Foram encontrados 15 registros para a palavra: carros-pipa

MPPE recomenda à Compesa envio de carros-pipa para bairros de Araripina afetados com desabastecimento de água

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) recebeu desde segunda-feira (8) uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para promover o abastecimento suplementar de água com uso de carros-pipa no município de Araripina, no Sertão de Pernambuco.

A medida foi indicada sempre que houver uma interrupção no fornecimento pela rede de distribuição...

MPPE recomenda à Compesa o fornecimento de carros-pipa e a suspensão da cobrança em dias de serviço não prestado em Petrolina

Nesta quarta-feira (18) foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendações à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em relação ao abastecimento de água em bairros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

A recomendação foi emitida pelo 4º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, Ana Paula Nunes Cardoso...

Vitória da Conquista decreta estado de emergência em distritos por causa da escassez de chuva; cerca de 16 mil pessoas recebem água em carros-pipa

Cento e vinte comunidades da zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, têm recebido água em carros-pipa por causa da escassez de chuva. A prefeitura da cidade decretou estado de emergência em 11 distritos do município.

O decreto autoriza medidas como a implantação de 16 carros-pipa, que são abastecidos três vezes ao dia, para levar água para cerca de 16 mil pessoas, que moram nessas 120 localidades. O documento é válido por 180 dias...

Petrolina: MPPE recomenda à Compesa levar água à população através de carros-pipa

Para promover o direito dos consumidores de Petrolina, O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania local, recomendou à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que promova o abastecimento de água à população da cidade através de carros-pipa diariamente, devendo apresentar a relação dos consumidores beneficiados e quantidade de água fornecida. Diversas comunidades do município estão enfrentando graves problemas com o abastecimento de água há vários dias.

A Compesa precisa ainda divulgar o cronograma de fornecimento através da imprensa local diariamente, sem intermediadores, e com controle de entrega (litragem por residência, endereço completo da residência, nome completo do responsável pelo recebimento da água em cada residência e assinatura deste), até que seja regularizado o abastecimento de água. Cabe também à empresa fornecer o plano de investimentos e obra emergencial para sanar a situação e suspender imediatamente a cobrança pelo consumo de fornecimento nos dias em que o serviço não foi efetivamente prestado.  ..

"Queremos água nas torneiras e não vamos aceitar que Petrolina fique refém de carros-pipas", diz prefeito

"Queremos água nas torneiras e não vamos aceitar que Petrolina fique refém de carros-pipas", diz o prefeito de Petrolina, Simão Durando através de nota. A constante falta de água em dezenas de bairro no município tem causado transtornos e vários focos de protestos.

Confira Nota:..

Repercussão: Comunidades da zona rural de Juazeiro estão sem fornecimento de água há quatro meses

Conforme divulgado essa semana pela REDEGN, A falta de água na zona rural de Juazeiro, Bahia, continua atormentando moradores. Dezenas de comunidades denunciam a situação que se agrava a cada dia.

No mês de maio a REDEGN denuciou a situação dramática devido a falta de água na zona rural de Juazeiro. A situação está mais grave a cada dia...

Prefeitura avança na implantação de rede de água para abastecer o Conjunto Penal de Juazeiro e encerrar dependência de carros-pipa

A equipe de engenharia de Projetos, Obras e Saneamento do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro recepcionou, nesta quinta-feira (16), parceiros especiais da capital baiana, que após reuniões, visitas e estudos técnicos, vieram à cidade constatar a execução da finalização da rede de abastecimento de água do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ), uma obra com investimentos de mais de R$ 1 milhão. 

Parceria do SAAE com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (SEAP), a obra vai colocar um ponto final na dependência de carros-pipa na penitenciária, a qual vem sendo mantida com água através desse abastecimento precário desde a sua implantação...

Fernando Monteiro pede reforço de carros-pipa para Pernambuco

Em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) levou, nesta terça-feira (16), a necessidade do reforço de carros-pipa para o abastecimento emergencial de água nos municípios pernambucanos.

A urgência da solicitação se deve ao longo período de estiagem prolongada, que resultou no colapso de várias barragens e outras reservas hídricas do Estado, a exemplo da barragem do Açude Poço da Cruz, em Ibimirim, no Sertão do Moxotó.

