Foram encontrados 9 registros para a palavra: MAPA DO TURISMO

Gestão Suzana Ramos investe e mantém Juazeiro no Mapa do Turismo

O município de Juazeiro se mantém no Mapa do Turismo Brasileiro, um certificado importante que torna a cidade um local de destaque a ser visitado turisticamente. Juazeiro está entre as 98 cidades de todo o país que integram o Mapa do Turismo Brasileiro e manter a cidade com esse certificado é um compromisso da gestão da Prefeita Suzana Ramos.

A gestão Suzana Ramos conseguiu, pelo segundo ano consecutivo, manter Juazeiro no Mapa. "Manter Juazeiro no Mapa do Turismo Brasileiro é mais que a conquista de um título, é contribuir para o desenvolvimento do município. Essa foi uma das primeiras preocupações da nossa gestão e estamos, continuamente, adequando a cidade para que o turista seja bem recebido e possa voltar sempre", destacou a prefeita Suzana Ramos...

Juazeiro mantém seu lugar no Mapa do Turismo Brasileiro

Pelo segundo ano consecutivo a gestão Suzana Ramos conseguiu manter Juazeiro no Mapa do Turismo Brasileiro. A conquista é resultado de um esforço da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), para valorizar o potencial turístico do município. Na Bahia, apenas 98 cidades integram o mapa.

A prefeita Suzana Ramos celebrou a conquista e falou sobre os esforços da gestão municipal para valorizar a cidade...

Sento-Sé recebe certificado federal e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, está comemorando a inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro. A confirmação veio nesta terça-feira (21) quando o Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, emitiu o certificado.

O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. É um sistema com dados sobre o setor do turismo no Brasil, utilizado para subsidiar a tomada de decisões e a adoção de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal...

Em vídeo, Prefeitura de Juazeiro celebra inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro

Vem pra Juazeiro! Nossa cidade é uma das poucas cidades baianas incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro!..

Petrolina e Juazeiro se destacam no Mapa do Turismo do Governo Federal

As cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, no Norte da Bahia, são destaque no Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023. O certificado foi concedido semana passada, pelo Ministério do Turismo (MTur) por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT. 

De acordo com o consultor da Seculte, Edvaldo Franciolli, com a inclusão no Mapa, Juazeiro, hoje, é identificada como categoria B, de acordo com a escala de classificação no Ministério do Turismo, que vai de A a E. “Isso para o município é extremamente significativo, porque apenas 20 cidades baianas estão enquadradas na categoria B e 5 na categoria A. Alinhada à nossa inclusão no Mapa, construímos, também, o nosso plano estratégico do turismo, que vai nos permitir planejar ações para o desenvolvimento turístico local e regional, e, agora, com a chancela do Ministério, estamos autorizados a criar roteiros turísticos, apresentar projetos ao Governo Federal e receber recursos, entre outros benefícios”, explicou...

Petrolina segue com uma das melhores classificações do Mapa do Turismo Brasileiro

Petrolina se mantém entre as cidades selecionadas pelo Ministério do Turismo para fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que incluiu 2.694 municípios de 333 regiões turísticas do país. A capital do Sertão do São Francisco atendeu aos requisitos exigidos pelo Governo Federal e se manteve na categoria ‘B’, de uma escala que vai da ‘A’ a ‘E’, e engloba os municípios com o segundo maior fluxo turístico doméstico e internacional, e ocupações formais no setor de hospedagens.

Dos 185 municípios de Pernambuco, apenas 12 foram incluídos na mesma categoria que Petrolina, entre eles, o arquipélago Fernando de Noronha e Caruaru. Recife e Ipojuca foram as únicas cidades do Estado na classificação ‘A’. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Emicio Júnior, ficou satisfeito com a avaliação da cidade. “Fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro e com a segunda melhor classificação, nos dá munição para pleitear mais investimentos junto ao MTur e, assim, fortalecer o município com ações de infraestrutura, qualificação profissional e promoção de roteiros turísticos, por exemplo”, afirma...

Municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro participam de encontro em Recife

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, promove nesta quinta-feira (10), na sala Tracunhaém, no Centro de Convenções de Pernambuco,  a última reunião com os municípios das regiões que compõem o Mapa do Turismo em Pernambuco.

O objetivo dos encontro é auxiliar as cidades na articulação de um plano estratégico para o turismo até 2019, além de formalizar Conselhos Municipais de Turismo para promover as potencialidades turísticas das localidades. Nos últimos meses, a Empetur conseguiu reunir todos os municípios que ainda dependiam de suporte para as reuniões. ..

Bahia tem 150 municípios no novo mapa do Turismo brasileiro

O Ministério do Turismo (MTur) anunciou na última quinta-feira (dia 14) o novo mapa turístico do país. Com a reconfiguração, a Bahia passou de 117 a 150 municípios com reconhecido potencial para a atividade turística. O Estado se configura como líder do Nordeste e detém quase 20% do total de 758 cidades turísticas da região.

Importante instrumento de planejamento e alocação de recursos do MTur, o mapeamento fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão, estruturação e promoção dos destinos. A partir deste ano, o mapa turístico será atualizado a cada biênio...

Ministério retira 37 municípios de mapa do turismo na Bahia

O mapa do turismo da Bahia perdeu 37 municípios, informou o Ministério do Turismo (MTur) nesta terça-feira (12). O estado reduziu de 154 para 117 o número de municípios participantes de suas 13 regiões turísticas após o redimensionamento do mapa, que foi realizado em todo território brasileiro. No país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do MTur no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de turismo dos estados. A última edição era de 2013 e considera uma categorização eu vai de A a E, a partir do desempenho da economia do turismo. Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas. Entre 2013 e 2015, a Bahia manteve o número de cidades das categorias A (4) e B (15). A categoria C passou de 31 para 27 municípios - ou seja, perda de 4. Já a categoria D foi a que mais teve locais retirados: foram 28 a menos, passando de 87 para 59. Na letra E, 5 deles deixaram a lista, indo de 17 para 12. O estado teve identificadas 13 regiões turísticas: Baía de Todos os Santos, Caminhos do Jiquiriçá, Caminhos do Oeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste, Chapada Diamantina, Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, Lagos e Canyons do São Francisco, Vale do São Francisco. ..