Foram encontrados 35 registros para a palavra: cientistas

Janeiro foi o mês mais quente já registrado no mundo, afirmam cientistas

O mundo acaba de ter o janeiro mais quente já registrado, dando continuidade a uma onda de calor alimentada pelas mudanças climáticas, informou o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia, nesta quinta-feira (8).

O mês passado superou o janeiro anterior mais quente, que ocorreu em 2020, nos registros do C3S desde 1950...

Edital vai selecionar cientistas negros e indígenas para pós-graduação

O Instituto Serrapilheira lançou a segunda edição do edital exclusivo para cientistas negros e indígenas. O foco são pesquisadores que tenham projetos na área de ecologia e que desejam obter, a médio prazo, uma posição formal como professor ou pesquisador. 

Segundo o Instituto, o objetivo é aumentar a participação desses grupos sub-representados na carreira científica...

Urgente: Comércio de ararinhas-azuis pode ser liberado em reunião da entidade que regula o comércio de espécies ameaçadas. Órgãos federais são contra

O comércio de ararinhas-azuis e de araras-azuis-de-lear pode ser liberado em reunião da entidade que regula o comércio de espécies ameaçadas, em Genebra (Suíça).

Órgãos federais, entidades civis e cientistas são contra, pois a medida pode estimular crimes e não ajudaria a conservar as aves...

COVID: cientistas chineses publicam dados inéditos sobre origem da doença

Uma equipe de pesquisadores na China publicou análises de amostras colhidas há mais de três anos no mercado que pode estar ligado ao surto de COVID-19.

 O mercado de frutos do mar e animais selvagens de Huanan é um dos principais focos na busca pela origem do coronavírus...

Cientistas fazem descobertas pré-históricas no Semiárido Baiano

O planeta tem cerca de 4 bilhões de anos. Durante os milênios, diversos acontecimentos marcaram a terra e fizeram dela o que é hoje. Para entender a trajetória humana no mundo, cientistas estudam e analisam os vestígios deixados pelos antepassados.

Por isso, pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), vinculado ao PPGEcoH, sob a orientação da professora Cristiana Santana, desenvolveram um projeto arqueológico com o objetivo de compreender mais a história do Semiárido Baiano...

Docentes da Univasf estão entre os cientistas mais citados do Brasil e do mundo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) possui 48 docentes entre os cientistas mais citados do mundo, listados no ranking AD Scientific Index 2023. Os professores são destaque em diversas áreas, como Farmácia, Zoologia, Antropologia, Medicina Veterinária, Ecologia, Engenharias, entre outras. O ranking leva em consideração citações no Google Acadêmico e trabalhos realizados pelos cientistas nos últimos cinco anos. A partir deste ranking mundial, o AD Scientific Index lançou, no último dia 15 de fevereiro, uma lista com os dez mil cientistas mais citados do Brasil, na qual estão presentes sete docentes da Univasf.

No ranking Brazil 10.000 Top Scientists, são destaque os professores Jackson Guedes, Larissa Rolim e Xirley Pereira Nunes, do Colegiado de Farmácia (CFarm); Alexandre Redson e Maurício Horta, do Colegiado de Medicina Veterinária (CMVET); José Roberto Andrade do Nascimento Junior, do Colegiado de Educação Física (CEFIS); e Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel). Apesar de possuir sete pesquisadores presentes nessa classificação, apenas seis aparecem vinculados à Univasf. Em seus dados do Google Acadêmico, o professor Alexandre Redson ainda aparece vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”. ..

Morre professora doutora Alpina Begossi, considerada uma das mais influentes cientistas do Brasil

É com imenso pesar que o Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) comunica o falecimento, da Professora doutora Alpina Begossi, ocorrido nesta quarta-feira (8), aos 64 anos. 

Com um legado brilhante na área de Ecologia, a pesquisadora foi considerada uma das 100 mil cientistas mais influentes do mundo e uma das 600 do Brasil pelo ranking da revista científica Journal Plos Biology em 2020. O documento apresenta os cientistas mais influentes do mundo. Drª Alpina Begossi possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e Doutorado em Ecology pela University of California, Davis (1989). De 2006 a 2014, foi diretora do Fisheries and Food Institute (Fifo), instituto que ajudou a fundar e que se dedica à pesca, diversidade e segurança alimentar. Já presidiu a Society for Human Ecology (SHE) nos anos de 2006 e 2007...

