Foram encontrados 713 registros para a palavra: codevasf

LUTO NA CODEVASF JUAZEIRO/BA: MORRE OSMAR FERNANDES, “PRIMO”

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento nesta sexta-feira (18), de Osmar Fernandes da Silva, “Murundé” ou “Primo” como era conhecido entre os familiares e amigos.

Falar o que de Primo, pessoa do Bem, tranquilo e atencioso, que não fazia mal a ninguém. Tinha 73 anos, sendo 36 dedicados a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)...

Em visita ao presidente da Codevasf, Guilherme Coelho questiona andamento do Pontal

Nesta semana, o prefeito em exercício de Petrolina, Guilherme Coelho, percorreu vários gabinetes e audiências em Brasília, retomando discussões em benefício do produtor do sertão nordestino.

Uma das audiências importantes provocadas por Guilherme foi com presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes de Oliveira. Na pauta, o principal assunto foi o Projeto de Irrigação Pontal, "um grande canal que poderia estar salvando famílias do sequeiro, mas que não irriga um hectare", define Guilherme...

CODEVASF em Juazeiro continua com a campanha contra o Aedes Aegypti

A superintendência regional da Codevasf em Juazeiro, no norte da Bahia, continua realizando ações da campanha deflagrada pelo governo federal em todo o país contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, com o objetivo de combater a dengue, a chikungunya e a zica. Cerca de 500 panfletos fornecidos pelo Ministério da Saúde foram entregues à direção do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos - CODEFAS, instituição de ensino médio que atende mais de 800 alunos do bairro de Piranga, localizado na zona leste da cidade.

O material foi entregue pela Assessoria Regional de Comunicação ao diretor da instituição de ensino, o professor Josemar Rodrigues dos Santos, que afirmou que "vamos usar este material em nossas aulas, principalmente na matéria de biologia, na qual os professores devem repassar este assunto para os alunos". A ideia do diretor é fazer com que os estudantes sejam agentes multiplicadores dos cuidados necessários para eliminar os focos de proliferação do mosquito dentro da comunidade onde vivem, combatendo assim sua multiplicação, e evitando a propagação das doenças...

Novo peixamento com tilápia será realizado pela Codevasf em Petrolina

 
O uso de peixes que se alimentam de larvas de mosquitos tem ajudado a evitar o desenvolvimento das larvas do aedes aegypti no município de Petrolina, no semiárido pernambucano. A Codevasf, em parceria com a prefeitura municipal, realiza, na próxima semana, um novo peixamento voltado para o combate ao mosquito do Aedes aegypti. 
 
Cerca de cinco mil alevinos de tilápia serão inseridos em locais onde ocorre o acúmulo de água no município. O objetivo é evitar a proliferação do inseto transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. As tilápias foram escolhidas  por causa da resistência desses animais a altas temperaturas e por ser carnívoro nessa fase da vida.
 
A prefeitura será responsável pela parte logística, identificando os pontos de alagamento com foco do mosquito e levando as tilápias a esses locais. Esse é o quarto peixamento realizado em Petrolina. A ideia é repetir a iniciativa em outras áreas que possam oferecer alguma ameaça à população. 
 
Os peixes foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, mantido pela Codevasf em Pernambuco. Em 2015, o centro tecnológico produziu no estado cerca de 3,5 milhões de alevinos no semiárido pernambucano. A produção foi destinada à recomposição da ictiofauna (população de peixes) de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos, à inclusão produtiva de pequenos produtores e à realização de estudos e pesquisas. 
..

Saneamento Básico é pauta de reunião entre SAAE e moradores do bairro Codevasf

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro continua com as reuniões de trabalho do projeto social das Obras do Saneamento Básico nos bairros que serão beneficiados pela obra. Na última quinta-feira, 10, o encontro foi com os moradores da Codevasf. 

A reunião contou com a presença do diretor-presidente da autarquia, Joaquim Neto. Entre as atividades que serão realizadas nas comunidades estão o cadastro dos beneficiários, visitas domiciliares; palestras informativas; oficinas de contos infantis, sociocultural, destino e reciclagem de lixo; mutirão social e de saúde; cursos; plantão social e acompanhamento das obras. ..

Codevasf inicia projeto que beneficia pequenos produtores de comunidades ribeirinhas

Para atender a uma antiga demanda de pequenos produtores de comunidades ribeirinhas situadas na região do Baixo Salitre, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro (BA), contratou a realização de um estudo de fornecimento de água através de adutoras para uso principalmente na agricultura e pecuária.

