RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 10056 registros para a palavra: bahia

Aleluia alerta para perda de participação da Bahia na economia nacional

“O governo de Jaques Wagner vive comemorando índices significativos de crescimento, mas o que se vê na realidade é a perda de participação da Bahia na economia nacional”, alerta o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). Nos Estados Unidos, onde se encontra, o parlamentar ficou indignado ao tomar conhecimento de recente levantamento do IBGE, que revelou ter o PIB de Santa Catarina superado o baiano.

“Nunca antes na história do Brasil, a economia da Bahia foi menor do que a de Santa Catarina”, reclama Aleluia. Segundo ele, precisou o PT chegar ao poder baiano para isso acontecer. “Até 2006, a Bahia era a sexta economia do País. Agora é a sétima. Esperamos que o legado do próximo mandato do governador Jaques Wagner não seja deixar a economia baiana ainda menor, sendo superada por Pernambuco e Ceará”, comenta. ..

Na Bahia e em Juazeiro, os Correios vão ajudar a melhorar o funcionamento das escolas públicas

Uma parceria entre os Correios, a Ordem dos Advogados do Brasil - Bahia (OAB/BA), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) e o Ministério Público da Bahia (MP/BA) irá combater a evasão escolar, o abandono intelectual e o trabalho infantil no Estado. As instituições integram o Comitê Permanente de Acompanhamento do Funcionamento das Escolas Públicas, formado com o objetivo de reduzir os casos de evasão escolar, repetência e desinteresse pelo ensino.

A população poderá denunciar, por exemplo, degradação de instalações, reforma de prédios em período letivo, ausência de professores, ausência de transporte escolar na zona rural, de biblioteca, de merenda escolar ou má qualidade do ensino público.

As denúncias serão depositadas em urnas nas agências dos Correios, onde também será disponibilizado o formulário de "carta denúncia". A ECT foi escolhida como parceira devido ao alto grau de confiabilidade que possui junto à população e por estar presente em todos os municípios do Estado. Além disso, os Correios têm sido, historicamente, parceiros das campanhas sociais governamentais.

O projeto piloto será realizado em 36 municípios - Salvador e região metropolitana e demais cidades que possuem subseções da OAB/BA: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Candeias, Coaraci, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ibicaraí, Ilhéus, Ipiaú, Irecê Itaberaba, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho,Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Nessas cidades a ECT possui 81 agências próprias. As denúncias passarão por uma triagem por assunto, feita pela OAB/BA, antes de serem encaminhadas ao Ministério Público e à Justiça, para providências. ..

Sertão Adventure Rapel de Petrolina realiza resgate no interior da Bahia

 
Geraldo,
 
Estou enviando esse email com link de vídeos de um resgate efetuado por mim e o pessoal da minha equipe (Sertão Adventure Rapel/Petrolina-PE), no dia 15 deste mês. Quando estávamos de retorno do acampamento onde fomos praticar rapel na conhecida cachoeira da Fumaça, no município de Pindobaçu-Ba, mais precisamente no distrito de Lutanda, nos deparamos com um outro grupo que estava com uma senhora de nome Eliana, moradora do bairro João de Deus,em Petrolina, bastante ferida, pois havia caído na trilha que é íngrime e saiu rolando, vindo a ter ferimentos nas pernas e uma possível fratura no tornozelo esquerdo, como também trauma grave na coluna (como pode ser visto no vídeo).
 
Tivemos que confeccionar uma maca com madeira, cordas e panos para poder descer com ela até a encosta da serra. Fizemos contato com o SAMU, de Senhor do Bomfim, mas disseram que não era área deles. Também tentamos contato com o corpo de bombeiros da cidade, mas a resposta foi negativa. Então, entramos em contato com autoridades de Pindobaçu que mandaram uma ambulância para resgatá-la.
 
Por ser uma trilha de difícil acesso, levamos mais de três horas para chegar até a ambulância. Segundo o motorista do veículo que socorreu Eliana, a mesma seria transferida para o hospital de Traumas em Petrolina-PE.
 
Grato pela divulgação,
 
Windson Dias
..

