RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 123 registros para a palavra: Hemoba

Com estoque em alerta, Hemoba funcionará neste feriado de 2 de Julho

Após o feriado de São João, com o estoque de sangue em alerta, as unidades da Hemoba no Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama), Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na capital baiana, funcionarão normalmente no Dia da Independência da Bahia, 2 de Julho. Em sua sede, atenderá das 7h30 às 12h30 e, nos shoppings, das 9 às 18h. No interior do estado, as unidades estarão fechadas. No momento, a Fundação está com estoque crítico para o tipo sanguíneo O positivo.   

A Hemoba chama a atenção para a importância das doações regulares, pois além da demanda por transfusão de sangue nas unidades hospitalares de todo o estado, os hemocomponentes (produtos gerados do sangue total) possuem curto prazo de validade. As plaquetas, por exemplo, só podem ser utilizadas por cinco dias a partir da coleta do sangue e as hemácias por 35 a 42 dias (dependendo da solução de conservação). Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no ano) e, para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três doações no ano).  ..

Hemoba divulga horário de funcionamento para o período junino

Durante o período junino, a Hemoba funcionará em horário especial. Na quinta-feira (dia 23), o Hemocentro Coordenador funcionará das 7h30 às 17h; as unidades do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, das 9h às 17h; e dos hospitais Ana Nery, Santo Antônio e do Subúrbio não terão atendimento. Já no dia 24 (sexta), Dia de São João, todas as unidades estarão fechadas na capital e no interior.

No momento, a Fundação está com estoque crítico para o tipo sanguíneo A negativo e em alerta para O positivo. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem descansado e alimentado, evitar alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes...

Hemoba promove campanha Junho Vermelho para incentivo à doação de sangue 

A Fundação Hemoba promove em todas as suas unidades de coleta a campanha Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue.

Tradicionalmente, neste mês, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas...

Hemoba promove campanha Junho Vermelho para incentivo à doação de sangue

A Fundação Hemoba promove em todas as suas unidades de coleta a campanha Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue.

Tradicionalmente, neste mês, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas...

Unidade da Hemoba em Senhor do Bonfim completa 15 anos 

Fundada em 28 de maio de 2007, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Hemoba de Senhor do Bonfim completa 15 anos de existência. Para comemorar, de 23 a 27/05, estão programados um café da manhã (lanche especial) para os doadores e distribuição de brindes e, no dia 04/06, o Sábado Solidário, quando funcionará com um horário especial para mobilizar voluntários à doação de sangue.

A unidade possui uma capacidade instalada para a coleta de 1056 bolsas/mês e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos, bioquímicos e profissionais administrativos, que promovem um atendimento humanizado e seguro aos candidatos à doação de sangue. Tem uma média mensal de 300 candidatos/ mês para doação de sangue, maioria do sexo masculino, na faixa etária de 29 a 69 anos.  ..

Hemoba mobiliza doadores para atender demanda de cirurgias

A Fundação Hemoba alerta sobre a importância da continuidade da doação de sangue dos voluntários para atender a crescente demanda de transfusões, principalmente dos hospitais de emergência do estado da Bahia. Além disso, desde março deste ano, houve um aumento de cirurgias eletivas (programadas) que estavam represadas durante a pandemia da Covid-19.

Na primeira quinzena do mês maio, houve um aumento de 25% nas solicitações de hemocomponentes pelos principais hospitais de Salvador, comparado com todo o mês de abril. No momento, as unidades da Hemoba em todo o estado apresentam estoque crítico para os grupos O negativo, O positivo, A negativo e B negativo, e em alerta para as demais tipagens, apesar do aumento de candidatos à doação de sangue em relação ao mesmo período do ano passado...

Hemoba convida doadores de sangue para reforçar estoque

A Fundação Hemoba convida os doadores de sangue para reposição do estoque. Os tipos sanguíneos O-, O+, A- e B+, principalmente, estão abaixo da capacidade recomendada para suprir as necessidades dos hospitais do estado. Na Bahia, são 29 unidades de coletas, sendo 08 em Salvador e 21 no interior.

“Por causa do feriado prolongado da Semana Santa e das fortes chuvas em Salvador, houve uma diminuição da doação de sangue. Estamos com os nossos estoques baixos. Convidamos os voluntários para este ato de solidariedade nos ajudar a salvar vidas”, declara Anelisa Streva, diretora geral em exercício da Hemoba.  ..

Folia da solidariedade: Hemoba lança campanha de incentivo à doação de sangue

A Fundação Hemoba inicia, neste sábado (26), a campanha ‘Folia da Solidariedade’. A ação tem como objetivo incentivar a doação de sangue e reforçar os horários de funcionamento dos postos de coleta durante o Carnaval – período com medidas restritivas neste ano em cumprimento aos protocolos sanitários estabelecidos contra a Covid-19. O lançamento ocorre na sede da Hemoba, em Salvador, com a doação de sangue de integrantes do bloco carnavalesco ‘Paroano Sai Milhó’.

Os horários de atendimento dos 21 postos de coleta no interior do estado estão disponíveis no site da Hemoba...

Surto de gripe e novas contaminações por Covid-19 afastam doadores dos postos de coleta de sangue na Bahia

A Fundação Hemoba tem sofrido o impacto no movimento de doadores de sangue devido ao aumento nos casos de infecções por Covid-19 e por gripe influenza na Bahia. As contaminações tornam os doadores inaptos à doação por um determinado período. A inaptidão por gripe, por exemplo, aumentou mais de 300% em relação ao mesmo período do ano passado.  

Todos os anos, entre dezembro e janeiro, a Hemoba registra uma queda no número de doações de sangue, devido às festas de fim de ano e temporada de férias, mas desde a nova onda de contaminação pelo coronavírus, a situação está ainda mais delicada.  ..