Em um encontro no auditório da companhia, o superintendente regional, José Hailton Carneiro de Oliveira, o técnico da Codevasf Sérgio Antônio Coelho, o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Luiz Augusto Costa Fernandes, e integrantes da empresa Geohidro apresentaram, a representantes das comunidades da região do Baixo Salitre, os estudos de concepção e pré-dimensionamento hidráulico de um sistema de adução de água bruta para utilização na pequena irrigação e na dessedentação animal. O governo do estado foi representado pelo diretor de revitalização da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), José Olímpio Rabelo de Morais...

Codevasf responde denúncia de leitora sobre desperdício de água no Projeto Salitre

Em resposta a reclamação da leitora Minéia Clara, publicada neste Blog, a respeito de transtornos causados pela grande quantidade de água que corta um trecho da estrada entre as comunidades de Ocrém e Boa Vista, no Salitre, distrito do Junco, a 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro informa que a grande quantidade de água que está causando esses transtornos é proveniente da área ocupada pelo MST dentro do Perímetro Irrigado Salitre, que devido ao uso desordenado na irrigação, acaba disperdiçando, e o excedente segue por declividade, passando pela estrada e seguindo para o rio Salitre.

A situação já está sendo devidamente documentada e será anexada ao processo de reintegração de posse que está tramitando na Justiça em Juazeiro...

Durante caravana, presidente da Codevasf destaca atuação da empresa no Projeto São Francisco

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, que acompanha a programação da caravana da Regional Nordeste 2, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou o papel da empresa na operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

A Codevasf será a operadora do Projeto São Francisco quando a obra – considerada a maior realizada pelo governo federal no Nordeste – for concluída e entregue pelo Ministério da Integração Nacional. Ao todo, cerca de doze milhões de pessoas em quatro estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) serão beneficiadas.

"A tradição da Codevasf está sobretudo na área de irrigação e agora foi incumbida pelo governo federal para realizar a operação deste projeto de transposição, ou seja, vai trazer a água do São Francisco por canais até chegar às residências de 12 milhões de pessoas no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e no Ceará. Esta é mais uma grande missão da Codevasf e quero transmitir que a Companhia também neste caso vai se desincumbir com eficiência e responsabilidade", afirmou Felipe Mendes em entrevista. 

A comitiva será composta por representantes da igreja católica, organizações da sociedade civil, universidades e representantes do governo federal, dos ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, além de técnicos do Dnocs – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.

A caravana da CNBB já passou pelo município de Itajá, no Rio Grande do Norte, onde visitaram a Barragem Armando Ribeiro; pelo município paraibano de São José de Piranhas, onde conheceram a Barragem Engenheiro Ávidos – conhecido como Boqueirão; pelo estado do Ceará, onde visitaram o Açude Jati e o Canal Eixo Norte, no município de Jati; no Ceará, a caravana também passou por algumas vilas produtivas.

Nesta quarta (02), o grupo esteve em Salgueiro, no estado de Pernambuco, onde visitaram a Estação de Bombeamento da água do Velho Chico. A viagem termina na quinta-feira, com uma missa na Catedral, na cidade de Salgueiro, e com um momento de diálogo com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, envolvidos com o Projeto de Integração das Bacias e representantes do assentamento Baixa Verde (de Jati-CE) e de uma comunidade quilombola de Salgueiro (PE). ..

Prefeito Isaac se reúne com superintendente da Codevasf para tratar da pavimentação de estrada no Salitre

O prefeito Isaac Carvalho continua centrando esforços para viabilizar a pavimentação da estrada que liga dos povoados de Lagoa a Capim de Raiz, no Salitre. A obra é uma antiga reivindicação dos produtores e de toda a comunidade salitreira, por se tratar de uma importante via de escoamento do projeto de irrigação.

Na manhã desta sexta-feira, 26, o Prefeito Isaac Carvalho e o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó) se reuniram com o superintendente da Codevasf, José Hailton Carneiro, a respeito da viabilização do recurso e posterior celeridade na obra dos 11 km da estrada...

Codevasf apresenta projeto de irrigação para comunidades do Baixo Salitre

Nesta terça-feira, dia 23, será realizada no auditório da Codevasf em Juazeiro(BA) uma reunião entre técnicos da companhia e representantes de 22 comunidades rurais localizadas na região do Baixo Salitre, para a apresentação e discussão dos estudos de concepção e pré-dimensionamento hidráulico do Sistema de Adução que vai fornecer água bruta para aquelas comunidades a partir das obras do Canal do Sertão Baiano.

O detalhamento do projeto será feito por  técnicos da empresa Geohidro, contratada para a realização dos serviços. O encontro faz parte de uma série de três plenárias sociais, que foram previstas com o objetivo de promover a participação das comunidades que serão beneficiadas, envolvendo também representantes da sociedade civil, instituições públicas e privadas...

