RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 19708 registros para a palavra: PETROLINA

Treze escolas municipais em Petrolina serão contempladas com o Projeto Escola Legal

Ontem (23), Petrolina ganhou o Projeto Escola Legal, lançado oficialmente no auditório do Fórum Souza Filho. O “Escola Legal” é resultado de um convênio firmado entre o Poder Judiciário Estadual, o Governo do Estado e o Ministério Público de Pernambuco. A Prefeitura Municipal de Petrolina aderiu ao Projeto em 13 escolas municipais. Estudantes do curso de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) também participam da iniciativa. 

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito, Domingos Sávio Guimarães,representando o prefeito Julio Lossio, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, as secretárias de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, de Educação, Célia Regina, o juiz e diretor do Fórum, Josafá Moreira, o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Recife, Paulo Brandão, a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Cíntia Micaella Granja, além de representantes da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, da Policia Civil, Aeronáutica,  Grupamento de Bombeiros e da Polícia Militar. ..

Márcia Cavalcante recebe apoio de Ciro Coelho na luta por obras de melhoria no abastecimento de água em Petrolina

A Vereadora Márcia Cavalcante (PMN) recebeu ontem (23) em seu gabinete o Deputado Estadual Ciro Coelho (PSB). O Deputado foi pessoalmente ouvir da vereadora sobre suas últimas reivindicações cobrando água para as comunidades do bairro Dom Avelar e Terras do Sul, onde foi prontamente ouvida pela Compesa que em comunicado público, admitiu o problema e se comprometeu em começar a resolver no prazo de trinta dias.

Ciro Coelho, que já carrega a bandeira da luta pela água, como dizia seu slogan de campanha, reconheceu a atitude da vereadora e se comprometeu também a acompanhar de perto o desenrolar desse caso. A vereadora Márcia Cavalcante continua levantando os problemas em outros bairros e sua intenção é enviar relatórios para que a Compesa chegue também com a água em outras comunidades...

Petrolina recebe o primeiro encontro China – Brasil realizado no interior do Brasil

O encontro China – Brasil, realizado ontem (22), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Petrolina), marcou a abertura do município para investimentos com empresários da China, que estão interessados em produtos do Vale de São Francisco. O Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, fez a abertura do evento e deu as boas-vindas ao presidente do Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco - Fecomércio - PE, Josias Albuquerque e à Diretora da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Uta Schwietzer. 

Esse foi o primeiro encontro China-Brasil realizado no interior do Brasil, trazido para Petrolina. Segundo o prefeito Julio Lossio, o encontro teve como principal objetivo, estreitar os laços entre os dois países e criar possibilidades de investimentos e de crescimento econômico não só para Petrolina, mas para toda a região do Vale do São Francisco. "Desenvolveremos a nossa economia, porque nosso objetivo é proporcionar trabalho e renda para as pessoas. Pretendemos tornar esse intercâmbio de informações e experiências em uma grande parceria que se consolidará em investimentos econômicos", destacou. ..

DIRETÓRIO MUNICIPAL COMEMORA 31 ANOS DO PT SEXTA (25) EM PETROLINA

A vereadora de Petrolina Cristina Costa usou a tribuna durante a sessão ordinária de hoje (quarta-feira, 23) para homenagear os 31 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Filiada ao PT desde 2003 a parlamentar ressalta que as bandeiras de luta do partido já faziam parte de sua trajetória na política sindical. 

Em seu discurso Cristina Costa destacou ainda a contribuição do partido na luta pela redemocratização do país, além da pluraridade da legenda. "O PT abarca pessoas diversas, possibilitando a inserção política de mulheres, homens, homossexuais, brancos, negros, indígenas, operários, intelectuais, religiosos dos mais diversos cultos, esta característica se mostra nas eleições do primeiro operário e da primeira mulher, presidentes do Brasil, refletindo uma mudança nos rumos do país que já conhecia o modo petista de governar em alguns estados e municípios, além de uma atuação parlamentar combativa pelos interesses sociais". ..

