RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 101 registros para a palavra: aids

Profissionais do HDM lembram dia mundial de combate a AIDS

No dia mundial de combate a AIDS profissionais do serviço social do Hospital Dom Malan realizaram uma ação de sensibilização aos usuários e funcionários quanto a importância da data e do uso do preservativo como principal forma de se evitar a contaminação pelo vírus do HIV. Durante todo o dia, as assistentes sociais do Hospital distribuíram preservativos, material informativo, realizaram palestras e sensibilizaram os funcionários a abraçar a idéia colocando o lacinho vermelho, símbolo mundial de enfrentamento à AIDS. “Momentos como esse são significantes porque além de sensibilizar o funcionário e o usuário isso significa que ele vai ser um agente multiplicador de informações. Porque ele vai sair de seu ambiente de trabalho munido de informações que poderão ser repassadas. Trabalhar na dimensão da prevenção é a melhor forma de sensibilizar e conscientizar ”, destacou a coordenadora de Serviço Social do HDM, Carla Theophilo. ..

Caminhada reforça luta contra a aids em Casa Nova

A prefeitura de Casa Nova, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, em parceria com o Sindicato de Trabalhadores e Grupo Gestor Municipal, realizou, para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids (1/12), uma caminhada de conscientização sobre a importância da prevenção da doença.A caminhada saiu da Escola Senador Luiz Viana em direção à Praça da Igreja Matriz. O ato público faz parte da programação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).

A Caminhada de conscientização percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, distribuindo camisinhas, bandanas, folders e materiais educativos à comunidade. A farmacêutica, Socorro Cruz, explica que o objetivo do evento é reforçar junto à população a necessidade de se manter alerta quanto ao avanço da doença. "A Caminhada é uma forma de lembrar às pessoas que, apesar dos avanços no controle da doença, a Aids ainda é incurável e exige da população uma vigilância diária em relação ao seu contágio. Acreditamos que o esclarecimento e a difusão de informações sobre a doença ainda são as melhores estratégias de ação contra a Aids”, ressalta...

Passageiros das barquinhas recebem orientações no Dia Mundial de Luta contra AIDS

A AIDS em Juazeiro teve um acréscimo de 12% do ano passado para este ano (2011), segundo dados do Sistema Nacional de Agravos – SINAN. Preocupada com esta realidade, a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo e da Atenção Básica, realizou várias atividades educativas no Dia Mundial de Luta contra AIDS, lembrado nesta quinta-feira (01) em todo o país.  

Quem recebeu informações sobre prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis foram os passageiros das barquinhas que circularam de Juazeiro a Petrolina, através da distribuição de panfletos e preservativos, além de palestras educativas e lúdicas. O evento é uma forma de conscientizar as pessoas sobre o problema e informar sobre a prevenção, diagnóstico, acesso aos medicamentos e tratamento em Juazeiro, informou a supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene Freitas. “As orientações existem desde os postos de saúde, onde os profissionais já estão preparados e treinados para receberem os usuários com palestras e realizarem o aconselhamento aos pacientes, além de encaminhar ao CIDHA, caso necessário”, destacou.  ..

Prefeitura de Casa Nova realiza caminhada pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

A Prefeitura de Casa Nova por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza nessa quinta-feira, 1º de dezembro, uma caminhada educativa nas principais ruas da cidade. Entre os objetivos da campanha estão a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, na população, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a idéia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo todos os níveis de governos e organizações sociais. A caminhada terá inicio às 7:30h, saindo da Escola Senador Luiz Viana e percorrerá as principais ruas da cidade. Dentro do espírito da campanha, o prédios do paço municipal está enfeitado com o laço vermelho, símbolo da luta contra a aids...

Utilidade Pública: Projeto aprovado pela Câmara de Vereadores de Juazeiro assegura gratuidade aos portadores do vírus HIV/AIDS e aos portadores de câncer no transporte coletivo

Os cidadãos da nossa cidade, por muitas vezes, não tem conhecimento das leis que regem o nosso município. Por isso, a Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Juazeiro (Ascom/CMJ) estará divulgando as Leis aprovadas pelos representantes legítimos do povo.
 