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA VOLTA A DEBATER A PRIVATIZAÇÃO DOS CARTÓRIOS NA BAHIA

Muitas dúvidas ainda cercam o projeto de privatização dos cartórios extrajudiciais da Bahia – único estado do país a manter o sistema estatizado. Hoje (17), o deputado Pedro Alcântara, líder do PR, conversou com o líder do governo e presidente da Comissão de Constituição e Justiça Zé Neto (PT), oportunidade em foi definida uma nova reunião para a próxima terça-feira (23).

Pedro Alcântara, como relator, pretende se reunir no final de semana com funcionários, dirigentes sindicais e proprietários dos cartórios em Juazeiro com vistas a debater exaustivamente o conteúdo da proposição encaminhada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e que tramita na Assembleia Legislativa.

Alcântara declarou ao blog que a Assembléia está buscando apenas cumprir a Constituição Federal sem deixar de levar em consideração a manutenção dos empregos nos cartórios do Estado...

Empresário neozelandês diz que a Bahia é o lugar ideal para produzir leite

 

“A Bahia poderá produzir mais leite que a Nova Zelândia”, disse o empresário neozelandês David Wallace ao governador Jaques Wagner e ao secretário da Agricultura, Eduardo Salles, durante visita da delegação baiana à fazenda Wallace Pastrol, onde a comitiva baiana conferiu as técnicas inovadoras que podem ser utilizadas para incrementar a produção de leite na Bahia. David é pai e Simon Wallace, sócio majoritário da Fazenda Leitissimo, em Jaborandi, Oeste da Bahia, que já produz leite três vezes mais que na Nova Zelândia. “Encontrei na Bahia o melhor lugar do mundo para a produção de leite”, afirmou Simon. 

Em missão comercial naquele país desde a última sexta-feira, o governador, o secretário da Agricultura, o superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio, Paulo Magalhães, o diretor de inspeção da Adab, Paulo Emílio Torres, os prefeitos de Luis Eduardo Magalhães, Santana e Correntina, pecuaristas de leite e representantes da indústria de lácteos, também foram recebidos, na sede da Fonterra, maior cooperativa de leite do mundo, pelos diretores David Broad, Kevin Murray, e Mark Robins.  ..

O alerta vermelho no Território do Sisal da Bahia

Uma doença muito séria: a Podridão Vermelha do Tronco do Sisal. Uma solução razoavelmente simples: o cultivo de mudas sadias, feitas com material da parte aérea da planta, chamado de bulbilho. Em testes com mudas assim, em casa de vegetação e área de cultivo dos agricultores, o engenheiro agrônomo Diógenes da Cruz Batista, pesquisador da Embrapa Semiárido, produziu plantas sem nenhum vestígio da doença.

O resultado é um alento para os 20 municípios baianos que integram o Território do Sisal e respondem por mais de 85% da safra nacional dessa cultura. A doença tem boa parcela de responsabilidade pela queda vertiginosa dos plantios no estado. Em 1996, o sisal se expandia por mais de 300 mil ha nas terras baianas. Hoje, são pouco mais de 143 mil ha. A cultura está ameaçada com a perda de produtividade, de mercado e em sua capacidade de sustentar o desenvolvimento dos municípios, assegura Diógenes.

..

Ofício dos vaqueiros pode ser Patrimônio Imaterial da Bahia

Já estão em fase final as pesquisas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão da secretaria de Cultura (SecultBA), que fundamentarão o registro do Ofício dos Vaqueiros como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O pedido para o reconhecimento do ofício dos vaqueiros foi solicitado pelo conselheiro do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Washington Queiroz, em agosto deste ano (2010). Pós-graduado em antropologia e especializado em etnologia indígena, Queiroz é membro da Associação Brasileira de Antropologia e pesquisador renomado da cultura do Sertão e região do semi-árido baiano. Entre projetos de sua autoria está o Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologia, além de vídeos, ensaios, publicações, campanhas e eventos sobre vaqueiros. 