Prefeito de Petrolina discute mudanças no Programa "Minha Casa, Minha Vida

Ontem (22), o prefeito Julio Lossio (PMDB) realizou uma reunião de urgência com empresários que atuam, na área da construção civil de Petrolina, para discutir as mudanças ocorridas no Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ao lado do Prefeito, estavam os representantes da Caixa Econômica Federal, a vereadora Raimunda Sol Posto (DEM) e o Secretário de Habitação Geraldo Junior. 

A normativa com as mudanças foi divulgada pela Caixa Econômica Federal, no último dia 14 de fevereiro, para o Programa “Minha Casa, Minha Vida”. De acordo com as novas exigências, todas as moradias do programa terão que ser erguidas em ruas calçadas e saneadas, além da exigência do ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento adquirido junto ao Creas, que autoriza a presença do construtor no acompanhamento da obra. ..

Petrolina: Secretária da Mulher participa de reunião com a CDL

Ontem (21), na sala de reunião da Câmara de Dirigentes Logistas de Petrolina, a Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, esteve presente na reunião que decidiu o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, idealizada pela CDL em parceria com diversas instituições de Petrolina inclusive as Secretarias da Mulher e Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). 

Na ocasião, foram discutidas as ações de cada instituição parceira para os 'Dois Dias de Beleza' que acontecerão entre 28/02 e 01/03, das 8h às 13h, na Tenda de Eventos da Praça do Bambuzinho em Petrolina, com serviços de limpeza de pele, cabeleireiro e maquiagem. Para o presidente da CDL de Petrolina, João Ferreira, essa é uma maneira de homenagear as mulheres de maneira diferente dos anos passados. “Pensamos em proporcionar um dia diferente para as mulheres de nossa cidade e para isso contamos com a parceria das Secretarias da Mulher e Desenvolvimento Social para que dê tudo certo”, ressaltou. ..

Prefeito de Petrolina participa de reunião com moradores dos Projetos Irrigados

No último domingo (20), o prefeito de Petrolina Julio Lossio participou de uma reunião no projeto Senador Nilo Coelho, Núcleo 3 (N-3), com moradores e representantes dos núcleos dos projetos. Na reunião, estiveram presentes assessores e secretários da administração municipal. 

Na ocasião, foram discutidas ações de melhorias para os moradores dos núcleos e os serviços prestados pela prefeitura na localidade foram avaliados. Entre os assuntos abordados durante a reunião, foram a qualidade do serviço prestado pelo transporte público, a implantação do sistema de abastecimento de água para consumo e a iluminação de casas e ruas. Depois de ouvir as observações dos moradores, o prefeito Julio Lossio, firmou o compromisso de, juntamente com todos presentes, buscar alternativas para solucionar problemas de outras esferas que não englobam serviços de responsabilidade municipal. ..

Petrolina: Sindsemp rejeita proposta de aumento salarial e faz greve de advertência

O Sindicato dos Servidores do Município de Petrolina rejeitou a proposta do executivo de aumento de até 17,48% no salário, apresentada na manhã desta segunda-feira (21) pelo prefeito Julio Lossio e a secretária de Administração, Andréa Gomes. Como protesto, a categoria deverá paralisar suas atividades durante 24h na próxima sexta-feira (25).

“Tivemos 5 reuniões com o executivo, que apresentou essa proposta a qual foi rechaçada pelos servidores, que consideraram um aumento tímido e miúdo diante do congelamento vivido em 2010. Esperávamos mais ousadia, envolvimento, olhar sensível do poder público municipal, até porque essa proposta exclui diversas categorias. Os professores, por exemplo, teriam aumento de apenas 1%. Dentistas, enfermeiros, fiscais, também teriam reajuste menor. Portanto, faremos essa paralisação de advertência, para mostrar nosso sentimento de indignação”, destacou Wildes Marileia, presidente da entidade representativa.

Para o vice-presidente do Sindsemp, Lucenildo Lima (Didi), esse é o primeiro passo. “Não descartamos greve. Se não houver entendimento de valorização do profissional, vai se desencadear para uma futura greve dos servidores municipais”, expôs. Com informações do site da Grande Rio FM..

