Foram encontrados 2700 registros para a palavra: Educação

APLB Sindicato em Juazeiro realiza assembleia e trabalhadores em educação decidem paralisar as atividades por 24h na sexta-feira (26)

Uma grande assembleia foi realizada nesta quarta-feira (24) no auditório da sede da APLB Sindicato em Juazeiro reunindo os trabalhadores em educação do município. Na ocasião, foi decidido que a categoria irá paralisar as atividades na sexta-feira (26) em advertência, pois até o momento não houve resposta positiva por parte do município diante das reivindicações feitas pela entidade.  


De acordo com o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery, a assembleia deliberou pela paralisação de advertência na sexta-feira (26) e uma nova assembleia deverá acontecer na próxima quarta-feira (31). ..

APLB Sindicato em Juazeiro realiza assembleia e trabalhadores em educação esperam resposta do município para as reivindicações apresentadas

Uma grande assembleia foi realizada nesta sexta-feira (19) no auditório da sede da APLB Sindicato em Juazeiro e reuniu os trabalhadores em educação do município que aderiram ao chamado da entidade.

Na ocasião, foi discutida a pauta apresentada e deliberado que será realizada nova assembleia na próxima quarta-feira (24). Caso não haja resposta positiva do município, a categoria decidiu paralisar as atividades em advertência por 24h na sexta-feira (26)...

APLB Sindicato em Juazeiro convoca trabalhadores em educação para assembleia nesta sexta-feira (19)

A APLB Sindicato em Juazeiro vai realizar nesta sexta-feira (19) às 9h no auditório da entidade, uma assembleia para falar sobre o repasse aos professores da integralização do Fundeb, ação dos precatórios que está tramitando na Justiça, além da regência e da ação de reparação da diferença dos valores da pecúnia. Para isso, convoca todos os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino a se fazerem presentes, participarem das discussões dos assuntos que são de interesse da categoria. 

"Esperamos que todos os profissionais participem da assembleia. Aproveitamos para lembrar que teremos a presença dos advogados do corpo jurídico da APLB Sindicato que vão responder aos questionamentos feitos pelos professores diante do que for abordado. Será um momento para ter conhecimento de assuntos pendentes e tirar as dúvidas daquilo que ainda não está claro", explica Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato em Juazeiro. ..

Educação: SESI e SENAI oferecem mais de 1.300 vagas gratuitas de EJA Profissionalizante, tem vagas para Juazeiro

O SESI e o SENAI Bahia estão com inscrições abertas para 1.330 vagas gratuitas de EJA Profissionalizante, programa que oferece a oportunidade para que jovens e adultos concluam o Ensino Médio enquanto se qualificam profissionalmente.

 As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, 15 de julho, pela internet, no site www.sesibahia.com.br ou em unidades do SESI (exceto Alagoinhas. Ver quadro abaixo). ..

Secretaria de Educação do Estado realiza visita técnica em escolas estaduais de Casa Nova

Em visita ao município de Casa Nova, a equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado (SEC) esteve, nesta quinta-feira (11), nas escolas estaduais de tempo integral que serão entregues pelo Governo do Estado.

O Colégio Estadual de Tempo Integral de Casa Nova e o Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Professora Tereza Cabral serão inaugurados  nesta sexta-feira (12)...

Entenda as mudanças no ensino médio que passam a valer em 2025

Com a aprovação de uma nova reforma do ensino médio, finalizada no Congresso nesta terça-feira (9), a etapa passará por mais uma série de mudanças a partir de 2025. O novo modelo, patrocinado pelo governo Lula (PT), exigirá ações como criação de diretrizes, adaptação de carga horária e também de itinerários formativos.

O texto final foi aprovado na Câmara e segue para a sanção presidencial. A expectativa é que seja sancionado pelo presidente na íntegra...

Bahia dá passo histórico na Educação Escolar das Comunidades Tradicionais

Em um passo significativo para os povos originários e as comunidades tradicionais e para a melhoria da educação na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) entregou oficialmente o Documento Referencial Curricular da Bahia das Modalidades (DCRB Modalidades), ensinos infantil, fundamental e médio, para apreciação e aprovação do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEEBA).

