RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 19666 registros para a palavra: PETROLINA

Petrolina: Educação faz parceria com a CELPE

A Secretária de Educação de Petrolina,Célia Regina, se reuniu com coordenadores do Projeto “Educação com Energia” para colocar em prática o programa nas escolas da rede municipal de ensino. O caminhão “Educação com Energia” passará por cerca de 40 escolas da rede municipal, divulgando as propostas de um consumo de energia mais consciente. Vinculado ao PROCEL (Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica), o projeto tem uma metodologia de ensino que utiliza livros, revistas, dinâmicas e palestras, aprovada pelo Ministério da Educação, Ministério de Minas e Energia e Ministério do Meio Ambiente.

O objetivo do projeto é capacitar professores multiplicadores com o tema “Energia e Meio Ambiente”, visando à conscientização dos estudantes que são o futuro da cidade, no intuito de que a nova geração seja mais preocupada com os gastos e a conservação do meio ambiente. De acordo com a Secretária de Educação, Célia Regina, é importante implantar o projeto nas escolas do município para ampliar a metodologia utilizada na educação ambiental e o consumo consciente nas escolas. “Além do aprendizado de conservar e melhorar a qualidade de vida das crianças. O consumo correto de energia pode trazer benefícios, também, para a renda dos pais que poderão investir, por exemplo, em melhorias para a sua vida dentro ou fora de casa”, destacou.

O grupo que irá visitar as escolas, é formado por motorista,eletricista, coordenadora pedagógica, um gerente de projetos e um supervisor de projetos que passarão nas 40 escolas selecionadas e divulgarão um material formado por um kit com livros e revistas para que as crianças possam aprender se divertindo, mas com muita responsabilidade, o quanto é importante controlar o consumo de energia e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Do número total de escolar que irão participar do projeto já foram definidas inicialmente 7 escolas, são elas: Escola Julia Eliza Coelho (16/02), Professora Luiza de Castro (17 e 18/02), Anézio Leão (23/02), CAIC (24/02), Jacob Ferreira (01/03), Professora Anete Rolim, (02/03) e Jeconias José de Souza (03/02). ..

Espetáculo “O Coronel de Macambira” será apresentado em Petrolina

No próximo sábado (19), às 19h, a Praça Dom Malan ficará repleta de arte com o grupo Ser Tão Teatro, de João Pessoa – PB, que chegará a Petrolina trazendo o espetáculo ‘O coronel de Macambira’, texto de Joaquim Cardozo e clássico folguedo de Bumba Meu Boi, relacionando contemporaneidade e tradição. O evento conta com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e Infraestrutura (SEINFRA) de Petrolina, que cederam espaço, cadeiras, iluminação e logística para a apresentação. 

Na peça, personagens trajados de mendigos bêbados e loucos surgem em meio às pessoas e vão aos poucos revelando, através da miséria, o lado lúdico dos festejos tradicionais, principalmente, do Bumba Meu Boi, um dos folguedos brasileiros de maior popularidade. Segundo folcloristas, trata-se de um auto que mistura teatro, dança, música e circo. O Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa criado em 2007, formado por alunos e professores do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa – PB. O grupo foi contemplado no edital “Eletrobrás de Cultura de 2010” com o projeto “O Coronel de Macambira pelo Rio São Francisco” que contempla a montagem do espetáculo e sua circulação por 10 cidades do Vale do São Francisco, além de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. ..

Prefeitura garante a construção de mais cem casas em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina firmou uma parceria com a Organização Não-Governamental Habitat para a Humanidade - Brasil, especializada em construção de moradias e com atuação no âmbito internacional, no intuito de construir habitações populares no município. O projeto será financiado pela Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), garantido através do Ministério das Cidades. 

Sexta-feira (11), o Superintendente de Habitação da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente – SEPUMA, Edinaldo Lima, e o engenheiro civil e consultor da ONG, Daniel Girão, estiveram na Caixa para protocolar o contrato de construção de mais cem casas no município. As obras das novas moradias, destinadas à famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, devem ser iniciadas dentro de 120 dias, no bairro Pedra Linda. ..

