Foram encontrados 395 registros para a palavra: agricultores

Agricultores juazeirenses têm até hoje, dia 9 de dezembro, para pagar o boleto do Garantia-Safra

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), informa que o prazo para o pagamento do boleto do Garantia-Safra 2024/2025 termina hoje, segunda-feira, 9 de dezembro.

Este ano, 4.460 agricultores tiveram seus cadastros homologados no programa e precisam quitar os boletos para garantir o acesso ao benefício.  ..

Oficina sobre integração do Serviço de Inspeção Municipal ao SISBI reúne equipes técnicas e agricultores familiares em Cruz das Almas

Uma oficina sobre a integração do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) reuniu, nesta terça-feira (26/11), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, gestores municipais e de agroindústrias familiares, médicos veterinários, profissionais da inspeção agropecuária e agricultores e agricultoras familiares e pequenos produtores.
 
O evento foi realizado pelo Consórcio do Território do Recôncavo (CTR), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
 
A formação é uma das etapas do Projeto ConSIM 3, que tem por objetivo orientar, tecnicamente, os Serviços de Inspeção Municipal, gestores públicos e as agroindústrias que buscam equivalência ao SISBI-POA, sobre as normas de segurança e padronização de procedimentos que são necessários para a adequação.
 
"Foi um evento de extrema importância, que era necessário acontecer para deslanchar essa proposta. É, sobretudo, um trabalho de educação das pessoas envolvidas, que precisam abraçar essa causa. É importante porque estamos cuidando da saúde do consumidor e precisamos dessas informações para que a gente multiplique e incentive os produtores dos nossos municípios para participarem de uma forma segura e para que possamos fazer um trabalho de conscientização nos nossos municípios", observou o secretário de Agricultura de Castro Alves, João Mendonça.
 
Washington Borges, produtor de ovos de galinha caipira, do município de Governador Mangabeira, falou que essa é uma iniciativa muito válida para os pequenos produtores. "Queremos nos regularizar e receber orientações e essas informações são sempre muito bem-vindas. Minha gratidão por essa iniciativa".
 
A médica veterinária, Denise Soledade, responsável por esse projeto no CTR, afirma que a participação do Consórcio no projeto ConSIM 3 é uma grande oportunidade para aperfeiçoar as ações realizadas pelo SIM e buscar a adesão ao SISBI. "Essa adesão permitirá que os produtos com a certificação do SIM tenham seus limites comerciais ampliados, resultando em crescimento econômico e geração de emprego e renda".
 
"A iniciativa não apenas visa aprimorar as atividades do Serviço de Inspeção, por meio do Consórcio, mas também a abertura do mercado das pequenas agroindústrias, potencializando vendas, gerando novos empregos e aumentando a arrecadação municipal. A união de esforços entre o Consórcio, o MAPA e a CAR reafirma o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar na região do Recôncavo", ressalta Irlan de Almeida, agrônomo e coordenador de Projetos no CTR.
 
O encontro possibilitou a discussão sobre a importância da execução do serviço de inspeção por meio do Consórcio Público e a possibilidade de expansão da comercialização dos produtos por todo o território nacional.
 
Participaram da oficina Altair Santana de Oliveira, Fiscal Agropecuário da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura e Pecuária, que destacou a relevância da qualificação dos serviços de inspeção, e Milane Ribeiro, Consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), que abordou as adequações sanitárias essenciais para agroindústrias. ..

Prefeitura de Sobradinho convoca agricultores para retirada do boleto do Garantia-Safra

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), informa aos agricultores cadastrados no programa Garantia-Safra 2024/2025, que o prazo para a retirada do boleto se encerra no próximo dia 9 de dezembro.


Os interessados devem comparecer à sede da SEAMA, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h, munidos de documento de CPF...

