RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 3152 registros para a palavra: UTI

Segurança para o Mercado do Produtor é discutida em reunião

Com intuito de melhorar a segurança no Mercado do Produtor de Juazeiro foi realizada nesta quinta-feira (9), na sede do Comando de Policiamento Regional Norte - CPRN do município, reunião para viabilizar operações conjuntas e contínuas dentro do entreposto comercial. O encontro reuniu representantes do Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal da Fazenda, Polícias Militar e Civil, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, IBAMA, ADAB e Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. 

De acordo com o Coronel Mendes, comandante do CPRN, é necessário realizar uma operação grande, para dar alívio às pessoas de bem que trabalham no local. “A nossa intenção é fazer uma revista (busca pessoal), fechando as entradas e saídas, a qualquer dia ou hora, para não perder o efeito surpresa. Um trabalho conjunto com todos os órgãos e instituições presentes é o que faremos, pois não podemos deixar a situação como está”, enfatizou. Para Carlos Henrique do IBAMA, além da segurança patrimonial é preciso agilizar a retirada dos animais existentes no Mercado. “Além dos danos causados a saúde pública, os animais na maioria das vezes, são maltratados por seus donos, que colocam pesos excessivos nas carroças conduzidas por eles. A prefeitura através da administração do entreposto vem tentando inibir essa prática, mas acredito que se incluirmos essa problemática dentro da operação de segurança a solução será bem mais rápida”, observou Henrique. ..

Parque fluvial da orla de Petrolina será discutido em Brasília

Nesta quarta-feira (08), o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Junior participa de um encontro promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), através da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) em Brasília (DF). Durante o encontro será realizada a entrega do projeto ‘Nas Ondas do São Francisco’, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com os Comitês das Bacias hidrográficas afluentes do São Francisco, além dos Projetos Básicos dos Parques Fluviais, desenvolvidos na bacia do São Francisco, entre eles o de revitalização da Orla de Petrolina, apresentado pelo secretário Geraldo Junior.

Na ocasião serão apresentadas as ações desenvolvidas pelos programas federais ‘Revitalização de Bacias Hidrográficas em Situação de Vulnerabilidade e Degradação Ambiental’ e ‘Água Doce’. Vale destacar que o projeto da Orla, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina e que está orçado em R$ 6,5 milhões, e prevê a implantação da Escola Municipal do Meio Ambiente. Segundo o secretário Geraldo Junior, o projeto prevê o desenvolvimento da educação ambiental promovendo a valorização da população ao Rio São Francisco, além da reestruturação do ponto das barquinhas. “Nós queremos valorizar as belezas naturais do São Francisco, e também implantar um porto fluvial de passageiros para as barquinhas”, explicou. ..

PREFEITO DE UAUÁ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR REJEIÇÃO DAS SUAS CONTAS PELO TCM

O Prefeito Municipal de Uauá Jorge Luiz Lobo Rosa, realizou nesta segunda-feira, 06 de dezembro, no recinto da Câmara de Vereadores, Audiência Pública para esclarecimento à população sobre os fatos ligados a recomendação de rejeição das contas do exercício 2009, pelo Tribunal de Contas dos Municípios-TCM. Para debater aspectos técnicos ligados à prestação de contas, o prefeito convidou a participar do encontro o Contabilista e Advogado Dr. Jorge Felix Martins, de Salvador, que teve papel importante no esclarecimento das dúvidas.

O gesto democrático do Prefeito Jorge Lobo teve grande aprovação popular, visto que o auditório da Câmara de Vereadores foi insuficiente para acolher a grande demanda de pessoas que queriam ouvir os esclarecimentos prestados...

