Foram encontrados 36 registros para a palavra: Curitiba

Valmir participa de ato do Dia do Trabalhador em Curitiba: "Queremos Lula livre"

As frentes trabalhistas, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos foram para as ruas para protestar no Dia do Trabalhador, nesta terça-feira (1), com foco na defesa da democracia, dos direitos trabalhistas e previdenciários e contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que viajou para Curitiba para acompanhar as manifestações na cidade onde o ex-presidente está sendo mantido preso, o dia é "atípico", "o 1º de maio deste ano, com Lula preso representa mais um ataque aos direitos dos trabalhadores". Em todo o país, manifestantes tomaram as ruas para ampliar os debates sobre a "ilegalidade" da prisão do líder petista, contra a violência no campo e na cidade, e pedindo justiça para o crime contra a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada em março deste ano.

"Queremos Lula livre. Viemos engrossar as fileiras da resistência em Curitiba e passar o dia do trabalhador e da trabalhadora com o nosso presidente Lula. Lula representa uma classe inteira e, por isso, é nossa tarefa lutar por sua imediata liberdade. É pelos trabalhadores e trabalhadoras, é pela democracia", frisa Valmir - direto da capital paranaense. Ele completa dizendo que os atos pelo país têm também como pauta central o repúdio à perda de direitos, e cita como exemplo a retirada dos trabalhistas, e o repúdio ao projeto político privatista de Michel Temer (MDB). "Não permitiremos que a Eletrobrás, patrimônio do povo brasileiro, seja privatizada. Isto fere a nossa soberania e ataca o povo brasileiro que pode vir a pagar mais pela energia elétrica". ..

Ataque a tiros contra acampamento pró-Lula deixa feridos em Curitiba

O acampamento Marisa Letícia, na rua Padre João Wislinski, em Curitiba, que reúne militantes contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sofreu um ataque a tiros na madrugada deste sábado (28). Duas pessoas ficaram feridas. 
 
Segundo divulgado pelos Jornalistas Livres, o ataque aconteceu por volta das 4h. Segundo pessoas que participam da vigília, havia movimentação de carros em frente ao local desde às 2h. Pessoas teriam passado gritando palavras de ordem a favor do deputado Jair Bolsonaro.

O manifestante Jeferson Lima de Menezes, de São Paulo, foi atingido no pescoço. Ele foi socorrido e levado para o hospital. De acordo com o coletivo, mais uma pessoa se feriu, mas não foram fornecidas informações sobre o estado de saúde. A polícia foi acionada. Até o momento, a autoria do ataque é desconhecida...

Governadores do Nordeste vão a Curitiba, mas Juiz Sérgio Moro veta visitas ao ex-presidente Lula

A Justiça Federal do Paraná negou pedido para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa receber visitas nesta terça-feira (10) na sede da Polícia Federal de Curitiba, onde ele está preso. Com isso, os dez governadores que viajaram à capital paranaense não puderam se encontrar com o líder petista. Mesmo assim, manifestaram indignação com a medida e endereçaram uma carta a Lula. O juiz Sergio Moro também já havia decidido que o ex-presidente Lula não teria esquema diferenciado em visitações na sede da Polícia Federal de Curitiba

O governador Flávio Dino (PCdoB-MA) se mostrou surpreso, após ser barrado na sede da PF. "Fiquei surpreso com o fato de não termos conseguido que Lula tivesse direito respeitado, assegurado na lei de execução penal, que é o direito a visita, que está no artigo 41. Infelizmente, mais uma decisão inexplicável, pois se considerou que seria uma espécie de privilégio. Para nós, privilégio é o que não está na lei", disse, em frente à Superintendência da PF...

Manifestações na chegada de Lula a Curitiba deixam oito pessoas feridas

Oito pessoas ficaram feridas durante as manifestações ocorridas com a chegada por causa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Curitiba para cumprir a pena de 12 anos e um mês à qual foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Três dos oito feridos são crianças, um é policial militar e os demais são manifestantes favoráveis ao ex-presidente.

