Foram encontrados 2354 registros para a palavra: Sobradinho

SOBRADINHO AVANÇA NA APRENDIZAGEM

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, pela Secretaria de Educação, objetivando garantir a Proficiência dos educandos qualificando-os no conhecimento, de modo a executá-lo com habilidade e competência, implementou, pela Portaria Nº 006/2015, o PROGRAMA AVANÇAR NA APRENDIZAGEM buscando combater a evasão escolar e a repetência com aulas no contraturno para alunos que demonstrem dificuldades de aprendizagem.

Entendendo a importância da parceria entre família e escola planejou-se uma ação de Premiação, com ênfase em “ALUNO DESTAQUE” em notas, conduta e participação, nas Unidades de Ensino. Além de certificação dos alunos do Programa e sorteios de outros brindes entre os mesmos. O Programa atendeu uma clientela de 132 alunos sendo 107 aprovados no término do ano letivo...

COMANDANTE DA 96ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE SOBRADINHO FAZ BALANÇO DA GESTÃO 2016

Em entrevista ao programa tribuna livre da Rádio São Francisco FM apresentado por Paulo Ferreira, O Tenente Coronel PM Mendonça fez uma avaliação da sua gestão frente a 96ª CIPM, como também falou dos desafios para o novo ano de 2017. O Coronel avaliou como positivas as ações que beneficiaram as comunidades de Sobradinho e Sento-Sé. Rondas constantes efetuadas na sede e interior dos municípios pelas diversas viaturas e motos que a companhia dispõe e que estão a serviço das comunidades.

Várias blitz foram efetuadas com objetivo de coibir ações dos meliantes que tentam contra a vida dos cidadãos de bem. Sobre as ações operacionais para 2017 o Comandante informou que a companhia tem planejado aumento do efetivo; de viaturas; de operações como Operação Legendários que tem por objetivo atuação nas fronteiras do município e nas comunidades do interior com apoio da CIPE CAATINGA...

Justiça Eleitoral diploma prefeito, Vice e vereadores de Sobradinho (BA)

Em solenidade bastante concorrida na manhã desta sexta-feira (16), no Fórum Hamilton Pereira de Souza Filho, a Justiça Eleitoral diplomou o prefeito reeleito Luiz Vicente Berti (PSD), o vice-prefeito reeleito Paulo Lima, 11 vereadores e 05 suplentes da cidade de Sobradinho. Os eleitos tomam posse no dia 1° de janeiro de 2017. A cerimônia de diplomação contou com a presença de diversas autoridades, de familiares dos empossados e de vários populares. ..

IAT entrega computadores para escola em Sobradinho

Promover o uso das mídias e tecnologias educacionais na rede pública. Foi com esse objetivo que o Instituto Anísio Teixeira (IAT) entregou dez computadores para a Escola Estadual Maria José de Lima Silveira, no município de Sobradinho. Os equipamentos, provenientes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), foram entregues pelo diretor-geral do IAT, Severiano Alves para a diretora da unidade escolar, Evanilma Brito.

Além de Sobradinho, já foram entregues dez computadores para o Colégio Democrático Estadual professor Edgar Santos, em Sátiro Dias, e outros dez para o Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida, em Jaguaquara. “Esperamos que esses equipamentos tragam um benefício muito grande para toda a escola e sirva para viabilizar a qualidade do ensino e ampliar o conhecimento dos nossos estudantes”, salientou Severiano Alves. “A chegada desses computadores para a nossa escola é de extrema importância, porque vai ajudar muito aos nossos alunos a interagir com as novas tecnologias, melhorando assim o aprendizado”. Disse Evanilma.

De acordo com o coordenador de Educação a Distância, Renato Gomes, o IAT é responsável em gerenciar a distribuição dos equipamentos provenientes do Proinfo “O programa foi o responsável pela implantação de todos os laboratórios de informática da rede pública estadual e, também, na maioria dos municípios em nosso Estado”, explicou Renato.

Proinfo

O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. ..

