Foram encontrados 362 registros para a palavra: Greve

Greve UNEB: professores e governo continuam negociando aumento salarial

A greve por tempo indeterminado foi aprovada pelas professoras e professores da UNEB, nesta tarde de segunda-feira (23), em assembleia geral docente, realizada no Campus da UNEB de Salvador. De acordo com o que dispõe o Supremo Tribunal Federal, sobre legalidade do movimento grevista, após a aprovação é necessária a comunicação prévia à administração pública em, no mínimo, 72 horas de antecedência ao início da greve. A ADUNEB informa que a greve cumprirá todos os requisitos legais e manterá mais de 30% dos serviços essenciais na universidade.

A deflagração da greve aconteceu após a categoria docente considerar insuficiente a nova proposta apresentada na reunião da última quinta-feira (19). Na ocasião, após duas propostas iniciais e rebaixadas serem levadas às direções sindicais, uma terceira foi colocada à mesa e encaminhada para análise da assembleia. Nela, o governo propôs reajuste salarial acumulado em 13,83% em dois anos, sendo 6,79% em 2025 (4,7% em jan / 2% em jul) e 6,59% em 2026 (4,5 em jan / 2% em jul).
 
As análises e projeções realizadas pelo Fórum das ADs, espaço que congrega as associações docentes da UNEB, UEFS, UESB e UESC, demonstraram que a nova proposta representa uma recomposição salarial (aumento acima da inflação) de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026, utilizando-se as previsões inflacionárias do Boletim Focus. Segundo cálculos do DIEESE, a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%. Valor muito superior aos 4,94% que vieram da última mesa de negociação.
 
Para a Coordenação da ADUNEB, embora a última negociação tenha demonstrado um avanço, o Governo da Bahia ainda persiste na falta de interesse político para a resolução do problema. Os dados apresentados pelo próprio governo comprovam que os gastos públicos estão muito abaixo do limite prudencial exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Desde o início de 2023, docentes das universidades estaduais baianas tentaram negociar sem a necessidade da radicalização do movimento. Com responsabilidade, as representações sindicais participaram de 15 reuniões. Outras quatro foram desmarcadas pelo Executivo.
 
Nesta próxima quarta-feira (25), as representações sindicais das/os docentes das universidades estaduais da Bahia terão nova reunião na Secretaria Estadual da Educação. Além de levar as respostas das assembleias ao governo, a expectativa é a continuidade das negociações. Para a ADUNEB, o movimento docente continua a demonstrar interesse em negociar, qualquer suspensão da mesa será uma decisão unilateral e arbitrária do governo...

Professores da Uneb aprovam greve a partir desta sexta por tempo indeterminado

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram greve por tempo indeterminado após realização de assembleia geral docente no Campus Uneb de Salvador, na tarde desta segunda-feira (23). Seguindo determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), é necessária a comunicação prévia à administração pública em, no mínimo, 72 horas de antecedência ao início da greve, assim, ela só poderá ser iniciada na próxima sexta-feira (27).

Segundo a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), a greve ocorre após os professores da instituição considerarem insuficiente a nova proposta apresentada na reunião da última quinta-feira (19). A Aduneb afirma que, no encontro, foi apresentado a ter ceira proposta de reajuste salarial, com o governo propondo aumento acumulado em 13,83% em dois anos, sendo 6,79% em 2025 (4,7% em jan / 2% em jul) e 6,59% em 2026 (4,5 em jan / 2% em jul)...

Juazeiro/Petrolina: greve dos bancários deve impactar movimento

Conforme publicado na REDEGN os bancários de Juazeiro e Região decidiram, em assembleia, iniciou uma greve por tempo indeterminado desde sexta-feira (13), após rejeitarem as propostas de acordo apresentadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região, Maribaldes da Purificação, a medida foi tomada após a categoria rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)...