Desde janeiro de 2006, fica assegurado o direito à isenção tarifária nos meios de transporte coletivo aos portadores do vírus HIV/AIDS e aos portador de câncer que necessitem do tratamento continuado e cuja interrupção possa acarretar agravamento de seu estado de saúde. Essa lei, sancionada pelo prefeito da época, foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro.
 
Segundo o projeto de Lei, é garantido à gratuidade quando o portador do vírus HIV/AIDS e o portador de câncer se tratar de criança ou adolescente com idade inferior a 18 anos ou idoso com idade superior a 60 anos. Fica também assegurado o direito à isenção tarifária, conforme disposto no artigo anterior, a um acompanhante quando o portador do vírus HIV/AIDS e o portador de câncer apresentem dificuldade de locomoção.
 
O projeto de Lei apreciado pelos parlamentares tem como objetivo oferecer condições para que esses pacientes possam ir até aos hospitais fazer o tratamento e pegar a medicação. Esse deslocamento da residência até a unidade de saúde chega a acontecer no mínimo duas vezes por semana e, sem dinheiro para o transporte, muitos deles interrompem o tratamento.
 
O direito à isenção tarifária será exercido mediante a apresentação de carteira emitida individualmente pelo setor de transporte da prefeitura. O paciente que se enquadra nos artigos da Lei, deve ser encaminhado para Companhia Municipal de Transito e Transportes (CMTT) pela unidade de saúde do qual recebe tratamento para que se mantenha o sigilo de sua condição. A CMTT tem a obrigação de confeccionar a carteira de passageiro especial, onde não poderá constar situação pela qual a pessoa obteve o direito para evitar o constrangimento para o beneficiário.
..

Menina que contraiu aids em hospital público da Bahia briga na Justiça

Uma adolescente que foi contaminada, há 12 anos, com o vírus da aids em um hospital público de Salvador, luta na Justiça para ser indenizada. Em novembro do ano passado, o Estado chegou a ser condenado, mas recorreu e enquanto a decisão definitiva não sai, a estudante sofre com as consequências da doença. A adolescente que hoje está com 15 anos, diz que ser contaminada com o vírus da aids “é uma bomba e isso traz muito sofrimento”. Ela acrescenta que o sofrimento é ainda maior por ser rejeitada por causa da discriminação. A adolescente foi contaminada durante uma transfusão de sangue quando tinha pouco mais de dois anos. No ano passado a Justiça condenou a secretaria de Saúde do Estado, que administra o hospital Roberto Santos, a pagar uma indenização de 50 mil reais e uma pensão vitalícia de dois salários mínimos. O estado recorreu e os advogados da menina também, porque consideraram o valor da indenização baixo. Os recursos estão parados na Sétima Vara da Fazenda Pública e não têm prazo para serem encaminhados ao Tribunal de Justiça. (G1) ..

Prefeitura festeja Dia Mundial da Saúde com alertas sobre as DST/HIV/AIDS

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, lembrado neste dia 7 de abril, a Secretaria de Saúde de Juazeiro vai promover ações educativas sobre as DST/HIV/AIDS e hepatites virais para as mulheres, nesta quinta-feira, no Centro de Saúde III, das 9h às 13h. O momento fará homenagens também à comunidade feminina, dando continuidade às festividades que marcaram o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
 
Durante a manhã serão promovidas palestras educativas e de reflexão referentes a saúde da mulher e prevenção da DST, além da oferta gratuita de testes rápidos para detecção do HIV e hepatite C. A comemoração vai contar ainda com vários momentos lúdicos e de acolhimento ao público feminino, através de música, dinâmicas, distribuição de rosas e sorteio de brindes.  O evento será realizado pela equipe do Centro de Informações em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais do município (CIDHA). De acordo com dados do CIDHA, de 1987 a 2010, foram notificados 177 casos de AIDS em mulheres, sendo 115 em Juazeiro e 62 de outros municípios. A faixa etária de maior incidência é de 20 a 34 anos, seguida de 35 a 49 anos, e a categoria de maior exposição ao problema é a heterossexual. 
 