Codevasf faz licitação para venda de imóveis residenciais em Brasília

 
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), publicou, nesta sexta-feira (19), edital para alienação de imóveis residenciais. Serão disponibilizados pela Companhia dois apartamentos localizados na cidade de Brasília, no Distrito Federal, que serão vendidos por licitação realizada na modalidade de concorrência, do tipo maior preço, no próximo dia 29 de março. 
 
Os imóveis foram adquiridos pela Companhia na década de 80 e hoje, em função da necessidade de adequação dos gastos públicos, eles serão vendidos. “Esses imóveis não são necessários às atividades fim da empresa, então, seguindo determinação da Presidenta Dilma, estamos colocando à venda. Em seguida outros imóveis urbanos e rurais também serão colocados à venda em diversos Estados”, afirmou o presidente da Codevasf, Felipe Mendes. 
 
A Companhia espera arrecadar, com a venda dos dois apartamentos em Brasília, aproximadamente 4 milhões de reais, que serão revertidos para a execução de projetos em áreas de irrigação. 
 
“Também estão previstas outras duas licitações, sendo uma de imóveis localizados em municípios da área de atuação da Companhia e outra para venda de salas comerciais da empresa situadas no Distrito Federal”, explica a chefe da Secretaria de Licitações da Codevasf, Luciana Mota Coelho. 
 
Poderão participar da licitação pessoas físicas maiores de 18 anos ou jurídicas, domiciliadas em qualquer município do território nacional e que atendam às exigências do processo licitatório. Detalhes sobre os imóveis e sobre as regras do certame estão disponíveis no edital da licitação no site da Codevasf: www.codevasf.gov.br. 
..

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA CODEVASF TEM NOVA DIRETORIA

Foi realizada sábado dia 13/02/16, no bairro São Vicente (Codevasf), a eleição e posse da nova diretoria da Associação de Moradores da comunidade. A eleição foi por aclamação de acordo com a lei 10. 406/2012 de acordo com o presidente da Federação das Associações Francisco Odécio, popular Chico Bito.

José Batista foi aclamado como presidente e Miguel Ferreira na vice, além dos demais componentes da diretoria que estavam em estado de euforia dada a receptividade dos moradores que compareceram em peso à solenidade de eleição e posse...

CODEVASF participa de Grupo de Trabalho contra doenças endêmicas

Em uma reunião realizada na última segunda-feira (15) na sede do Rotary Club de Juazeiro - São Francisco, a Codevasf, através de um representante da 6ª superintendência regional, participou do lançamento da campanha "Juazeiro, quem ama cuida: Elimine o Mosquito", lançada pelos Rotary Clubs e as Secretarias de Saúde e Educação do município. O objetivo foi criar um grupo de trabalho para concretizar esta campanha, com a participação de entidades e instituições da cidade, clubes de serviços e as forças armadas.

Além da Codevasf, participaram do encontro representantes do Sebrae, Serviço Autônomo e Água e Esgoto (SAAE), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Marinha, Exército, Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Agroindústrias do Vale do São Francisco S.A. (AGROVALE), Banco do Nordeste, Instituto da Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA), secretarias de Saúde e Educação do município, além de outras instituições e clubes de serviços. Durante a palestra de abertura foi feita uma apresentação sobre as características das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, seus sintomas e os índices de infestação no país. Segundo dados colhidos junto ao Ministério da Saúde, já foram registrados no Nordeste mais de 7.860 casos de Dengue, febre Chikungunya e Zika...

Codevasf participa do Dia Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti no Piauí

 
O governo federal promoveu neste sábado (13), o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia foi mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, participou do mutirão no Piauí, na cidade de Parnaíba, litoral do estado.
 
Cerca de 220 mil militares das Forças Armadas visitaram cerca de três milhões de residências em 356 municípios. O grupo esteve nas ruas de todo o País para intensificar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito.
 
Para diminuir a proliferação do Aedes aegypti, a melhor maneira é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito. Mantenha as caixas d'água, cisternas e outros depósitos de água bem tampados; Troque a água de plantas por terra ou areia; Guarde garrafas sempre com a boca para baixo; Faça sua parte.
..

CODEVASF em Juazeiro continua com a implantação de flutuantes em perímetros irrigados

O superintendente regional da CODEVASF em Juazeiro, José Hailton Carneiro de Oliveira, está acompanhando de perto a instalação dos sistemas flutuantes de captação emergencial de água em perímetros irrigados localizados na região norte da Bahia.

No perímetro de Maniçoba, José Hailton acompanhou os testes realizados com o novo sistema, que já está pronto para operação, caso haja necessidade. Na Bahia foram investidos pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional e da CODEVASF, cerca de R$ 3,6 milhões com o objetivo de garantir  a oferta de água para os irrigantes dos perímetros de Maniçoba, Curaçá e Pedra Branca, mesmo com outra eventual redução da vazão a partir da barragem de Sobradinho...