Funcionários do Banco do Brasil da Bahia aprovam greve para esta sexta-feira

Os funcionários do Banco do Brasil aprovaram, em uma assembleia virtual realizada na última segunda-feira (9), uma greve para esta sexta-feira (13). A paralisação, que é uma “resposta à falta de avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho”, foi aprovada por 70,53% dos votantes. As informações são do parceiro, Bahia Notícias.

“O movimento busca garantir melhorias nas condições de trabalho, nas remunerações e na proteção contra demissões sem justa causa, questões que a proposta atual não atendeu de maneira satisfatória”...

Bancários de Juazeiro e Região entram em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (13)

Conforme publicado na REDEGN os bancários de Juazeiro e Região decidiram, em assembleia, iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (13), após rejeitarem as propostas de acordo apresentadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região, Maribaldes da Purificação, a medida foi tomada após a categoria rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)...

Banco Brasil e Caixa: assembleia aprova greve a partir da sexta-feira (13)

A campanha salarial 2024 no Banco do Brasil e na Caixa caminha para greve. Em assembleia virtual realizada na segunda-feira (09), os bancários decidiram pela aprovação de paralisação por tempo indeterminado a partir de 0h desta sexta-feira (13), para cumprir a legislação, que determina o aviso com 72 horas de antecedência para os serviços essenciais.

No BB, foram 70,53% votos pela rejeição com indicativo de greve, 27,26% pela aceitação e 2,21% abstenções. Já na Caixa, entre os votantes, 91,74% optaram pela rejeição, 6,4% votaram a favor da proposta e 1,86% se abstiveram...

INSS: greve dos servidores leva segurados a usarem serviços digitais

Com a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a orientação do órgão é que as pessoas acessem os serviços por meio da plataforma digital.

Quem necessitar de atendimento pericial para obtenção de auxílio-doença deve acessar o Atesmed – serviço de avaliação remota de documentos – que dispensa a realização de perícia presencial. ..

INSS orienta segurados a usarem serviços digitais durante greve

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou nesta quinta-feira (18) no terceiro dia. Embora sustente que a paralisação dos servidores não impactou significativamente os serviços prestados à população, o órgão reforçou as orientações a quem precisar de determinados atendimentos.

Segundo o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados por meio do site Meu INSS; pela plataforma de mesmo nome, que tem versão para celular (app) ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h...

Servidores do INSS continuam em greve

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)  continuam em greve por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

A paralisação foi aprovada em plenária nacional realizada no sábado (13), convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). A entidade já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a possibilidade de paralisação. A pasta agendou uma nova rodada de negociação também nesta terça-feira...

TJ-PE determina que Sinpol-PE suspenda operação padrão e se abstenha de fazer greve

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou ao Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco (Sinpol-PE) a imediata suspensão da operação padrão - realização mais lenta de um serviço - e da paralisação de 24 horas iniciada às 7h desta quinta-feira (11).

O presidente do Sinpol-PE, Áureo Cisneiros, informou que o sindicato ainda não foi notificado da decisão do TJPE...

Servidores do INSS continuam em greve. Paralisação já afeta atendimento em Juazeiro e Petrolina

Conforme publicado na REDEG, a falta de acordo com o governo sobre reajuste salarial, apesar das inúmeras rodadas de negociações, levou os servidores do INSS, a iniciarem uma greve nacional, desde quarta-feira, 11. 

O movimento atinge tanto os trabalhadores que estão nos postos como aqueles em home office. Em Juazeiro e Petrolina a greve pode afetar o atendimento a população. Em contato com assessoria de imprensa do Inss Bahia, A REDEGN foi informada que "sobre a greve apenas a Central pode falar". O fone fixo da agencia Juazeiro Bahia "não completa a chamada"...

Servidores do INSS entram em greve por melhores salários

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ligados ao Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo  iniciaram nesta quarta-feira (10) uma greve a nível nacional. A paralisação ocorre por falta de acordo com o governo federal sobre reajuste salarial, e atinge tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office.