PROGRAMAÇÃO
 
09h00minh a 09h05minh - Acolhimento
Distribuição de rosas
Freqüência
Música
 
09h05minh a 09h20minh - Apresentação
·        Dia da Mulher
·        Justificativa/ Objetivos
 
09h20minh a 09h35minh - Dinâmica do sexo seguro
 
09h35minh a 09h50minh - Anatomia da Mulher
 
09h50minh a 10h20minh
·        Explanação DST
·        Vantagens do uso do preservativo feminino
 
10h20minh a 10h30minh 
Sorteio de brindes
Distribuição da cartilha – Direitos da Mulher
Lanche
 
10h30minh a 13h00minh
Teste Rápido para detecção anticorpo anti - HIV - TRD ..

Antirretroviral usado por pacientes com aids é distribuído pelo Ministério da Saúde

As 700 unidades dispensadoras de medicamentos do Brasil, presentes em todos os Estados e no Distrito Federal, já estão abastecidas com o medicamento antirretroviral atazanavir 300 mg – um dos 20 utilizados no tratamento da aids e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 33.250 pessoas com aids tomam o atazanavir 300 mg no Brasil. A droga é utilizada, geralmente, em esquemas terapêuticos iniciais – ou seja, em pacientes adultos que estão começando o tratamento.

Cerca de dois milhões de cápsulas, componentes do primeiro lote do medicamento previsto para entrega em 2011, tiveram a distribuição concluída no fim da última semana. A quantidade é suficiente para abastecer o Brasil até meados de junho. Outros 2,9 milhões de cápsulas, também do primeiro lote, aguardam certificação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e devem ser entregues nas próximas semanas...

Juazeiro, Governo Estadual e parceiros investem em melhorias nos atendimentos às DST/AIDS no município e região

Dando continuidade a Iniciativa Laços Sociaids, aconteceu ontem (16) o primeiro dia da oficina de Aconselhamento e Manejo Clínico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no Grande Hotel de Juazeiro. A capacitação em Abordagem Sindrômica está sendo promovida numa parceria conjunta dos programas Municipal (Juazeiro) e Estadual das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e da organização Pathfinder. 

A oficina vai beneficiar 120 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais da rede municipal, até a próxima semana, de 23 a 25 de março, das 8h às 18h, quando encerra a segunda turma, no Grande Hotel. Desta quarta (16) até amanhã, dia 18 de março, 60 profissionais de saúde estarão reunidos com o objetivo de qualificar a assistência oferecida aos usuários, facilitando o acesso dos pacientes as unidades de saúde, desde a atenção primária a especializada.  ..

Prefeitura de Lagoa Grande realiza passeata de conscientização contra DST/AIDS

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) através da Secretaria de Saúde, promoveu uma passeata pelas ruas da cidade na manhã da última sexta-feira (04), com o objetivo de conscientizar a população contra as DSTs/AIDS. O evento teve inicio às 9h após concentração em frente à Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora. Durante a caminhada, funcionários e organizadores do setor epidemiológico da secretaria municipal de Saúde distribuíram panfletos informativos à comunidade. 

De acordo com a prefeita Rose Garziera, essa é a primeira de uma série de campanhas educativas que serão realizadas durante o ano de 2011.  “Estamos realizando vários investimentos em novos equipamentos para o hospital José Henrique de Lima, mas acreditamos muito nas campanhas preventivas e vamos continuar dando todo apoio a iniciativas como essa, afinal prevenir é melhor do que remediar” enfatizou Rose. ..

Passeata mobiliza Lagoa Grande para a prevenção de DSTs/Aids

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Saúde, movimenta a Avenida Nilo Coelho – a principal da cidade – com uma passeata nesta sexta-feira (4) dentro da campanha ‘DST/Aids – Conhecer para se proteger’, desenvolvida pela coordenação de vigilância epidemiológica do município. A concentração será no pórtico de entrada do município a partir das 9h. O ato encerra as atividades da programação que foi iniciada com palestras em escolas da sede, de Vermelhos, Jutaí e em Açude Saco. 

“Convidamos estudantes e companheiros do governo da prefeita Rose Garziera que atuam nas secretarias de Educação, de Assistência Social e dos programas Creas e Cras , além de toda a população para participar da caminhada. Na oportunidade estaremos distribuindo panfletos com orientação sobre como se prevenir das DSTs e da Aids, e de preservativos”, revela a coordenadora de epidemiologia de Lagoa Grande, Elba Janille Alves. ..

