Foram encontrados 213 registros para a palavra: aedes

Com chuva, aumenta o risco de reprodução do Aedes aegypti, alerta Prefeitura de Juazeiro

As chuvas que chegaram na região acedem um alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem atuando para combater os focos de reprodução do mosquito e pede o apoio da população para manter os índices de contaminação por dengue, chikungunya e zika baixos no município.

"Diversos estados no Brasil estão sofrendo com epidemias de dengue, inclusive já há 151 mortes confirmadas no país. Em Juazeiro, foram registrados, até agora, 92 notificações de casos suspeitos de dengue, destes, 04 foram confirmados, 35 descartados e 53 estão aguardando o resultado. Precisamos da colaboração das pessoas em não manter água acumulada em suas casas e que recebam os nossos agentes de endemias", falou o supervisor geral do Núcleo de Endemias, Diego Alves.

Prevenção-O mosquito se reproduz em água parada, por isso é necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d'água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Caso a pessoa apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Dengue Zap-A população pode entrar em contato com o Núcleo de Endemias para receber orientações ou solicitar a visita dos agentes em locais suspeitos de focos através do Dengue Zap: (74) 99945 – 5371, que está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é exclusivo para mensagens via Whatsapp.

Mutirão de combate aos finais de semana-Os agentes de endemias estão fazendo mutirões de visitas aos finais de semana para reforçar o combate ao mosquito e orientar a população. Neste final de semana (24 e 25 de fevereiro), as equipes estarão no bairro Piranga.

 ..

'Dia D' mobiliza Sento-Sé no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Esta terça-feira (20) em Sento-Sé foi de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com a realização do 'Dia D'. A ação realizada pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue até a quarta-feira (21), tendo como objetivo combater e recolher possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Cerca de 30 Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) percorreram nesta terça-feira os bairros: Beira Rio, Centro, Tombador, João Leopoldo, Elias Alves e Cícero Borges. Já amanhã, dia 21, os bairros que receberão as equipes serão: Bela Vista, São José e Cirano Sento-Sé...

Mais sete municípios baianos, incluindo Juazeiro, receberam o reforço do fumacê no combate ao Aedes aegypti

O Governo da Bahia não tem poupado esforços quando o assunto é o combate à Dengue. Nesta segunda-feira (19), mais três cidades baianas vão iniciar o uso do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como "fumacê", estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que consiste na pulverização de inseticida para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

Além de Wanderley, Lajedão e Morro do Chapéu, que passam a contar com a estratégia, mais sete municípios baianos também receberam o reforço do fumacê no combate ao Aedes aegypti, são eles: Salvador, Piripá, Encruzilhada, Bonito, Feira de Santana, Jacaraci e Juazeiro...

Prefeitura de Juazeiro intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem realizando mutirões de visitas domiciliares dos agentes de endemias, desde o mês de janeiro, para combater focos de reprodução do Aedes aegypti.

A ação visa reforçar, junto à população, os cuidados para prevenção e evitar a reprodução do mosquito que é vetor de doenças como, dengue, Chikungunya e zika...

Prefeitura de Sobradinho lança campanha de enfretamento ao Aedes aegypti; município não tem caso confirmado de dengue

O Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue, de acordo com os dados atualizados do Ministério da Saúde, divulgados na última segunda-feira (12). Já são 512. 353 casos suspeitos nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do registrado no ano passado. Apenas neste ano, 75 mortes foram confirmadas pela doença e outras 350 estão em investigação.

Preocupada com a explosão de casos, a Secretaria de Saúde de Sobradinho, mesmo sem ter nenhum caso confirmado da doença, lançou a campanha ..

Salvador apresenta resultados positivos no combate ao Aedes aegypti

Para garantir que os foliões soteropolitanos, baianos e turistas curtam o Carnaval de forma segura no que tange as doenças urbanas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica as ações de controle e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

Mesmo com os festejos, agentes de endemias seguem realizando atividades de inspeção e aplicação de inseticidas em bairros estratégicos...

