RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 101 registros para a palavra: aids

Prefeitura intensifica combate à aids através de testes rápidos em Petrolina

Para comemorar o "Dia Mundial de Combate à Aids ", celebrado no dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Petrolina promove uma ação na próxima sexta-feira (30) com foco em orientações preventivas e na realização gratuita de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes, que serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina, acontecerão das 7h às 17h e serão feitos de forma rápida, gratuita e com total sigilo e discrição.  O resultado sai em cerca de 30 minutos.

Em Petrolina, entre janeiro e novembro de 2018 foram registrados 142 casos de HIV pelo CTA. Quando há a confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento com antivirais de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada (SAE), num local anexo ao CTA...

epidemia de aids não terá fim sem ações direcionadas, revela organização mundial da saúde

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse hoje (23) que a epidemia de HIV no mundo não terá fim sem que haja políticas direcionadas para as chamadas populações-chave – sobretudo gays, homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, usuários de drogas e população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e transgêneros). 

“A melhor forma de abordar todo o espectro de suas necessidades de saúde é por meio de sistemas de saúde fortes baseados numa atenção primária centrada nas pessoas e que seja direcionada para alcançar saúde para todos”, publicou Tedros em seu perfil na rede social Twitter...

Governo do Estado investe em ações para testes de HIV/AIDS, SÍFILIS E HEPATITES DURANTE CARNAVAL

Um investimento R$ 1,4 milhão foi feito pelo Governo do Estado para garantir o atendimento de baianos e turistas nas unidades de saúde da Bahia durante o Carnaval. Os recursos serão utilizados para realização de plantões em hospitais na capital e no interior, além da instalação de três postos de testagem rápida destinados à detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, que começam a funcionar nesta sexta-feira (9). Dois deles estão na capital - um na Avenida Adhemar de Barros, no bairro de Ondina, e outro na Avenida Centenário - e o terceiro, no município de Porto Seguro (extremo sul), na Passarela do Descobrimento. 

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Maria Aparecida, aproximadamente 500 pessoas serão atendidas por dia em cada um dos postos. "Nos postos, a população poderá fazer os testes para doenças sexualmente transmissíveis e, caso o resultado seja positivo, a pessoa já sai da unidade com orientação para iniciar o tratamento". ..

O "Especialista Responde" sobre HIV, AIDS e DSTs

Neste mês de dezembro, também conhecido como Dezembro Vermelho por conta da campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina traz uma entrevista especial com o infectologista Juvenilson Andrade, que atende no ambulatório da UPAE.

A iniciativa faz parte do projeto "O Especialista Responde", que a cada mês apresentará um tema diferente, referente às 17 especialidades ofertadas no serviço. O material interativo conta com a participação dos internautas que deixam as perguntas nas redes sociais da Unidade. Segue entrevista:..

Campanha de combate ao HIV/AIDS encerra com alerta para alto número de casos em Petrolina

Após um mês de ações de conscientização sobre o HIV e AIDS, a Secretaria de Saúde de Petrolina encerra a campanha 'Dezembro Vermelho' com um alerta para o alto índice de casos da infecção no município. Durante as atividades, realizadas pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), foram levadas orientações sobre as medidas preventivas, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus, além da realização dos testes rápidos e distribuição de preservativos.

Foram feitos, durante o mês, 730 testes rápidos, além de cinco palestras em localidades diferentes. Do total, 12 deram reagentes positivos para o HIV. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, houve um aumento de quase 50% no número de testes realizados neste mês de dezembro...

No Dezembro Vermelho secretaria leva testes rápidos ao público do Juá Garden nesta sexta-feira (15)

Quem for ao Juá Garden nesta sexta-feira, 15, a partir das 15h, vai encontrar à disposição, profissionais da saúde que estarão orientando e realizando testes rápidos gratuitos para toda a comunidade, a fim de detectar a presença ou não de doenças como as Hepatites B e C, sífilis e HIV.

Organizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro com o apoio do Rotary Clube São Francisco e do Shopping, a ação integra a programação do Dezembro Vermelho no município - mês marcado pela mobilização nacional para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV e Aids e tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com HIV...

"O Especialista Responde" de dezembro traz como tema HIV/AIDS/DST

Você sabia que este mês também é conhecido como “Dezembro Vermelho”? Pois é, a campanha, instituída pela Lei 13.504, tem como objetivo chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. 

A iniciativa é voltada para prevenção do HVI/Aids, bem como de outras doenças sexualmente transmissíveis...

Juazeiro: Câmara institui Semana Municipal de Prevenção ao HIV/AIDS 

Durante a Ordem do Dia da Sessão Ordinária desta terça-feira (05.12), a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou sete projetos. No momento da votação, o presidente, Alex Tanuri (PSL), ressaltou que todas as pautas foram discutidas pelo legislativo e executivo, sendo aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.