Petrolina: Codevasf é denunciada por não entregar equipamentos. "Tudo armazenado no pátio e não chega aos agricultores"

No mês de setembro de 2021, a REDEGN destacou reportagem denunciando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba,
-Clique Aqui-Codevasf em Juazeiro possui dezenas de máquinas e equipamentos armazenados no pátio aguardando indicação de emendas parlamentares e que não são entregues aos agricultores e entidades que necessitam.

O problema agora é denunciado em Petrolina. Durante a sessão realizada na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (07), a vereadora Maria Elena questionou a falta de distribuição de equipamentos destinados, principalmente, para o uso familiar, a mulher e  homem do campo, ligados a associações e movimentos sociais....

“Os pequenos agricultores são os primeiros a sentir o impacto das mudanças climáticas, o que reduz a oferta de alimentos e aumenta os preços", diz relatório

As populações vulnerabilizadas — especialmente mulheres negras das regiões Norte e Nordeste — são as mais atingidas pelo fome, aponta boletim divulgado nesta quarta, Dia Mundial da Alimentação, pelo Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC).

O problema, agravado pela intensificação dos eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e enchentes, afeta mais de 8 milhões de pessoas no País, de acordo com dados do IBGE...

Agricultores latino-americanos vêm conhecer projetos de desenvolvimento sustentável no Semiárido

Pernambuco e Paraíba receberão, entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro, jovens, mulheres e agricultores de El Salvador, Guatemala e Colômbia, para participar de um intercâmbio focado em soluções climáticas no Semiárido. A iniciativa tem o objetivo de promover a troca de experiências sobre práticas de adaptação climática entre diferentes países latino-americanos.

Os intercambistas serão recebidos na capital pernambucana e em seguida visitarão comunidades rurais no interior do estado para conhecer diversas experiências. O sertão do Pajeú será um dos destinos onde os integrantes da iniciativa conhecerão sistemas de produção conectados às feiras agroecológicas...

Em ano eleitoral agricultores de Juazeiro e Petrolina vivem mais um "drama da seca": situação é de emergência

A REDEGN conversou com lideranças que atuam na zona rural de Juazeiro e Petrolina. A situação é dramática. Sem chuvas e não há previsão para os próximo dias. O cenário é de “Vidas Secas” denuncia o descaso social e a exploração humana mostrada na obra de Graciliano Ramos retratando em 1938. o drama de uma família nordestina, comum ainda hoje no Brasil.

Ano passado a REDEGN destacou reportagem: Sol abrasador dos Sertões e a inoperância das políticas públicas para o convívio com as secas-Veja Aqui. Passados meses e dias a situação "só piorou"; Nem mesmo o ano de eleições 2024  fez com que as autoridades dessem prioridade a política pública de convivência com a seca...

Continua a saga dos agricultores do Pontal Central em busca de segurança hídrica, diz sindicato

Depois de ocuparem a comporta do canal secundário no Pontal Sul, no último domingo (18), agricultores do Pontal Central estiveram na Codevasf, em Petrolina, na manhã desta segunda-feira (19), para solicitar a disponibilização de mais água para atender a demanda dos quase 500 agricultores familiares que produzem no local. O movimento é por tempo indeterminado.  Ano passado, uma mobilização durou 41 dias com o mesmo objetivo de buscar a resolução do problema da falta de gestão na distribuição da água na área.    

Os agricultores familiares buscam segurança hídrica, uma vez que a água liberada não atende a demanda das famílias para fins agrícolas. ..

Agricultores interditam trechos das BRs 116, 316 e 428, pela falta de energia para irrigar plantações

Produtores rurais interditam o trânsito desde as 06h deste sábado (17), no Trevo do Ibó, próximo ao município de Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco. A reivindicação é para que seja reestabelecida a energia para irrigar as plantações do Sistema Itaparica

De acordo com agentes da Polícia Militar (PM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) cerca de 400 manifestantes interditaram trechos das BRs 116, 316 e 428 em um protesto pacífico. Somente as ambulâncias e outros veículos de emergência são autorizados a passarem pelo bloqueio...

