Vitória da Conquista decreta estado de emergência em distritos por causa da escassez de chuva; cerca de 16 mil pessoas recebem água em carros-pipa

Cento e vinte comunidades da zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, têm recebido água em carros-pipa por causa da escassez de chuva. A prefeitura da cidade decretou estado de emergência em 11 distritos do município.

O decreto autoriza medidas como a implantação de 16 carros-pipa, que são abastecidos três vezes ao dia, para levar água para cerca de 16 mil pessoas, que moram nessas 120 localidades. O documento é válido por 180 dias.

A escassez atinge a região desde 2015 e a chuva que caiu durante esse período não foi suficiente para recuperar os estragos para o pasto, a pecuária e o consumo humano, causados ao longo destes sete anos de estiagem.

Algumas localidades de Vitória da Conquista já registram falta de água potável. A Defesa Civil do município emitiu um parecer técnico, que mostrou que 85% da cidade está localizada em região do semiárido.

De acordo com esse documento, essa situação faz com que, com a falta de chuva, cresça a chance de faltar água potável na zona rural do município.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva em Vitória da Conquista para os próximos dias.
 

G1 Bahia Foto Reprodução TV Bahia