Pesquisas de Queiroz apontam que na Bahia, já em 1550, a família do colonizador português Garcia D’Ávila expedia vaqueiros para colonizar e ocupar terras internas do Brasil. O percurso dos vaqueiros no nosso estado teve dois momentos, o primeiro no século 16 partindo das terras da Casa da Torre, atua localidade de Praia do Forte, município de mata de São João. Daí, essas expedições atingiam os rios Jacuípe, Itapicuru, até o Paraguaçu e Rio de Contas, formando pontos de encontro nas feiras e estabelecendo os primeiros currais. ..

GERENTE DA FIFA VEIO VER JOGO DO BAHIA

Sem qualquer agenda oficial para cumprir na capital baiana, o gerente geral de Marketing da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o norte-americano Jay Neuhaus, e o gerente de Marketing do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, o carioca Luís Mariani, desembarcaram em Salvador no último sábado (13). A finalidade da viagem foi pura e simplesmente ver, de perto, a famosa festa da torcida do Bahia, no estádio Pituaçu, e deve ter saído muito feliz, pois o  esquadrão conseguiu acesso a série A e a torcida fez a maior festa pelas ruas de Salvador. Na capital baiana, o chefe de gabinete do prefeito João Henrique, Leonel Leal, responsável pelos assuntos da Copa no município, levou os convidados para conhecer a culinária baiana.
  ..

Márcio Araújo ainda vai negociar sua permanência no Bahia

Após o triunfo do úlimo sábado, 13, diante da Portuguesa, Márcio Araújo entrou para a história do Bahia, já que foi o técnico do Tricolor na campanha que colocou o time de volta à Primeira Divisão do futebol brasileiro.

O treinador ainda não conversou sobre sua permanência para a temporada de 2011. "Ainda não falamos sobre isso. A negociação vai ficar para o fim do campeonato", comentou.

Sobre o assunto, o presidente do Tricolor, Marcelo Guimarães Filho, afirmou que vai conversar com o treinador. "Vamos conversar sobre isso. A ideia é que Márcio Araújo fique para 2011. Se as ideias dele combinarem com o que queremos para o Bahia no próximo ano, ele fica", declarou. ..

BAHIA AINDA SONHA COM ABERTURA DA COPA EM 2014

O anúncio da CBF de fazer de Itaquera o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, não tirou o ânimo do Comitê Organizador do Mundial na Bahia. De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pelo jornal Folha de São Paulo alguns dirigentes do Estado ainda sonham em receber o primeiro jogo do torneio e, inclusive, contrataram uma empresa suíça para realizar estudo sobre a viabilidade do Estádio Fonte Nova receber 65 mil pessoas, mínimo exigido pela Fifa para a partida de abertura.

 A resposta obtida foi que é viável chegar ao número usando estruturas provisória apenas para o Mundial, fato que foi visto com otimismo pelas autoridades baianas, segundo o jornal. Desta forma, o Estado trabalha na possibilidade de ser um plano B da CBF, caso a arena que o Corinthians pretende construir em Itaquera apresente algum problema e não cumpra os prazos programados...

BAHIA DEFINIDO PARA DECISÃO CONTRA A PORTUGUESA

O treinamento na manhã desta sexta-feira (12) foi marcado pelo tradicional e sempre descontraído rachão e, por isso, nenhuma atividade indicou qual escalação para a decisiva partida deste sábado (13), às 20 horas, em Pituaçu, contra a Portuguesa. No entanto, na entrevista coletiva ao final do treino, Márcio Araújo não escondeu o time que inicial a partida e foi tirando dúvida por dúvida.

Com Fernando suspenso, Omar foi confirmado, mas, neste caso, não havia mistério. Dito isto, o Bahia vai entrar em campo com Omar; Ananias, Alison, Nen e Ávine; Marcone, Fábio Bahia, Hélder e Morais; Adriano e Jael...

JUAZEIRO BAHIA MAIS UMA VEZ CONFUNDIDA COM A SUA XARÁ DO CEARÁ

O Portal Ego publicou matéria com a juazeirense e ex-BBB10 Anamara destacando que ela na infância inventou o mito do carro-preto para assustar as colegas. A matéria enviada pelo leitor e colaborador José Raimundo dos Santos (Negão do Edson) lamentavelmente registra mais um equívoco da imprensa do sul que coloca a terra de Anamara como Juazeiro do Norte, na Bahia. Eis o texto:

Os moradores de Juazeiro do Norte, na Bahia, nunca mais foram os mesmos desde que Anamara criou a lenda do “Homem do Carro Preto”. Tudo não passou de uma grande brincadeira da ex-BBB, que acabou ganhando proporções maiores.