CPT denuncia falta de água e se solidariza com famílias de agricultores reassentadas de Itaparica

Conforme publicado na segunda-feira, 12, aqui na REDEGN, Agricultores do Sistema Itaparica ocupam o eixo leste da Transposição das águas do Rio São Francisco, a situação dos agricultores de familias reassentadas de Itaparica continua critica e sem uma solução.

A Comissão Pastoral da Terra, Sertão de Pernambuco se manifestou através de nota. Confira:..

Dioceses de Juazeiro, Floresta e Petrolina debatem problemas dos agricultores reassentados de Itaparica

Nesta segunda-feira (12) aconteceu a reunião das Dioceses de Petrolina, Floresta e Juazeiro. O encontro discutiu os problemas do Complexo de Irrigação e os assentamentos de Itaparica. Os padres e alguns leigos de Curaçá, Bahia foram recebidos pelo Bispo Dom Antonio.

O padre  Luciano Aguiar da diocese de Floresta  fez apresentacao da realidade vivida na região e padre Luciano Lima contextualizou as  dificuldades das lideranças...

Agricultores do Sistema Itaparica ocupam o eixo leste da Transposição das águas do Rio São Francisco

A REDEGN recebeu informação que um grupo de trabalhadores rurais dos Perímetros Irrigados que integram o Sistema Itaparica, ocuparam na manhã desta segunda-feira (12),  o Eixo Leste da Transposição das águas do Rio São Francisco. 

O objetivo é cobrar dos governos de Pernambuco e Bahia, da União e do Congresso Nacional, uma definição quanto aos problemas enfrentados pelas famílias reassentadas nesses Perímetros...

Unidade de beneficiamento de mandioca assegura produção de qualidade e renda para agricultores de Casa Nova

Com a reforma e adequação da unidade de beneficiamento de mandioca, aquisição de novos equipamentos, o grupo misto da comunidade de Mucambo, no município de Casa Nova (BA), agora tem capacidade para produzir bolos, ginetes, sequilhos e pudins em grande quantidade e assim assegurar as demandas locais e mercados institucionais. Para tanto, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), investiu mais de 197 mil reais como parte das ações do Projeto Pró-Semiárido.

Antes o grupo trabalhava com até 40kg de mandioca e tinha muitas perdas, com a unidade reestruturada, é possível processar mais de 150kg de produtos. "Nosso desenvolvimento que antes era 10%, hoje é 100%. Nós tínhamos muita perda de produto por conta do nosso forno que não era adequado e metade do nosso produto saia queimado. Aí quando veio o forno elétrico a gente nem acreditou, porquê o que a gente fazia em uma semana hoje a gente faz em um dia", destaca a vice-presidente da associação de Mucambo, Ielma dos Santos Silva...

Rio Salitre: ''infelizmente com a seca do rio agricultores vão para o lado de irrigação, furando poços artesianos"

A comunidade ribeirinha de Lagoa Branca, localizada na zona rural de Campo Formoso, há 64 km da sede do município, sofre com o processo de desertificação devido a seca do Rio Salitre, que dura há cerca de 20 anos. De acordo com o site Comite Hidrográfica da Bacia do São Francisco, o rio que nasce na localidade de Boca da Madeira, no município de Morro do Chapéu (BA), percorre cerca de 333 quilômetros até desaguar em Juazeiro, onde se torna perene por causa da instalação de adutoras, auxiliando quem tira dele a sua subsistência.

Na região de Juazeiro, o rio percorre o Projeto Salitre, que conta atualmente com 255 lotes agrícolas destinados a pequenos produtores rurais e 68 empresariais em uma área de 5.098 hectares onde 1,5 mil hectares correspondem a área irrigada cultivada. Segundo os produtores, enquanto se espera por soluções permanentes para a gestão adequada na região há mais de 40 anos, já se registrou episódios de violência e prejuízos pela disputa da água...

Prefeitura de Sento-Sé inicia entrega do milho para agricultores e criadores nesta sexta (03)

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, inicia nesta sexta-feira (03), a partir das 9h, no galpão ao lado da empresa Vale Norte, a entrega do milho para os agricultores e criadores.