Cientistas listam uma série de fatores que fazem com que a Covid-19 permaneça como uma ameaça persistente e perigosa

Um artigo publicado na revista Nature apresenta uma lista de 57 recomendações com alto grau de consenso entre especialistas para acabar com a ameaça à saúde pública causada pela Covid-19. O trabalho foi elaborado por um painel composto por 386 cientistas de 112 países.

Liderado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), o estudo conta com a participação de dez cientistas brasileiros, sendo cinco da Fiocruz (Mauricio Barreto, Tania Araujo-Jorge, Fernando Bozza, Ligia Giovanella e Marcus Lacerda). ..

Cientistas políticos explicam a importância do voto para deputados federais e senadores

No domingo (2), os eleitores também vão escolher deputados e senadores. Escolhas importantíssimas, que influenciam diretamente o dia a dia dos cidadãos. O que é fundamental saber para votar na eleição da Câmara e do Senado? Como fazer uma escolha consciente?

Às vésperas de ir às urnas pela primeira vez, Juliana procurava essas respostas. Fez um curso gratuito de política na internet e mudou a maneira de ver o Congresso...

Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda-feira (19)

A partir do ano que vem, o programa Futuras Cientistas chegará a todos os estados do país e ao Distrito Federal. Serão ofertadas 470 vagas para alunas do 2º ano do ensino médio e para professoras da rede pública. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (19) e vão até dia 10 de outubro, pela internet.

O objetivo do programa é inserir meninas e professoras nas ciências. O Futuras Cientistas tem quatro módulos, o primeiro deles, sempre no período de férias escolares. As participantes têm acesso a laboratórios de pesquisa e conhecem de perto o cotidiano de cientistas. Elas recebem um auxílio de R$ 483...

Cinco cientistas serão premiados pelo Governo de Pernambuco devido à atuação no enfrentamento da Covid-19

Cinco cientistas serão premiados pelo Governo de Pernambuco devido à atuação no enfrentamento da Covid-19. A premiação acontecerá nesta terça-feira (6), no Recife, dentro do seminário "Os novos tempos da ciência em Pernambuco", que ocorrerá das 8h30 às 13h, no Museu Cais do Sertão.

A escolha dos agraciados é feita por uma comissão julgadora composta por sete cientistas a partir de lista indicada pelas universidades de Pernambuco, Federal de Pernambuco, Federal Rural de Pernambuco e Federal do Vale do São Francisco, além do Instituto Federal Sertão...

Cientistas concluem sequenciamento do vírus da varíola dos macacos em 18 horas

Pesquisadores do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE) concluíram em apenas 18 horas o sequenciamento completo do genoma do vírus monkeypox (MPXV), isolado do primeiro paciente com diagnóstico de varíola dos macacos confirmado no Brasil.

A alta velocidade no processamento do material genético viral foi possível graças à adaptação para o vírus de uma técnica de metagenômica rápida desenvolvida durante o doutorado da pesquisadora Ingra Morales Claro, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)...

Cientistas iniciam contagem regressiva para soltura das ararinhas-azuis

Pela primeira vez na história,  um animal extinto da natureza será reintroduzido ao seu ambiente de origem. Os olhos do mundo estarão voltados para as ararinhas-azuis no dia 11 de junho deste ano:  a espécie Cyanopsitta spixii, que foi vista pela última vez nos anos 2000 na cidade de Curaçá, no Norte da Bahia, foi vítima da caça ilegal, e desde então desapareceu da natureza.

Decididos em fazer o pássaro retornar ao meio ambiente, cientistas do mundo inteiro uniram esforços por meio de uma Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e a ONG alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP). Juntos, uma gama de pesquisadores e grupos de ambientalistas trabalham desde 2009 para a reintrodução que acontecerá nos próximos dias...

Cientistas definem conjunto de sintomas da covid-19 longa em crianças

No início da pandemia do Sars-CoV-2, acreditava-se que crianças estariam imunes ao vírus. Contudo, logo ficou claro que elas não apenas se infectavam como poderiam, como adultos, desenvolver sintomas de longo prazo.