Dengue Zap: Prefeitura de Juazeiro divulga novo número para registro de focos do mosquito Aedes aegypti

O 'Dengue Zap' já é uma ferramenta conhecida pela população de Juazeiro que auxilia de forma eficaz na identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que o número mudou para (74) 99945 - 5371...

Infectologista manifesta preocupação com o ressurgimento do sorotipo 3 da dengue no país

O mosquito Aedes aegypti, transmissor de todas as arboviroses que atualmente circulam no país, inclusive a dengue, chegou a ser erradicado do território brasileiro por volta de 1950, como resultado de uma série de medidas para o controle da febre amarela. Entretanto, dadas as atuais proporções de infestação, é impossível sonhar com esse cenário novamente. “O Aedes veio para ficar”, alertou o infectologista Antonio Carlos Bandeira.

Formado pela Universidade Federal da Bahia e especialista em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Bandeira descobriu, em 2015, a chegada do vírus Zika ao Brasil. A doença também é transmitida pelo Aedes aegypti. Em entrevista à Agência Brasil, o médico citou alterações climáticas, sobretudo o aumento das temperaturas, como fatores que colaboram para a explosão de casos de dengue este ano...

Prefeitura de Juazeiro faz aplicação de fumacê no entorno do circuito do Carnaval para combater o Aedes aegypti

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vem tomando diversas medidas para garantir a segurança e a saúde dos foliões que vão brincar o "Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos", que começa nesta quinta-feira (25). Um carro fumacê operou nos bairros que ficam em torno do circuito.

Durante os dias 22 e 23 de janeiro, as equipes do Núcleo de Endemias, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, realiza o trabalho de UBV-Fumacê, para combater o mosquito Aedes aegypti responsável pela proliferação de arboviroses como dengue, zika e  Chikungunya. O UBV-Fumacê passou pelo Alagadiço, Alto da Maravilha, Centro, Maria Goretti, João XXlll e Lomanto Júnior...

Prefeitura de Juazeiro intensifica combate a focos do Aedes aegypti no circuito do Carnaval

A Prefeitura de Juazeiro está tomando todas as providências para que o "Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos" seja a festa que os juazeirenses merecem. Nesta sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde (Sesau) realizou mais uma ação para garantir a segurança da população, o combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti nas proximidades do circuito da folia.

Equipes dos Agentes de Endemias visitaram as principais praças do Centro e hotéis da cidade. "Estivemos nesses locais para realizar um trabalho preventivo e de busca ativa dos focos no Aedes aegypti. Nos hotéis, avaliamos as áreas internas e externas, bem como realizamos orientações necessárias a todos os trabalhadores. Nosso objetivo é promover mais segurança, em relação à dengue, zika e chikungunya, não apenas à nossa população, mas também aos turistas que aqui estarão no período carnavalesco", explicou o supervisor geral do Núcleo de Endemias, Diego Alves...

Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão de visitas domiciliares para combater focos de reprodução do Aedes aegypti

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está realizando mutirões de visitas domiciliares dos Agentes de Endemias para combater focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. A ação também reforça, junto à população, os cuidados para prevenção e evitar a reprodução do mosquito vetor de doenças como, dengue, chikungunya e zika.

O Núcleo de Endemias iniciou os trabalhos de prevenção e combate no bairro Jardim Vitória, visitando mais de 500 imóveis, onde identificou apenas um ponto de reprodução nos locais visitados. Os Agentes de Endemias fazem fiscalizações em forma de mutirão pelo município aos sábados. No próximo dia 20 de janeiro, eles retornarão ao bairro Jardim Vitória...

Aedes aegypti: Prefeitura de Juazeiro alerta para os cuidados no período chuvoso para prevenção de doenças como a dengue

Com o início do período de chuva, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), alerta a população para redobrar os cuidados com o acúmulo de água, prevenindo, assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, doenças conhecidas como arboviroses.

O supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves, reforça a importância para ações simples, mas que podem evitar a proliferação do mosquito, como esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d'água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva...