Na ocasião, Fernando Monteiro recebeu sinalização favorável para a resolução da demanda. "Avançamos na pauta. O ministro está ciente e nós estamos vigilantes", afirmou o deputado pernambucano.

Seguindo parecer técnico elaborado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o Governo do Estado declarou situação de emergência em 55 cidades do Agreste. No Sertão, 54 municípios estão na mesma situação. Com isto, já são 109 cidades afetadas pela redução de chuvas, com prejuízos para os agricultores e para a população de modo geral...

EX-VEREADOR PEDE FIM DA TAXA DE ABASTECIMENTO COBRADA AOS CARROS-PIPA QUE ABASTECEM O INTERIOR DE CURAÇÁ

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Curaçá encaminhou e-mail ao Blog GJ Notícias solicitando do Poder Público o fim da taxa de abastecimento cobrada aos proprietários de carros-pipa. Confira: “Solicito o seu apoio nessa divulgação em seu blog e Rádio Transrio em benefício da população de Barro vermelho e Poço de Fora. Prefeito e Sr. Diretor do SAAE Curaçá, a população do nosso interior clama pela suspensão da taxa do abastecimento de água para carros pipas, nos distritos de Barro Vermelho e Poço de Fora. O frete de um caminhão pipa com água para o consumo humano é bastante elevado e não entendemos por que os senhores só cobram essas taxas da população do interior? Na sede o abastecimento para carros pipas é gratuito. Exigimos o abastecimento com igualdade na sede e no interior” expressou Adelson Félix. ..

Valgueiro referenda Zé Batista em denúncia de corrupção eleitoral pelo uso de carros-pipa em Petrolina

O vereador e líder da Bancada de Oposição, Paulo Valgueiro, usou a tribuna na sessão ordinária da última quinta (29), para referendar às palavras do colega de parlamento da Bancada de Situação, o vereador Zé Batista da Gama, que denunciou a possível velha prática de corrupção eleitoral em Petrolina. Segundo Zé Batista, correm informações no município de que lideranças políticas já disputam os carros-pipa que deverão ser contratados pela gestão municipal no Governo Novo Tempo.

Valgueiro lamentou a possibilidade de políticos utilizarem às dificuldades do homem do campo com fins eleitoreiros. “Se o pai do prefeito que é Senador tem lá seus assessores é para cuidar das ações do gabinete do Senado. Não pode o assessor do Senador estar comandando a Secretaria de Desenvolvimento Rural, não pode o assessor do Senador estar no órgão municipal coordenando os trabalhos como se fosse o secretário. O que não pode é usar a estrutura da secretaria municipal ao bel-prazer, misturando o gabinete do Senador com a secretaria municipal”...

Prefeitura dobra número de carros-pipa para levar água à zona rural de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina tem realizado um trabalho intenso para levar água a mais de 800 famílias no interior do município. Além das longas estiagens, as famílias também foram prejudicadas após consecutivas suspensões do abastecimento d'água por porte do governo estadual, há mais de dois anos.

A iniciativa da gestão municipal, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, está atendendo a centenas de comunidades rurais que não são contempladas pela Operação Carro-Pipa ou outro tipo programa. Este é o segundo ano consecutivo que a prefeitura adota a medida e dobra o número de carros-pipa de 10 para 20 veículos, ampliando o abastecimento às comunidades...

Prefeitura de Petrolina garante abastecimento com carros-pipa para 800 famílias da zona rural

O prefeito Miguel Coelho assinou, nesta quinta (04), contrato com proprietários de carros-pipa para realizar o abastecimento de água em comunidades em colapso no interior de Petrolina. Serão beneficiadas mais de 800 famílias da zona rural por meio de um investimento de R$ 720 mil.

É o segundo ano consecutivo que a Prefeitura de Petrolina adota a medida. Na primeira etapa do programa Água Boa, foram beneficiadas 400 famílias de cerca de 50 comunidades. Desta vez, o número de carros-pipa será dobrado para 20 veículos, ampliando o alcance do abastecimento aos moradores em situação de colapso por falta de água.