De autoria do vereador Hélio Coelho (PCdoB) foram aprovados dois Projetos de Lei. O primeiro de Nº 3.322/2017 denomina a Avenida Maria Helena Nicácio de Brito o Logradouro Público situado no Projeto NH3, Distrito de Itamotinga. O segundo de Nº 3.323/2017 denomina Francisco Cavalcante de Carvalho a Unidade Básica de Saúde (UBS), na comunidade de Mandacaru II, Projeto Tourão, distrito de Mandacaru...

JUAZEIRO TERÁ SEMANA DE LUTA CONTRA A AIDS

A totalidade dos municípios brasileiros lembra em primeiro de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, só que em Juazeiro (BA) por iniciativa do vereador Allan Jones o município terá não apenas um dia, mas uma semana inteira para desenvolver inúmeras ações de prevenção e conscientização junto à população das áreas urbana e rural. Projeto de Lei neste sentido foi dado entrada na Casa Aprígio Duarte e mereceu a defesa durante pronunciamento na sessão ordinária desta segunda-feira (04). As ações serão de prevenção a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis. ..

Em 2017, 77 novos casos de HIV/Aids foram notificados em Juazeiro

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids teve em diversas localidades uma série de atividades gratuitas focadas na prevenção. Em Pernambuco, já foram registrados, oficialmente, 25.218 casos de Aids e mais de dez mil mortes de pacientes com a doença pela Secretaria Estadual de Saúde. As notificações começaram em 1983. Ao passado, foram 1.104 novos casos. Este ano, até o dia 24 de outubro, foram 396, sendo 259 em homens e 137 em mulheres, e 421 mortes.

Em Juazeiro, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta,  serão ofertadas testagens para HIV, Sífilis e Hepatites. “Também realizaremos atividades de orientação e distribuição de preservativos, com o objetivo de estimular a prevenção dessas doenças. Nossa expectativa é realizar cerca de 200 testes”, informa. Em 2017, 77 novos casos de HIV/Aids foram notificados em Juazeiro. No município, o acompanhamento deste público é realizado no CIDHA...

Orientações e testes rápidos marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids em Juazeiro 

O mês de dezembro se inicia e com ele, um alerta importante para a população: 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids.  Em Juazeiro, quem foi ao Centro da cidade se deparou com uma ação organizada pela Secretaria de Saúde, com o apoio do Rotary Clube São Francisco, onde foi disponibilizado testes rápidos para o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), bem como orientações sobre a importância e o uso correto dos preservativos masculino e feminino.

A ação abre a programação do Dezembro Vermelho - campanha nacional que visa intensificar as ações de prevenção a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Somente nesse ano (2017), 77 novos casos de HIV foram notificados em Juazeiro. O acompanhamento desse público é realizado no Centro de Informações em IST/HIV/ AIDS (CIDHA) que fica no Centro de Saúde III no bairro Angary...

Secretaria de Saúde realiza testes rápidos gratuitos no Dia Mundial da Luta Contra AIDS

No dia 1º dezembro é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Por isso, nesta sexta-feira, das 08h às 16h, uma equipe do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) estará realizando testes rápidos para rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST) gratuitamente, na Praça Barão do Rio Branco. A ação abre a programação do Dezembro Vermelho, campanha nacional, que visa intensificar as ações de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, na ocasião, serão ofertadas testagens para HIV, Sífilis e Hepatites. “Também realizaremos atividades de orientação e distribuição de preservativos, com o objetivo de estimular a prevenção dessas doenças. Nossa expectativa é realizar cerca de 200 testes”, informa...

Petrolina, de 2015 a Outubro de 2017, registrou 297 casos de Aids em adultos, 33 em gestantes e dois em crianças

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no dia 1º de Dezembro e, no Brasil, durante todo o mês, o movimento intitulado "Dezembro Vermelho" será voltado à prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos às pessoas que vivem com HIV/AIDS. Em Petrolina, o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) promoverão, na próxima sexta-feira (01), atividades de enfrentamento à doença, com realização de testes rápidos e rodas de conversa para desmistificar o tabu sobre a síndrome.

De acordo com a psicóloga do SAE, Sâmara Paes, a informação é o melhor caminho para a desconstrução do preconceito as pessoas que vivem com o HIV. "Falar sobre o vírus é a melhor forma de combatê-lo, pois passamos a conhecê-lo. Aqui no serviço nos deparamos ainda com usuários que não têm coragem de se identificar, de compartilhar vivências, porque tem vergonha do julgamento da sociedade. Então, o trabalho de acompanhamento a este público-alvo é contínuo, diário, e tão importante quanto à prevenção", defende a psicóloga...

'Dezembro Vermelho' vai para sanção de Temer

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1º de dezembro, mas o mês inteiro está prestes a ser dedicado para atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). É o que prevê Dezembro Vermelho, projeto de lei da Câmara aprovado recentemente pelo Senado. O texto segue para sanção presidencial.