Prefeitura realiza mutirão de serviços públicos no Rodeadouro

Atendendo reivindicação da comunidade a Prefeitura de Juazeiro iniciou no final de semana mutirão de serviços de limpeza, pintura das margens das calçadas, varrição, reposição de lâmpadas, poda das árvores e desmatamento no povoado do Rodeadouro. O diretor de Serviços Públicos da Seihasp, Péricles João informou que o serviço de coleta de lixo será ampliado no Rodeadouro a partir desta semana. O atracadouro que fica na área das embarcações para a travessia entre a Vila e a Ilha do Rodeadouro foi reformado e, até o próximo final de semana, deve ser instalado no local. ..

Paciente grave de UTI se casa em capela de hospital em Salvador

Para Manoel Harierne de Almeida, 67 anos, Bernardete é o ar que ele respira. Internado em estado grave na UTI do Hospital Santa Izabel, o equipamento de ventilação mecânica que o acompanha por mais de 60 dias pode até mantê-lo vivo, mas o que conserva a sua vontade de existir é um tratamento intensivo à base de amor.

Acometido por um enfisema pulmonar, além de uma doença de origem neuromuscular que o impede de se locomover, Harierne, como gosta de ser chamado, viveu um dos momentos mais emocionantes de sua vida no mês passado. Dia 22 de novembro, casou-se com Bernardete Oliveira da Silva, 54, na capela do hospital, a poucos metros da UTI. O primeiro casamento em 117 anos de Santa Izabel...

Juazeiro envia representantes para missão da fruticultura na Itália

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente representou a cidade, juntamente com outras instituições como SEBRAE, AFRUPEC e Coopercuc, em viagem à Itália, na ‘Missão do Setor de Fruta da Bahia’, no período de 22 a 26 de novembro que teve como objetivo a busca de experiências de sucesso em cooperativas agrícolas e empresas familiares que poderão servir de modelo para a região do Vale do São Francisco.

Representada pelo Gerente de Fomento à Produção Agrícola da Seadruma, Josival Barbosa, a missão é uma iniciativa da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação da Bahia através do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir) e do SEBRAE. Representantes da Coopercuc - Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – Bahia; AFRUPEC - Associação dos Fruticultores do Perímetro irrigado de Curaçá; SEBRAE e Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação da Bahia também participaram da viagem que incluiu visitas as cidades de Milão, Lodi, Bergamo e Forli-Cesena...

Reunião discutiu criação Conselho de Direitos Humanos de Petrolin

Na manhã de sexta-feira (26), no Centro Paroquial Rainha dos Anjos, foi realizada a reunião de apresentação da minuta do Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos em Petrolina. A solenidade, conduzida pela Comissão Provisória de Implantação do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, contou a presença de representantes do Governo Municipal, da Polícia Militar e da Sociedade Civil, além da vereadora Maria Elena. 

Na ocasião a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, lembrou que a atual gestão municipal tem priorizado o fortalecimento das políticas públicas. “Nós temos uma gestão que quer fortalecer os grupos sociais e o conselho será essa ferramenta de controle de uso da população petrolinense. Estamos certo de que plantando uma semente pela proteção, defesa dos direitos da pessoa humana e dignidade”, assegurou. ..

Prefeitura se reúne com consultores da Fiepe/CNI para discutir a agenda pró-Petrolina

Com o intuito de apresentar os principais projetos que serão desenvolvidos pela prefeitura Municipal nos próximos dois anos, mais uma reunião do projeto agenda pró-petrolina foi realizada nesta terça-feira (23). O evento contou com a presença do prefeito Julio Lossio, o vice-prefeito Domingos Sávio, todo o secretariado municipal e os consultores da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Jocildo Bezerra, Elder Lins Teixeira, Mucio Wanderley, Lourinaldo Cavalcanti, Antonio Jorge e Roberto Cavalcanti.

De acordo com Domingos Sávio a agenda pró-petrolina tem por objetivo estabelecer um planejamento estratégico para promover o desenvolvimento econômico do município. Um documento servirá como mapa de ações a serem realizadas para modernizar atividades produtivas já exploradas e fazer com que outras surjam, gerando mais emprego e renda na principal cidade do Sertão do São Francisco.