Petrolina: Sedest e Secretaria de Irrigação realizam 1ª reunião sobre PAA de 2011

Semana passada, representantes das Secretarias de Irrigação e Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) de Petrolina, realizaram a primeira reunião de 2011 com as 20 entidades filantrópicas que estão cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

Na ocasião, foram discutidos a logística de distribuição e o aproveitamento dos alimentos adquiridos através da Prefeitura Municipal de Petrolina pelo PAA, que compra a produção de agricultores familiares e repassa às entidades filantrópicas. Esses alimentos precisam estar em ótimo estado de maturação e conservação. ..

Distritos de Petrolina recebem mutirão de limpeza do Programa Tudo Limpo

As equipes do Programa Tudo Limpo, iniciaram, pela comunidade de Uruás, o mutirão de limpeza da Secretaria de Infraestrutura de Petrolina da semana. O cronograma elaborado está em execução desde o ano passado, quando os distritos de Petrolina recebem os serviços reforçando o programa Petrolina Participativa. 

Realizando serviços de capina, varrição e pintura de meio-fio, a equipe atendeu durante todo o dia a escola municipal, o posto de saúde da família, a quadra de esportes, vias públicas e canteiros de Uruás. “Estamos reforçando ainda mais a limpeza no interior de Petrolina, atendendo a determinação do prefeito Julio Lossio. Nossa meta é proporcionar qualidade de vida, dignidade e saúde à população e isso é atingido quando oferecemos limpeza tanto para a área urbana quanto para a área rural do município”, reforçou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha. ..

Petrolina: Secretária de saúde acompanha obras de construção das AMEs

A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, esteve sexta-feira (11) acompanhando as obras de construção das unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME - Saúde da Família) dos bairros Vila Eduardo, Areia Branca, José e Maria e Henrique Leite. A visita contou ainda com a presença do coordenador geral das AMEs, Edilson Neto e do engenheiro Germano Brandão, que está acompanhando todo o processo de edificação das unidades. 

De acordo com Lúcia Giesta, até que as construções sejam totalmente concluídas, outras visitas serão feitas, tanto pela Secretária quanto pelo prefeito. “Vamos acompanhar atentamente o que está sendo executado de acordo com o projeto idealizado. É neste momento que podemos fazer observações e, se necessário, sugerir adequações para que as AMEs funcionem de forma adequada e eficiente”, esclareceu. Ainda foram discutidos detalhes da obra e o prazo para entrega de cada unidade. ..

CÂMARA DE PETROLINA DEFINE HOJE A COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES

A presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina Maria Elena Alencar definiu na sessão de ontem, dia 14, duas importantes prioridades para serem deliberadas nesta terça feira, 15. A primeira delas é uma reunião entre a mesa diretora e a bancada de vereadores, às 08:30 hs da manhã na Câmara, para a escolha dos novos nomes e líderes que formarão as comissões permanentes da casa Plínio Amorim. O papel das comissões dentro das Câmaras é elaborar estudos e dar pareceres sobre os projetos apresentados, tanto do Executivo como dos vereadores.

As comissões permanentes são:..

Petrolina: Vice-Prefeito Domingos Sávio é homenageado como patrono durante formatura de engenharias da Univasf

Durante a solenidade de formatura dos cursos de Engenharias Agrícola e Ambiental, Civil, Engenharias de Produção, Elétrica e Mecânica, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Vice-Prefeito Domingos Sávio foi homenageado como patrono. O evento aconteceu no último sábado (12), no Auditório do Complexo Multieventos da Universidade, do Campus Juazeiro (BA). A noite foi de muita emoção, e reuniu o Pró- Reitor de ensino em exercício da Univasf, Jorge Luiz Cavalcante Ramos; professores, acadêmicos, familiares, convidados, além do Prefeito Julio Lossio e a Primeira Dama Andréia Lossio, que prestigiaram os formandos. 

Durante a cerimônia, o vice-prefeito Domingos Sávio falou sobre a importância da Universidade no Vale do São Francisco e fez uma homenagem a um dos idealizadores da instituição, o ex-deputado Federal Osvaldo Coelho. “Estou muito feliz por vê os frutos que a Universidade está produzindo. Engenharia é uma das áreas com maior déficit de profissionais no Brasil e a partir de agora vocês vão ocupar essas vagas. Quero também homenagear O ex-deputado Osvaldo Coelho, grande homem que não descansou enquanto não viu essa Universidade Federal instalada aqui no Sertão”, declarou. ..

