Foram encontrados 1161 registros para a palavra: UNIAO

Delação: Mauro Cid diz que Bolsonaro fez reunião com cúpula militar para avaliar golpe

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), revelou que o ex-presidente se encontrou com a cúpula militar, logo após a derrota no segundo turno das eleições de 2022, para avaliar um golpe no país. A declaração foi feita em um dos depoimentos que compõem a delação premiada firmada entre Mauro Cid e a Polícia Federal (PF) e revelada pelo colunista Aguirre Talento, do UOL.

De acordo com o relato de Cid, Bolsonaro recebeu das mãos do assessor Filipe Martins uma minuta de decreto para convocar novas eleições, que incluía a prisão de adversários...

Projeto de Lei que incentiva hortas comunitárias em áreas da União é aprovado na Câmara

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou o projeto de lei Nº 2.100/2019, de autoria do deputado federal Luiz Couto (PT-PB), que versa sobre a permissão de uso de terrenos pertencentes à União para a criação de hortas comunitárias.

A relatoria é da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que se manifestou favorável à aprovação...

Deputado Zó participa de reunião de bancada do PCdoB na ALBA com o governador e reafirma parceria

Na tarde desta terça-feira, 19, em Salvador, o deputado estadual Zó participou, juntamente, com a bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa da Bahia(ALBA), de reunião com o governador Jerônimo Rodrigues para reafirmar a parceria na implantação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do Estado.

Além de Zó, estiveram presentes os deputados Bobô e Fabrício Falcão e a deputada Olivia Santana, bem como o secretário de Relações Institucionais(SERIN), Luiz Caetano, o Chefe de Gabinete do Governador, Adolpho Loyola, e o chefe de gabinete da SERIN,  Jonival Lucas. Durante o encontro, Zó reiterou a disponibilidade em contribuir com o governo, sempre presente na Tribuna da ALBA divulgando as ações que têm chegado a todas as regiões da Bahia, principalmente em Juazeiro e Região Norte. O parlamentar também apontou algumas necessidades solicitadas por prefeitos e lideranças, onde o governador garantiu direcionar uma atenção. ..

Coordenador Regional de Saúde em Juazeiro confirma apoio da União à rede PEBA: “Não adiantou o pronunciamento pessimista, negativista, barrista do prefeito de Petrolina”

A recente fala do prefeito de Petrolina (PE) Simão Durando de que a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) precisa acabar continua repercutindo.

Na entrevista concedida a uma emissora de Petrolina, Simão frisou que o Hospital Universitário, principal unidade de atendimento que assiste 55 municípios dos dois estados está sobrecarregado...

Prefeitura de Sobradinho se reúne com moradores da localidade de São Gonçalo da Serra para debater delimitação de área do Sítio Arqueológico

Em um esforço conjunto para preservar e administrar adequadamente os sítios arqueológicos de Sobradinho, representantes do poder público municipal, Promotoria de Justiça e moradores da localidade se reuniram na última quinta-feira (14) na comunidade de São Gonçalo da Serra, para discutir a delimitação da área do Sítio Arqueológico de Sobradinho.


De acordo com estudos realizados na região, foram identificados 33 sítios arqueológicos nas serras do Saco do Morcego e Corrente, que abrigam preciosos painéis de pintura rupestre datados entre 9 a 6 mil e 500 anos, segundo o Doutor em Arqueologia, Professor Celito Kestering...

PCdoB-BA debate com representantes do Governo do Estado o Projeto Eleitoral de 2024

Os presidente e vice-presidente do PCdoB-BA, Davidson Magalhães e Geraldo Galindo, respectivamente, se reuniram, na última terça-feira (12), com representantes do Governo do Estado para tratar sobre as estratégias para o pleito de 2014. Na pauta, o destaque para a reeleição nas 16 prefeituras que já são dirigidas pelo partido, e as pré-candidaturas a prefeitos e prefeitas do PCdoB-BA em mais 38 municípios do Estado.

A reunião aconteceu com o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Luiz Caetano (PT), e o chefe de Gabinete do Governo do Estado, Adolpho Loyola (PT), em mais um encontro para fortalecer o projeto eleitoral do partido e ampliar ainda mais suas possibilidades de vitória. Com a proximidade do pleito, o encontro teve um papel fundamental na busca por unidade e na formulação de propostas que representem as demandas da sociedade baiana...

Prefeitura de Juazeiro participa de reunião do Cisp e propõe ampliação de políticas de segurança

Diversas instituições se reuniram esta semana para dialogar sobre ações, protocolos e políticas de Segurança Pública de Juazeiro.

A Prefeitura de Juazeiro esteve representada no evento pelo Procurador Geral do Município, Thiago Cordeiro...

Planserv apresenta avanços da assistência estadual em reunião na Alba

Nesta quarta-feira (13), a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, participou de uma reunião com deputados estaduais representantes das comissões de Saúde; Finanças e Orçamentos; e de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na sala nobre da casa.

Durante o encontro, foram apresentados avanços e dados sobre o plano de assistência à saúde dos servidores públicos do estado...