O gestor municipal esclareceu que a agenda foi criada a partir de uma reunião com, o deputado federal e na época presidente da CNI Armando Monteiro, hoje senador eleito. Até o momento, apenas três municípios do estado de Pernambuco tinham sido contempladas com projeto semelhante, são elas Caruaru, Arcoverde e Garanhuns. “Estamos muito felizes, já que Petrolina foi uma das poucas cidades beneficiadas com esse projeto, o que mostra a importância e a contribuição do nosso município, para o desenvolvimento econômico do estado”, informou Julio Lossio. ..

Audiência pública vai discutir obra de revitalização do Distrito Industrial de Juazeiro

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira, 23 de novembro, Requerimento nº 23/2010, de autoria do vereador Mozaniel Porfírio (PTdoB), que solicita a realização de audiência pública, em data a ser programada, para discutir a execução da obra de revitalização do Distrito Industrial do São Francisco (DISF), em Juazeiro. 

Segundo o autor da proposição, a sessão visa esclarecer dúvidas sobre os serviços realizados no local e deverá contar com representante da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (SUDIC), Florêncio Galdino, responsável pela obra. Na mesma sessão foi aprovado o Requerimento nº 24/2010, de autoria do edil Damião Medrado (PMDB), que solicita a realização de sessão especial, para discutir o problema do assentamento na localidade de Cacimba da Torre, interior do município...

Jacobina: Movimento faz audiência pública para discutir saúde na cidade

O movimento “Jacobina agoniza: UTI e Samu Já” que agrupou 10 mil pessoas nas ruas daquela cidade pedindo melhorias nos serviços de saúde da região, vai promover uma audiência pública para discutir a saúde no município. Confirmaram as presenças o secretário estadual de Saúde Jorge Solla, diversos prefeitos da região, representantes do Ministério Público, do Ministério da saúde e outras autoridades. A audiência Pública será às 9h do dia 26/11 no prédio da ACIJA. ..

Itaberaba recebe mutirão de combate à dengue

“Dengue: se você agir, podemos evitar”. Foi com este tema que 77 agentes de endemias acompanhados pelos agentes educadores do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) realizaram no último sábado (20), um mutirão com atividades educativas e de eliminação do foco do Aedes aegypti no bairro Itaberaba. A ação, além de marcar o Dia Nacional de Combate à Dengue (20/11), é uma continuidade do trabalho que a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, vem fazendo para reduzir o número de casos da doença no município.
 
A residência de Cícera Gesiane da Silva, 26 anos, recebeu a visita da equipe de endemias e do Necom. A dona de casa aprovou a mobilização. “A dengue mata e precisamos unir esforços e controlar esse mal. Eu estou fazendo minha parte, mantendo os reservatórios fechados e renovando a água constantemente. A prefeitura também está fortalecendo o trabalho, como prova disso, está a redução no número de doentes na cidade”, frisou.
 
O bairro possui 3 mil casas e das 1,4 mil visitadas na última pesquisa, 67 possuem as larvas do mosquito. De acordo com informações do coordenador de Endemias, Edésio dos Santos, o bairro Itaberaba é o único que ainda tem alto índice de infestação do mosquito. “A situação é preocupante e por este motivo a prefeitura organizou este trabalho para chamar a atenção dos moradores. O índice de infestação predial do bairro é de 4,8%, quando o Ministério preconiza até 1% e 93% dos mosquitos que voam no Itaberaba são transmissores da doença”, informou. ..

Anac marca reunião com companhias para discutir esquema de fim de ano

Por causa do grande movimento nos aeroportos durante o fim de ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reuniu (22) com os representantes das companhias aéreas, diretores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e técnicos da Receita Federal. O encontro foi para tratar do esquema que será montado nos terminais aéreos para evitar os transtornos causados pelo aumento de passageiros em função do período de férias nesta época do ano, segundo informou a assessoria de imprensa do órgão.