IGEPREV inaugurará novas instalações em Petrolina

Na próxima quarta-feira, dia 16, às 19h o Instituto de Gestão Previdenciária da Prefeitura Municipal de Petrolina (IGEPREV) realizará a inauguração, das novas instalações da Junta Médica localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, número 939, Centro - Petrolina. O evento contará com a presença do prefeito Julio Lossio e será aberto ao público em geral. A nova junta realizará o atendimento de perícia médica aos servidores das 07h às 13h, a partir do dia 17, e contará com 10 salas, sendo 02 consultórios, 01 sala para conselhos (deliberativo e fiscal), 01 para o almoxarifado, 01 para recepção, entre outras.

Uma das inovações da nova instalação é a implantação de duas salas de digitalização, que serão utilizadas para digitalizar todos os arquivos dos servidores, modernizando o sistema, evitando, dessa forma, o desgaste dos documentos. Outra novidade será a visita de membros da equipe da Junta Médica aos locais de trabalho dos servidores. Segundo o diretor-presidente do IGEPREV, Emmanuel Ferro, a inauguração da junta médica proporcionará mais espaço para o setor administrativo e oferecerá maior atenção para os servidores. “Com a junta médica aqui, acompanharemos de perto os casos dos servidores. Será um novo modelo de gestão, onde buscaremos antever os problemas e acompanhar os casos de afastamento objetivando a recuperação do servidor”, destacou.

Emmanuel Ferro explicou que a junta médica possuirá um auditório e esse espaço será utilizado para reuniões e como central de informações. “Ofereceremos maior qualidade de vida para nossos servidores com palestras educativas, cursos e orientações de saúde no auditório da junta médica”, acrescentou. ..

EVANGÉLICOS HOMENAGEIAM ODACY AMORIM EM PETROLINA

 
Evangélicos de várias igrejas de Petrolina e que foram eleitores do deputado estadual Odacy Amorim (PSB) estiveram reunidos na noite deste sábado (12), para um culto em ação de graças pela eleição e pelo mandado do parlamentar. A programação aconteceu no Teatro do Sesc, centro da cidade. Entre as atrações um canto gospel de Nadson e o grupo Revelação.
 
“O evento é um culto de gratidão a Deus pela vitória obtida nas urnas nas eleições de 2010”, explicou Samuel Souza, um dos organizadores do evento e que integra a assessoria parlamentar do deputado. Odacy Amorim foi um dos deputados estaduais mais votados de Pernambuco com 40.104 votos e foi o mais votado em Petrolina, sua principal base política.
..

Novas comunidades de Petrolina recebem coleta domiciliar

Atendendo às necessidades dos moradores da cidade, mais comunidades, receberão o serviço de coleta domiciliar do lixo. Dessa vez, receberão os benefícios, o Sítio São João e o Loteamento Vale Dourado. Aprovado pela Secretaria de Infraestrutura do município, a atividade beneficiará centenas de pessoas nas duas comunidades que ainda se estruturam devido ao pouco tempo de existência.

“Como são comunidades novas, estamos preocupados em oferecer boa estrutura e qualidade de vida às famílias desses locais. Por isso, atendendo à determinação do prefeito Julio Lossio, indiquei uma visita das nossas equipes ao Sítio São João e ao Loteamento Vale Dourado, solicitando a atuação da empresa prestadora do serviço nos locais. Agora, essas famílias também terão acesso à qualidade de vida”, reforçou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha. No Sítio São João, a coleta beneficiará 30 famílias, que recebem a equipe todas as quartas-feiras. No Loteamento Vale Dourado, todas as cinco ruas serão atendidas às terças, quintas e sábados. ..

Audiência pública discutirá área de proteção permanente em Petrolina

A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina (SEPUMA) realizará, no dia 23 de fevereiro, às 19h, no SEST/SENAT, uma audiência pública para discutir a ocupação da margem do Rio São Francisco em área urbana, regiões definidas como Áreas de Proteção Permanente – APP, nos locais que já contam com lotes construídos. Para a discussão, a SEPUMA convida moradores dessas áreas, Ministério Público Federal e Estadual, ambientalistas, estudantes, empresários, engenheiros e arquitetos.

