"O sarampo se transmite muito mais fácil que a própria covid-19", alertou o professor epidemiologista Wildo Navegantes, da Universidade de Brasília (UnB). O médico adverte que embora o Brasil tenha retomado o certificado de país livre do sarampo, "basta não mantermos a cobertura vacinal alta, e não fazermos nosso trabalho de vigilância", para que o país volte a ser afetado pela doença.
Além das crianças, o especialista ressaltou que adultos não vacinados, ou que não lembram se tomaram a vacina, podem ir até os postos de saúde e fazer a imunização. "São vacinas que têm dezenas de anos, sendo usadas em vários países. Não tem risco algum tomar vacina para sarampo", ressaltou. O epidemiologista comentou também sobre os casos de dengue, comuns nesta época do ano, e de covid-19. Embora o país não esteja em um momento de surto das doenças, é necessário manter a vigilância.
Navegantes afirmou que o sistema de saúde está mais preparado para combater a dengue, mas a cobertura ainda não é a ideal. "Os determinantes que favorecem a ocorrência da dengue não mudaram, as cidades não mudaram, os comportamentos humanos não mudaram tanto assim", ressaltou. ..