Na última quinta-feira (18), no Panamá, o presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Giovanni Bisignani, criticou a infraestrutura aeroportuária brasileira, classificando-a de “inadequada” para atender a grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Durante um fórum promovido pela Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe (Alta), Bisignani mencionou que 13 dos 20 principais aeroportos brasileiros já operam no limite da capacidade e que nada estaria sendo feito para resolver o problema...

Maçã, pêra e caqui são as novas apostas da fruticultura no São Francisco

Segunda-feira, 22 de novembro de 2010, será um dia histórico para o Vale do São Francisco. Nesta data, serão plantadas as primeiras mudas de maçã, pêra e caqui no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. Nesse ensaio para produção em escala comercial, 1000 macieiras, 1000 pereiras e 450 caquizeiros, vindas do Paraná, serão testadas numa área de 1,5 hectare irrigado de um lote agrícola no Núcleo Habitacional IV (N4). O processo de adaptação climática, floração e frutificação dessas plantas terá acampamento do pesquisador da Embrapa Semi-árido, Paulo Roberto Coelho Lopes, que desde 2005 trabalha nos estudos para diversificar a fruticultura na região.   

A inserção da maçã no Nilo Coelho é resultado do Projeto de Integração e avaliação de culturas alternativas para as áreas irrigadas do semiárido brasileiro desenvolvido pela Embrapa Semi-árido com financiamento da Codevasf, Banco do Nordeste e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe. Só a Companhia repassou cerca de R$ 1 milhão para o projeto...

Dia Nacional de Combate à Dengue será marcado em Juazeiro com mutirão

Para fortalecer o controle da dengue em Juazeiro, a Secretaria de Saúde promove neste sábado (20), Dia Nacional de Combate à Dengue, um grande mutirão com atividades educativas e de eliminação do foco do Aedes aegypti no Itaberaba, único bairro na cidade que ainda tem alto índice de infestação do mosquito. A ação será conjunta e promovida pela equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), alunos da escola José Pereira e do Pró-Jovem, que estarão visitando todas as residências para realização de trabalho educativo. Acompanhando o mutirão, 76 agentes de endemias farão o tratamento químico para eliminação do foco do Aedes aegypti e a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp) promoverá a limpeza pública do bairro.
 
O mutirão sairá da Unidade de Saúde da Família (USF), às 8h e percorrerá as ruas até o meio-dia. O movimento está sendo feito no município em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue (20/11). Segundo informações do educador em Saúde, Francisco de Assis, 93% dos mosquitos que voam no Itaberaba são transmissores da doença. “Por isso esta atenção especial no bairro, pois está sendo um local de risco. A prefeitura visa mudar está situação, mas precisamos também da contribuição da comunidade e da participação de todos, como forma de envolver a sociedade no combate ao vetor da doença”, lembrou.  ..

Vereador requer sessão especial para discutir a implantação de assentamento no interior de Juazeiro

 

O vereador Damião Medrado (PMDB) apresentou na última quarta-feira, dia 17 de novembro, requerimento no sentido de convocar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) do Governo da Bahia, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Juazeiro e Curaçá e representantes das comunidades afetadas, para discutir a implantação de projeto de assentamento localidade de Cacimba da Torre, no distrito de Itamotinga, interior de Juazeiro. 

De acordo com o edil Damião Medrado, os moradores do local estão preocupados porque a área foi desapropriada e o INCRA pretende implantar um assentamento para 160 famílias no local. Contudo, as famílias que já residem e ocupam a propriedade há mais de 100 anos e a utilizam como fundo de pasto para a criação de caprinos e ovinos, temem ser despejadas e não têm para onde ir...

José Alencar tem alta da UTI e vai para Semi-Intensiva

O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu alta hoje da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e será transferido para a Semi-Intensiva. A informação foi dada pelo médico Roberto Kalil Filho. Alencar foi submetido a um cateterismo, às 18 horas de ontem, após ter sofrido um enfarte. Ele está bem, consciente e comeu iogurte natural no café da manhã, informou o chefe de Gabinete da Vice-Presidência da República, Adriano Silva.