Hospital Regional orienta sobre DST, HIV Aids e Hepatites Virais

O Hospital Regional de Juazeiro, sob a gestão do IMIP, realizou nesta semana que antecede o carnaval uma sensibilização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV Aids e Hepatites Virais. A atividade realizada na praça localizada na área interna da unidade hospitalar, contou com a participação dos profissionais do HRJ e dos estudantes que cumprem o internato na instituição.

Durante o evento as pessoas assistiram a mini-palestras onde foram informadas sobre as formas de contaminação e prevenção de DST’s, foram orientadas sobre o uso correto do preservativo e puderam ser vacinadas contra tétano e hepatite B. De acordo com a assistente social do HRJ, Carla Teóphilo, foram realizados cerca de 180 atendimentos durante o evento. “Trabalhar a prevenção, sensibilizando a comunidade é muito importante. A prevenção deve ser priorizada”, destacou.

Para o estudante de medicina Gustavo Felipe de Sá, iniciativas deste tipo permitem que as pessoas possam tirar dúvidas e evitar prejuízos a saúde ou uma gravidez indesejada. “São ações como essa que evitam que danos maiores ocorram”, frisou. A dona de casa Valdelice Barbosa da Silva ouviu atentamente as orientações para poder transmiti-las em casa. “Tenho dois filhos, um de 17 e outro de 20 anos. Foi bom ter acesso a essas informações para poder orientá-los”, afirmou. ..

Dia mundial de combate a AIDS em Sobradinho é comemorado com grande caminhada

Para despertar na população a consciência da necessidade da prevenção e combate à Aids e, ao mesmo tempo, o respeito às pessoas que convivem com a doença, foi realizado dia (01) em Sobradinho, a 1ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de combate a Aids. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Saúde. A caminhada passou pelas principais ruas da cidade em direção a quadra poliesportiva, onde encerrou o evento. "A iniciativa vem acontecendo nas escolas da rede municipal desde a semana passada com campanhas educativas através de palestras, e distribuição de panfletos informativos e camisinhas em vários pontos da cidade", disse a coordenadora da secretaria de educação, Nazaré Pinheiro.

 A secretária de Saúde, Nadja Maria Santos, ressalta a importância da caminhada. “É uma ação estratégica de prevenção que visa reduzir a transmissão do vírus HIV e de outras DST na população jovem e adulta e de combater o preconceito. A caminhada representa muito mais do que um dia para destacarmos sobre as formas de prevenção e combate à Aids”. Para a secretária de Educação, Ednalva Fernandes, essa parceria entre as secretarias tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde através do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).  “Com o SPE poderemos contribuir na redução da infecção pelo HIV/DST no município e com os índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência”, Afirma. ..

Dia mundial de combate a AIDS foi lembrado no Hospital Regional de Juazeiro

Cássia Menezes distribuindo panfletos informativos de combate a Aids

O Dia Mundial de Combate a AIDS, celebrado nesta quarta-feira (1º), foi lembrado no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Referência no atendimento a pessoas com doenças infectocontagiosas, a unidade hospitalar realizou durante todo o dia uma campanha educativa, com a distribuição de panfletos informativos e camisinhas...

Juazeirenses acordam no Dia Mundial de Luta Contra AIDS com alerta sobre a doença

O dia Mundial de Luta Contra AIDS, comemorado neste dia 01 de dezembro, foi lembrado desde cedo em Juazeiro, com ações das Secretarias de Saúde, através do Programa de DST/HIV/AIDS e Educação. Às 6h30, em alvorada pelas ruas principais da cidade, e com o lema “Viver com AIDS é possível, com o preconceito não”, profissionais de saúde e educação, estudantes da Univasf e de escolas municipais, usuários do Centro de Informações de DST, HIV e AIDS do município (CIDHA), além da comunidade em geral, promoveram a Caminhada da Prevenção. Com panfletos em mãos, distribuição de preservativos, muita música e animação, a turma aproveitou para acordar a cidade lembrando que com a saúde não se deve brincar.
 