“Nunca imaginei que as pessoas iriam sentir medo de uma história que eu criei para assustar todo mundo. Mas depois desse dia em que o homem do carro preto passou a existir de verdade, muita coisa mudou.”, comentou Maroca que durante sua participação no “BBB” gostava de pregar sustos nos colegas confinados. ..

Cancelada audiência pública do Senado que discutiria na Bahia a reforma eleitoral

O Senado Federal cancelou a audiência pública que seria realizada na manhã desta sexta-feira, dia 12, no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, em Salvador, para discutir a reforma eleitoral. De acordo com informações da Secretaria da Comissão de Juristas que coordena o processo de reforma do Código Eleitoral, a proximidade do feriado da Proclamação da República (15 de novembro) inviabilizaria a presença de alguns juristas convidados, como também poderia prejudicar a participação popular. A nova data da audiência deverá ser divulgada em breve pelo Senado. ..

Servidores do Judiciário Federal na Bahia fazem paralisação nesta quinta

Os servidores do Judiciário Federal (TRT, TRE, Justiças Federal e Militar da União) fazem paralisação de 24 horas nesta quinta-feira. O atendimento à população estará suspenso e, às 13h, a categoria se reúne em Assembleia Geral no saguão do TRT (Comércio) para deliberar se retornam à greve por tempo indeterminado, suspensa em julho passado, após 73 dias de paralisação. O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindijufe-Ba) iniciou o movimento grevista pela aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS), contemplado no PL 6613/09 em novembro do ano passado. A categoria reivindica também a reprovação do PL 549/09, que congela gastos e investimentos no setor público por dez anos, sem investir em Saúde, Educação, Justiça etc e inclusive sem a realização de concursos públicos. (A Tarde On Line) ..

Projeto Campo Limpo no Perímetro Irrigado Pedra Branca, no Norte da Bahia

O Perímetro Irrigado Pedra Branca, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia, recebeu a edição 2010 do Projeto Campo Limpo, nesta quarta-feira (10), no Centro Administrativo. A campanha de recebimento itinerante, no Norte da Bahia, é realizada em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), e conta com o apoio de diversos órgãos governamentais, empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que atuam nos Perímetros de Irrigação, municípios e revendas associadas à Acavasf.  

Este trabalho tem o objetivo de facilitar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos utilizados na lavoura por pequenos agricultores, já que a obrigação de devolver é do produtor, prevista em lei federal, que também obriga aos fabricantes à destinação final. No Perímetro Irrigado Pedra Branca, nos últimos dois anos, vem crescendo a adesão dos agricultores familiares às práticas orgânicas devido à política de incentivo da Superintendência Regional da Codevasf. Com isso, de acordo com o chefe da Unidade de Apoio à Produção, Zilton Alves, da Codevasf, em Juazeiro (BA), a expectativa é que o saldo de embalagens na localidade seja menor, a cada ano, devido à diminuição do uso de agrotóxicos...

PF prende sete prefeitos na Bahia e cresce especulação sobre envolvimento de deputados federais

..

Bahia vence América em Minas e está com um pé na Série A

O Bahia provou mais uma vez que é um dos melhores times da Série B 2010, e venceu o América-MG, por 1 a 0, em Sete Lagoas. O Tricolor, que acumulou a sua nona vitória como visitante, pode concretizar seu acesso à Série A já na próxima rodada, quando enfrenta a Portuguesa, em Salvador. Na primeira boa chegada do Tricolor no jogo, Jael provou sua importância para o Bahia. Aos 27 minutos, Adriano entregou a bola ao atacante, que bateu forte e rasteiro de fora da área para bater o goleiro Flávio.