Segundo o comando da Polícia Militar (PM), todos sofreram ferimentos leves e foram atendidos no local, mas três tiveram de ser encaminhados ao Hospital Evangélico. Entre os que foram para o hospital está uma criança que bateu a cabeça. Após as mobilizações favoráveis e contrárias ao ex-presidente, o comandante do 20° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mário Henrique do Carmo, que coordenou a operação, considerou bem-sucedida a ação policial...

Lula decide não se entregar à polícia em Curitiba

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não se entregar à Polícia Federal, em Curitiba. Segundo adianta a Folha de S. Paulo, a decisão de Lula foi tomada por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira (6).  O juiz Sergio Moro determinou que Lula tem até às 17h de hoje para se entregar voluntariamente à PF. O petista passou a noite no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em companhia dos filhos, amigos e dirigentes do PT.

Petistas e apoiadores passaram a madrugada dessa quinta (5) organizando uma estratégia para garantir que o momento da prisão de Lula seja registrado em foto. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, é 'imprescindível' ter um registro de Lula cercado pela multidão no dia de sua prisão. A defesa do petista entrou com um habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar impedir a prisão imediata de Lula. ..

ALUNOS-ATLETAS DO CPM JUAZEIRO RETORNAM DE CURITIBA APÓS REPRESENTAR ESTADO DA BAHIA NA MODALIDADE ATLETISMO

Retornaram nesta sexta-feira, dia 15/09, os alunos-atletas que juntamente com a delegação de Juazeiro, participaram das modalidades individuais dos jogos escalares da juventude na cidade de Curitiba-PR, entre 12 a 15 deste mês, os alunos CPM Luiz Philipe Freire dos Santos do 7º ano e Rayan Kayki Dantas de Souza Santos do 9º ano do EF. 

Para o Corpo Diretivo do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, participar de um evento de cunho nacional, no qual, reúnem-se os melhores do Brasil, configura-se um fator relevante para a Escola, uma vez que promove o incentivo e o gosto pelo esporte e desporto. (Pedro Luiz Brandão Júnior - TC PM - Diretor Geral)..

Atletas de Juazeiro chegam a Curitiba para competir nos Jogos Escolares da Juventude 2017

Foi dada a largada para os Jogos Escolares da Juventude 2017, nesta terça-feira (12), com a cerimônia de abertura no ginásio do Circulo Militar, em Curitiba (PR). A delegação da Bahia já chegou à capital do Paraná, com 62 atletas, sendo 10 do município de Juazeiro, que vão competir nas modalidades atletismo e xadrez.

A maior competição escolar do Brasil que é celeiro de talentos para o esporte nacional inicia mais uma edição para jovens atletas de 12 a 14 anos. As escolas da Rede Municipal de Ensino estão representadas por seis campeões do Atletismo, Aisha Caline da Silva (Peso/Disco), Janaina Souza (Dardo), Thiago de Lima (Disco), da Escola Dinorah Albernaz, Bruna do Nascimento (Dardo), da Escola Graciosa Xavier Ramos, Kauã de Menezes (Peso) e o campeão do Xadrez, Carlos Danilo Souza, da Iracy Nunes...

Uneb curso de jornalismo ganha prêmio nacional na Intercom realizado em Curitiba

O Congresso Nacional da Intercom 2017, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, foi realizado entre os dias 04 a 09 de setembro, em Curitiba-Paraná. Mais uma vez a Universidade do Estado da Bahia-Uneb, Curso de Jornalismo foi premiado. O premio ganho foi na categoria Jornalismo, na modalidade Documentário Jornalístico e grande reportagem em audio e Rádio. O trabalho é resultado da conclusão de curso da aluna Juliana Magalhães, orientado pela professora Fabiola Moura.