Prefeito Julio Lossio faz a abertura do curso de formação do Programa Brasil Alfabetizado em Petrolina

Nesta segunda-feira (21), o prefeito Julio Lossio participou da abertura do programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina, no auditório do Sest/Senat. O programa Brasil Alfabetizado (PBA) atua na alfabetização de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos que não tiveram acesso à escola, como forma de diminuir os altos índices de analfabetismo no país. Em Petrolina, o programa atenderá a aproximadamente 2.800 pessoas nas áreas urbana e rural, contando com uma equipe de 260 educadores, entre professores e coordenadores. 

De acordo com Julio Lossio, esse programa traz uma nova perspectiva para as pessoas que não tiveram oportunidade de aprender a ler. “Alfabetizar as pessoas, independente da faixa etária, é possibilitar uma vida melhor. A educação é a base para tudo na vida, esse é um desafio da nossa gestão: oferecer uma escola pública atrativa e de qualidade aos alunos de Petrolina, para que todos tenham as mesmas oportunidades na vida”, enfatizou...

Câmara de Petrolina convoca Secretaria de Educação

O vereador Ibamar Fernandes encaminhou requerimento 005/11 à mesa diretora da Casa Plínio Amorim solicitando a convocação  da Secretaria de Educação do Município de Petrolina Célia Regina,  para falar sobre  as nucleações escolares. A Secretária deverá comparecer a sessão desta segunda feira, dia 21.

Esta é a terceira sessão ordinária do período e tem como principal destaque a presença da Secretária de Educação, tendo em vsita não constar na pauta nenhum projeto de lei do Legislativo ou oriundo do executivo...

Prefeitura de Petrolina intensifica obra para a construção da Praça Clube do Carro

Utilizada há anos pela população, a Praça Clube do Carro, no bairro Gercino Coelho, continua em construção. Com a assinatura da Ordem de Serviço realizada pelo Prefeito Julio Lossio, a obra que está sendo realizada com recursos próprios do município, beneficiará além dos comerciantes, toda a população do entorno. Após interdição do local com tapumes, madeiras para fechar o local, os trabalhadores vêm intensificando as obras. "Sensibilizado com a situação, o prefeito reconheceu a necessidade de reforma e melhoria para a população que depende do local para trabalhar e vem também oferecer qualidade e infraestrutura", explicou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

A nova estrutura, oferecerá oito quiosques, três banheiros (um específico para pessoas com necessidades especiais); além de rampas, sala de administração, área coberta, praça de alimentação, calçadas e jardim. “Se não fosse o prefeito Julio Lossio, a construção dessa praça, que é um desejo antigo de todos os usuários do local, não sairia do papel. Acredito que após a conclusão, teremos melhores condições de trabalho com a estrutura para lanches e banheiros adequados”, afirmou o mototaxista, Nelson Lima...

PRESIDENTA DA CÂMARA DE PETROLINA TEM AGENDA APERTADA NESTA SEXTA-FEIRA (18)

A presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina Maria Elena Alencar visitou o Bispo Diocesano Frei Paulo Cardoso acompanhada dos edis Osinaldo Souza e Anatelia Porto, nesta quinta feira, dia 17 de fevereiro. A presidente da Casa Plinio Amorim disse que foi informar ao Bispo de Petrolina da sua vontade de defender os interesses da cidade em todos os segmentos. Frei Paulo Cardoso foi muito solícito e agradeceu a visita.

Nesta sexta feira, 18, Maria Helena recebeu em seu gabinete o novo Gerente do Banco do Brasil,Gildásio Araujo Barreto que colocou a instituição financeira à diposição da  Câmara com os  seus divesos serviços. Logo depois, recebeu o diretor da FACAPE – Faculdade de Ciencias Aplicadas e Sociais de Petrolina, Professor Ronaldo Remigio Mendes, que parabenizou a nova presidente do poder legislativo petrolinense. ..

