Foram encontrados 802 registros para a palavra: ambiente

Comissão de Meio Ambiente realiza nesta terça-feira (28) audiência pública para celebrar o Dia Nacional da Caatinga

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza nesta terça-feira (28), a partir das 14 horas, audiência pública para celebrar o dia nacional da caatinga e debater sobre as ações contra a desertificação do bioma. O requerimento (REQ 21/2024 - CMA) apresentado pelos senadores Teresa Leitão (PT-PE), Beto Faro (PT-PA) e Jaques Wagner (PT-BA) alerta para a ameaça de destruição daquele bioma e do sustento das comunidades tradicionais que vivem na região.

"A importância da caatinga e o seu papel no combate às mudanças climáticas são reconhecidos cientificamente e também pelo ordenamento brasileiro que instituiu o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga. Esse bioma, contudo, continua sendo profundamente atingido por diversos fatores que vêm culminando na desertificação noticiada recentemente como o registro de regiões áridas de deserto no norte da Bahia", justifica a senadora Teresa, no requerimento...

"Se o governo não cuida nem do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e do ICMBio, vai cuidar de mais [um órgão]? Isso é demagogia”, diz servidor

A declaração da ministra Marina Silva, no final de semana, sobre a necessidade de criação de um novo órgão dentro da estrutura do governo para comandar o futuro Plano de Prevenção a Desastres Climáticos não agradou os servidores da carreira ambiental. Em negociação com o Executivo desde outubro de 2023 por melhores condições de trabalho e salário, eles temem serem preteridos no processo.

De acordo com reportagem-Criação de novo órgão para combate à crise climática preocupa servidores ambientais- publicando no site o eco jornalismo ambiental, a declaração da mandatária da pasta Ambiental foi feita durante o programa CNN Entrevistas, no último sábado. Quando questionada sobre quem vai comandar o ainda embrionário plano de prevenção de desastres, Marina disse:..

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Após seguidas catástrofes socioambientais causadas pela ação do homem na natureza, a busca por conhecimentos que possam orientar a humanidade na relação com o meio ambiente têm sido cada vez mais presente nas pesquisas científicas. Em muitas delas, o conhecimento indígena, enterrado pela cultura colonizadora, volta à tona na forma de escavações arqueológicas.

Um exemplo é o estudo Tropical forests as key sites of the Anthropocene: past and present perspectives (em livre tradução As florestas tropicais como locais-chave da cena humana: perspectivas passadas e presentes) realizado na Amazônia peruana e publicado, em 2021, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. 

Ao investigar as mudanças causadas pelos habitantes da maior floresta tropical do planeta, os pesquisadores concluíram que ao longo de 5.000 anos, incluindo o período após o contato europeu, as florestas não foram periodicamente desmatadas para a agricultura ou significativamente modificadas pelas populações indígenas...

Artigo - Como criar um ambiente de trabalho que promova felicidade e crescimento pessoal?

Todos os grandes líderes se tornaram bem-sucedidos após entenderem, consciente ou inconscientemente, que a vantagem competitiva está no coletivo.

A sabedoria e o aprendizado coletivo fornecem um modelo de negócios que é benéfico tanto no sentido material quanto no emocional...

Agência Municipal do Meio Ambiente coleta amostras de água do Rio São Francisco para monitoramento

Na manhã desta quinta-feira (16), uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente, da Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), realizou coletas de amostras de água do Rio São Francisco em quatro localidades para análises e monitoramento.

A equipe seguiu de barco e percorreu as Estações de Tratamento de Água (ETA) Vitória e Centro. Outro trecho que também foi percorrido pelos profissionais, foi a Foz do Riacho Porteiras e Vitória para pegar amostras e realizar o monitoramento da qualidade da água. Essas análises são necessárias para identificar os níveis de oxigênio, de sais e alguns elementos químicos tóxicos, como por exemplo os nitratos e nitritos, de acordo com essa avaliação é possível minimizar os impactos ambientais das águas do Velho Chico...

Juazeiro: Morador de situação de rua dorme no estacionamento da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano

Um morador ou moradora de situação de rua dorme no estacionamento da  Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB).Juazeiro. Leitor da REDEGN questiona quem tem a atribuição de levá-lo para um abrigo. 

Confira Nota Prefeitura de Juazeiro:  A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) informa que o Centro de Acolhimento Transformar é um espaço criado pela prefeita Suzana Ramos para acolher, de forma humanizada, as pessoas em situação de rua. Contudo, esse acolhimento não pode acontecer de forma coercitiva, visto que a Constituição Federal garante a todas as pessoas a liberdade de ir e vir...