Durante o evento Intercom 2017, Fabiola Moura, participou do Fórum de TVs Universitárias e Expocom e apresentou o trabalho Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro que foi devidamente registrado nos anais do Intercom 2017. Agora a discussão está oficialmente lançada no Grupo de Pesquisa de Telejornalismo...

COLÉGIO DE JUAZEIRO REPRESENTARÁ A BAHIA NOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE EM CURITIBA-PR

O colégio Geo-Juazeiro sagrou-se campeão Baiano de Handebol mirim masculino após vencer a equipe do colégio São José da cidade de Salvador-Ba. O evento que foi realizado no último final de semana e fez parte da etapa estadual dos jogos escolares da juventude, onde classificaram os representantes Baiano para disputar a etapa nacional que acontecerá entre 12 á 21 de Setembro deste referido ano na cidade de Curitiba- PR

A equipe é treinada pela professora Geovana Porto e disputou três partidas durante a competição. A primeira perdeu de 16x 15, a segunda venceu de 18 x 08 e a final venceu de 14 x 13.O colégio Geo-Juazeiro será a única equipe de esporte coletivo do interior da Bahia que representará o estado no evento que será organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e contará com a participação de escolas de todos os estados e o distrito federal do nosso país. (Por Humberto Cardoso - Pastorzinho - Professor)..

Polícia Federal acaba com grupo de trabalho da Lava-Jato em Curitiba

 

A Polícia Federal resolveu pôr fim ao grupo de trabalho da Operação Lava Jato em Curitiba. A decisão, segundo três fontes com conhecimento direto do fato, foi comunicada informalmente aos quatro delegados que ainda restavam no chamado GT da operação – o jargão que a polícia usa para se referir a uma força-tarefa. Espera-se a formalização do desmanche no próximo boletim interno da Superintendência da PF no Paraná, que deverá sair na segunda-feira. Em Curitiba, atribui-se a decisão ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

Os delegados e agentes voltarão a ser lotados na Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, a Delecor. Deixarão de se dedicar exclusivamente à Lava Jato, passando a dividir casos da operação com quaisquer outras investigações. Não há dúvida entre os investigadores de que a produção de provas em processos altamente relevantes – como os dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, entre dezenas de outros – será severamente prejudicada. O mesmo vale para novas frentes de investigação sigilosas, envolvendo, entre outros, operadores e políticos do PMDB e do PSDB. Diante da escassez de recursos e pessoal, novas fases da operação podem nem sequer ser deflagradas, de acordo com procuradores da República e uma fonte no GT da polícia. “É uma asfixia”, diz um dos investigadores...

PT/Bahia participa em Curitiba do ato de apoio à Lula e pelo retorno do estado democrático de direito

Dirigentes e parlamentares do PT Baiano, sindicalistas e movimentos sociais participaram em Curitiba do ato em apoio a Lula e pelo retorno do estado democrático de direito. Os petistas se juntaram a mais de 70 mil pessoas na praça Tiradentes em ato promovido pela Frente Brasil Popular, CUT e MST. 

O presidente do PT/Bahia, Everaldo Anunciação, disse que a manifestação pacífica teve o objetivo de levar apoio e solidariedade ao ex-presidente, além de denunciar o regime de exceção que estamos vivendo após o golpe...

Lula presta depoimento a Sérgio Moro em Curitiba

Começou às 14h18 desta quarta-feira (10) o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da operação Lava Jato na primeira instância. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Justiça Federal de Curitiba, no Paraná. O petista é interrogado como réu pela primeira vez no processo sobre o triplex no Guarujá (SP).

Lula desembarcou no aeroporto Afonso Pena por volta das 10h, em um avião particular que partiu de São Paulo. Em seguida, ele foi para um escritório de advocacia, no bairro Boa Vista. De lá, saiu em direção à sede da Justiça, onde chegou às 13h45 – 15 minutos antes do horário previsto para o início da audiência. Também está na capital do Paraná a ex-presidente Dilma Rousseff...