De acordo com Silva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ontem para o quarto onde está internado Alencar, mas quem atendeu foi Kalil Filho. Segundo o chefe de Gabinete da Vice-Presidência da República, em nenhum momento Alencar foi entubado, sedado ou ficou inconsciente. Um novo boletim médico está previsto para ser divulgado por volta do meio-dia.

. ..

Cancelada audiência pública do Senado que discutiria na Bahia a reforma eleitoral

O Senado Federal cancelou a audiência pública que seria realizada na manhã desta sexta-feira, dia 12, no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, em Salvador, para discutir a reforma eleitoral. De acordo com informações da Secretaria da Comissão de Juristas que coordena o processo de reforma do Código Eleitoral, a proximidade do feriado da Proclamação da República (15 de novembro) inviabilizaria a presença de alguns juristas convidados, como também poderia prejudicar a participação popular. A nova data da audiência deverá ser divulgada em breve pelo Senado. ..

Prefeitura executa mutirão de limpeza no bairro Jardim São Paulo

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp) iniciou no último sábado (06), um mutirão de limpeza no bairro Jardim São Paulo. Estão sendo executados serviços de capina, retirada de lixos e entulhos, pintura das margens das calçadas, ordenamento de ruas e desobstrução do canal com auxílio de máquinas retroescavadeiras, patrol e caçambas. A ação está sendo realizada em todo bairro e contou também com medidas de recomposição de calçamento e desmatamento da banca.  

Até esta quarta-feira (10), aproximadamente, 50 caçambas de lixos e entulhos tinham sido retiradas do bairro segundo informou a Gerência de Máquinas e Equipamentos Públicos da Seihasp. “A ação atendeu todo o bairro com diversos serviços de limpeza e também ordenamento de ruas, além da desobstrução do canal. Nos próximos dias as máquinas escavadeiras hidráulicas que estão executando a limpeza dos canais da cidade vão atender também o Jardim São Paulo para complementar o serviço executado desde sábado no bairro”, informou o gerente de máquinas Francinalvo Leopoldo. ..

SOBRADINHO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA

Sexta-feira, 12, às 19hs, será realizada no auditório da Câmara Municipal de Sobradinho audiência pública com a finalidade de discutir a violência na cidade. Na pauta, os roubos que estão sendo registrados em supermercados, veículos, casas lotéricas, assaltos na BA-210 trecho entre Juazeiro e Sobradinho e também em direção a Sento-Sé. Foram convidados e devem estar presentes representantes das polícias militar, civil, Poder Judiciário, bem como do Executivo, Legislativo e também religiosos.    ..

UTI materna do HDM faz balanço de atendimentos

UTI materna do Hospital Dom Malan /Gestão IMIP Hospitalar em Petrolina, inaugurada há cerca de dois meses, contabilizou nesse período, quase cem atendimentos a mulheres com risco de vida durante a gestação e parto.

Grande parte das mulheres atendidas, chegaram ao hospital com quadro clínico de pré-eclampsia (complicações relacionadas à alta na pressão arterial) ou aponia uterina (diminuição ou perda da capacidade de contração no útero), com registro de duas mortes.  O coordenador da UTI materna, Henrique Dória, considerou positivos os resultados dos atendimentos nos primeiros meses de funcionamento. “Atendeu às nossas expectativas. Ficamos felizes porque essas mulheres antes precisavam ser atendidas na enfermaria ou na sala de parto e agora, com a UTI e seus equipamentos, elas recebem atendimento especializado ”, declarou.

Inaugurada no dia 13 de setembro, a UTI materna do HDM  possui 10 leitos  com equipamentos modernos e funciona  com uma equipe especializada formada por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, assistente social e fisioterapeuta de plantão. ..