Para a audiência, a SEPUMA convidou, também, o Presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, Mauro Maciel Buarque, que também é membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Petrolina foi construída à beira do rio e, por ser de fronteira entre dois estados, o São Francisco se torna um item de jurisdição federal. Devido a sua largura, entre 300 e 800 metros, as leis que regem sobre a proteção ao meio ambiente, exigem que seja mantida uma Área de Proteção Permanente, à margem do rio, livre de qualquer tipo de construção. A fim de estabelecer a distância dessas áreas e seguindo o exemplo de Recife, que já conseguiu legalizar as suas APPs, Petrolina convida a sociedade para discutir o tema.

De acordo com o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Geraldo Junior, o problema para a regulamentação dessas áreas é porque existe um conflito jurídico entre o Código Florestal de 1965, o Estatuto das Cidades, de 2000 e o último Plano Diretor do Município de Petrolina, criado em 2006. No Código, a APP precisa ter 500m, já o Plano Diretor define essa margem em 100m e o Estatuto das Cidades deixa a delimitação da APP a cargo dos municípios. No entanto, alguns segmentos jurídicos não reconhecem o poder dado pelo Estatuto às leis municipais...

Ano letivo para alunos da rede municipal de Petrolina começa nesta segunda-feira

Na próxima segunda feira (14), as aulas da rede municipal de ensino em Petrolina começarão em todas as escolas da sede e interior do município. Ao todo, são esperados aproximadamente 38 mil alunos. “Preparamos tudo para que os alunos possam iniciar as aulas com a melhor infraestrutura.” Afirmou o prefeito Julio Lossio que destacou também a reforma de 12 escolas.

Além das reformas realizadas nas escolas, a prefeitura construiu e reformou mais de 84 laboratórios de informática. Novos livros didáticos também foram comprados para as escolas da sede e interior do município.

De acordo com a Secretária de Educação, Célia Regina, a prefeitura está trabalhando para implantar um padrão de qualidade na educação em todas as unidades do município, intensificando o programa Alfa e Beto e o Programa de Aceleração de Aprendizagem (PAA). “Estamos melhorando a estrutura das escolas, visando um padrão cada vez melhor. Sabemos que essas mudanças vão melhorar ainda mais a educação oferecida aos estudantes da nossa cidade”, destacou a Secretária. ..

Petrolina: Secretaria de Educação iniciará aulas do Proeja/FIC no próximo dia 14

A Secretaria de Educação de Petrolina em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Sertão Pernambucano / Campus Petrolina (IF Sertão – PE) convida os alunos do município que foram selecionados pelo PROEJA – FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (PROEJA) para a aula inaugural, que será realizada na próxima segunda-feira (14). O evento acontecerá no auditório da Instituição, localizada na BR 407, km 08, no bairro Jardim São Paulo, a partir das 19h.

Estarão presentes na inauguração do projeto, os professores dos cursos, a Secretária de Educação de Petrolina, Célia Regina; a Diretora de Gestão Pedagógica, da Secretaria Mupara o Clube do Servidor nicipal de Educação, Emília Ribeiro, o reitor do IF- Sertão, Sebastião Rildo Fernandes Diniz; coordenadores do EJA, além de diretores e representantes do Instituto.

O PROEJA-FIC selecionou 120 alunos que foram distribuídos em 4 turmas para os cursos de pedreiro (30 vagas) e auxiliar técnico em organização de eventos sociais e comunitários (30 vagas), na Escola Municipal Paulo Freire; auxiliar técnico em organização de eventos sociais e comunitários (30 vagas) e eletricista em manutenção eletroeletrônica (30 vagas), no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão. ..

Prefeitura de Petrolina investe na construção de Centros de Educação infantil e reformas nas Escolas Municipais

A Prefeitura de Petrolina, tem investido em reformas e construções de Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs). Em dois anos, 4 centros e 28 escolas foram reformados e outras 12 escolas estão com as obras de reforma em execução, além da inauguração de 11 unidades Nova Semente.

Os centros reformados são localizados no Projeto Irrigado do Bebedouro (Núcleos 1 e 2); Palhinhas (Tia Dulcinéia) e José e Maria (Cardoso de Sá). As escolas que estão sendo reformadas são: Jacomias José dos Santos, localizada no bairro Ouro Preto, a Rubem Amorim, no bairro São José, entre outras. Os serviços realizados nas instituições educacionais consistem em construção de novas salas de aulas, implantação de laboratórios de informática, vestiários e salas de recursos (salas adequadas para pessoas com necessidades especiais).

