Foram encontrados 10 registros para a palavra: Artigo - Juazeiro

Artigo - Juazeiro na Travessia do Tempo

Infelizmente Juazeiro tem uma estranha tradição de apagamento de sua própria história. Nem preciso citar os inúmeros exemplos ao longo dos anos posto ser de conhecimento geral.

Destruição do patrimônio histórico que, aliás, não resultou em outro tipo de desenvolvimento urbano ou "progresso". A cidade se mutilou para continuar pequena e tacanha com infraestrurura frágil. ..

Artigo - Juazeiro & Petrolina (Artigo publicado em 2018, reeditado por solicitação de Dr. Henrique Rosa)

Esse provérbio parece incontestável, porém quando se trata de Juazeiro e Petrolina, ele se modifica. 

Desde 1956, já trabalhando nas Lojas Silva, com 17 anos de idade,  já conhecia as rusgas das duas cidades. No meado do século vinte, as brigas entre elas já existiam, principalmente entre jovens. Nos anos 60/70, já engrossavam.  Hoje não é diferente, mesmo em outras proporções, claro. ..

ARTIGO - JUAZEIRO AGONIZANTE, GRITA POR SOCORRO!

Dr. Carlos Augusto

Médico/Advogado..

ARTIGO - JUAZEIRO E SEUS PROBLEMAS

Carlos Augusto Cruz - Médico/Advogado

Mas, por que Juazeiro, de certo tempo para cá, vem sendo tratada tão pejorativamente pelos seus munícipes? Aí está uma interrogação que, todos aqueles que amam a nossa cidade, deveriam estar se fazendo...

Artigo - Juazeiro 2020: lições e apelos

Grandes coalizões são sempre necessárias, seja para chegar ao poder, aprovar leis importantes ou fazer reformas,  e isso de nada tem singularidade com o fisiologismo tão comentado e exercido nos quatro cantos desse país. 

No final do século XIX, o célebre brasileiro Joaquim Nabuco, abolicionista, monarquista, membro do partido liberal e um dos maiores diplomatas da história, ao ver o partido conservador - cuja corrente política era de oposição a sua - encaminhar o projeto da lei Áurea, em um ato de grandeza juntou todos os esforços possíveis para que a escravidão fosse abolida. Nabuco fez isso por possuir bandeiras e princípios e sobretudo causas, que embora fossem encaminhados pela oposição ou por pessoas que viam o Brasil sob perspectivas diferentes, o fez porque era o mais íntimo sentimento de suas convicções e, ficar contra elas por capricho ou jogo politiqueiro, solapava sobretudo seus valores. 

No início da segunda metade do século XX o mundo presenciou uma coalizão liderada pelos rivais: liberais e comunistas, para combater o nazismo que horrorizava a humanidade com o propósito de uma raça ariana. Apesar das inúmeras divergências pontuais das duas correntes ideológicas, o inimigo a ser vencido era o ponto de convergência. ..

Artigo - Juazeiro da torcida da lordeza

Ir ao estádio de futebol sempre foi uma atração para mim. Frequento o Adauto Moraes desde menino, levado pelo meu pai, ou para assistir aos jogos dos meus irmãos que disputavam a liga amadora. Também assisti a muitos jogos do Campeonato Intermunicipal. A torcida vibrava! 

Mas aí veio o Juazeiro Social Clube. Primeira equipe profissional da cidade a disputar um campeonato baiano. Aqui começamos a torcer pelo time que encantou o município e toda a região, com um futebol refinado, representado por Janilson, Wagner, Ailton, Nixon e grande elenco. Entretanto, algo me chamava a atenção. A torcida não torcia! Era silenciosa, apenas com alguns torcedores, a charanga animando parte das arquibancadas. Não tínhamos aqueles “gritos de guerra” bradados pelas torcidas Brasil a fora. Nos momentos mais “perigosos”, ou nos lances de gols, havia uma comemoração mais intensa. Quando a torcida mais apoiou, quando sufocamos Vitória e Bahia aqui em Juazeiro, o time chegou a um vice-campeonato baiano. Após alguns anos, o time parece que deixou de existir. ..