Os serviços já começam, nesta sexta-feira (05), em localidades como Rajada, Pau Ferro, Aranzel, Caititu, entre outras. Os caminhões irão trabalhar durante seis meses em rotas estabelecidas pela Prefeitura, seguindo critérios de maior emergência por falta de água. “Dobramos a capacidade de atendimento porque a demanda de famílias sem abastecimento é enorme e infelizmente o Governo do Estado não faz a sua parte, retirando há dois anos os contratos com os pipeiros. Mas não poderíamos ver essa situação com o povo do interior de Petrolina e assumimos a responsabilidade de levar água boa para quem precisa”, justificou o prefeito Miguel Coelho durante a assinatura de contrato com os pipeiros.  ..

Miguel Coelho anuncia nova etapa do programa de carros-pipa para zona rural

Lançado no ano passado, o programa Água Boa será retomado a partir desta semana em Petrolina. O prefeito Miguel Coelho anuncia, nesta quinta (04), a programação de abastecimento com carros-pipa em comunidades da zona rural, que receberá um investimento de R$ 720 mil. O lançamento da segunda etapa do Água Boa ocorre a partir das 9h, na comunidade de Rajada, distrito de Petrolina. Serão atendidas cerca de 800 famílias em dezenas de localidades do interior petrolinense. Nesta fase, o Água Boa terá o serviço dobrado, passando de 10 carros-pipa para 20 veículos para abastecer os moradores da zona rural.

O programa municipal de abastecimento hídrico vem suprir a ausência do trabalho de responsabilidade do Governo do Estado, que há quase dois anos passa por seguidas suspensões. Para isso, a Prefeitura de Petrolina fez um novo contrato com os pipeiros por seis meses. O Água Boa foi lançado, no ano passado, em caráter emergencial por conta da necessidade de comunidades castigadas pela seca e falta de abastecimento. Na primeira etapa, o programa da Prefeitura de Petrolina atendeu cerca de 400 famílias em mais de 50 comunidades do interior. A cidade é uma das que estão sob decretos estadual e municipal de emergência pela estiagem...

'Água Boa': licitação que vai dobrar carros-pipa no interior de Petrolina

Em caráter emergencial devido à seca e às falhas no abastecimento de água por parte do governo estadual, a Prefeitura de Petrolina está dando continuidade ao Programa 'Água Boa' que deve aliviar a rotina do homem do campo. Para retomar o serviço, a prefeitura iniciou o processo licitatório para contratação de carros-pipas o qual já se encontra em andamento. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, já beneficiou mais de 380 famílias em diversas localidades do município que sofrem com o longo período de estiagem e não são contempladas pela Operação Carro-Pipa ou outro tipo programa. 

"Estamos seguindo os trâmites legais de licitação e, em breve, o Programa 'Água Boa' estará atendendo às comunidades rurais. Quero adiantar que vamos ampliar o número de carros-pipas de 10 para 20 e vamos atender mais de 700 famílias. Volto a repetir que hoje sim, o interior tem atenção especial devido a essa gestão", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama...

Recursos destinados a carros-pipa sobem 14% e chegam a R$ 778 milhões de janeiro a setembro deste ano

O abastecimento de água emergencial por meio da Operação Carro-Pipa Federal já recebeu investimentos de R$ 778 milhões do Ministério da Integração Nacional neste ano, valor 14% maior se comparado ao mesmo período do ano passado – janeiro a setembro. A ação, que atende mensalmente cerca de 3,7 milhões de pessoas, faz parte do conjunto de programas e obras estruturantes do Governo Federal com objetivo de minimizar os prejuízos causados pela seca prolongada e garantir a segurança hídrica.

Por se tratar de uma medida emergencial para garantir o abastecimento imediato, os recursos da Operação Carro-Pipa não sofrem contingenciamento - conforme Lei nº 4320/64, que prevê a liberação de créditos extraordinários do orçamento destinados a despesas urgentes e imprevistas. Fruto de uma parceria entre os ministérios da Integração Nacional (apoio financeiro) e da Defesa (apoio técnico), a ação é executada pelo Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter)...