Curitiba terá ‘invasão’ com depoimento de Lula

Militantes, movimentos independentes e políticos do PT se organizam para ir a Curitiba na quarta-feira, dia 10, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será interrogado pelo juiz federal Sérgio Moro. Marcado inicialmente para o dia 3, o depoimento foi adiado a pedido da Secretaria de Segurança do Paraná. O presidente do Diretório Municipal do PT em São Paulo (DMPT-SP), Paulo Fiorillo, disse que ainda não há um número fechado de coletivos que seguirão para a capital do Paraná. “Ainda estamos fechando o número de pessoas interessadas para providenciar o transporte.” Segundo Adilson Sousa, presidente eleito do diretório zonal Freguesia do Ó/Brasilândia do PT, os ônibus não serão ocupados exclusivamente por filiados da sigla. “Vamos para mostrar que movimentos sindicais, partidários e diversos setores da população não concordam com a judicialização da política”, diz. Ele estima que 50 mil pessoas, de todo o País, devem ir a Curitiba. Nas redes sociais, grupos contrários ao ex-presidente também se organizam em eventos de protesto. Embora sem organização oficial, o Movimento Brasil Livre (MBL) informou que alguns de seus representantes estarão em Curitiba para fazer a cobertura da oitiva. Sousa acredita que será planejada uma divisão entre os grupos pró e contra Lula, o que ele avalia de forma negativa. “Acho muito ruim esse ‘apartheid’. Quem tiver de protestar, que proteste, com respeito ao espaço de cada um, sem agressividade ou provocação”, afirma. “É muito negativa essa ideia de ‘eles contra nós’.” ..

'A hora que Moro marcar, estarei em Curitiba', diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (24) que seu depoimento a Sergio Moro será sua "primeira grande oportunidade" de se defender e que a hora que o juiz marcar sua ida a Curitiba, estará lá para "falar a verdade"."Estou tranquilo, não estou preocupado com a data. A data é do juiz Moro. A hora que ele marcar, estarei em Curitiba", disse Lula durante evento do PT em Brasília.

"Quero comparecer porque é a primeira grande oportunidade que eu não vou ser atacado pelas revistas e televisões. Eu vou ter, de viva voz, o direito de me defender. No meu primeiro depoimento, o horário é meu. Faz três anos que estou ouvindo", completou o petista. Segundo a reportagem apurou, Moro cogita adiar o depoimento do petista e comunicou a decisão à cúpula da Polícia Federal, em reunião em Curitiba, há algumas semanas...

Rafael Greca é eleito prefeito de Curitiba

O candidato Rafael Greca (PMN) está matematicamente eleito prefeito de Curitiba (PR). Com 94% dos votos apurados, ele já registra 53,37% dos votos válidos. Seu adversário, Ney Leprevost (PSD), registra, até o momento, 46,63% dos votos válidos. Do total de votos apurados, 16% foram de brancos ou nulos.

Rafael Valdomiro Greca de Macedo é curitibano e tem 60 anos. Foi prefeito de Curitiba de 1993 a 1996. Greca é economista e engenheiro urbanista. Além disso, é escritor, poeta, editor e pesquisador de história e membro da Academia Paranaense de Letras...

Japonês da Federal é preso em Curitiba por facilitar contrabando

O policial federal Newton Ishii, chamado de Japonês da Federal e que ficou conhecido durante a Operação Lava Jato, foi preso na terça-feira (7) em Curitiba. Ele foi condenado pelo crime de facilitação do contrabando. O processo transitou em julgado, ou seja, não cabe recurso.

O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal da Justiça Federal, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ao saber da decisão, Ishii se apresentou espontaneamente na  Superintendência da Polícia Federal da capital paranaense, onde continuava detido nesta manhã de quarta-feira (8).

De acordo com o advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, Ishii foi condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país...