Segundo informações da supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene de Castro, os números de AIDS não param de subir em Juazeiro, principalmente entre os jovens com a faixa-etária de 20 a 34 anos. “Os índices crescem anualmente em mais de 25%. Em 2009, a cidade teve 29 casos de AIDS confirmados e neste ano, até o final de outubro, já são 38 casos registrados. Continuaremos em ritmo acelerado para conscientizar os jovens sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Outro fator que nos preocupa, é com relação ao preconceito que aumenta a cada dia, dificultando a solidariedade, o humanismo e o respeito ao próximo”, informou.
 
Na opinião da auxiliar de enfermagem, Rosecler Araújo Bispo dos Santos, 51 anos, a transmissão do vírus HIV está avançando na cidade e as atividades educativas são muito importantes. “É uma forma do poder público chamar atenção das pessoas sobre o problema, que pode ser evitado. Infelizmente ainda não se descobriu a cura da doença, mas a prevenção existe e os pacientes soropositivos também podem ser tratados e ter uma vida prolongada. Vamos nos informar e respeitar os outros. Isso é essencial”, ressaltou.
 
A campanha educativa continuou até o meio-dia, na praça da Misericórdia, no Centro da cidade, com distribuição de panfletos, preservativos e com apresentações de peças, danças, poesias e diversas outras atividades lúdicas realizadas por alunos de escolas municipais. A programação prossegue nesta quinta (02) com a Campanha “Fique Sabendo”, no Centro Saúde III, onde será ofertado gratuitamente para toda a comunidade o teste rápido para diagnóstico do HIV, das 8h às 12h. As atividades serão encerradas no dia 03 de dezembro com a confraternização entre os usuários do Programa.
 
Desde 1987 até o último dia 30 de outubro de 2010, foram registrados em Juazeiro 323 casos de AIDS. Neste ano, estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência HIV/AIDS, 208 pessoas, sendo 60% público masculino. Destas, 37 possuem o vírus HIV e ainda não desenvolveram a doença, 191 residem na cidade e 17 pessoas são oriundas de outras localidades que estão dentro da área de abrangência da Secretaria de Saúde.  ..

Sintoma (Ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS)

 

“Se você quer saber como eu me sinto, vá a um laboratório ou um labirinto”.

Cobaias de Deus - Cazuza..

Dia Mundial de Luta Contra AIDS é lembrado em Juazeiro com alvorada e campanha educativa

O Dia Mundial de Luta Contra AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro, nesta quarta-feira, será marcado em Juazeiro com atividades educativas a partir das 6h, no Centro de Saúde III, de onde sairá a Caminhada da Prevenção, que percorrerá as ruas principais da cidade em direção a praça da Misericórdia. A mobilização contará com a distribuição de panfletos, preservativos e com a ação de alunos de escolas municipais, que apresentarão peças teatrais e filmes.

A programação prossegue no dia 02/12, com a Campanha “Fique Sabendo”, que ofertará para toda a comunidade o teste rápido para diagnóstico do HIV, com resultado de 15 minutos, no Centro de Saúde III, das 8h às 12h. As atividades serão encerradas no dia 03 de dezembro com a confraternização entre os usuários do Programa.

A ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Programa de DST/HIV/AIDS, com o objetivo de sensibilizar jovens e adultos para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Desde 1987 até o último dia 30 de outubro de 2010, foram registrados no município 323 casos de AIDS.
..

Visita aos prostíbulos de Petrolina ajuda no combate à AIDS

A Secretaria da Mulher promove mais uma ação que integra a Campanha Internacional dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Petrolina. A partir da próxima segunda-feira (29) até o dia 03 de dezembro, serão realizadas visitas aos prostíbulos em funcionamento na cidade, para orientar as profissionais do sexo sobre a AIDS e ensiná-las as técnicas de uso da camisinha feminina.

Desde a última segunda-feira (22), uma equipe da Secretaria da Mulher desenvolve um trabalho de prevenção e combate da violência, através da ação ‘Bem-me-Quero’, que consiste em visitas nas escolas, palestras sobre o estupro e a distribuição de panfletos, camisinhas femininas e camisetas da campanha “Basta de Violência”. Cerca de 3.000 estudantes do ensino médio receberam orientação sobre os preconceitos enfrentados pelo gênero feminino e que geram agressões verbais e físicas.