A iniciativa é fruto da parceria da Prefeitura de Sento-Sé com o governo do estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) fazendo parte das Ações de Enfrentamento aos efeitos da Seca – 2023/24..

Feira Agroecológica de Campo Alegre de Lourdes gera renda e fortalece organização social de agricultores 

Inaugurada há dois meses, a Feira Agroecológica de Campo Alegre de Lourdes é um antigo sonho das famílias agricultoras do município, consolidado. São 27 barracas comercializando produtos agroecológicos, no espaço coberto da feira livre, que funciona todos os sábados pela manhã, no Mercado Municipal. Em fevereiro deste ano, o Governo Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou, à população de Campo Alegre de Lourdes, o Mercado e a Feira Livre, revitalizados, o que permitiu a realização de Feira Agroecológica.

"Há uns cinco anos, a Feira estava entre as lutas das comunidades. Hoje, a gente vem colocando a feira em prática com apoio de parceiros como a CAR, Sasop e Sindicato. Hoje, 47 famílias estão envolvidas, mas a ideia é ter o número de famílias ampliado. O desafio é se organizar cada vez mais para dar continuidade a esta feira, que é um espaço importante para nossas comunidades e para a agricultura familiar", afirma Leandro Lacerda, da comunidade Lagoa do Gado e membro da Coordenação da Feira...

Agricultores de Filadelfia vão fornecer mais de R$ 353 mil em produtos para o PAA

Um grupo de 45 agricultores e agricultoras familiares de Filadélfia teve aprovada a proposta de fornecimento de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No total, serão comercializados mais de R$ 353 mil em alimentos saudáveis e nutritivos cultivados localmente, sem uso de fertilizantes químicos.

Hortaliças, tubérculos, frutas e legumes estão na lista dos alimentos contratados que serão entregues, ao longo deste ano, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Filadélfia e beneficiarão mais de 200 famílias assistidas pelo órgão. Já foram realizadas duas entregas, nos dias 20 de março e 05 de abril. A estimativa é de que as entregas ocorram a cada 15 dias, de acordo com a sazonalidade da produção...

Pequenos produtores e agricultores familiares da Bahia têm formação sobre nova lei que certifica alimentos no estado

A regulação e certificação estadual de produtos de origem animal da agricultura familiar baiana foi o tema do Seminário Estadual SIM/Susaf. O evento aconteceu nesta quinta-feira (4), no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e reuniu cerca de 220 pequenos produtores, representantes de empreendimentos da agroindústria e de consórcios públicos.

A perspectiva do Seminário Estadual Sim/Susaf é ampliar o acesso às informações sobre as políticas de controle e inspeção já existentes e a Lei do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA), que deve ser regulamentada nos próximos dias. Na palestra de abertura "A participação do Serviço de Inspeção Municipal no desenvolvimento socioeconômico do município", Leomar Prezzoto, agrônomo e mestre em legislação sanitária, explicou que o selo que certifica a qualidade dos produtos no âmbito estadual vai aumentar a comercialização de alimentos produzidos em menor escala para toda a Bahia...

Agricultores de Petrolina e Juazeiro na esperança de chuva no Dia de São José

Uma tradição cultuada pelos agricultores é a chuva do dia 19 de março. A data é comemorada com festa pelos agricultores do sertão e em todo o nordeste e celebra o dia de São José. A tradição é vivenciada por agricultores de Juazeiro e Petrolina.

Segundo a tradição, as chuvas que caem neste dia trazem esperança de uma boa colheita, especialmente, do milho...

Prefeitura cadastra agricultores interessados em adquirir milho para alimentação animal em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com o Governo do Estado, inicia nesta segunda-feira (4) o cadastramento de produtores rurais que queiram adquirir milho para alimentação de seus rebanhos.

O cadastro será feito de forma presencial, na Adeap, que fica na Rua Antônio Cursino, nº8, Centro. O atendimento é das 8h às 14h...