CHUVAS NO OESTE DA BAHIA E NORTE DE MINAS GERAIS ELEVAM NÍVEL DE ÁGUA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO. PODE CHOVER EM JUAZEIRO NESTA TERÇA

A semana começou com bastante chuva pelo oeste e sul da Bahia. A umidade está elevada e as áreas de instabilidade espalham muitas nuvens carregadas por grande parte do interior da Bahia. Vitória da Conquista, no sul da Bahia, acumulou 31,8 mm entre o final da manhã e a tarde desta segunda-feira. Guanambi,  no oeste, próximo a divisa do estado com o norte de Minas Gerais, teve mais chuva ainda e o volume alcançou 77 mm só no período de doze horas. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A chuva vai continuar favorável pelo interior da Bahia nos próximos dias. A circulação dos ventos sobre o Nordeste vai ajudar a manter a umidade alta sobre o interior baiano. Mais áreas de instabilidade vão se formar e a previsão é de pancadas de chuva freqüentes, especialmente sobre o oeste e sul do estado. Há risco de chuva forte...

REMANSO E SOBRADINHO IMPLEMENTAM LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Com a medida adotada, as duas cidades passam a fazer parte dos municípios que tem Políticas de Desenvolvimento Implantadas. Isso quer dizer que, entre outras coisas, o governo municipal simplificou e integrou seus processos de abertura de empresas, capacitou funcionários para facilitar a abertura e o desenvolvimento dessas empresas. Com a implementação da lei da Micro e Pequena Empresa, o município também é obrigado a destinar pelo menos 30% do recurso da merenda escolar para a agricultura familiar, planejar suas compras contemplando os pequenos negócios, adquirir 30% do valor total das compras municipais de pequenos negócios. 

Para o gerente regional do SEBRAE, Carlos Cointeiro, a postura adotada pelo o poder executivo das duas cidades significa um avanço para esses municípios. “Isso facilita a abertura de novas empresas e o crescimento das empresas que já existem. A implementação dessas políticas de desenvolvimento implantadas valoriza os micro e pequenos empresários porque obrigatoriamente a Prefeitura é obrigada a fazer parte das suas compras às empresas do município” destacou Carlos Cointeiro. Remanso e Sobradinho estão à frente de municípios como Juazeiro, que ainda não montaram a estrutura necessária para que o município realize as Políticas de Desenvolvimento Implantadas.  De 2012 a 2015, mais de 3.000 municípios conseguiram implementar a Lei Geral nos parâmetros estabelecidos pelo Sebrae...

Estudante de apenas 11 anos lança livro em Sobradinho

A Cooperativa Educacional de Sobradinho - COOES foi palco na manhã deste domingo (4) do lançamento do livro: "livre, leve e solto" de autoria da aluna do 6º Ano de apenas 11 anos Karine Gualter. A história infantil fala sobre um pássaro que queria viver em liberdade. O evento alternou entre momentos de encantamentos com apresentações teatrais e falas dos familiares, amigos e da comunidade, que ressaltaram a importância da educação na formação de meninos e meninas que almejam um futuro promissor. A estudante, Karine Gualter, autora do livro, destacou que a história mostra seu olhar sobre a criação de pássaros presos. O professor Kleyton Gualter e Raquel Correia, pais, fazem questão de mostrar o orgulho que têm de Karine. ..

Sobradinho, Curaçá e Abaré recebem oficinas sobre alimentação da criança indígena

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza a partir desta terça-feira (29) oficinas com as mulheres e crianças indígenas de aldeias localizadas nos municípios de Sobradinho, Curaçá e Abaré. O evento, que acontece até sexta (2) e novamente de 13 a 16 de dezembro, faz parte do projeto "Conversando sobre Alimentação e Nutrição da Criança Indígena no Sertão Baiano".

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as ações de aleitamento materno e alimentação complementar para os povos indígenas. Segundo a Sesab, em 2015, Sobradinho, Curaçá e Abaré registraram média anual de aleitamento materno exclusivo nas crianças menores de seis meses de apenas 28,32%, enquanto a média de aleitamento materno complementar foi de 71,67%. Em contrapartida, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as crianças devem ser amamentadas até os dois anos de idade ou mais e que 100% das crianças menores de seis meses devem ser alimentadas através do aleitamento materno exclusivo. As oficinas serão centradas nas temáticas do aleitamento materno e alimentação complementar, considerando a importância de implantar e fortalecer ações que promovam melhorias de qualidade de vida para a população infantil...