A entrega ocorreu na terça-feira, 9 de julho, durante a sessão ordinária do conselho pleno, no Plenário Iracy Picanço do Complexo da Gestão Democrática da Educação, a nova sede do CEE, em Salvador, com a presença da secretária da Educação, Rowenna Brito, e equipe da secretaria...

63% dos municípios do país não realizam concurso para professor há mais de 5 anos

Cerca de seis a cada dez cidades do país estão há mais de cinco anos sem realizar concurso público para contratar professores para as escolas municipais.

A baixa frequência de concursos públicos deixa as unidades escolares, sobretudo em regiões vulneráveis, sem profissionais com formação adequada para atuar em sala de aula e um contingente de docentes sem encontrar emprego em cargos efetivos na área...

Prefeitura de Juazeiro divulga 15ª convocação de aprovados em Concurso Público da Educação

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), divulgou no Diário Oficial do Município (DOEM) desta quinta-feira (4) a 15°convocação dos aprovados no Concurso Público para cargo de professor na rede municipal de ensino. A lista dos convocados está disponível no Diário Oficial do Município, bem como a relação de todos os documentos necessários.

A entrega da documentação dos candidatos convocados será realizada até o dia 2 de agosto de 2024, na Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), localizada na Rua Antônio Pedro, n° 139, Centro, no horário das 8h às 14h...

Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro retorna com ciclos de formação

A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro, promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e pela Defensoria Pública do Estado (DPE), retorna nesta semana ao Sudoeste Baiano para ciclos de formação em mais dois municípios da região.

Na sexta-feira (5), o projeto itinerante estará em Poções, na Câmara de Vereadores. Já no sábado (6), a ação acontece em Brumado, no Auditório da Uneb.
As atividades ocorrem sempre das 8h às 17h30, com o apoio de diversos parceiros institucionais. O objetivo é oferecer informações para que os povos de terreiro conheçam seus direitos e as ferramentas para acessá-los...

Artigo - Existe caminho seguro para o futuro na educação digital?

Nos últimos anos, a tecnologia tem sido integrada de maneira profunda e irrevogável na vida das crianças. Tablets, smartphones, computadores e outros dispositivos digitais tornaram-se parte integrante de seu cotidiano, influenciando a forma como aprendem, brincam e se relacionam.

No entanto, enquanto as vantagens dessa integração tecnológica são inegáveis, é importante considerar os desafios e os pontos de atenção que emergem desse cenário, especialmente do ponto de vista da educação...

Pioneira da atual gestão municipal, TV Escola Juazeiro leva educação e ludicidade para plataformas digitais

Ampliando o acesso aos materiais educativos produzidos, a TV Escola Web Juazeiro, pioneira da atual gestão municipal, possui conteúdos disponíveis na plataforma de streaming Spotify e no endereço eletrônico: tvescola.juazeiro.ba.gov.br.

Coordenada pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a iniciativa foi criada com o objetivo de fortalecer, ainda mais, a aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, através da produção e transmissão de conteúdos educativos autorais e contextualizados, com acesso facilitado e totalmente gratuito. ..

Petrolina: Summit Senac debate Inovação Transversal na Educação

Estão abertas as inscrições para o Summit Senac 2024: Inovação Transversal na Educação, evento que acontece nos dias 21 e 22 de agosto, no Senac, em Petrolina.

O eixo principal do evento é futurismo e inovação e a ideia é convergir temas para o XX Congresso Internacional de Inovação Educacional, que será realizado no mês de setembro, no Recife...

Prefeitura de Sobradinho entrega fardamento aos professores da reserva técnica e motoristas escolares e promove encontro formativo com os profissionais de educação

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou a entrega de uniformes para as professoras da reserva técnica e motoristas de ônibus escolares. Mais de 30 profissionais receberam o fardamento. 


Encontros formativos..

