Foram encontrados 21 registros para a palavra: baronesas

Rio São Francisco: Baronesas continuam invadindo orla de Petrolina. Prefeitura responde

A REDEGN publicou no último dia 18 de novembro reportagem destacando que onhecida popularmente como 'baronesa', a planta aquática Eichornia crassipes, que forma uma espécie de tapete na água, invade a cada dia,  conforme foto do radialista Geraldo José/REDEGN, um dos principais pontos turísticos de Petrolina, a orla. 

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Infraestrutura informou que tem realizado com frequência a remoção das baronesas no trecho do rio São Francisco, em Petrolina. O trabalho é executado através da Operação Drenagem e nesta semana, inclusive, o serviço está em andamento...

Plantas Baronesas invadem orla de Petrolina; vegetação tem relação com poluição no Rio São Francisco

Conhecida popularmente como 'baronesa', a planta aquática Eichornia crassipes, que forma uma espécie de tapete na água, invade a cada dia,  conforme foto do radialista Geraldo José/REDEGN, um dos principais pontos turísticos de Petrolina, na orla. 

A vegetação se prolifera em ambientes poluídos e o acúmulo pode gerar consequências para o ecossistema local. Quando apodrecem, as baronesas causam mau cheiro e podem provocar a morte de peixes...

Prefeitura de Petrolina diz que está intensificando remoção de baronesas da margem do Rio São Francisco

Dando continuidade aos trabalhos de limpeza e preservação das margens do Rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina realizou, neste mês de julho, a retirada de mais uma grande quantidade de Baronesas da Orla I, na altura do ponto das barquinhas. Com a mudança de vazão do rio nas últimas semanas, as plantas aquáticas e alguns dejetos voltaram a se acumular na margem petrolinense do Velho Chico.

O trabalho, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), foi concluído na última semana. Foram utilizadas cordas, ferramentas manuais, uma retroescavadeira e quatro caçambas. Após a remoção e secagem do material recolhido, a equipe da Secretaria Executiva de Serviços Públicos encaminhou toda matéria orgânica até o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) para o devido processamento...

Baronesas voltam a invadir balneário da prainha em Paulo Afonso. Bahia

Mesmo com a cheia do Rio São Francisco, conhecida popularmente como 'baronesa', a planta aquática Eichornia crassipes, que forma uma espécie de tapete na água, invadiu a região do Balneário Prainha, um dos principais pontos turísticos de Paulo Afonso.

A vegetação se prolifera em ambientes poluídos e o acúmulo pode gerar consequências para o ecossistema local...

Rio São Francisco: Baronesas se espalham pelas cidades ribeirinhas e municípios buscam soluções para o problema

As cidades ribeirinhas da Bacia do São Francisco enfrentam diversos desafios quanto à boa convivência, cuidado e preservação do rio. Com apenas um dos 505 municípios tratando 100% do seu esgoto (Lagoa da Prata, em Minas Gerais), os problemas se avolumam e mostram a cara através de uma das mais comuns imagens nas águas do Velho Chico: a presença das eichorniacrassipes, nomenclatura científica das popularmente conhecidas baronesas, planta que cresce em grande quantidade em ambientes poluídos com excesso de fósforo ou nitrogênio.

Em Paulo Afonso, cidade baiana localizada no baixo São Francisco, a presença das plantas já custou alguns milhões em prejuízos já que a região tem forte representação na piscicultura. O município vem se esforçando rotineiramente para minimizar os impactos e também está contando com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na revitalização de lagoas marginais...

Prefeitura de Petrolina retira 150 toneladas de baronesas durante mutirão no Rio São Francisco

A força-tarefa da Prefeitura de Petrolina, iniciada ainda no mês de julho, já garantiu a remoção de mais de 10 caçambas carregadas de plantas aquáticas e dejetos alojados na margem petrolinense do Rio São Francisco, o correspondente a 150 toneladas de material orgânico.

Com o auxílio de cordas, ferramentas manuais, uma retroescavadeira e uma caçamba, a equipe de profissionais coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade,  tem se dedicado a tarefa de cuidar da maior riqueza ambiental do Vale do São Francisco...

Justiça Federal determina retirada de baronesas de reservatórios e da orla do Rio São Francisco

A Justiça Federal determinou que seja feita a retirada de plantas conhecidas como baronesas de três reservatórios e de parte da orla do Rio São Francisco, nos municípios de Paulo Afonso e Glória, localizados no norte da Bahia.

A decisão inclui os reservatórios de Moxotó, Itaparica e PA4, além de partes da orla do Rio São Francisco, e foi tomada após pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA)..

Rio São Francisco: baronesas continuam mostrando poluição na orla de Juazeiro, Petrolina e Paulo Afonso

Suspensão do abastecimento de água, prejuízos na piscicultura e pesca artesanal, fechamento da grande maioria dos estabelecimentos às margens do Rio São Francisco, perdas no turismo, comprometimento do lazer.