Chuvas começam a cair na região do São Francisco, trazendo alento para os ribeirinhos


Em Sobradinho, conforme registro de leitores, a chuva alagou ruas centrais  

As chuvas que começaram a cair com mais intensidade no Vale do São Francisco, trazem alento aos ribeirinhos, diante do quadro de intensa estiagem que vinha assolando a região e provocando niveis baixos de água no Lago de Sobradinho, principal reservatório do semiárido...

Sobradinho garante segurança hídrica do NE

O  diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, concedeu, hoje (16/11), entrevista coletiva em Petrolina (PE), reunindo emissoras de rádios, TVs e blogs, para anunciar os testes de redução da vazão do Rio São Francisco de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700m³/s, gradativamente. 

A primeira etapa começa na segunda-feira (21), quando a vazão ficará para 750m³/s. A ação foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ibama, com o objetivo de poupar água no Reservatório de Sobradinho para garantir a segurança hídrica do Nordeste. A redução de 750m³/s para 700 m³/s somente acontecerá após o monitoramento dos usos múltiplos da água no patamar de 750m³/s. ..

AGRICULTORES DE SOBRADINHO SE REUNEM COM ÓRGÃOS DO ESTADO EM BUSCA DE MEDIDAS PARA AMENIZAR OS EFEITOS DA BAIXA DO LAGO DE SOBRADINHO

A Associação Vale do Paraíso está construindo no município de Sobradinho-BA uma agro-indústria de beneficiamento de frutas que vai de maneira acentuada alavancar a atividade da fruticultura no município.  Segundo o presidente da associação, Josivan Santos, “a baixa constante do Lago de Sobradinho é preocupante também para o setor agroindustrial, pois o os prejuízos na agricultura refletem diretamente nas unidades de processamento dos produtos da agricultura. ” Dentro desse aspecto reuniu na Câmara de Vereadores de Sobradinho, as associações do Crédito Fundiário para uma audiência com o Presidente da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Dr. Wiilson Dias, a Coordenadora de Projetos Fundiários da CDA – Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário, Dra. Izabel, além das lideranças locais, Tiziu, Paulo Balbino, Vereador Nino, Vereador Canturil,Vereador eleito Ir. Louro, dentre outros. Na ocasião foi debatida a Segurança Hídrica dos Assentamentos de Crédito Fundiário.

Dr. Wilson anunciou um convênio de horas máquinas para serem abertos canais de aproximação e um plano emergencial que atenderá estes produtores com tubos para amenizar a situação e ajudar o produtor nas consequências da baixa do Lago de Sobradinho. Dra. Izabel informou sobre a contratação de novos projetos de crédito fundiário para o município e também sobre a renegociação de dívidas com os produtores. Todos saíram com um sentimento de terem participado de proveitosa reunião diante da importância dos temas e das palavras positivas dos coordenadores...

Beneficiamento de pescado no terminal de Sobradinho cresce 16%

O Terminal Pesqueiro da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), no município de Sobradinho, alcançou no primeiro semestre deste ano a marca de 600 toneladas de pescado beneficiados, número 16% maior que o obtido no mesmo período do ano passado. O beneficiamento, realizado por 21 mulheres da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho, agrega valor ao produto da pesca que, ao invés de ser vendido ao natural, passa por processo de refrigeração, descamação e evisceração para aumentar sua vida útil e realçar as partes nobres dos produtos.

“As próprias pescadoras ficam com a renda obtida com o beneficiamento. Apenas nos primeiros seis meses deste ano estas guerreiras ganharam cerca de R$ 60 mil com o trabalho realizado no terminal, cedido a elas pela Bahia Pesca”, explica o presidente da empresa, Dernival Oliveira Júnior. Desta forma, cada pescadora envolvida com o beneficiamento do pescado ganhou cerca de três mil reais no primeiro semestre, um importante acréscimo na renda destas famílias...

