RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 18 registros para a palavra: Marinha do Brasil

Juazeiro: Marinha do Brasil inicia a "Operação Verão 2021/2022 – Navegue seguro: a nossa melhor escolha"

A chegada do verão, o início das férias e as festividades típicas do final do ano, acarretam no aumento do fluxo de embarcações de esporte e lazer, bem como a prática de turismo náutico.

Este aumento reflete, infelizmente, no aumento do número de acidentes com estes tipos de embarcação, em sua maioria, causados pelo não cumprimento das regras de segurança da navegação.  Atenta a esta realidade, a Marinha do Brasil (MB) inicia a "Operação Verão 2021/2022 – Navegue seguro: a nossa melhor escolha". ..

Parceria da Prefeitura de Juazeiro com a Marinha do Brasil busca ações de integração em prol do Rio São Francisco

Representando a prefeita Suzana Ramos, o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, Sérgio Fernandes, se reuniu, nesta terça-feira (27), com o comandante da Capitania Fluvial de Juazeiro, capitão Luis Felipe Melo da Mata, e com o ex-comandante do 3° Batalhão da Polícia Militar, Gilson Santiago.

O encontro teve como objetivo promover a aproximação das instituições e buscar ações que possibilitem a integração entre Juazeiro e o Rio São Francisco. ..

Rio São Francisco: Marinha do Brasil participa da ação para retomada das atividades da Eclusa de Sobradinho

A Marinha do Brasil (MB) apoiou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na ação de eclusagem, com passagem de embarcações, que marcou a retomada das atividades da Eclusa de Sobradinho, no Rio São Francisco, inoperante desde 2019.

Na operação, realizada no dia  (25), foram empregadas duas embarcações da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ), além do Vapor do São Francisco, que é voltado ao turismo náutico na região...

Marinha do Brasil inicia “Operação Verão 2020/2021– Todos por uma Navegação Segura”. Em Juazeiro o lançamento será dia 21

A Marinha do Brasil vai iniciar, na segunda-feira, 21, a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura”, por meio de suas Capitanias, Delegacias e Agências em todo o Brasil. O objetivo é conscientizar condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente marítimo e lacustre.

A operação vai contar com a participação da comunidade náutica e marítima e de militares e servidores civis da Marinha, além da Capitania dos Portos da Bahia, que intensificará as ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitar a época mais quente do ano com segurança...

Empresário Juazeirense é homenageado com alta honraria da Marinha do Brasil, em Salvador

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou ontem (11), em Salvador, a Cerimônia Militar do Dia do Marinheiro, solenidade que marca as festividades de aniversário de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil. 

A solenidade seguiu protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 e condecorou algumas personalidades e instituições baianas com a Medalha Mérito Tamandaré, honraria, que representa a força da Marinha no Brasil...

Marinha do Brasil emite alertas de perigo chuvas intensas na Bahia

Um ciclone com características subtropicais deve alterar as condições meteorológicas em vários pontos do país, provocando fortes chuvas e rajadas de vento. Em virtude do fenômeno, a Marinha do Brasil emitiu hoje (26) alertas de perigo de tempestade para os três estados do Sul e para Mato Grosso do Sul. Já para Bahia e Minas Gerais, o aviso é de perigo de chuvas intensas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas horas deste domingo (25), o ciclone ganhou força, sendo classificado como Tempestade Subtropical Mani. No  município de Marilândia, foi registrado um volume pluviométrico 169,8 milímetros (mm), entre a manhã do último sábado (24) e a manhã de ontem, valor muito acima da média mensal, que é de 96,7 mm. Em Vitória, o total foi de 80,2 mm...

Urgente: Marinha do Brasil diz que militares que estão no Líbano estão bem e não há feridos

A Marinha do Brasil informou na tarde desta terça-feira (4) que uma de suas embarcações, que está em missão no Líbano, não estava na área do porto onde ocorreu a explosão em Beirute.

"A Marinha do Brasil (MB) informa, com relação à explosão ocorrida em Beirute, hoje, que todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da MB estão bem e não há feridos. A Fragata Independência encontra-se operando no mar, normalmente. O navio estava distante do local onde ocorreu a explosão. Outras informações serão passadas tempestivamente." - Centro de Comunicação Social da Marinha..

