Foram encontrados 314 registros para a palavra: Dengue

Quarta morte por dengue na Bahia é confirmada pela Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a quarta morte por dengue no estado nesta segunda-feira (26). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lamentou o óbito durante a agenda de compromissos na Espanha.

“Quero pedir a colaboração de cada pessoa para nos ajudar nessa guerra contra a dengue e quero deixar aqui os meus sentimentos à família da última vítima da doença na Bahia. Tenham certeza que nós não estamos parados”, afirmou...

Juazeiro: Morte por suspeita de dengue é investigada em Juazeiro

O CIEVS-Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde-Núcleo Regional de Saúde Norte aguarda o resultado de um óbito possivelmente causado por Dengue Grave.

Segundo informações o paciente, residente do município de Juazeiro-BA,  apresentava sintomas de febre há uma semana, deu entrada na UPA em estado grave na noite de ontem (23/02/2024) e posteriormente foi transferido para o Hospital Regional de Juazeiro, onde o quadro evoluiu para óbito. ..

Vereador Dr. Salvador cobra urgência nas ações de combate à dengue e divulgação dos dados sobre a doença, em Juazeiro

Em indicação encaminhada à mesa diretora da Câmara, nesta quarta (21), primeira sessão do legislativo, o vereador Dr. Salvador cobrou da prefeita Suzana Ramos e da Secretaria de Saúde de Juazeiro, “a apresentação de um programa para enfrentamento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, realizando, semanalmente, a divulgação dos casos notificados e confirmados no Município de Juazeiro”, cobrou.

De acordo com Salvador Carvalho, que é médico, essa é uma decisão importante para a saúde pública do município uma vez que, o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, quando não controlada a sua proliferação, pode ocasionar uma epidemia e mortes”, declarou...

Governo quer mobilizar 25 milhões de estudantes para combater a dengue

Com a retomada das aulas na rede pública após o carnaval, os ministérios da Saúde e da Educação iniciaram nesta terça-feira (21) uma campanha de mobilização contra a dengue nas escolas.

A proposta é ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre o aumento dos casos de dengue no país...

Bahia registra terceira morte por dengue

O estado da Bahia registrou a terceira morte decorrente de dengue em 2024. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (19) pela secretária de Saúde, Roberta Santana, em entrevista ao Acorda Cidade. 

A titular da Sesab informou que 23 municípios estão em estado de epidemia, e uma força-tarefa será realizada nos municípios de Piripá e Jacaraci, onde as mortes foram registradas...

Governo do Estado anuncia uso de fumacê para combater a dengue; saiba quais cidades baianas contarão com o serviço

O Governo da Bahia anunciou novas medidas de combate à Dengue. Nesta segunda-feira (19), mais três cidades baianas vão iniciar o uso do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como "fumacê", estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que consiste na pulverização de inseticida para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

Além de Wanderley, Lajedão e Morro do Chapéu, que passam a contar com a estratégia, mais sete municípios baianos também receberam o reforço do fumacê no combate ao Aedes aegypti, são eles: Salvador, Piripá, Encruzilhada, Bonito, Feira de Santana, Jacaraci e Juazeiro...

Plano de contingência da Bahia no combate à Dengue é referência nacional, destaca Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde apontou a Bahia como referência devido ao seu eficiente plano de contingência no combate à Dengue, especialmente diante do período de chuvas que historicamente propicia um aumento na proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A declaração é da ministra da Saúde Nísia Trindade, que participou de uma reunião o último sábado (17), com o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador Jaques Wagner, a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, além de prefeitos e representantes de diversos órgãos governamentais...

Governo do Estado intensifica combate à dengue; Jerônimo reúne prefeitos de municípios afetados para reforçar ações

Na manhã deste sábado (17), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com 43 prefeitos e outros representantes de municípios baianos afetados pela epidemia de dengue.

A reunião contou com a presença do senador Jacques Wagner e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou por videoconferência...

Vacina Dengue: Municípios na expectativa de receberem doses até a primeira quinzena de março

A vacinação contra a dengue já começou em pelo menos seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses. A distribuição das vacinas contra a dengue para 315 municípios iniciou no dia 8 de fevereiro.

Segundo levantamento da Agência Brasil, a vacinação foi iniciada no Distrito Federal e em Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, e também nas capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC). Em Natal (RN) e João Pessoa (PB), a previsão de início da vacinação é na próxima segunda-feira (19). Os estados de São Paulo e Amazonas ainda não têm data para começar a imunização...

Governo da Bahia reúne prefeitos para discutir plano de ação para enfretamento da Dengue

O Governo da Bahia, anunciou um plano de ação para enfrentamento da dengue com intensificação de atendimentos e capacitação de equipes. Entre 31 de dezembro do ano passado e quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde (Sesab) notificou 6,3 mil casos prováveis de dengue em todo estado.