Abril Verde: Prefeitura de Juazeiro realiza palestra sobre segurança física e psicológica no ambiente de trabalho

Para encerrar as atividades do mês dedicado à saúde e segurança no trabalho, o Abril Verde, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), realizou na manhã desta terça-feira (30) uma palestra para os servidores municipais. O evento, realizado no auditório da Escola de Gestão Pública (Egesp), teve como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de reforçar a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. A palestra contou com a presença de renomados profissionais da área, como a psicóloga do servidor, Carla Janne, o engenheiro, Rubem Romero, e o técnico em Segurança do Trabalho, Paulo Henrique Granja.

Durante a palestra, a secretária da Segesp, Isadora Raimundo, destacou a importância da campanha Abril Verde e do compromisso da Prefeitura de Juazeiro em promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os servidores. "É fundamental que todos os trabalhadores estejam cientes dos riscos presentes no ambiente de trabalho e das medidas que podem ser tomadas para prevení-los. A Prefeitura de Juazeiro está comprometida em oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os seus servidores e a realização de palestras como essa é um passo importante para alcançarmos esse objetivo", afirmou...

Câmara de Deputados homenageia Padre Cícero com ato solene: um defensor da ecologia e meio ambiente

Os 180 anos de nascimento do Padre Cícero foram celebrados com uma homenagem na Câmara dos Deputados, na segunda-feira, 22. O momento dedicado ao Patriarca de Juazeiro do Norte revisitou a trajetória histórica de sua vida, desde o ministério na Igreja Católica até sua incursão na vida pública como o primeiro Prefeito do município.

Na oportunidade foi destacado a valorização do legado do Padre Cícero, reconhecendo-o como um visionário que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Juazeiro. ..

Brasil não trata meio ambiente com seriedade, diz promotor

A Associação de Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa) promove, entre os dias 24 e 26 de abril, em Belém, no Pará, a 22ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. O tema é “Amazônia e Mudanças Climáticas: uma atuação socioambiental estratégica e integrada”. Mais de 30 especialistas vão discutir os desafios e as soluções para lidar com os impactos das mudanças climáticas.

A Agência Brasil entrevistou o presidente da Abrampa, Alexandre Gaio. Ele falou sobre os principais problemas relacionados à preservação do meio ambiente, em especial, os que envolvem a atuação dos Ministérios Públicos estaduais e federal. O promotor destacou a falta de seriedade com que o país ainda lida com questões ambientais, o crescimento do crime organizado, a falta de proteção com ativistas e comunidades tradicionais, assim como os riscos de que os desmatamentos em curso nos principais biomas do Brasil se tornem irreversíveis...

Campanha "Abril Verde" celebra 10 anos em prol da segurança no ambiente de trabalho

Promover a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. Esse é o objetivo principal da campanha de conscientização Abril Verde, que, este ano, comemora 10 anos desde a sua criação.

Os últimos números do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho – mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) – mostram que, em 2022, foram notificados mais de 13 mil acidentes de trabalho...

Opinião: Análise da Linguagem Corporal aplicada no combate do assédio no ambiente de trabalho

Quem imaginaria que aqueles toques involuntários realizados por alguns colegas (homens ou mulheres) no ambiente de trabalho poderia ser os preparativos para sérias investidas em termos de assédio?

Quem nunca percebeu: Aqueles toques sutis e discretos nos ombros ou nas costas. Aqueles toques nas mãos acariciando de forma escorregadia. Os diversos tipos de mimos, agrados e elogios gratuitos. As clássicas caronas e as conversas com toques descuidados nas pernas, como se fosse ingênuo! Ingênuo? Nunca foi, movimentos perigosos! ..

Univasf e Funasa lançam publicações do Proágua Rural e inauguram novo laboratório de estudos em saúde e ambiente

Dois eventos realizados na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na última sexta-feira (22), data alusiva ao Dia Mundial da Água, marcaram ações desenvolvidas em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Durante a manhã, houve o lançamento dos Cadernos Didáticos Técnicos, elaborados pelo projeto de extensão Proágua Rural, no Campus Ciências Agrárias (CCA). E no período da tarde, foi inaugurado o Laboratório Avançado de Diagnóstico e Estudos em Saúde e Ambiente (Ladesa), no Campus Sede. Os eventos, que ocorreram em Petrolina (PE), contaram com a presença da vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, e do presidente interino da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta.

ambém participaram da solenidade de lançamento dos Cadernos Didáticos Técnicos, a superintendente da Funasa em Pernambuco, Helena Magalhães Porto Lira; os coordenadores do Proágua Rural, professores Anderson Miranda de Souza e Daniel Pifano; o prefeito de Petrolina, Simão Durando; o superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), Rodrigo Barreto; representantes de vários municípios atendidos pelo projeto, além de servidores e estudantes da Univasf e de instituições de ensino e pesquisa da região. O vídeo com a transmissão do evento está disponível no canal da TV Caatinga, no YouTube...