Até então, não havia um consenso sobre a caracterização da covid prolongada na faixa etária abaixo dos 18 anos. Agora, dois grandes estudos financiados pelo Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido, com a colaboração de 120 cientistas internacionais, preencheram esse vazio e podem, segundo os autores, ajudar a estabelecer melhores critérios para pesquisas sobre diagnóstico e tratamento...

Ministério da Saúde diz que hidroxicloroquina é segura, mas vacinas não; nota técnica contraria OMS e cientistas

Nota técnica publicada nesta sexta-feira (21) pelo Ministério da Saúde contraria a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a comunidade científica e afirma que vacinas não têm demonstração de segurança. Na verdade, as vacinas contra a Covid são internacionalmente reconhecidas como método mais seguro de prevenção contra a doença.

O mesmo documento aponta que a hidroxicloroquina demonstrou segurança como uma tecnologia de saúde para a Covid-19 — o medicamento chegou a ser discutido pelos maiores órgãos de saúde do mundo e, desde março de 2021, a OMS não recomenda oficialmente seu uso para o tratamento ou prevenção do coronavírus...

Cientistas brasileiros pesquisam formas de evitar novas pandemias

Vinte e um pesquisadores trabalham para detectar vírus que possam representar riscos para a saúde humana. Eles estudam a relação entre animais e seres humanos na disseminação de doenças e alertam que é preciso cuidar do meio ambiente.

Já se passaram dois anos desde que uma pneumonia estranha apareceu na China e chamou a atenção da Organização Mundial de Saúde. Por tudo que se aprendeu até hoje sobre o coronavírus e a forma como ele se espalhou pelo planeta, cientistas consideram fundamental cuidar melhor do meio ambiente para evitar outras pandemias...

Cinco docentes da Univasf estão entre os dez mil cientistas mais influentes da América Latina

Entre os dez mil cientistas mais influentes da América Latina listados no ranking AD Scientific Index 2021 estão cinco docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O ranking leva em consideração citações no Google Acadêmico e trabalhos realizados pelos cientistas nos últimos cinco anos. Os professores foram notabilizados pelos trabalhos nas áreas de Farmácia e Química de Produtos Naturais, Física, Biotecnologia e Medicina Veterinária.

No ranking, os professores destacados são Alexandre Redson e Maurício Horta, do Colegiado de Medicina Veterinária (CMVET); Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel); Jackson Guedes e Xirley Pereira Nunes, ambos do Colegiado de Farmácia (CFarm). Embora possua cinco pesquisadores presentes na classificação, apenas quatro aparecem no ranking vinculados à Univasf. Em seus dados do Google Acadêmico, o professor Alexandre Redson ainda aparece vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”. Por este motivo, a Univasf consta na 201ª posição entre as 453 instituições latino-americanas evidenciadas por número de pesquisadores presentes no ranking...

Livro conta história de pesquisadoras para inspirar novas cientistas.Controle da peste bubônica em Exu é destaque

Embora a participação das mulheres na ciência venha crescendo nos últimos anos, os homens ainda são maioria no topo da carreira científica. Mas, apesar dos obstáculos, há pesquisadoras que vêm mudando esse quadro. Histórias para inspirar futuras cientistas (Edições Livres/Fiocruz) narra a trajetória de 13 mulheres que deram contribuições extraordinárias à ciência brasileira.

Escrito para crianças e adolescentes, o livro traça perfis de brasileiras que não apenas fizeram grandes descobertas, mas que também têm buscado a ciência como forma de combater as desigualdades no país...

Variante Delta torna a imunidade de rebanho impossível, dizem cientistas

Quem esperava ser protegido da Covid pela imunidade coletiva pode esquecer e tomar logo sua vacina, afirmam especialistas de algumas das principais universidades europeias, com base nos dados disponíveis até agora.

A variante delta, duas vezes mais contagiosa que o Sars-Cov-2 original, enterrou (ao menos por enquanto) as chances da chamada imunidade de rebanho -aquela em que o número de pessoas protegidas contra infecção é grande o suficiente para conter a circulação do vírus...

Apagão no CNPq preocupa cientistas e universidades e gera críticas

Pesquisadores de todo o Brasil estão apreensivos com o apagão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência federal ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pelo fomento à pesquisa no Brasil.

O problema nos servidores de dados do órgão atinge pesquisadores de todas as universidades públicas e privadas do país. Pelo quarto dia consecutivo, o site da agência está fora do ar...