ARTIGO - JUAZEIRO DA BAHIA, DE RAINHA DO SÃO FRANCISCO PARA O VILIPÊNDIO SOCIAL E POLÍTICO.

Li com profunda tristeza notícia publicada no Jornal A Tarde do dia 09/11/2016, de autoria do jornalista Levi Vasconcelos, coluna Tempo Presente, cujo título de pronto sugere jocosamente ser Juazeiro uma cidadezinha sem expressão, perdida no norte da Bahia. Terra de tantos vultos de destaque na arte, na música, no esporte, na política, na literatura na ciência e na cultura em geral. Celeiro de notáveis. Agora figura no noticiário de maneira pejorativa senão vejamos: “De Garçom do Boi Preto a Prefeito de Juazeiro” nada contra a laboriosa classe dos garçons.

Lula foi presidente da república sendo um operário iletrado, grande exemplo. Se o nobre jornalista Levi Vasconcelos conhecesse a realidade em que ocorreu a “eleição” de Juazeiro e o volume de processos que tramitam no Ministério Público Estadual, no Tribunal Regional Eleitoral e noticia no Tribunal Superior Eleitoral e se encontra sob investigação da laboriosa Polícia Federal etc, etc, teria o nobre escriba sido parcimonioso nas suas colocações...

Artigo - Juazeiro e o Plano Diretor Urbano

O Plano Diretor Urbano do município de Juazeiro, instituído pela Lei nº 1.767, 22 de dezembro de 2003, objetiva dotar a cidade de políticas públicas para promover o desenvolvimento urbano planejado de forma integrada, recuperando o ambiente natural e reestruturando a ocupação urbana no sentido de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes (Art. 2º), prevendo, dentre outras ações a ampla participação da comunidade na definição e condução dessas políticas.

De acordo com a Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana da Prefeitura Municipal de São Gonçalo-RJ, o Plano Diretor Urbano é uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos, objetivando orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir, de forma mais justa, os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade. A participação da sociedade deve ser estimulada para que o Plano Diretor corresponda à realidade e expectativas quanto ao futuro (fonte: www.pmsg.rj.gov.br/urbanismo/plano_diretor.php)...

ARTIGO - JUAZEIRO DA BAHIA: A SUA VIOLÊNCIA NÃO É COISA DO ACASO!

Os homicídios ocorridos na aconchegante cidade de Juazeiro assusta a cidadania local e repercute na sua região e até fora dela, é motivo de preocupação, e, cabe análise científica. A cidade sede do Município de Juazeiro teve e tem um crescimento populacional acelerado por um processo migratório regional, lhe proporcionando sim, desenvolvimento econômico, em proporções superiores às do seu desenvolvimento social.

A população vinda de municípios dos seus arredores, seja do Estado do Pernambuco (Microrregião formada por 10 municípios), seja da região Norte do Estado da Bahia, Território Sertão do São Francisco (10 municípios) – considere-se, ainda, que Juazeiro fica na Região Nordeste do país, uma das mais desassistidas do ponto de vista social, e historicamente...

Artigo - JUAZEIRO SOCIAL CLUBE: UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Sob o argumento de que "ninguém queria assumir" o Juazeiro Social Clube após sua queda para a segunda divisão, o clube estava se afundando gradativamente, houve várias convocações para reuniões com os conselheiros e estes inertes não davam a mínima para tal fato. Esgotadas todas tentativas, o Presidente do Conselho deliberativo do clube Eliz Diniz deu um prazo para que até quarta-feira (16), fossem apresentadas as chapas concorrentes.

Ao final do prazo estipulado, eis que surge o nome do Jovem esportista, ex-atleta do Juazeiro Social Clube e empresário Rafael Campelo, que já estava prestando o seu serviço como colaborador do esporte e do Juazeiro Social Clube se responsabilizando pela bela campanha do Juazeiro Social Clube sub-20 no Campeonato Baiano 2016...