Prefeitura de Petrolina em parceria com a Codevasf distribuem alevinos para o combate ao Aedes aegypti

Foram distribuídos 10 mil alevinos em pontos públicos de acúmulo de água, em Petrolina, para ajudar no combate ao Aedes aegypti. A ação é uma das estatrégias da Secretaria de Saúde de Petrolina com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Secretaria de Irrigação.

Os alevinos - peixes carnívoros que se alimentam das larvas do mosquito - foram distribuídos em quatro locais. "O uso dos alevinos é mais uma das estratégias da gestão Julio Lossio para combater o Aedes e diminuir sua circulação. Estamos distribuindo nos locais com acúmulo de água, temporário ou permanente, e propícios para proliferação do mosquito", explicou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Funcionários da Codevasf em Juazeiro participam de palestra teatral sobre doenças causadas pelo Aedes aegypti

Os funcionários e colaboradores da Superintendência regional da Codevasf, em Juazeiro, participaram de palestra sobre o combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A apresentação foi realizada em forma de peça teatral. O trabalho é realizado pelo grupo de teatro NECOM, formado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Francisco de Assis, coordenador do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde da Secretaria, fala sobre o trabalho.“A gente leva conhecimento sobre prevenção de doenças na forma lúdica, com apresentações teatrais que explicam as principais ações que a população devem tomar para combater as doenças”, explica.
 
A atriz Jakiline Almeida também explica os objetivos da apresentação. “A gente trabalha com a ludicidade de forma a atrair a atenção das pessoas para as informações importantes porque a gente compreende que o teatro, como forma artística, chama a atenção das pessoas para a necessidade de se prevenir, se cuidar e mudar hábitos”, destaca.  
 
A realização da palestra-show foi uma iniciativa da área de administração da Codevasf de Juazeiro, com a participação dos setores de gestão de pessoas e de transporte da Companhia...

CODEVASF ORIENTA PRODUTORES SOBRE O COMBATE AO AEDES AEGYPTI

A engenheira agrônoma Luciaca Queiroz fez alertas sobre o tema: "Os agricultores familiares também precisam ter cuidados especiais em suas lavouras para impedir o aparecimento de focos de Aedes aegypti."

De acordo com ela, as orientações que são passadas são as mesmas transmitidas para a população das cidades: evitar o acúmulo de água em pneus, baldes, vasos de plantas e uma atenção maior para os agricultores porque na lavoura, o acúmulo de água e matéria orgânica pode contribuir para proliferação do mosquito...

Codevasf promove evento para orientar e conscientizar os funcionários no Combate ao Aedes aegypti

Os órgãos do governo federal estão organizando atividades internas de conscientização com seus servidores e colaboradores para ampliar a mobilização para o combate do mosquito Aedes Aegypti – uma convocação da presidenta Dilma Rousseff.

A estratégia é fazer com que cada um seja multiplicador das mensagens recebidas no ambiente de trabalho junto à família, vizinhos e demais pessoas com quem se relaciona...

Odacy e superintendente da Codevasf em PE acompanham início da desobstrução do Riacho Vitória em Petrolina

Com investimentos avaliado em cerca de R$ 12 milhões, a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), iniciou nesta quinta-feira, 28, a desobstrução do Riacho Vitória, em Petrolina, no sertão pernambucano. O trabalho foi solicitado pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, de forma emergencial. O assoreamento do Riacho que está tomado pelo mato, provocou uma ruptura num trecho da captação da água da Compesa, empresa estadual de saneamento e abastecimento d'agua, deixando a água fornecida à população salgada e com qualidade ruim. Feliz pelo início de obra, Odacy disse estar grato a Deus primeiro e em segundo ao superintendente regional da Codevasf, Luciano Albuquerque, pela sensibilidades em atender com rapidez sua solicitação.

"As pontes e o aterro feitos em 2007 estão conservados. O que houve foi o assoreamento do riacho ocorrido devido ao excesso de mato. O rompimento foi depois do aterro", destacou Odacy que governou a cidade entre 20017 e 2008. A Codevasf vai desobstruir a área e depois que abrir caminho para o riacho,irá fazer o fechamento onde houve a ruptura. "Será feito um canal mais estreito para ir até o local de percurso normal do riacho. A Codevasf já vai iniciar estudos para implantação de canal de alvenaria no riacho, um projeto que vai demandar mais recursos. Mas a ação mais emergencial já está em andamento. A gente espera que em breve possamos retomar a vida normal com a água voltando ao normal", complementou o parlamentar...