Prefeitura de Juazeiro agradece parceria com instituições de saúde e ensino superior durante reunião do CMS

A gestão Suzana Ramos tem firmado inúmeras parcerias com instituições de saúde e de ensino superior da região. Durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na tarde desta terça-feira (12), o órgão deliberativo concedeu moção de aplausos para a Faculdade Estácio IDOMED pelos serviços prestados ao município de Juazeiro, pelo convênio celebrado por meio da COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde) com a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau).

O convênio fornece insumos, materiais, equipamentos e auxílio nas obras de reforma e requalificação das unidades de saúde. Em contrapartida, a Sesau contribui com a formação dos estudantes dos cursos dessa instituição e das outras conveniadas...

Fortalecimento da rede socioassistencial é pauta de reunião realizada pela Prefeitura de Juazeiro

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), da Prefeitura de Juazeiro, reuniu-se nesta terça-feira (12), com representantes de entidades que desempenham serviços socioassistenciais no município para conhecer melhor os trabalhos realizados de forma individual às pessoas em situação de vulnerabilidade social e também com a proposta de fortalecimento dessa rede. O encontro foi no auditório da Sedes.

Participaram entidades como a Pastoral da Mulher, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Fundação Lar Feliz, Lar São Vicente de Paulo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outras, além de representantes da Sedes e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)...

Em reunião de emergência, prefeitos definem mobilização em Brasília contra crise financeira

Com intuito de traçar estratégias e buscar caminhos para enfrentar queda sequencial no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mais de 130 prefeitos baianos participaram da reunião emergencial que ocorreu no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), na tarde desta segunda-feira (11).

O primeiro repasse do mês de setembro teve uma queda de quase 30%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O FPM menor tem reflexo direto na prestação de serviços à população e na execução de políticas públicas para os munícipes...

Prefeituras têm nova queda no repasse do FPM e UPB convoca reunião emergencial para discutir crise financeira

Após o mês de agosto ter registrado queda de 7,95% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios  (FPM), comparado com o mesmo período do ano anterior, setembro chega dando um susto nos prefeitos e prefeitas, que viram os recursos do fundo despencarem quase 30% no primeiro repasse do mês. O FPM é a principal fonte de receita para cerca de 80% dos municípios baianos. Diante da crise financeira e da dificuldade das prefeituras em arcar com despesas, a União dos Municípios da Bahia (UPB) convocou uma reunião de emergência nesta segunda-feira (11) para alinhar ações junto ao governo federal e ao Congresso. No último dia 30 de agosto, prefeituras de 16 estados, entre eles a Bahia, realizaram paralisação de 24 horas para chamar atenção sobre a queda de receitas.
 
"Tem sido muito difícil para os municípios arcar com folha de pessoal, fornecedores e serviços com as receitas em queda livre. Tudo subiu, a inflação continua alta e as demandas por serviço só crescem. Ou se faz uma ajuda emergencial aos municípios ou chegaremos ao final do ano com o completo caos administrativo", avalia o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo. O gestor estendeu o convite para reunião aos presidentes de Associações Municipalistas do Norte e Nordeste, que devem sinalizar por mobilizações conjuntas para pressionar a União e o Congresso Nacional por uma solução.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base nas informações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional destaca que o montante do primeiro decêndio representa queda de 28,22% em termos nominais em relação ao mesmo período do ano passado, o que intensifica o cenário de crise nos Entes locais.
 
Os prefeitos defendem caminhos minimizar o impacto da crise, a exemplo de um Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) que a União pode liberar de forma emergencial, a aprovação da PEC 25/2022, que sugere um aumento de 1,5% no FPM, o PLP 94/2023, visando à recomposição de perdas do ICMS com um potencial benefício de R$ 6,8 bilhões para os 5.570 municípios brasileiros em três anos e o projeto de Lei 334/2023, que propõe reduzir a alíquota patronal dos municípios paga ao INSS de 22,5% para 8%.
 
Segundo a nota da CNM, a queda de quase R$ 1,8 bilhão no repasse é explicada pelo expressivo aumento das restituições do Imposto de Renda (que cresceu 19,3% contra o mesmo período do ano anterior ou R$ 1,6 bilhão) e pela redução de 24% (-R$ 5,1 bilhões) da arrecadação do IRPJ, explicado pela redução do lucro das empresas nacionais ligadas à exploração de commodities (produtos primários com cotação no mercado internacional). Esse efeito combinado também está por trás das quedas de FPM nos últimos repasses do 1º decêndio de julho e agosto...

“Viva o Salitre”: União das Associações do Vale do Salitre completa 25 anos de fundação

Fundamos em setembro de 1998 uma grande união de associações no povoado do Recanto a Alfavaca no distrito do salitre, fundamentada para administrar a deficiência hídrica do perímetro das barragens sucessivas, localizadas no baixo salitre município de Juazeiro, construídas pela Codevasf. Como comemorar uma data tão bonita: Revendo que tem sido feito em favor desta comunidade tão sofrida, o grande Projeto Salitre iniciou iludindo os salitreiros, que contemplou um número tão pequeno de filhos de ribeirinhos. Lembrando que foi gasto muito dinheiro para implantação nunca concluída. Erros e mais Erros, quem paga esta conta? Somos nos contribuintes!

