Foram encontrados 288 registros para a palavra: adolescentes

Artigo - Adolescentes em conflito com a Lei e a Socioeducação

Adolescentes em conflito com a lei, Estatuto da Criança e do Adolescente e socioeducação são assuntos que fazem parte da minha vida profissional e de minhas inquietações pessoais. Durante esses longos anos como professora da disciplina de Arte no sistema socioeducativo, por muitas vezes a música, o teatro, a dança, o desenho e a pintura deixam de ser simplesmente a “arte pela arte”. Os significantes e os significados se movem em direção das histórias que contemplam. 

O Sistema Infanto Juvenil necessita adequar-se à realidade e à necessidade social dos adolescentes, tendo como objetivo principal assegurar os direitos dos adolescentes e também garantir que qualquer circunstância aplicada ao autor do ato infracional seja proporcional à pessoa em desenvolvimento. É preciso também respeitar o adolescente independentemente do delito que este tenha cometido, algo que realmente torna-se difícil ao ser humano, pois significa tratar com respeito e dignidade quem feriu o respeito e a dignidade de outrem. No entanto, não podemos desprover o outro de seus direitos e possibilidades; por isso, ao tratar das medidas socioeducativas se faz necessário ir além do que a medida propriamente dita suscita em seu bojo...

Audiência concentrada aproxima adolescentes e justiça em Petrolina 

Para avaliar o cumprimento das medidas de ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Petrolina (Creas) e a Vara da Infância e Juventude promoveu uma audiência de concentração nesta sexta-feira (31). A atividade é realizada em todas as Varas Regionais que possuam em sua circunscrição Unidades de Atendimento Socioeducativo. A audiência reuniu dezenas de jovens e seus familiares na sede do Creas.  

É através das audiências que os adolescentes podem conquistar a extinção da medida socioeducativa ou regressão da pena, que implica em liberdade assistida. Em casos onde as medidas não estão sendo seguidas, o Ministério Público poderá determinar a manutenção da pena. ..

Selo Unicef: em 1° Fórum Comunitário, Petrolina debate políticas públicas para crianças e adolescentes

Petrolina deu um importante passo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. Na segunda-feira (27), mais de 400 pessoas participaram do 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef que reuniu representantes da prefeitura, sociedade civil e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) no auditório do Senai.

O evento foi apresentado pelos estudantes da Rede municipal Klebson Barbosa; Ana Laura  e Ricardo Emanuel e também foi marcado por apresentações culturais, inclusive, de crianças com deficiência que encantaram o público com música e dança...

Fórum discutirá políticas voltadas a crianças e adolescentes de Petrolina

As políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de Petrolina serão discutidas no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef que acontece na próxima segunda-feira (27), no Senai. O encontro é promovido pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e será realizado, a partir das 8h.

Petrolina aderiu ao Selo Unicef na edição 2017 a 2020 com o compromisso de elaborar um diagnóstico da população de 0 a 18 anos sobre os principais problemas do grupo. O fórum é aberto à comunidade e durante o encontro serão discutidas ações para melhorar os serviços direcionados às crianças e adolescentes de Petrolina. A programação segue até às 14h quando serão formados grupos de trabalho para discutir os avanços necessários para sanar as desigualdades em Petrolina...

FliSertão: 'Concurso Literário Antônio Padilha' está com inscrições abertas para crianças e adolescentes 

Com a finalidade de estimular a produção textual de crianças e adolescentes de Petrolina, a prefeitura, através da Secretária de Educação (Sedu) e da Andelivro, está organizando o 'Concurso Literário Antônio Padilha', integrado com as atividades do FliSertão, que vai acontecer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.  

O concurso presta homenagem ao escritor petrolinense Antônio de Santana Padilha, autor de obras como 'Pedro e Lina' e a cronologia histórica e cultural 'Petrolina no tempo, no espaço, na vez'. A atividade é aberta para toda a comunidade e é destinada às crianças e adolescentes até os 15 anos. ..

CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN PARTICIPAM DE AULA DE CANOAGEM NO RIO SÃO FRANCISCO

Na última quarta-feira, dia 13, crianças e adolescentes com síndrome de Down participaram de uma aula de canoagem no Rio São Francisco. A aula foi conduzida pelo grupo de estudos e pesquisa em atividade física adaptada e faz parte de um projeto de pesquisa de mestrado. Antes de seguir para o Rio, os alunos passaram 2 meses de preparação em aulas de canoagem na piscina semiolímpica do complexo esportivo da UNIVASF, em Petrolina.

Para o professor Leonardo Trevisan Costa  "São momentos como este que demonstram a importância do esporte como meio para promover a inclusão social e o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes com Síndrome de Down...

Abertura de 48ª Olimpíadas Estudantis de Petrolina reúne mais de mil crianças e adolescentes

O Ginásio Osvaldo de Carvalho foi palco da abertura oficial da 48ª Olimpíadas Estudantis de Petrolina, nesta segunda-feira (21). Ao todo, cerca de 6 mil alunos de 60 escolas devem participar das duas fases da competição este ano.  