Hemoba intensifica coleta de sangue para abastecer municípios atingidos pelas chuvas

Com o estoque em situação de alerta, a Fundação Hemoba intensifica a campanha de doação de sangue nos 29 postos de coleta na Bahia. A ação tem como objetivo evitar o desabastecimento de hemocomponentes nos municípios em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado neste mês de dezembro.

“Apesar das chuvas intensas, nossas unidades de coleta em Eunápolis, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras estão funcionando normalmente, porém com um número reduzido de doadores devido à dificuldade de mobilidade nesses municípios. Temos postos da Hemoba em todas as macrorregiões da Bahia, por isso peço aos doadores que nos ajudem a ampliar a coleta em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e demais regiões para que tenhamos um estoque seguro para atender as demandas habituais e possíveis situações de emergência causadas pelas chuvas”, afirma o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo...

Hemoba: Ações de doação de sangue seguem até sábado (27)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza a partir desta segunda-feira (22) uma semana de atividades especiais em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado no dia 25 deste mês. As ações seguem até sábado (27), em diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais para homenagear doadores e incentivar novas doações.

Em Salvador, a abertura da semana festiva acontece nesta segunda-feira (23), às 9h30, na sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, com lançamento de nova campanha e a apresentação musical da Banda da Guarda Civil Municipal de Salvador...

Hemoba divulga alterações no horário de atendimento durante o feriado do Dia de Finados

Em função do feriado do Dia de Finados, as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não funcionam nesta terça-feira (2). Confira abaixo como será a programação para os demais dias da semana.

Na segunda-feira (01), a sede da Hemoba funciona de 7h30 às 18h30, os postos dos shoppings de 9h às 18h, o posto do Hospital do Subúrbio de 7h30 às 16h30. Já a unidade do Hospital Irmã Dulce (OSID) estará fechada...

Hemoba Juazeiro fecha durante o feriado desta sexta (02)

Para manter os estoques de sangue em nível de segurança, a sede da fundação Hemoba, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funciona para doação de sangue e cadastro de medula óssea nesta sexta-feira (2), feriado da Independência do Brasil na Bahia, das 7h às 12h30.

Durante o Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue em todo o país, a Hemoba recebeu mais de 13 mil voluntários à doação de sangue em todo o Estado e coletou 10.251 bolsas de sangue...

Hemoba divulga horários de atendimento durante o período junino

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) atende os voluntários interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea em horário especial nesta semana de celebrações juninas.

Na quinta-feira (24), feriado de São João, a sede da instituição, localizada na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona das 7h às 12h30, voltando ao horário habitual na sexta-feira, das 7h às 18h, e no sábado das 7h às 12h30. Os demais postos de coleta, em Salvador e no interior do estado, estarão fechados durante o feriado (24)...

Cicinho de Assis, filha e Adelmário Coelho se apresentam na Hemoba no Dia Mundial do Doador

O cantor e sanfoneiro Cicinho de Assis foi a atração desta segunda-feira (14), na sede da Hemoba, na Vasco da Gama, em Salvador, em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Acompanhando de sua filha, Julie de Assis, ex The Voice Kids, tocou canções autorais e de outros artistas do forró tradicional.

O cerimonial ficou por conta do multiartista Edd Bala, que vai estar diretamente da Fundação Hemoba apresentando as atividades...

POLICIAIS MILITARES DA REGIÃO NORTE PARTICIPAM DA CAMPANHA DE SANGUE DA PMBA: DOE UMA GOTA DE CARINHO

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), deu início a campanha de doação de sangue, "Doe uma Gota de Carinho", que ocorrerá em todo Estado da Bahia, no período de 13 de abril a 13 de maio do corrente ano.

Os Policiais Militares pertencentes as Unidades Policiais Militares desta região, estarão contribuindo com a supracitada campanha nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20)...

Hemoba e Polícia Militar iniciam campanha de doação de sangue em todo o estado

A Fundação Hemoba e a Polícia Militar da Bahia se unem pelo segundo ano consecutivo com o tema “Doe uma Gota de Carinho” para mobilizar e conscientizar policiais militares em todo o estado para a doação de sangue.

A campanha terá abertura nesta terça-feira (13), na Vila Policial Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, onde um ônibus de coleta será instalado e ficará até sexta-feira (16), das 8h às 17h...

Campanha da Prefeitura de Juazeiro reforça estoques do Hemoba e incentiva população a continuar doando sangue

A Prefeitura de Juazeiro encerrou na sexta-feira (9) a campanha “Doe sangue, doe vida”, que teve como objetivo aumentar os estoques na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba), que atende dez municípios da região e vem enfrentando queda nas doações durante a pandemia.

A iniciativa foi da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e entre os dias 6 e 9 de abril, contou com o envolvimento voluntário de servidores públicos e colaboradores da prefeitura que se empenharam para ajudar tantas pessoas que nesse momento precisam de uma doação, em uma corrente de solidariedade diante de estoques tão baixos. ..

Prefeitura de Juazeiro promove campanha de doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Começa nesta terça-feira (6) e segue até o dia 9 de abril, a campanha 'Doe sangue, doe vida', promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A proposta é melhorar o estoque de sangue na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba), que atende dez municípios da região. A campanha conta com o envolvimento voluntário dos guardas civis municipais, servidores públicos e colaboradores da prefeitura...

8 de março: Mulheres são homenageadas nas unidades da Hemoba durante campanha Mulheres Pela Vida

O mês de março será todo dedicado às mulheres que contribuem com seus saberes e com sua solidariedade para a assistência à saúde pública do estado na Fundação Hemoba.

Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, todas as voluntárias que forem às unidades da Hemoba serão recepcionadas com flores e homenagens para celebrar a parceria. ..