Sobradinho pode chegar ao volume morto em dezembro, diz diretor da SIHS

A barragem de Sobradinho, a maior do Nordeste, pode atingir o volume morto em dezembro deste ano, caso não haja redução na vazão defluente, que é liberada para abastecimento. A possibilidade de uma piora no cenário considerado já delicado levou a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) a requerer à Agência Nacional de Águas (ANA) a medida. Atualmente, a vazão está em 800 m³ por segundo. Em resolução enviada ao órgão pelo titular da pasta, Cássio Peixoto, o pedido é de que a atual defluência passe para o volume de 700 m³ por segundo. De acordo com Marcello Abreu, diretor de Segurança Hídrica da SIHS, somente esta medida pode evitar o volume morto. "Avaliando a situação, chegou-se à conclusão de que 800 m³ estava muito alta. Se a redução não acontecer e as chuvas não vierem, o nível da barragem vai baixar, como está baixando. Logo na primeira quinzena de dezembro, deve chegar no volume morto, em 3%. Lá pelo dia 15, deve chegar ao volume morto. Reduzindo, a gente chega em dezembro com 4,5%", contou em entrevista ao Bahia Notícias. Com a diminuição, pode-se evitar também que o volume morto seja atingido no segundo semestre do ano que vem, caso o período de chuvas não consiga prover a Bacia do Rio São Francisco, responsável por abastecer Sobradinho.

De acordo com ele, a redução já foi autorizada pela ANA, mas esbarra em condições impostas pelo Ibama, responsável por executar a medida. Ainda segundo Abreu, a Bahia seria a mais atingida pela não diminuição da vazão, que precisa ocorrer pela falta de chuvas para recuperar a vazão da barragem. Sete municípios estão às margens da represa e sentiriam os efeitos direitos da deterioração na vazão. "Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado, Casa Nova, Sobradinho, Xique-Xique e Itaguaçu ficam na margem da barragem e, caso não haja redução da vazão, haverá problemas de captação, por causa da topografia. A água não só baixa, mas se afasta. Havendo redução de vazão, o que acontece apenas é abaixamento do rio. O rio não vai se afastar, porque continua correndo na calha", explicou. O conjunto de cidades reúne, atualmente, 279 mil habitantes. Marcello garantiu, ainda, que não há risco de racionamento de água, caso a barragem chegue ao volume morto. "Não há problema algum de volume de água. O problema é de nível de captação. Água tem à vontade", assegurou...

Produtores familiares buscam apoio da Codevasf em Juazeiro

Representantes da Associação  dos pequenos produtores da comunidade de Brejo de Fora, localizada na zona rural do município de Sobradinho, a cerca de 50 km de Juazeiro, no norte da Bahia, e o diretor de projetos do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), Franklin Wellington Evangelista Chaves, estiveram reunidos esta semana com o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, para conhecer as ações desenvolvidas pela companhia na área de inclusão social e geração de renda, que têm permitido a pequenos produtores caminharem, de maneira sustentável, em direção à melhoria da qualidade de vida.

Eles solicitaram ao superintendente Misael Neto informações sobre como incluir a associação em programas desenvolvidos pelo governo federal, voltados para o apoio e o desenvolvimento das atividades rurais...

Justiça da Bahia suspende Ação movida pela Chefs e favorece famílias rurais de Sobradinho

As 54 famílias que há anos vivem e produzem na comunidade de Horta Verde, área próxima a Vila Santana, em Sobradinho (BA), receberam na manhã da última terça-feira (17) a notícia de que a Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Ilona Márcia Reis, suspendeu decisão liminar que concedia Reintegração de Posse da citada área. Se não fosse suspensa, a Ação, impetrada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), poderia culminar com a expulsão de todas as famílias do local.

De acordo com a decisão da Desembargadora, a Ação pretendida pela Chesf é precária e até imprecisa no tocante a apresentação de provas de que a empresa detenha, efetivamente, a posse da área onde as famílias desenvolvem suas produções, plantando e criando pequenos animais. Ainda segundo a decisão, a Chesf não cumpriu com os requisitos necessários para uma liminar de reintegração de posse (medida que só pode ser concedida em caráter de urgência), o que levou a Desembargadora a suspender a liminar deferida pelo Juiz Substituto de Sobradinho...

