas protetivas e da vacinação ainda se mostra insuficiente, até por conta de correntes negacionistas que ainda encaram a pandemia como algo simples e se mostram refratárias à imunização, o vírus da Covid-19 encontra o ambiente propício para gerar novas variantes, cada vez mais preocupantes como o sarampo, a tuberculosa etc.

Essa faceta cruel só torna ainda mais premente a necessidade de conscientização sobre a importância de cuidados tão elementares, como o uso de máscara de proteção, que aliás protege não só da Covid-19, mas de outras doenças infectocontagiosas propagadas por meio de gotículas espalhadas no ar...

Decreto aumentará de 1,5 mil para 3 mil pessoas o limite de público em eventos na Bahia

Está publicada, na edição deste sábado (26) do Diário Oficial do Estado, a medida que altera o decreto número 21.027 e estabelece que ficarão autorizados em todo o território baiano, durante o período de 3 a 14 de março de 2022, os eventos e atividades com a presença de público de até 3 mil pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins.

Eventos em locais fechados, espaços culturais, cinemas e teatros poderão ocorrer com a capacidade plena. Os estádios estarão autorizados a receber um público de até 30% do limite máximo de ocupação...

Variante Ômicron representa mais de 93% dos casos de coronavírus na Bahia

Em uma nova rodada de sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou que 93% dos novos casos de coronavírus na Bahia são da variante Ômicron. Os resultados foram divulgados no boletim desta quinta-feira (17).

São mais de 1.700 sequenciamentos desde o início da pandemia e nesta última rodada, das 61 amostras, 57 eram da variante Ômicron e apenas 4 da variante Delta. A predominância dessa variante tem provocado o crescimento acelerado de novos casos, deixando em alerta as equipes de vigilância epidemiológica e assistência à saúde, a fim de fortalecer as medidas de contenção e, caso necessário, ampliar leitos, segundo a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro...

Para evitar disseminação do Coronavírus e suas variantes, CMJ retomará atividades com limite de público e exibição pelo Youtube

Na próxima terça-feira (15), os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro retomarão as atividades legislativas, após o recesso regimental. As sessões ordinárias acontecerão sempre às terças e quartas-feiras a partir das 9h, transmitidas pelo canal do Youtube da TV Câmara Juazeiro BA.

Numa decisão coletiva com os colegas de parlamento, o presidente da mesa diretora, Berg da Carnaíba, avisa que, temporariamente, será limitada a visitação pública ao plenário da Casa, durante as reuniões semanais, de forma a conter o avanço do Coronavírus e suas variantes que incidem em graves ameaças à saúde humana provocada pelo alto índice de contágio da Ômicron em nossa região...

Média móvel de mortes por Covid-19 chega a 783, a maior desde 20 de agosto

O Brasil registrou 66.583 casos de Covid-19 e 428 óbitos decorrentes da doença nas últimas 24 horas. Os números foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta segunda-feira (7).

Com isso, houve crescimento na média móvel de óbitos, que chegou a 783 — a maior desde 20 de agosto de 2021, quando estava em 807...

Câmara de Vereadores Juazeiro recebe serviço de sanitização por prevenção ao novo coronavírus

A Câmara de Vereadores de Juazeiro está pronta para o retorno das atividades legislativas no próximo dia 15 de fevereiro. Esta semana, foi realizada uma a sanitização completa do prédio público a fim de garantir a proteção sanitária contra possíveis vírus e bactérias no local.

O objetivo, segundo a direção da instituição, é limpar a área contra qualquer vírus, garantindo a segurança em saúde dos funcionários e visitantes...