Ao som de ‘Festa’, música de Ivete Sangalo coreografada por estudantes da escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, cerca de mil alunos de escolas públicas e particulares do município, deram às boas vindas à competição. Em seguida, uma apresentação de Maculelê do grupo de Capoeira Muzenza, com a participação do professor Dourado, finalizou a parte cultural, para dar início à solenidade. ..

Casa Nova mobiliza-se contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Ação Social, Conselho Tutelar, CRAS e todos os órgãos que compõem o SUAS -  rede de assistência social do município de Casa Nova, unidos à Secretaria de Educação, de Saúde, SAAE e Gabinete, Ministério Público, Policia Civil e Polícia Militar,  realizaram na manhã desta sexta-feira (18/05) um grande ato para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Centenas de jovens da rede escolar, a Promotora da Comarca, Aline Curvelo; o Delegado Cleriston Jambeiro, a Secretária de Educação, Rosicler Oliveira Lustoza; Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira; Secretario e Articulador do Selo UNICEF, Cosme Coelho; a Primeira Dama, Itamara Torres; o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio; Coordenadores e Diretores das Unidades Escolares, do Hospital e dos órgãos municipais, lideranças comunitárias, pais, lotaram a Quadra Poliesportiva José Vivente de Oliveira, mobilizando-se contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes...

Combate a exploração sexual de crianças e adolescentes e a luta antimonicomial marcam o dia '18 de maio' em Curaçá

Em todo o país, o dia 18 de Maio é marcado por duas lutas importantes que asseguram a dignidade e o bem estar das pessoas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do CREAS (Centro em Referencia Especializado em Assistência Social) realizou uma caminhada pelas principais ruas de Curaçá com a participação de crianças e adolescentes de escolas públicas, professores, conselheiros, autoridades e trabalhadores do SUAS.

Esse momento trouxe dados importantes e a necessidade de se falar em exploração sexual como um crime silencioso que atinge crianças de diferentes faixas etárias, muitas vezes, violentadas por familiares ou pessoas próximas. ..

Juazeiro: Ações educativas marcam Dia D da Campanha ‘Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes’

Desde o início do mês de maio a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza ações da Campanha ‘Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes’. Hoje, 18 de maio, Dia D da campanha nacional, as atividades foram intensificadas com um trabalho educativo enfatizando o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O objetivo da campanha realizada anualmente é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. De acordo com a equipe da SEDES, o objetivo de incentivar e encorajar as pessoas a denunciarem casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes está sendo alcançado. Estamos com ações na sede e interior do município e as pessoas abordadas têm parado para nos ouvir. É importante que a sociedade entenda a importância da denúncia, saiba que temos um disque denúncia disponível onde tudo pode ser feito em anonimato e toda uma rede de proteção à criança e adolescente acessível no município", destacou Cida Vieira, coordenadora do PETI.  ..

Município participará de ações da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) participará durante o mês de maio da Campanha Nacional ‘Faça Bonito. Proteja nossa crianças e adolescentes’ que traz o tema do Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações envolverão toda a Rede de Proteção Socioassistencial às Crianças e Adolescentes.

O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Dessa forma, a intenção segundo os organizadores, é incentivar e encorajar as pessoas a denunciarem casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes...

Cinema itinerante Ultragaz Cultural leva cultura à crianças e adolescentes de todo o País

A Ultragaz anuncia o início da primeira etapa da turnê 2018 do projeto Ultragaz Cultural. Desde o ano 2000, a Ultragaz leva projetos de cultura pelo país. Em seu 17º ciclo, o projeto percorrerá 14.847 quilômetros pelo Brasil, iniciando em março em São Paulo, percorrendo até Belém do Pará, cruzando 11 estados, por 2 dias em cada uma das 15 cidades. Uma carreta especialmente adaptada e transformada em uma sala de cinema comportando 77 lugares atenderá crianças e adolescentes de escolas e instituições da rede pública, e também as comunidades locais.

“Há 17 anos, o Ultragaz Cultural leva cultura e educação a todas as regiões do país, especialmente à população que menos tem acesso a atividades deste tipo”, afirma Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Ultragaz. “Promover a democratização do acesso à cultura faz parte dos nossos compromissos de sustentabilidade”. ..

Exagero de tecnologia deixa crianças e adolescentes desconectados do mundo real

O Brasil já conta com 22 milhões dos chamados nativos digitais, nascidos e criados a partir da década 1980, na era dos games e da internet. Contrariando prognósticos de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e o círculo de amizades, muitas crianças e adolescentes nunca estiveram tão desconectados do mundo. Parecem hipnotizados por seus aparelhos móveis, perdendo a vontade de estudar, de brincar ao ar livre e até de conversar entre si e com os familiares, sem intermediação das telas.

Segundo estudiosos, muitos jovens já apresentam sintomas de vício em eletrônicos, como  a queda no rendimento escolar, a insônia e o nervosismo sem causa aparente. Calcula-se que a cada cinco crianças e adolescentes, um sofre de um transtorno que necessita de tratamento especializado por se tornar antissocial, sofrer de insônia e apresentar queda no rendimento escolar. Por mês, quatro novos casos de compulsão por games batem à porta do consultório do psiquiatra José Belisário Filho, em Belo Horizonte. “É preciso entrar com medicação em alguns casos. Mas, felizmente, em outros é só uma questão de reorganizar o sono e melhorar a atividade física”, diz o médico. ..