Executivo propõe reajuste salarial de até 17,48% para servidores em Petrolina

Após mais de um ano reivindicações, pode estar chegando ao fim a luta do Sindicato dos Servidores do Município de Petrolina (Sindsemp) pelo reajuste salarial. Em reunião na tarde desta quinta-feira (16), o prefeito Julio Lossio, a secretária de Administração do município, Andréa Gomes e o assessor especial de Finanças, Avanilson Reis anunciaram um aumento de até 17,48% nos salários dos funcionários públicos.

Segundo o assessor de imprensa da Prefeitura de Petrolina, Daniel Campos, o impacto do reajuste nos cofres públicos será de R$ 6 milhões ao ano. “Na próxima semana essa proposta será apreciada em assembleia junto os servidores”, anunciou, destacando que a decisão pelo valor surgiu após a política de contenção de gastos iniciada em 2010...

Petrolina: Areia Branca terá ruas interditadas

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) em nota enviada ao blog comunica a condutores e pedestres que a partir desta sexta-feira (18), as ruas do Jasmim, das Rosas e do Alecrim, localizadas no bairro Areia Branca, serão interditadas por 30 dias.  

A Superintendente de Transporte da EPTTC, Gorette Delgado, afirmou que a interdição ocorrerá porque a Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA realizará serviços na rede de esgoto dessas localidades...

Prefeito de Petrolina se reúne com representantes do Banco do Nordeste para discutir parceria

Nesta quarta-feira (16), o prefeito Julio Lossio esteve reunido com representantes do Banco do Nordeste para discutir a possibilidade de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a instituição, através dos programas Crediamigo e Agroamigo. De acordo com o Assessor do Agroamigo, Evandro Melo, o objetivo desses programas é que os pequenos agricultores e microempresários tenham a oportunidade de ter acesso ao crédito orientado oferecido pelo banco.

O Coordenador de Finanças do Crediamigo, Alexandro dos Santos, esclareceu que ambos os programas oferece aos empreendedores acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso, a fim de integrá-los de maneira competitiva no mercado. “Nós vamos até a comunidade, apresentamos uma palestra, elaboramos a proposta simples de crédito e depois acompanhamos o progresso do tipo de investimento escolhido por cada agricultor. No Crediamigo funciona da mesma forma”, explicou.

O prefeito Julio Lossio informou que em 2010 mais de 3 mil pessoas foram capacitadas através dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com os Governos Federal e Estadual. “No ano passado investimos mais de R$ 4 milhões em qualificação profissional, também criamos o banco do empreendedor e o fundo municipal do empreendedor com o intuito de oferecer microcréditos para que as pessoas finalizem os cursos e tenham condições de comprar o material de trabalho necessário para exercer a nova profissão”, ressaltou. Julio Lossio também foi presenteado com um Kit do Crediamigo. ..

POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO “SERROTE” NO COMBATE À EXTRAÇÃO ILEGAL DE MINÉRIOS EM PETROLINA

A Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro realizou esta semana a “Operação Serrote”, contando com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, com vistas ao combate à extração ilegal de minérios no município de Petrolina - PE. 

A Pedreira Serrote está localizada próxima à rodovia BR – 407, que liga as cidades pernambucanas de Petrolina e Afrânio, bem como ao núcleo Habitacional Projeto Massangano, tendo sido motivo de denúncia dos residentes naquela comunidade o ultra lançamento de rochas durante as explosões de desmonte. 

Quatro pessoas foram surpreendidas em flagrante logo após cometerem os crimes de explosão, extração de minérios sem autorização e usurpação de matéria - prima da União, tipificados respectivamente nos artigos 251, § 2º do Código Penal, artigo 55 da Lei 9.605/98 c/c artigo 2º da Lei 8.176/91. Três motoristas de caçambas foram surpreendidos quando carregavam seus veículos com minérios, extraídos irregularmente, incidindo, dessa forma, nos tipos previstos nos artigos 55 da Lei 9.605/98 e 2º da Lei 8.176/91. ..

Cinema Acessível: Pessoas com deficiência visual e auditiva terão acesso à exibição de filmes nacionais em Petrolina

A partir da próxima quinta-feira (24), às 16h, no Sest/Senat, as pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual terão acessibilidade no cinema. O “Cinema Acessível” é uma realização das Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e de Acessibilidade, Associação de Deficiência Visual de Petrolina (ADVP) com o Sest/Senat.