Segundo a Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, antes do inicio da campanha a equipe da secretaria já havia visitado alguns prostíbulos com o mesmo objetivo de orientar as profissionais do sexo sobre a feminização da AIDS e o uso das camisinhas femininas. “O corpo profissional da secretaria foi bem recepcionado, tanto pelos donos das casas, quanto pelas meninas que lá trabalham. Elas ainda afirmaram que se previnem, mas não sabemos até que  ponto isso é verdade, já que uma delas estava grávida”, destaca a secretária.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Petrolina, só este ano, já estão em acompanhamento 19 casos, entre homens e mulheres, com idade de 15 a 24 anos. Destes, 64% das pessoas infectadas são do sexo feminino. Já o Ministério da Saúde registrou, desde 1988, 310 casos no município e 118 nas cidades circunvizinhas.
  ..

Juazeiro inicia mobilização do Dia Mundial de Luta Contra AIDS na próxima segunda (29)

Para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra AIDS (1º de dezembro), a Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Programa de DST/HIV/AIDS, preparou antecipadamente a campanha educativa para sensibilizar jovens e adultos na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. A ação vai acontecer com atividades durante a próxima semana, no Centro de Saúde III, bairro Angari. A mobilização inicia na segunda-feira (29), com a exibição do filme que retrata a história da AIDS: “E a Vida Continua”, às 9h, dirigida aos alunos do Colégio Paulo VI.

No dia 30 de novembro, a população de Juazeiro poderá participar da Campanha “Fique Sabendo”, com a oferta do teste rápido para diagnóstico do HIV, das 8h às 12h. O dia em que marca a luta contra a AIDS, 1º de dezembro, a Secretaria organizou a Caminhada da Prevenção, com alvorada às 6h. O movimento sairá do Centro de Saúde III, percorrerá as ruas principais da cidade, em direção a Praça da Misericórdia, onde alunos de escolas municipais apresentarão peças teatrais e filmes, com a distribuição de panfletos e preservativos.

A programação prossegue no dia 02/12, novamente com a Campanha “Fique Sabendo”, onde no Centro Saúde III, será ofertado gratuitamente para toda a comunidade o teste rápido para diagnóstico do HIV, das 8h às 12h. As atividades serão encerradas no dia 03 de dezembro com a confraternização entre os usuários do Programa. “É importante conscientizar as pessoas desde cedo, pois o que estamos observando é que os jovens não estão usando preservativos durante as relações sexuais, facilitando desta forma a transmissão de doenças. A ação também é uma forma de tentar combater o preconceito em torno do problema”, esclareceu a supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene de Castro...

Mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids começa nesta quinta-feira em Petrolina

O dia 1º de dezembro foi instituído pela Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Mas em Petrolina, as ações em comemoração a data começam na próxima quinta-feira (25), com diversas atividades organizadas para combater o preconceito em torno da doença. Durante uma semana a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará a população serviços como testes rápidos para diagnóstico da doença, atividades educativas nas escolas, comunidades em geral e realizará  no dia 18 de dezembro o II Fórum sobre direitos e deveres dos portadores. O tema deste ano da campanha será: O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/Aids.

“O que observamos hoje em dia é que os jovens estão se expondo mais e com parceiros casuais. As estatísticas mostram que pelo menos 40% dessas pessoas não usam preservativos em todas as relações sexuais, mesmo sabendo que essa é a melhor maneira de evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis”, ressalta o coordenador municipal do programa DST/Aids, Anderson Andrade. Os dados ainda revelam que a doença é mais presente entre as mulheres na faixa etária de 13 a 19 anos.

Na região, as estatísticas mostram que desde 1988 foram diagnosticados em Petrolina um total de 310 casos e 118 em outros municípios que também estão dentro da área de abrangência da Secretaria Municipal de Saúde. Destes, 22 em menores de 15 anos, 179 entre 15 a 49 anos, 171 na faixa etária de 35 a 49 anos, 54 em pessoas de 50 a 64 anos e dois em maiores de 65 anos.  Em 2010 já estão em acompanhamento 19 casos, entre homens e mulheres, com idade de 15 a 24 anos, onde 64% são do sexo feminino. ..