Prefeitura de Juazeiro elimina 17 focos de reprodução do Aedes aegypti durante semana de combate às Arboviroses

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), finalizou, no último sábado (25), a "Semana Nacional de Mobilização Contra Arboviroses Urbanas" com ações no distrito de Itamotinga. Os agentes de endemias visitaram mais de 300 imóveis em busca e focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zica e Chikungunya.

A campanha iniciou em Juazeiro no dia 18 de novembro e com uma programação que incluiu mutirões de visitas dos agentes de endemias a bairros estratégicos, além de atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde e peça teatral apresentada para crianças da Escola Argemiro José da Cruz...

Aprender brincando: Prefeitura de Juazeiro orienta de crianças sobre cuidados para combater o Aedes aegypti com peça teatral

As crianças da Escola Municipal Escola Argemiro José da Cruz receberam visitas especiais na quinta-feira (23). A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), convidou a chapeuzinho vermelho, vovó e até o mosquito Aedes aegypti para orientar os alunos sobre os cuidados para evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.

As personagens fazem parte da peça teatral: Chapeuzinho Vermelho X Aedes aegypti, organizada pelo Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) da Sesau. Através da fantasia do teatro, as profissionais contaram para os alunos, com idades entre seis a oito anos, sobre a necessidade de combater o mosquito. "É muito importante orientar as crianças, porque elas levam o que aprendem para seus irmãos, para os pais e para toda a vizinhança, propagando as informações. E quando se ensina de forma lúdica, é ainda melhor", comentou a diretora da escola, Cida Miranda...

Prefeitura de Juazeiro intensifica o controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti; programação segue até o dia 25

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo ações de controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, zica e chikungunya.

A "Semana Nacional de Mobilização Contra Arboviroses Urbanas" começou no munícipio no último sábado (18) no distrito de Itamotinga, quando mais de 600 imóveis receberam a visita dos agentes de endemias...

4º LIRAa aponta baixo risco de infestação pelo Aedes Aegypti em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretária de Saúde, divulga nesta terça-feira (18) o resultado do 4º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa).

Essa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, do índice de infestação do mosquito responsável por transmitir a Dengue, Chikungunya e Zika. O resultado apontou baixo risco, nível de 0.5%,  de surto para doenças transmitidas pelo vetor. ..

Casos de dengue grave aumentam 168% na Bahia; mortes diminuem

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, no primeiro semestre de 2023, um aumento de 168% nas formas graves da dengue em comparação ao ano passado.

Foram 670 casos em 2023 contra 250 no mesmo período de 2022. Por outro lado, o número de mortes por dengue grave no primeiro semestre caiu de 20 no ano passado para nove neste ano, redução de 55%...

Resultado do 3º LirAa aponta baixo risco de infestação para o Aedes Aegypti em Petrolina

O terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023, realizado pela Secretaria de Saúde de Petrolina apontou nível de infestação do mosquito de 0,5%.

Isso significa que o município apresenta baixo risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. A avaliação foi feita de 07 a 10 de março.     ..

Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão para combate ao Aedes Aegypti neste sábado em Pinhões

O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, realizado pela Prefeitura Municipal, segue intenso em Juazeiro. Neste sábado (15), os Agentes de Combate às Endemias, da Secretaria de Saúde (Sesau) realizarão no distrito de Pinhões, zona rural do município, um mutirão. Cerca de 30 agentes irão realizar busca ativa dos focos do mosquito na área.

A proposta é que cerca de 800 imóveis entre residências, pontos comerciais e terrenos baldios, sejam visitados pelos agentes. "Fazemos um trabalho contínuo de busca por focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, na sede e interior do município. Pedimos que a população de Pinhões receba as nossas equipes, abram as portas para que possamos, juntos, fortalecer a luta de combate ao Aedes aegypti", destacou o supervisor do Núcleo de Endemias da Sesau, Diego Alves...

Aedes aegypti: Secretaria de Saúde de Juazeiro segue com trabalho de combate ao mosquito e já visitou quase 29 mil imóveis este ano

Quase 29 mil imóveis já foram vistoriados pelas equipes de Agentes de Endemias da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti somente este ano.

As ações, realizadas tanto na sede como no interior do município, visam a intensificação do programa de controle de dengue e outras arboviroses...