A paralisação pode afetar a análise da concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial (exceto perícia médica e análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias. Apesar das inúmeras rodadas de negociação com o governo, não houve acordo quanto ao reajuste salarial da categoria. ..

Polícia Civil de Pernambuco anuncia nova greve de advertência para esta quinta (11)

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) anunciou que a categoria irá parar por 24 horas a partir das 7h desta quinta-feira (11).

A decisão foi tomada após policiais serem recebidos no Palácio do Campo das Princesas, nesta quarta-feira (10), e não terem uma decisão do impasse junto ao Governo Estadual, segundo a categoria...

Servidores do INSS deflagram greve em todo país; categoria busca acordo de valorização e reajuste salarial

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deflagraram greve geral por tempo indeterminado desde ontem (10), após o fim de uma rodada de reuniões sem acordo com o Governo Federal. A medida deve atingir tanto quem trabalha de forma presencial, nas APSs (Agências da Previdência Social), quanto os que estão em home office.

Segundo o sindicato nacional da categoria, o SINSSP-BR (Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social do Brasil), 50% dos trabalhadores estão no remoto e estão aderindo à greve. ..

Servidores ambientais suspendem greve em áreas consideradas essenciais

Os servidores federais da área ambiental informaram na última sexta-feira (5) que vão cumprir a ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou a suspensão da greve da categoria e o retorno integral aos trabalhos.

A decisão, tomada pelo vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), estipulou multa diária de R$ 200 mil às entidades sindicais em caso de descumprimento...

IFSertãoPE retoma atividades com retorno gradual das aulas após a greve

Os estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) estão retornando às aulas de forma gradativa, de acordo com a definição de cada campus, após o fim da grave. A paralisação foi encerrada no último dia 27 e durou mais de dois meses.

As aulas nos campi de Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada e Floresta retornaram na quarta-feira (3). Na segunda-feira (8), as aulas serão retomadas nos campi o Petrolina Zona Rural e Santa Maria da Boa Vista...

STJ suspende 100% da greve de servidores federais do meio ambiente

O ministro Og Fernandes, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu nesta quinta-feira (4) suspender a greve de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fernandes determinou o retorno de 100% dos servidores designados para as atividades de licenciamento ambiental, gestão das unidades de conservação, resgate e reabilitação da fauna, controle e prevenção de incêndios florestais e emergências ambientais...

Servidores federais ambientais estão em greve em 24 estados e no DF

Servidores federais do meio ambiente de 20 estados e do Distrito Federal (DF) iniciaram nesta segunda-feira (1º) movimento de greve geral, informou a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional). Eles se juntam aos servidores dos estados do Acre, do Pará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, que suspenderam as atividades desde o dia 24 de junho.

Os servidores do estado do Ceará, que inicialmente havia se posicionado contra a greve, resolveram aderir, nesta segunda-feira, ao movimento paredista. O estado de Pernambuco não aderiu. A Ascema Nacional não informou sobre a situação de Sergipe...

Univasf: após fim da greve atividades administrativas retornam na terça-feira, 2 de julho, em Juazeiro 03

Após 59 dias de greve, servidores técnico-administrativos em educação da Univasf (TAEs) aprovaram o retorno das atividades. A medida foi votada na última  quinta-feira (27), durante assembleia. Ao todo, 88% dos TAEs foram a favor do retorno as atividades, 9% foram contrários e 4% se abstiveram. O resultado é válido para todos os campi da instituição.

Em documento enviado ao comando de greve nacional, a categoria informa o resultado da assembleia, além de destacar a aprovação da assinatura de um acordo com as pautas da categoria e informar o retorno das atividades administrativas, que será realizado na próxima terça-feira, 2 de julho. Confira:..

Fim da greve Universidades Federais: professores e técnicos assinam acordo

O governo federal assinou em Brasília, acordos com entidades representativas de professores e de técnicos-administrativos das universidades públicas e institutos federais de educação. A categoria, que estava em greve há 70 dias, retomou as atividades acadêmicas ontem. 

Os acordos foram fechados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). ..