Acidentes com embarcações no lago de Sobradinho não são uma novidade. Marinha retoma buscas por última vítima do naufrágio de quarta (25)

A Marinha e o Corpo de Bombeiros retomaram nesta quinta-feira (2), conforme informação repassada pela repórter Joice Guirra, no BA TV, as buscas pela última pessoa que se encontrava numa barco que despareceu desde a quarta-feira (25) no Lago de Sobradinho.

As buscas foram suspensas no último dia 31, conforme nota da Marinha divulgada por este Blog , mas foram retomadas nesta quinta-feira (2) após informações de que pescadores teriam visto um corpo boiando próximo à Sento-Sé, no Lago de Sobradinho. No último dia 29 três corpos, duas mulheres e um homem, haviam sido resgatados e foram identificados como Nilvânia Neves da Costa, Elias Neves da Costa e Luana Vieira Gomes, todos de Sobradinho. Os corpos foram liberados e sepultados na terra da barragem. ..

Quatro pessoas em um barco estão desparecidas. Marinha faz buscas no lago de Sobradinho

De acordo com informações colhidas pelo Blog GJ Notícias, equipe da marinha está efetuando buscas no Lago de Sobradinho, neste sábado (28), tentando localizar quatro pessoas que são dadas como desaparecidas desde a última quarta-feira (25).

De acordo com as informações um barco pequeno, com quatro pessoas, se deslocou para a Ilha do Mocó, mas não chegou ao destino. As buscas estão sendo feitas no lago, entre os municípios de Sobradinho e Casa Nova. De acordo com informações Luana Vieira Gomes, de 20 anos, e mais três familiares estariam no barco desaparecido...

MORRE EM JUAZEIRO O TENENTE DA MARINHA DO BRASIL FRANCISCO MARÇAL DE OLIVEIRA

Faleceu na manhã deste sábado, dia 24, de causas naturais em Juazeiro (BA), o Senhor Francisco Marçal de Oliveira, 91 anos, aposentado, Tenente da Marinha do Brasil e ex-servidor da Companhia de Navegação do São Francisco.

O Senhor Francisco era casado com Dona Odete Nunes Marçal, pai do médico Francisco Marco Marçal, do advogado Maurício Marçal e de Ana Paula Marçal, e tinha como noras Regina e Patrícia Marçal, netos: Lorena, Dr. Rodrigo, Diego, Tiago, Camila e Felipe...

Membros do 9° GBM e da Marinha do Brasil resgatam corpo de jovem do Salitre que se afogou no Velho Chico

Na manhã deste domingo (08) foi encontrado nas imediações da Ilha do Rodeadouro, o corpo de Edson Souza dos Santos, 31 anos, morador do povoado de São Gonçalo no Salitre, zona rural de Juazeiro (BA), o mesmo estava desaparecido desde a quinta-feira (05), quando saiu para pescar juntamente com um primo.

Após intensas buscas desde a sexta-feira (06) ao longo de todo percurso onde a vítima desapareceu, o corpo foi encontrado 7 km distante do local onde testemunhas afirmam que ele sumiu...

Barcas Rio dos Currais e Velho Chico continuam submersas no Lago de Sobradinho

As embarcações Rio dos Currais e Velho Chico, barcas de grande porte que faziam o conhecido passeio “Vapor do Vinho”,  ainda estão submersas no Rio São Francisco, à montante do lago de Sobradinho (BA), onde submergiram no último dia 23. Não havia tripulantes embarcados no momento do ocorrido.

A Marinha, através da Agencia Fluvial, sediada em Juazeiro, já iniciou abriu procedimento de apuração e tem um prazo de 90 dias, a contar da data do ocorrido, para apresentar conclusões sobre esse inquérito...

Marinha do Brasil inicia Operação Verão 2017/2018 Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita

A  Marinha do Brasil iniciou  a Operação Verão 2017/2018. É uma Campanha voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados.

De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o quepor vezes pode resultar em consequências irreversíveis. Para minimizar a possibilidade da ocorrência de desastres náuticos, a Campanha deste ano trazcomo mote a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer...

Deputado Gonzaga Patriota recebe Medalha da Marinha do Brasil

O deputado federal Gonzaga Patriota, que já recebeu medalhas de Honra do Exército e da Aeronáutica, foi agraciado, nesta quarta-feira, 13, com a Medalha Mérito Tamandaré, pela Marinha do Brasil. "É uma honra receber uma Comenda de uma Força especializada que muito tem orgulhado o nosso País", afirmou Patriota.