Governo da Bahia, através da SPM, certifica Neoenergia Coelba como empresa comprometida com a valorização das mulheres no ambiente de trabalho

A Neoenergia Coelba foi reconhecida como uma das empresas baianas comprometidas com os direitos e pautas femininas no mercado de trabalho pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo do Estado.

O reconhecimento vem através da certificação com o Selo Lilás, uma política pública que tem como finalidade contribuir para eliminar todas as formas de discriminação de gênero, com foco no acesso, remuneração, ascensão e permanência no mercado de trabalho...

Fim do Verão: adote hábitos eficientes para evitar o consumo excessivo de energia e contribuir com o meio ambiente

O Verão chegou ao fim, oficialmente, na última quarta-feira (20), porém a Bahia segue com projeção de altas temperaturas para os próximos dias. Independente da situação climática, a adoção de hábitos eficientes relacionados à energia elétrica é fundamental para evitar o aumento na fatura de energia e contribuir com o meio ambiente.

Os aparelhos de refrigeração tendem a ser mais utilizados em períodos mais quentes. Para minimizar o seu impacto, é importante que eles sejam utilizados com parcimônia...

Laboratório Avançado de Diagnóstico e Estudos em Saúde e Ambiente (Ladesa) será inaugurado nesta sexta-feira (22) pela Univasf e Funasa

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inauguram nesta sexta-feira (22) o Laboratório Avançado de Diagnóstico e Estudos em Saúde e Ambiente (Ladesa). O novo laboratório, situado no prédio de Colegiados do Campus Sede, em Petrolina (PE), visa apoiar pesquisas de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde, gestão ambiental e epidemiologia, entre outras. A inauguração do Ladesa será realizada às 13h, com a presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; e do presidente interino da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta.

Também estarão presentes o o coordenador do convênio com a Funasa, Anderson Armstrong; o coordenador do Ladesa, Rodrigo Feliciano do Carmo; e o coordenador do curso de especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais, Carlos Dornels, todos docentes do Colegiado de Medicina. O Ladesa foi criado com o intuito de apoiar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa propostos pela especialização ofertada pela Univasf para servidores e funcionários terceirizados da Funasa, por meio de uma parceria firmada por Termo de Execução Descentralizada (TED)...

Univasf realiza oficina sobre uso da plataforma Microsoft Teams no ambiente de trabalho

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará nesta quarta-feira (13) mais uma edição do projeto Quarta Tech, que abordará o tema “Microsoft Teams na Gestão de Equipes: Potencialidades na Comunicação Estruturada e Assíncrona”.

O evento acontecerá das 14h às 16h, pela Plataforma RNP e é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa. As inscrições podem ser realizadas até amanhã...

Artigo - Comissão do Senado aprova lei para proteger crianças em ambientes digitais. Multa pode chegar a R$ 50 milhões

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira (21) o projeto de lei (PL) 2.628/2022, para proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta é um avanço para a defesa de jovens em atividades online.

Monitorar as atividades de crianças e adolescentes é fundamental para a segurança delas e as empresas de tecnologia devem ter obrigações e oferecer mecanismos para ajudar a garantir essa segurança...

Reunião discute ações de educação em saúde e meio ambiente para 2024

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Letícia Baird, gerente do programa Escola Sustentável, participou de uma reunião com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz - Bahia) para discutir o desenvolvimento de ações de educação em saúde e meio ambiente para o ano de 2024. Durante a reunião, a promotora de Justiça apresentou os materiais educativos do programa e reforçou a importância da aproximação das instituições de pesquisa com a sociedade para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

A pesquisadora em saúde pública Nelzair Vianna, que propôs a agenda do encontro e participou com seu grupo de trabalho, teceu elogios ao projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Para a cientista, “o programa Escola Sustentável é de relevância coletiva, na medida em que fomenta, de forma sistêmica, a implementação de políticas públicas e ações concretas em favor da saúde humana e planetária”...

CCJ do Senado aprova projeto que protege crianças em ambiente virtual

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o substitutivo do projeto de lei que estabelece normas para que empresas possibilitem, a pais e responsáveis, acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes.

O Projeto de Lei (PL) 2.628/2022 seguirá agora para análise da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT)...

Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente tem como pauta principal o Parque Nacional Boqueirão da Onça

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Sento-Sé (Comdema) realizou a primeira reunião ordinária do ano.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (31), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), e teve como pauta principal o Parque Nacional Boqueirão da Onça...