Aos 36 minutos, a missão do Bahia ficou mais fácil em Sete Lagoas. Adriano recebeu lançamento preciso de Morais, driblou o goleiro Flávio e foi derrubado fora da área, o goleiro do time mineiro recebeu cartão vermelho e deixou o Coelho com 10. Na segunda etapa, o time da casa voltou disposto a empatar o jogo e foi pra cima mesmo com um jogador a menos. Aos 14 minutos, Wesley chutou de fora da área e assustou Fernando. Aos 18, Fábio Júnior teve boa chance, mas Fernando defendeu à queima roupa...

Começa o 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF na Bahia

O 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 foi aberto em Barreiras (dias 04 e 05/11), onde 80 representantes de 21 municípios participaram do treinamento. Juazeiro (17 e 18/11) e Vitória da Conquista (24 e 25/11) sediarão os próximos encontros. Até o final desta etapa, UNICEF e parceiros deverão capacitar mais de 400 pessoas dos 204 municípios do Semiárido baiano inscritos na iniciativa, entre articuladores, ou seja, coordenadores do Selo nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adolescentes e profissionais com experiência na área de mobilização social para o desenvolvimento de projetos educativos e de formação para a cidadania.

Os participantes vão conhecer dois novos guias da coleção do Selo 2009-2012: “Cidadania dos Adolescentes: Dicas para promover a participação de adolescentes nos municípios do Semiárido” e “Políticas Públicas - Dicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido”. O 3º Ciclo de Capacitação do programa também marca o lançamento estadual da publicação Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. O material tem por objetivo apoiar o fortalecimento e ampliação das políticas públicas para a população de até 17 anos, qualificando serviços nas áreas de saúde, educação e proteção da infância e adolescência...

BAHIA: BOLSA FAMÍLIA TRANSFERE VOTOS A DILMA

O poder eleitoral do Bolsa Família na Bahia pôde ser comprovado ao cruzar o número de beneficiados e o desempenho de Dilma Rousseff (PT) por município. O Jornal A Tarde fez este estudo e observou que os dois municípios onde ela obteve maior percentual de votação, no segundo turno, foram Abaré e Catolândia. Em Abaré, teve 90,54% dos votos. Lá há 12.145 habitantes e 2.837 famílias cadastradas no Bolsa Família. Se for considerada uma média de quatro pessoas por família, em Abaré cerca de 11.300 habitantes são cobertos pelo programa, ou seja: 93% da população. Em Catolândia, Dilma conseguiu 90,09% dos votos, com 66% da população coberta pelo programa social. Já onde o Bolsa Família beneficia menos gente, o candidato José Serra (PSDB) conseguiu os maiores percentuais de votação. Em Buerarema, Serra registrou seu mais expressivo percentual, 56,45% - lá, 42% da população é coberta; e em Vitória da Conquista, o tucano venceu com 55,91% e 42% de cobertura pelo Bolsa Família. ..

JK ENALTECE EMPRESA DE PUBLICIDADE DA BAHIA

O deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) fez pronunciamento semana passada parabenizando a agência de publicidade baiana Maria Comunicação, que deu início no mês de Agosto, em Brasília, ao funcionamento de sua segunda filial no Brasil, afora sua matriz em Salvador. Para marcar a nova fase e também homenagear seus 15 anos de existência, a Maria Comunicação lançou também uma publicação comemorativa, a revista intitulada “Maria”. 

“O lançamento da Revista Maria é mais uma acertada iniciativa de João Silva, fundador da agência homônima. Além de contar fatos da reverenciável trajetória publicitária da empresa, cases de destaque e assuntos relacionados à propaganda brasileira e baiana, a Revista Maria vai ampliar o leque e oferecer aos seus leitores um bom espaço para temas culturais e econômicos” destacou Khoury. 

Depois de Brasília, a revista terá lançamentos em São Paulo – onde a Maria tem escritório – e em Salvador. A publicação conta ainda com artigos do jornalista Raimundo Lima, o escritor Vicente Cecin, a socióloga Valéria Costa e Silva, o consultor Manoel Publio Dias, o jornalista Nivaldo Lariu, além de contar com a participação de fotógrafos como Sérgio Guerra, Adenor Gondin, David Glat, Almir Bindilati, Ricardo Prado, Pedro Meirelles e dos cartunistas Nildão e Cau Gomes. ..