Essas são algumas das consequências sociais que a presença das baronesas, bioindicadoras da quantidade de matéria orgânica na água, tem provocado na região de Glória e Paulo Afonso, na Bahia...

Rio São Francisco: Leitor cobra das autoridades de Juazeiro e Petrolina uma solução para invasão das baronesas

Leitor envia email para a redação desta redeGN Blog Geraldo José e cobra das autoridades de Juazeiro e Petrolina uma solução para as baronesas. Segundo ele, a poluição e a proliferação das baronesas vem prejudicando o rio São Francisco.

Confiram:..

Equipes da prefeitura realizam mutirão para retirada de baronesas na orla de Petrolina

Após ser requalificada e estar de cara nova, a Orla de Petrolina também está recebendo o mutirão de limpeza do programa "Cidade Mais Limpa". Sob os cuidados das equipes de serviços públicos da prefeitura, a margem do Velho Chico está sendo capinada e limpa.

Até a próxima semana, cerca de 10 pessoas trabalharão todos os dias em barcos, na capina e também com máquina retroescavadeira para retirar plantas aquáticas que se alojam na margem petrolinense.  ..

PROLIFERAÇÃO DE BARONESAS CONTINUA AMEAÇANDO A VIDA DO RIO SÃO FRANCISCO EM PETROLINA E PAULO AFONSO

A grande quantidade de baronesas às margens do Rio São Francisco está diretamente relacionada a qualidade das águas do Velho Chico. A proliferação de macrófitas, as chamadas baronesas além de Petrolina, Pernambuco, atinge a região de Paulo Afonso e Glória, municípios baianos. Ano passado a promotora do Ministério Público da Bahia (MPE/BA), Luciana Khoury, relatou sua preocupação com o problema, cujos impactos são sentidos na saúde pública e abastecimento humano. Este ano de 2020, combater a proliferação das baronesas continua sendo um dos desafios dos órgãos públicos.  Segundo estudiosos Um dos motivos para a proliferação da baronesa está no lançamento de esgotos sem tratamento no rio.

A repórter Raíssa França realizou uma reportagem para a BBC News Brasil e denunciou o aumento da presença de plantas no rio que é fundamental para o Nordeste está surpreendendo e preocupando ambientalistas e pesquisadores da região. Isso porque elas têm dificultado a navegação, a pesca e o abastecimento de água. Recentemente o estado de Alagoas teve o abastecimento de água interrompido devido as plantas. A invasão das plantas aquáticas no Baixo São Francisco danificaram um equipamento da Companhia de Saneamento do Estado de Alagoas (Casal)...

Prefeitura volta a remover baronesas do Rio São Francisco e amplia mutirão na orla de Petrolina

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Petrolina está fazendo um mutirão de limpeza na Orla de Petrolina. Ao todo, cerca de 1 quilômetro de faixa do rio receberá o programa 'Cidade Mais Limpa'. Estão sendo realizados os serviços de capina, retirada de ervas daninhas e principalmente  a remoção das baronesas na extensão das orlas I e II. 

O trabalho está sendo executado por uma equipe composta por 7 pessoas que, manualmente, irão retirar as baronesas de dentro do rio e também com uma máquina motoniveladora. ..

Poluição: Grande quantidade de baronesas continua invadindo o rio São Francisco em Petrolina e Paulo Afonso

A grande quantidade de baronesas às margens do Rio São Francisco está diretamente relacionada a qualidade das águas do Velho Chico. A proliferação de macrófitas, as chamadas baronesas além de Petrolina (PE), atinge a região de Paulo Afonso e Glória, municípios baianos. A promotora do Ministério Público da Bahia (MPE/BA), Luciana Khoury, relatou sua preocupação com o problema, cujos impactos são sentidos na economia da região, na saúde pública e abastecimento humano. 

“A área conhecida como Prainha, em Paulo Afonso, tem um forte apelo turístico e após o aparecimento das baronesas, ficou esvaziada. Os prejuízos são relatados por comerciantes, pescadores e todos os que dependem de alguma forma da saúde do Rio São Francisco”, relatou Luciana...

Região de Paulo Afonso e Glória enfrenta desafio para conter avanço das baronesas

Velha conhecida das regiões por onde o Rio São Francisco passa, as baronesas, plantas aquáticas que representam um dos principais indicativos visíveis de má qualidade da água, se proliferam com rapidez nas águas do Velho Chico, nas cidades de Paulo Afonso e Glória, na Bahia. As duas cidades, que enfrentam problemas de saneamento básico, foram contempladas com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), iniciativa totalmente custeada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Francisco (CBHSF). Em fase de execução, acredita-se que o PMSB vai ajudar a resolver a questão do tratamento de esgoto e, consequentemente, com a diminuição das indesejadas macrófitas.