CANOAGEM PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN

O Grupo de estudos e pesquisa em atividade física adaptada- GEPAFA da UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO segue com inscrições abertas para a prática de canoagem para crianças e adolescentes com síndrome de Dow. Para participar das aulas, os alunos precisam ter diagnóstico de síndrome de Down, ter entre 06 e 14 anos e estar devidamente matriculados. Para inscrição, os pais ou responsáveis deverão se dirigir ao colegiado de educação física da UNIVASF-Campus Petrolina, das 14 ás 20 H até 14/03.

Os alunos realizarão avaliação antropométrica, testes motores e aulas de canoagem. As aulas acontecerão na piscina do complexo esportivo da UNIVASF- Campus Petrolina duas vezes por semana em dias e horários a combinar com os pais ou responsáveis. Serão disponibilizadas 20 vagas...

Câncer: mais de 300 mil crianças e adolescentes são diagnosticados todos os anos

O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, lembrado ontem (15), a Childhood Cancer International (CCI), alertou para a necessidade de ações globais conjuntas para enfrentar o que chama de desafio crescente imposto pela doença. Dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer indicam que cerca de 215 mil casos são diagnosticados todos os anos em menores de 15 anos, além de 85 mil casos entre adolescentes de 15 a 19 anos.

“Apesar de o número de crianças com câncer ser bem menor quando comparado à incidência global da doença em adultos, o número de vidas salvas é significativamente maior: as taxas de sobrevivência em países de alta renda chegam a uma média de 84% e estão melhorando de forma consistente mesmo em áreas com menos recursos no mundo onde há apoio local e internacional”, destacou a CCI, por meio de nota...

Bahia: Auditores encontram 30 crianças e adolescentes exercendo atividades proibidas

Uma ação de combate ao trabalho infantil no município de Porto Seguro identificou 30 crianças e adolescentes trabalhando em atividades não permitidas. A operação foi realizada no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro nas praias e nas ruas históricas do município, onde se concentra a maior parte dos turistas e trabalhadores infantis.

Em uma das praias de Porto Seguro, um garoto de 13 anos, Tiago, foi flagrado vendendo garrafas de água, atividade que realiza com o padrasto. Assustado ao ser abordado pela equipe da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA), o menor, que caminhava de forma arqueada por conta das caixas pesadas que carregava nas costas, forneceu alguns dados pessoais e se afastou rapidamente...

Projeto leva cinema e diversão para crianças e adolescentes nos CRAS de Juazeiro

As crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Juazeiro estão aproveitando as férias escolares para participarem do projeto “Férias CRAS pintando o 7”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). O objetivo do projeto é motivar os usuários a continuarem participando dos serviços mesmo em período de férias.

“É uma época de notória dispersão dos participantes e a promoção de atividades lúdicas contribui para trazê-los de volta aos serviços”, afirmou a coordenadora do CRAS da Malhada da Areia, Eucimara de Morais, destacando ainda que os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que funcionam nos 5 CRAS do município não têm período de férias e a comunidade pode procurar as equipes de atendimento e grupos durante todo o ano...

Cerca de 70 mil crianças e adolescentes estão na fila de espera por cirurgias eletivas

Cerca de 70 mil crianças e adolescentes de zero a 19 anos esperam por uma cirurgia eletiva, que é aquela onde é possível escolher a melhor data para a operação. Esses meninos e meninas estão na fila para corrigir, por exemplo, o estrabismo, problemas nas amígdalas, na adenoide – que obriga a criança a respirar pela boca -, e postectomia, que é a cirurgia de fimose – para retirar o excesso de pele do pênis. A informação é da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Entre a população infanto-juvenil, as áreas que mais recebem demandas para cirurgias eletivas são ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Do total de crianças que estão na fila de espera, 36 mil têm menos de 10 anos e quase mil ainda não completaram um ano de idade...

Unicef discute situação da infância e adolescência no semiárido

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) deu início nesta terça-feira (12), ao 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios de Pernambuco. Equipes do Unicef e parceiros estarão reunidos em três municípios-polo com gestores públicos dos 123 municípios pernambucanos participantes desta edição do Selo UNICEF.

Serão polo os municípios de Salgueiro, Arcoverde e Caruaru. Os encontros terão a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens...

PRF usa artes cênicas para sensibilizar crianças e adolescentes sobre um trânsito mais seguro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, na próxima quarta-feira (22), a primeira edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município e visa formar cidadãos mais conscientes e comprometidos, além de contribuir para reduzir acidentes e preparar os futuros condutores para um trânsito mais seguro.

O Fetran Teatro é um projeto nacional de Educação para o Trânsito da PRF, que ocorre pela primeira vez no estado. Considerando que crianças, adolescentes e jovens são agentes ativos no trânsito, o projeto utiliza as artes cênicas como meio de sensibilização deste público, que tem um apreço natural pelo caráter lúdico, criativo e versátil que o teatro proporciona. 
 ..