Serão exibidos filmes nacionais com legenda oculta e audiodescrita, destinados especialmente ao deficiente auditivo e visual, mas aberto a todo público. As exibições acontecerão no Sest/Senat, Sesi, Senac e Senai, além de instituições de ensino, empresas públicas e privadas, duas vezes por mês, durante o ano. O objetivo dessa iniciativa é incluir as pessoas com necessidades especiais e fomentar o acesso à cultura nacional para essa parcela da população.

Também são parceiros do “Cinema Acessível”, a Federação das Associações do Município de Petrolina (Feamupe), Associação de Surdos e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comud). ..

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina implantará mais uma horta do Projeto Hortigranja Sustentável

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Petrolina estará implantando, no Sítio Boa Vista, em Pau Ferro, na próxima semana, a quinta horta do projeto Hortigranja Sustentável, realizado em parceria com o Sest/Senat, cujo objetivo é contribuir com o fortalecimento da agricultura. O Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Fábio José de Souza explica que o Projeto Hortigranja, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Petrolina que visa beneficiar pequenas famílias rurais, melhorando a qualidade de vida do agricultor familiar, dignificando e gerando renda para as famílias contempladas. “O projeto consiste na implantação de unidades da Tecnologia Social do Núcleo Agroecológico Integrado e Sustentável no município”, destacou. 

Ainda de acordo com Fábio José, o Hortigranja é um projeto muito promissor. “Podemos afirmar que o projeto já é um sucesso. Inicialmente, quatro hortas foram implantadas no interior e implantaremos mais uma na próxima semana. A meta do prefeito Julio Lossio é que sejam implantadas mais 10, correspondendo a um total de 15 projetos sustentáveis, ou seja, em cada projeto, dez famílias são selecionadas. A prefeitura e o parceiro entram com o pessoal   todo material necessário para a implantação, como: caixa de 5 mil litros, sistema de gotejamento, galinheiro, sementes para o plantio, galinhas e treinamento inicial”, explicou. ..

PRESIDENTA DA CÂMARA DE PETROLINA APRESENTA DIAGNÓSTICO EM COLETIVA NESTA QUINTA (17)

Presidente convoca coletiva  

A Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, vereadora Maria Elena Alencar, convocou para esta quinta feira,dia 17, entrevista coletiva com os segmentos da imprensa regional. Na oportunidade a presidente vai falar do processo relacionado com a  formação das comissões permanentes da Casa Plínio Amorim, sobre as ações que serão desenvolvidas em sua administração e deverá apresentar um diagnóstico de como recebeu a Câmara de Vereadores, do ponto  de vista  técnico, politico e administrativo.

Na sessão desta quarta feira dia 16, a assessoria de imprensa reapresentou o site da Câmara, convidando todos os presentes: vereadores, assessores  e o público em geral  pra acessá-lo,  já que o mesmo tem informações  importantes do dia a dia de cada vereador...

Prefeito Julio Lossio se reúne com empresário para discutir a implantação de novo empreendimento em Petrolina

Depois de ter sido destaque como um dos municípios de médio porte que mais cresce no Brasil, Petrolina tem recebido vários investimentos no setor privado. Ontem (16), o prefeito Julio Lossio e o vice-prefeito Domingos Sávio estiveram reunidos com o empresário Normandio Guimarães, que mostrou o projeto do seu novo empreendimento, que será implantado na orla da cidade e, também, solicitar o apoio da prefeitura para esse investimento. 

Há sete anos atuando na área de gastronomia, com restaurantes em Petrolina e Cabrobó-PE, o empresário Normandio Guimarães informa que o novo empreendimento terá um designer distinto, com a entrada no formato de uma barrica, além de fazer alusão ao vinho produzido na região. “Iremos trazer uma estrutura totalmente diferenciada com cinco ambientes, inclusive, uma adega especial para vinho com degustação, para atender da melhor forma possível os turistas e as pessoas de Petrolina”, informou. ..