A região, que como a maior parte dos municípios brasileiros ainda despeja parte dos seus dejetos in natura no Rio São Francisco, também vem amargando, nos últimos anos, a proliferação de toneladas dessas plantas vindas de outras regiões e até mesmo de outros estados...

Aumento de Baronesas prejudica produção de peixes no Rio São Francisco e preocupa ambientalistas

Recém constituída, a Associação Aquicultura do Rio São Francisco – PEIXE SF, criada com o objetivo de representar toda a cadeia produtiva da aquicultura na Região da Bacia do Rio São Francisco compreendida pelos lagos de Xingó, Moxotó, Itaparica e Sobradinho, realizou em Paulo Afonso, a sua primeira reunião ordinária. O encontro, além de contar com a presença de produtores, também teve a participação de representantes dos poderes públicos municipais. O encontro aconteceu no auditório do CDTA da Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII, em Paulo Afonso – BA.

Além de fortalecer a cadeia produtiva, a Peixe São Francisco trata de questões amplas com discussões que envolvem desde a produção até a preservação dos rios. A pauta que envolveu a construção de grupos de trabalho para levantar, abordar e apresentar propostas aos órgãos competentes, também apontou a necessidade do cadastramento dos psicultores da região e a urgência em resolver problemas relacionados ao aparecimento de baronesas na região de Paulo Afonso e Glória...

Meio Ambiente: Paulo Afonso continua na batalha contra o aumento das baronesas na prainha

Mais de 500 toneladas de baronesas foram retiradas de três prainhas do município de Paulo Afonso, no norte do estado. Segundo especialistas, as plantas aquáticas se alimentam de matéria orgânica dos esgotos, deixando um alerta sobre a poluição do Rio São Francisco.

As baronesas começaram a se espalhar pelas prainhas de Ayrton Sena, Candeeiro e do Balneário. Há quase  1 mes a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que as plantas foram arrastadas para as margens de cidades ribeirinhas, por causa do aumento no volume de chuvas nas cabeceiras e afluentes do Rio São Francisco...

PAULO AFONSO: Mais de 400 toneladas de baronesas são retiradas de prainhas e deixam alerta sobre poluição do Rio São Francisco

Mais de 400 toneladas de baronesas foram retiradas de três prainhas do município de Paulo Afonso, no norte do estado. Segundo especialistas, as plantas aquáticas se alimentam de matéria orgânica dos esgotos, deixando um alerta sobre a poluição do Rio São Francisco.

As baronesas começaram a se espalhar pelas prainhas de Ayrton Sena, Candeeiro e do Balneário semana passada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que as plantas foram arrastadas para as margens de cidades ribeirinhas, por causa do aumento no volume de chuvas nas cabeceiras e afluentes do Rio São Francisco...

Baronesas continuam desprendidas no rio São Francisco

Blocos da planta baronesa, presentes no Rio São Francisco, continuam desprendidas e estão descendo rio abaixo.  O deslocamento da vegetação ocorreu pela mudança de direção e velocidade dos ventos e  Isto se deu no início do mês.

O diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, afirmou que as providências foram tomadas e  que este é um fenômeno natural, que não traz prejuízos para a natureza e faz um alerta.  “Esse é um evento natural, que foi potencializado pela diminuição da vazão, Sobradinho nunca esteve numa vazão tão baixa. Por isso, deve-se redobrar a atenção, principalmente com a navegação, para que não ocorra nenhum acidente”, esclarece...

AMMA faz alerta a população sobre desprendimento de baronesas no Rio São Francisco  

Blocos da planta baronesa, presentes no Rio São Francisco, se desprenderam e estão descendo rio abaixo.  O deslocamento da vegetação ocorreu pela mudança de direção e velocidade dos ventos, além da queda da vazão da barragem de Sobradinho, que chega a marca de 550m³/s.

O diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, afirma que este é um fenômeno natural, que não traz prejuízos para a natureza e faz um alerta.  “Esse é um evento natural, que foi potencializado pela diminuição da vazão, Sobradinho nunca esteve numa vazão tão baixa. Por isso, deve-se redobrar a atenção, principalmente com a navegação, para que não ocorra nenhum acidente”, esclarece...

Em Petrolina, baronesas retiradas do São Francisco viram composto orgânico para praças e jardins da cidade

Desde ontem dia 1º setembro, que o trabalho de manutenção de praças e jardins de Petrolina, ganharam um importante reforço. É que com uma técnica inovadora, da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) está transformando as baronesas que ficavam acumuladas nas margens do rio São Francisco em composto orgânico.

A ideia é que o material seja utilizado na fertilização do solo das praças e jardins do município. Por estarem bem carentes de nutrientes, as árvores localizadas na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no centro da cidade, foram as primeiras a receber o novo adubo...