Segundo o prefeito Julio Lossio, os investimentos objetivam a valorizar da educação, aumentando e reformulando os espaços educacionais para o maior conforto dos alunos e professores. “Esses investimentos se traduzem em professores mais motivados e alunos com melhor rendimento escolar, por isso estamos buscando oferecer as melhores condições de ensino para que as nossas crianças possam no futuro, ocupar as vagas das universidades públicas”, destaca. ..

Petrolina adia assinatura da ordem de serviço do novo sistema de transporte público

Sem explicar as razões que a levaram a suspender a programação, a Prefeitura de Petrolina enviou nota ao blog informando que a assinatura da ordem de serviço para estudo sobre o sistema de transporte coletivo municipal, e elaboração do projeto executivo da implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, agendada para esta quinta-feira, dia 10, no Gabinete Municipal, foi adiada. Em breve será divulgada nova data para assinatura da ordem de serviço. ..

Odacy quer Academias da Cidade em distritos e área irrigada de Petrolina

O deputado estadual Odacy Amorim (PSB-PE) esteve nesta quarta-feira (9) na Secretaria Estadual das Cidades para uma audiência com o secretário Danilo Cabral. No encontro, Odacy levou alguns pleitos de Petrolina e região para discutir com o secretário. Um dos pontos da conversa foi a solicitação para que a secretaria construa Academias da Cidade nos distritos de Isacolândia, Rajada e Nova Descoberta e em todos os núcleos irrigados dos projetos Senador Nilo Coelho e Maria Tereza. 

“Essas são áreas de grande volume populacional e que são bastante carentes de área de lazer e de prática de esportes. Tenho certeza que o secretário será sensível ao nosso pleito e atenderá a nossa solicitação em nome de todos os moradores do interior e da área irrigada petrolinense”, afirmou o deputado. ..

Petrolina: Bairros recebem reforço na limpeza pública

Nesta semana, as equipes de limpeza manual e roço mecânico atendem à população dos bairros João de Deus e Cosme e Damião. Prestando também serviços de capina, varrição e pintura de meio-fio, as duas localidades contarão com reforço para a retirada de lixo e entulho das vias públicas. A ação dá continuidade ao Programa Tudo Limpo e visa atender novamente todo o município dentro do cronograma estabelecido pela Secretaria de Infraestrutura de Petrolina. 

Recentemente beneficiado com serviços de patrolamento de vias e ruas, roço mecânico, além da limpeza e abertura de drenos, o João de Deus tem os entulhos retirados com auxílio de máquinas pá-mecânica e caçambas. O objetivo da ação é deixar os espaços limpos para receber em breve o Programa Carroceiro Cidadão, que pretende disciplinar, através de pontos fixos, o despejo de entulhos, restos de construção e poda, evitando que esse material continue a ser jogado nas ruas e avenidas da cidade.  ..

Petrolina: Gabinete de Gestão Integrada delibera ações para 2011 na primeira reunião do ano

Dia passado (09), o secretariado de Petrolina e representantes de várias entidades públicas participaram da primeira reunião de 2011 do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M). Realizado na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, o primeiro evento do ano alinhou novas demandas para realizações imediatas. A parceria firmada com órgãos do setor público e privado está resultando, ao longo de sua existência, em avaliações positivas para os integrantes. Diante disso, o primeiro encontro do GGI-M deliberou entre o 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Ordem Pública, ações integradas para a comunidade de Capim, reforçando a segurança e as atividades de preservação ambiental do local. 

Cronograma ..

PM PRENDE EM PETROLINA SUSPEITOS DO ASSALTO AO BANCO DO BRASIL EM REMANSO

Policiais militares de Petrolina detiveram ontem (09) Damião da Conceição, 21 anos morador do bairro Henrique Leite; Igor Reinaldo Peixoto, popular “Galego do Gesso) residente em Cabrobó e Ari Joem da Conceição e Francinalva Araújo Gomes, que residem no Henrique Leite em Petrolina. 

Eles são acusados de ter roubado na cidade Sobradinho-BA do empresário Jarcis André Campos de Carvalho, um Corsa de placa JSS-8539. Nas investigações e na abordagem na residência da Sra. Francinalva onde os imputados estavam escondidos, foram encontrados, 02(duas) petecas de maconha, 04(quatro) papelotes de cocaína e 03(três) pedras de crack, além de um revolver calibre 38. ..