A proposta cria o Dezembro Vermelho, movimento dedicado à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus da Aids. "Com essa proposição, queremos que o mês inteiro seja dedicado à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que convivem com o vírus"...

Salvador, Feira de Santana e Juazeiro lideram número de casos de Aids em 2017 na Bahia

Os municípios de Salvador, Feira de Santana, a 100 quilômetros da capital, e Juazeiro, no norte da Bahia, são os que mais registraram novos casos de Aids em 2017, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

De janeiro a até o dia 25 de setembro, quando foi realizado o último balanço pelo órgão, foram notificados 601 casos de Aids em adultos e oito em crianças em todo o estado. Além disso, foram registrados 1.207 casos de HIV em adulto e 11 em crianças...

Especialistas discutem cura da Aids e alertam para diagnóstico da hepatite C

A cura do HIV/aids está cada vez mais próxima, segundo o presidente do 20º Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto 2017), Alberto Chebabo. “A gente hoje sabe que existem locais onde o HIV se esconde e onde a medicação que a gente utiliza não consegue atuar. Consigo controlar a doença, mas não consigo eliminar esses reservatórios onde o vírus fica escondido dentro do corpo humano, dentro do organismo”, explicou.

A expectativa, de acordo com Chebabo, é que em até 10 anos essas pesquisas resultem em medicamentos que levem à cura da aids. No Brasil, instituições como as universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) vêm desenvolvendo pesquisas de modo colaborativo com esse objeti..

Duas mulheres de Cruz das Almas denunciam que são vítimas de boato espalhado pelo watsap

Duas mulheres de Cruz das Almas estão sofrendo as consequências da disseminação online de um falso boato, que aponta que elas teriam o vírus da Aids e que estariam transmitindo a doença de propósito. 

As garçonetes Jandira Carvalho, 29 anos e Livia de Araújo, 31 anos reuniram as provas e procuraram o Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meio Eletrônicos. O objetivo era esclarecer o boato e denunciar a situação. Um texto no aplicativo WhatsApp que continha fotos das vítimas e o alerta de que elas estariam passando Aids para diversas pessoas começou a ser espalhado por meio de grupos e assim, a história se disseminou por outras redes sociais...

Profissionais da atenção básica de Petrolina recebem treinamento para a realização de testes para HIV/AIDS e Sífilis

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu um treinamento de atualização com cerca de 50 profissionais das Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs), para a realização de testes rápidos para a detecção do HIV/AIDS e Sífilis na atenção básica.

A oficina que ocorre durante todo o dia, tem o objetivo de passar conhecimento teórico e prático em relação ao serviço oferecido no município. A psicóloga, Sâmara Paes, ressaltou a importância do treinamento dos servidores para a eficiência e condução adequada do procedimento...

Já próximo ao carnaval, a UPAE/IMIP de Petrolina trabalha o tema IST/HIV/AIDS com seus funcionários, colaboradores e pacientes

Como o objetivo de atuar também na prevenção e não somente na assistência, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMP) realiza, durante o todo o ano, campanhas educativas de acordo com o calendário da saúde e demandas sazonais que possam surgir. Nesse mês de fevereiro, diversos setores do serviço estão trabalhando o tema IST/HIV/AIDS, com vistas a lembrar à população sobre o aumento do risco de contágio das doenças sexualmente transmissíveis no período de carnaval.

Para o público de funcionários e colaboradores, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) está distribuindo camisinhas (feminina e masculina), folders informativos e frases de impacto, ressaltando que o sexo praticado de forma segura ainda é a melhor forma de prevenção. Já para os pacientes e acompanhantes, o Serviço Social da unidade está realizando palestras educativas com foco no uso do preservativo, mas também com o objetivo de informar sobre o Centro de Testagem e Aconselhamento do município, que presta esclarecimentos e realiza testes rápidos e sigilosos para todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS...

Petrolina celebra mais um dia Mundial de Luta e combate e prevenção a AIDS

Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realizou, nesta quinta-feira (01), uma grande ação de sensibilização na Praça do Bambuzinho, com a oferta de diversos serviços de saúde, dicas e muito mais. Ao todo, vários serviços foram disponibilizados para as pessoas que passavam pela praça. Testes rápidos, doações de animais, massagens, corte de cabelo feminino e masculino, orientação do Cerest e Hanseníase, glicemia, aferição de pressão arterial e entrega de panfletos e preservativo as todas as pessoas.

Foram realizados 152 procedimentos de testes rápidos, tanto para Sífilis quanto para HIV, a Secretária municipal de saúde de Petrolina, Mara Gonçalves, falou da ação e explicou que as pessoas devem sempre buscar o acompanhamento. "O Dia 'D' serve para orientar as pessoas sobre a importância da prevenção e principalmente os perigos que o HIV e AIDS causam no organismo, por isso nossa função também é conscientizar a todos", explicou...