Gasto em 2010= R$: 101.939.452,00 valores atualizado dólar dia, valor do dólar= R$:1,70 em 2010..

Lula participa da 18ª Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silv  participa da 18ª Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia, nos dia 9 e 10 deste mês.

A cúpula é o ponto alto das atividades do G20 e marcará também a reta final da presidência rotativa do bloco, atualmente com a Índia, e que será assumida pelo governo brasileiro, pela primeira vez, a partir do dia 1º de dezembro.  ..

07 setembro: Em pronunciamento, Lula defende democracia e união do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta quarta-feira (6/9), um pronunciamento à nação, às vésperas do feriado da Independência do Brasil, o 7 de Setembro. Segundo o presidente, "a independência do Brasil ainda não está terminada", e precisa seguir os pilares de democracia, soberania e união.

No discurso, Lula enfatizou algumas das ações do governo, como o anúncio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); celebrou o crescimento econômico e disse ter melhorado a relação com as demais instituições do país, com o Congresso Nacional e a sociedade. O presidente disse ainda que o 7 de Setembro não será um dia "nem de ódio, nem de medo, e, sim, de união"...

Governador participa de reunião da Comissão de Hidrogênio Verde do Senado para debate sobre marco regulatório

Nesta sexta-feira (1°), o governador Jerônimo Rodrigues participou de reunião da Comissão de Hidrogênio Verde do Senado, realizado na sede do Senai/Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador. A Comissão de Hidrogênio Verde, presidida pelo senador da República Cid Gomes e com o senador Otto Alencar atuando como relator, teve como objetivo principal promover o debate acerca do marco regulatório, estratégias e ações para a produção em larga escala da tecnologia de geração de energia limpa, por meio do hidrogênio verde.

A Bahia lidera o movimento rumo a uma economia de baixo carbono e na promoção do hidrogênio verde como uma alternativa viável e ecológica para a geração de energia, tendo um importante destaque em diferentes fontes de energias renováveis. "A Bahia já tem um mapa da energia solar, da energia eólica e, nesses próximos dias, apresentaremos um mapa do hidrogênio verde, que aponta o potencial que a Bahia tem tanto na produção, quanto na geração de energia renováveis", declarou o governador Jerônimo Rodrigues, que ainda pontuou sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, baratear a produção que depende do uso de energia intensiva e, acima de tudo, descarbonizar o meio ambiente. ..

Prefeitura de Juazeiro participa de reunião sobre a 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro no Sebrae

A Prefeitura de Juazeiro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e empresários parceiros acertam os últimos detalhes para o lançamento do evento mais saboroso do ano em reunião na terça-feira (29).

As novidades para a 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro foram apresentadas pelo gerente do Sebrae-BA, Carlos Cointeiro, no auditório da unidade, aos patrocinadores e colaboradores do festival, que já faz parte do calendário da cidade...

Relação entre ACM Neto e Luciano Bivar é "de brigas" pelo controle do partido União Brasil

Que as relações dentro do União Brasil não são das melhores todo mundo já sabe, mas nos últimos dias o clima tem esquentado entre o presidente da sigla, Luciano Bivar e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Desde que o partido surgiu, após fusão entre PSL e DEM, em fevereiro de 2022, as intrigas internas se iniciaram dentro da sigla. Um grupo do DEM não aceita o comando do partido, liderado por Bivar, ex-presidente do PSL, o que desencadeia uma série de intrigas entre os integrantes...

Queda FPM: "É preciso uma forte união de todos para sensibilizarmos o Governo Federal a atuar para que as cidades não sofram ainda mais", diz prefeita Suzana Ramos

A queda na arrecadação de impostos e a diminuição de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste mês são alguns dos motivos que tiram o sono dos gestores municipais.

O FPM, principal fonte de receita de 7 a cada 10 municípios brasileiros, é formado por parcelas dos recursos do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os repasses são feitos pela União três vezes a cada mês e as cidades menores são as mais dependentes dos recursos. ..

7 de Setembro: Em reunião Prefeitura de Sento-Sé alinha os últimos preparativos para o Desfile Cívico

Nesta terça-feira (29) a Prefeitura de Sento-Sé realizou da sede da Gerência de Cultura, uma reunião com representantes das secretarias municipais de Educação, Obras e Serviços Públicos, Gerência de Cultura, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Assessoria de Comunicação, Cerimonial, empresa Vale Norte e vigilantes municipais, para ajustar os últimos detalhes da organização do Desfile Cívico alusivo a semana da Independência do Brasil.

Na ocasião, foi apresentado o percurso do desfile, e dialogado sobre outros tópicos como o fechamento das ruas que receberão o evento, a suspenção de trafego de carretas na Av. Raul Alves no período de concentração e início do desfile, apoio da Secretaria de Saúde na logística necessária ao evento e também de todos os envolvidos nos dias de ensaio geral.   ..