Nesta sexta-feira, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Sesab, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para discutir estratégias emergenciais no combate à doença.
Os municípios baiano com maior incidência da doença são Jacaraci e Piripá. O estado está com 13 municípios em epidemia de dengue. É o que aponta o levantamento feito no Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan), divulgado pela Sesab...

Casos graves de dengue podem causar hepatite e insuficiência renal

Após declarar situação de emergência em saúde pública por causa de uma explosão de casos de dengue, o governo do Distrito Federal alerta que casos graves da doença podem levar a quadros como hepatite e até mesmo insuficiência renal.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a gravidade, no caso específico da dengue, decorre de uma inflamação causada nos órgãos e da forma como o vírus atua no organismo. “O vírus penetra na corrente sanguínea, multiplica-se em diversos órgãos, e substâncias nocivas são formadas no organismo humano”, explica a secretaria, em nota...

Metade dos doentes com dengue não apresentam sintomas

No combate à dengue, uma ameaça silenciosa acendeu o alerta. De acordo com especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 50% dos casos são assintomáticos, ou seja, a doença não se manifesta com sintomas perceptíveis. E o número de casos não para de subir.

A infecção assintomática pelo Aedes aegypti representa um desafio para a identificação e controle da propagação da dengue, segundo a médica infectologista Ana Carolina D'Ettorres, da Fiocruz. ..

Infectologistas alertam para avanço de dengue e COVID pós-carnaval

Milhões se jogam no carnaval sem se importar com o amanhã. Vivem uma verdadeira fantasia. Mas a realidade chega e tem um preço. O efeito folia de Momo, com a aglomeração de pessoas, um mar de gente reunida, juntas pelas ruas atrás dos blocos, somados à instabilidade climática, podem desencadear uma explosão de casos tanto de dengue quanto de COVID.

Na segunda-feira, o Brasil atingiu 512 mil casos de dengue em 2024, segundo os dados atualizados pelo Ministério da Saúde. Os números incluem o volume de casos confirmados e aqueles que ainda estão em investigação, em todos os estados, de janeiro até 12 de fevereiro...

Prefeitura de Sobradinho lança campanha de enfretamento ao Aedes aegypti; município não tem caso confirmado de dengue

O Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue, de acordo com os dados atualizados do Ministério da Saúde, divulgados na última segunda-feira (12). Já são 512. 353 casos suspeitos nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do registrado no ano passado. Apenas neste ano, 75 mortes foram confirmadas pela doença e outras 350 estão em investigação.

Preocupada com a explosão de casos, a Secretaria de Saúde de Sobradinho, mesmo sem ter nenhum caso confirmado da doença, lançou a campanha ..

Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue

O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes...

Temor da dengue leva morador a fazer alerta sobre residência fechada no bairro da Codevasf

Em tempos de epidemia de dengue como diz o ditado popular: Todo cuidado é pouco.

Um leitor da Rede GN encaminhou e-mail e fotos revelando preocupação com uma residência fechada no bairro Codevasf que pode se transformar num foco para proliferação do mosquito transmissor da dengue...

Coordenador Regional de Saúde alerta sobre a venda de produtos para combater a Dengue sem autorização da Anvisa

O coordenador Regional de Saúde Pedro Alcântara de Souza encaminhou mensagem à Rede GN alertando sobre a venda de produtos sem autorização da Anvisa para combater a Dengue.

“É importante esclarecer e alertar que os consumidores, antes de comprarem produtos de desinfestação, devem verificar se os mesmos possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária” pontuou Pedro...

Rodelas e Chorrochó são os municípios com mais casos de Dengue no Norte da Bahia

O coordenador Regional de Saúde Pedro Alcântara de Souza em contato com a Rede GN informou que a macrorregião norte notificou 54 casos de dengue.

Os municípios de Rodelas e Chorrochó tiveram o maior número de casos. “Não temos nenhum município em epidemia, porém devemos manter todas as ações preventivas para evitar ocorrência de casos” pontuou Pedro Alcântara...

Dengue: vacinação começa, mas cuidados preventivos contra o mosquito devem continuar

A vacinação contra a dengue para a faixa etária de 10 a 11 anos iniciou nesta sexta-feira (9) no Distrito Federal e em Goiás. Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição para as unidades federativas foi feita com um lote de 212 mil doses entregues pela fabricanteTakeda.

 Os estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amapá, São Paulo e Maranhão vão receber o imunizante ao longo dos próximos dias. Ao todo, 315 municípios devem ser contemplados com o lote inicial. ..

"O aumento de casos de dengue tem relação também com a falta de medidas preventivas por parte dos governos", diz professor

O aumento de casos de dengue é observado em diversas cidades do País, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília, que lidera o número de infectados e mortes pela doença. Embora preocupante, o aumento de casos já era esperado com o fenômeno climático El Niño.

O professor Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo, conversa sobre a ligação entre o El Niño e o mosquito da dengue, e o que esperar do próximo fenômeno, La Niña...