CHAPA QUENTE – OS BASTIDORES DA POLÍTICA, EM GOTAS... 

 

OU POVO RUIM DE VOTO!

Em Ipiaú, no interior da Bahia, uma candidata a vereadora, Sônia da São Geraldo, passou a campanha divulgando o santinho com o número errado e ainda obteve 19 votos. Teve uma desculpa bem interessante para o fracasso nas urnas. Em Juazeiro, pelo menos uns 50 candidatos divulgaram o nome e o número certo e não passaram disso! tem desculpa?..

JUSTIÇA ELEITORAL EM SALVADOR CONFIRMA CANDIDATURA E VITÓRIA DE LUIZ VICENTE EM SOBRADINHO

Por 6 votos a zero a Justiça Eleitoral em Salvador confirmou a candidatura de Luiz Vicente e consequentemente a sua vitória no último pleito com larga diferença em relação ao segundo colocado. Na verdade, a Coligação ‘Acredite! Nós podemos mais’, que teve como candidato a prefeito pelo município de Sobradinho, Ademilson da Rocha Santos, o popular Tiziu (PT), já tinha perdido na primeira instância, no caso a Justiça Eleitoral de Casa Nova. Razão pela qual recorreu ao TRE-BA.

No processo, a coligação petista solicitava a inelegibilidade do candidato à reeleição Luiz Vicente Berti (PSD) alegando que o mesmo concorria a terceira mandato. Os desembargadores decidiram por unanimidade a improcedência da acusação. A decisão é do Juiz Relator Paulo Roberto Lyrio Pimenta emitida na sessão desta terça-feira, dia 11...

RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO ATINGE PIOR NÍVEL E PODE SECAR NO VERÃO

Ao menos 1.083 municípios do país, além do Distrito Federal, estão em situação de emergência por conta da seca ou da estiagem, segundo levantamento do G1. Em cinco dos 15 estados afetados, o cenário atinge mais da metade dos municípios – No Rio Grande do Norte, 90% estão em emergência. Na Bahia a represa de Sobradinho, maior reservatório de água do Nordeste, enfrenta o pior cenário em 85 anos, e pode zerar até o fim deste ano, segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando  Bezerra Coelho. Atualmente, o índice está em 10,35%.

O reservatório é o principal gerador de energia elétrica do Nordeste e, para evitar o agravamento da situação, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pretende reduzir o volume de água retirado do local. Na segunda-feira (26), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu uma autorização de redução de 800 m³ por segundo para 700 m³ por segundo. Além disso, dois outros importantes reservatórios estão com níveis baixos: a barragem de Água Fria II, que fornece água para o município de Vitória da Conquista; e a de Iguape, que atende Ilhéus. Nas duas cidades, o abastecimento de água funciona em esquema de rodízio desde o primeiro semestre deste ano...

Agência Móvel da Coelba atende em Sobradinho

Nesta semana, até sexta-feira, dia 07, a Agência Móvel da Coelba realiza atendimento no município de Sobradinho. O veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da concessionária estará estacionado na Praça dos Trabalhadores, no Colégio Maria José da Lima Silveira, Vila São Joaquim. O atendimento será prestado das 10h às 16h30 na segunda-feira, dia 03, e das 8h30 às 16h30 de 04 a 07/10.

Na Agência Móvel, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC)...

Luiz Vicente Berti (PSD) agradece por votação histórica em Sobradinho

A cidade está em festa. A população comemora a vitória de Luiz Vicente Berti (PSD) e Paulo Lima (PSB) reeleitos prefeito e vice-prefeito de Sobradinho. Com 8.207 dos votos, Luiz Vicente foi reeleito em uma votação histórica que expressa a vontade da maioria dos sobradinheses e que confirmou a continuação de um caminho de realizações rumo ao desenvolvimento.

A apuração dos votos foi finalizada por volta das 21h38minh, dando a Luiz Vicente 56,19% dos votos. Após o resultado, Luiz Vicente, Paulo Lima e os vereadores da coligação juntaram-se ao povo nas ruas da cidade, em uma grande festa da onda verde...