A Medalha Mérito Tamandaré é uma honraria concedida a autoridades, instituições, civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil...

Zó reafirma compromisso com a Marinha do Brasil

Durante a inauguração do busto do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, na última sexta-feira (17) em Juazeiro, norte da Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB) reafirmou o seu compromisso com a instituição. O parlamentar vem conduzindo discussões sobre a elevação da Agência Fluvial de Juazeiro à Capitania dos Portos.

Na presença do prefeito da cidade, Isaac Carvalho (PCdoB), do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Luiz Henrique Caroli, de representantes de vários segmentos sociais e de autoridades políticas e militares, Zó também relembrou os grandes feitos e o trabalho desenvolvido pela Marinha no Submédio do São Francisco. “Com esta homenagem estamos reconhecendo o mérito de uma instituição séria e competente. A nossa obrigação é fazer este trabalho crescer ainda mais na região do São Francisco, por isso, a luta pela elevação da agência”, ressaltou Zó. ..

Deputado Estadual Zó presidirá sessão especial em homenagem a Marinha do Brasil

Nesta quinta-feira (18), às 9h30, o deputado estadual Zó (PCdoB) irá presidir uma sessão especial em homenagem a Marinha do Brasil. O evento marca os '150 anos da Batalha Naval do Riachuelo'. A cerimônia será no plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Considerado como um dos fatos mais importantes na história das Forças Armadas do Brasil, a Batalha Naval do Riachuelo mostrou a persistência e a coragem dos militares brasileiros.  Ao lado de países aliados, o Brasil impediu que tropas paraguaias ocupassem a região sul do país...

Antonio Brito é condecorado pela Marinha do Brasil

O deputado federal Antonio Brito foi agraciado com a Medalha Mérito Tamandaré, principal condecoração da Marinha Brasileira para civis que tiveram “ação destacada em prol dos interesses e do bom nome da Marinha e do Brasil”. A cerimônia seguida de um almoço aconteceu na manhã de hoje (24), no 2º Distrito Naval , Comércio (Salvador), e foi presidida pelo comandante do regimento, o vice-almirante Antônio Fernando Monteiro Dias.

Brito ganhou o reconhecimento das Forças Armadas por se tornar membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara já em seu primeiro mandato.“É uma medalha que me entusiasma a estar ainda mais próximo das Forças Armadas do Brasil. No almoço discutimos sobre como o papel social e protetor da Marinha no entorno da Baía de Todos os Santos é importante. Estou à disposição para ajudá-los no cuidado com essa região”, afirmou o deputado...

MARINHA DO BRASIL INSCREVE PARA TRAVESSIA NATATÓRIA ALMIRANTE TAMANDARÉ EM JUAZEIRO

Já estão abertas as inscrições para a "XVI Travessia Natatória Almirante Tamandaré", evento este que é parte integrante do calendário de Comunicação Social do Comando do 2º Distrito Naval, sendo comemorado sempre no mês de dezembro de cada ano em alusão ao Patrono da Marinha do Brasil, o "Almirante Tamandaré", nascido em 13 de dezembro de 1807. A travessia tem um caráter competitivo e de lazer, sem fins lucrativos e será realizada no dia 15 de dezembro pela Agência Fluvial de Juazeiro com o apoio da SOAMAR-Juazeiro (Sociedade Amigos da Marinha).

O percurso natatório será de 1,5 km, com a largada no Porto de Petrolina e chegada na Orla de Juazeiro (Porto das Barquinhas). Poderão competir os atletas de natação de todo o Vale São Franciscano previamente inscritos, desde que sigam os critérios estabelecidos pela organização da prova. 

“As inscrições poderão ser realizadas no período de 04 a 14 de dezembro, no horário das 08h às 18h nas dependências da Agência Fluvial de Juazeiro.  Os atletas serão divididos por categorias de acordo com o sexo e idade.   Embora o evento não tenha nenhum fim lucrativo, a título de incentivo, está previsto, além de troféus e medalhas de participação, o recebimento de uma pequena quantia em dinheiro para as melhores colocações na prova, divididos por sexo/idade/categoria.  Além disso, serão distribuídos bonés e camisas promocionais do evento para todos os competidores inscritos”, informou Gilmar Nery (Foto), Diretor de Esportes da SOAMAR...