Pioneira da Prefeitura de Juazeiro, Espaço Humanizar dispõe de equipe multiprofissional para atendimentos de apoio a estudantes e servidores da educação 

Criado pela atual gestão municipal, o Espaço Humanizar é um equipamento integrado ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi) da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc), que atua no fortalecimento da educação inclusiva e de qualidade em Juazeiro. Com equipe multiprofissional, o Espaço oferece atendimento nas áreas de serviço social, psicologia, psicopedagogia, neuropsicopedagia, pedagogia, educação física, terapia holística, terapia integrativa, atividades aquáticas e massoterapia.

"O Espaço Humanizar atende à proposta do nosso governo, que investe e reforça o compromisso com iniciativas que garantem o desenvolvimento educacional, através da oferta de políticas públicas que oferecem suporte integral para os cuidados com a saúde mental e o bem-estar dos nossos estudantes e servidores da educação. Além disso, o equipamento que é pioneiro da nossa gestão, também amplia a assistência às crianças com deficiência ou necessidades específicas, contribuindo para a permanência do estudante em sala de aula", compartilhou a prefeita Suzana Ramos...

CNM: Mais da metade das obras públicas paradas no Brasil são na área da Educação

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que existem 9.693 obras públicas paradas no Brasil desde 2007, sendo que 4.989 são da área da Educação – o que representa 51% das construções paradas no país.

Segundo o estudo, as obras paralisadas na Educação estão em 2.234 municípios, totalizando 40% do total de municípios brasileiros (5.568)...

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde discute melhorias para o SUS em Sento-Sé

Com o tema "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer", aconteceu nesta quinta-feira (20) em Sento-Sé a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, teve como objetivo debater propostas para o cuidado e valorização dos profissionais de saúde.

O evento aconteceu na Igreja Cristã Evangélica e contou com a participação de usuários, trabalhadores, gestores da saúde e população em geral. "Os debates aqui travados vão contribuir para uma política de saúde ainda mais efetiva em Sento-Sé. A gestão Ana Passos trabalha e investe para que tenhamos uma saúde de qualidade, e uma demonstração clara disso  são as construções e requalificação de UBSs na sede e interior, a ampliação das equipes de odontologia, passamos de uma para quatro; a homologação do Governo Federal de mais uma UBS para o município, a abertura do centro de curativos, o programa de assistência pré-natal, entre várias outras ações que vêm garantindo uma saúde com qualidade para todos os sentoseenses", pontuou o secretário municipal de Saúde, Samuel Santana durante sua fala no evento...

 Sobradinho: Secretaria de Educação convida a comunidade para a ExpoCaatinga que acontece na tarde desta sexta-feira (21)

A Secretaria de Educação de Sobradinho realiza nessa sexta-feira (21), a ExpoCaatinga - Feira de Culminância do Projeto Caatinga, no Pátio de Eventos Vaqueiro Brian, a partir das 14 horas. 

Com o tema "Sustentabilidade: Sobradinho no Nordeste do Brasil, na Região Semiárida", a edição desse ano do Projeto Caatinga, terá a participação de estudantes e professores das instituições escolares municipais que realizarão a exposição de trabalhos nos estandes do evento e apresentações culturais no palco montado no espaço...

Fies: instituições têm até hoje (20) para participar desta edição, alerta MEC

As mantenedoras das instituições de educação superior (IES) que desejam participar do processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024 precisam manifestar seu interesse até quarta-feira (20).

O período para retificação das informações registradas no sistema ocorrerá de 21 a 25 de junho. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC)...

Secretaria de Educação da Bahia abre inscrições para mais de 14 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) abre, nesta terça-feira (18), as inscrições para o sorteio de mais de 14 mil vagas para 44 cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio, distribuídos em 103 municípios. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de junho, exclusivamente pelo Portal Educação (www.educacao.ba.gov.br).

O processo seletivo será dividido em duas etapas. Na primeira, o sorteio eletrônico acontecerá no dia 28 de junho, com divulgação dos resultados no mesmo dia. Este sorteio será realizado apenas para turmas com 35 ou mais inscritos. Os candidatos das turmas com menos inscritos terão suas inscrições preservadas para a segunda fase do processo seletivo, cuja inscrição ocorrerá de 3 a 14 de julho, com sorteio eletrônico de vagas previsto para o dia 15 de julho e divulgação dos resultados no mesmo dia...