Foram encontrados 1296 registros para a palavra: ARTE

Alternativas para revitalizar o São Francisco na Pauta do Ministério do meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, convocou uma reunião com secretários, assessores especiais e dirigentes de entidades vinculadas ao MMA para ouvir, na tarde de ontem, uma proposta de revitalização integrada da bacia do Rio São Francisco, apresentada pelo prefeito de Aracaju, Sergipe, João Alves Filho. Sarney Filho considera este um tema estratégico da maior importância para o MMA, inclusive por ser o São Francisco um rio de integração nacional, que sofre, em vários pontos do seu percurso, com a ação do homem.

Estudioso do assunto, o prefeito João Alves Filho realizou vasta pesquisa e apresentou uma alternativa de recuperação para o Rio São Francisco com base, também, na sua experiência de ministro do Interior à época do então presidente da República José Sarney. O projeto sensibilizou os dirigentes do MMA, que se interessaram em conhecer seus detalhes...

Emílio Duarte de Souza é exonerado do cargo de superintendente da CODEVASF em Petrolina

Mais uma reviravolta na 3° Superintendência da CODEVASF, em Petrolina. No final da manhã de hoje (24), Emílio Duarte de Souza e Silva, que havia tomado posse nesta segunda-feira (23), foi exonerado do cargo de superintendente da CODEVASF.

Emílio Duarte foi indicado ao cargo pelo Partido Progressista através do deputado federal Eduardo da Fonte...

Emoção e arte marcam Tributo à Simone Ramos em Petrolina

Visionária, corajosa, determinada e amorosa, essas foram quatro das inúmeras palavras ditas na noite desta quinta-feira (19) para traduzir a personalidade emblemática da professora juazeirense Simone Cerqueira Ramos. Durante a homenagem, pelo transcurso de um ano da sua morte, vítima de um câncer, familiares, amigos e colaboradores do Plenus Colégio e Curso – que ela ajudou a fundar há 25 anos- reuniram-se na Unidade Orla para lembrarem momentos marcantes com muita poesia, música e cinema.

A Diretora Pedagógica, Sílvia Santos, abriu a solenidade evidenciando a importância da história e do exemplo de vida da homenageada. “Simone nasceu em Juazeiro – BA, em 1963, formou-se em Salvador – BA, e, de volta à região, realizou o sonho de todo professor: transformar em realidade um colégio que hoje é modelo e referência em ensino e cidadania para o segmento educacional do Vale do São Francisco”, ressaltou a gestora...

PALACETE DAS ARTES RECEBE EXPOSIÇÃO “ITINERÁRIO DO OLHAR” DO JUAZEIRENSE RUY CARVALHO

O Palacete das Artes, em Salvador, recebe a exposição “Itinerário do Olhar”, do artista baiano Ruy Carvalho. A abertura ocorrerá no dia 24 de maio, a partir das 19h, na Galeria Mansarda do Palacete. A mostra, com entrada gratuita, ficará disponível para visitação no local até o dia 19 de junho. A exposição conta com 18 telas que retratam situações e objetos comuns ao dia a dia. Durante a temporada, também ocorrerão palestras sobre temas que envolvem arte, moda, decoração, empreendedorismo e tecnologia. Ruy Carvalho é pintor, ilustrador, designer, grafiteiro e também chargista.

O que: Exposição “Itinerário do Olhar”, do artista baiano Ruy Carvalho..

Edson Duarte convidado para assumir Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente

Atendendo a um convite do novo ministro do meio ambiente, Sarney Filho, o ex-deputado federal, Edson Duarte, baiano de Juazeiro, assume esta semana a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente. De acordo com Duarte, uma das suas missões na secretaria será “a de promover uma articulação entre o governo federal, estados e municípios, mobilizando o Congresso Nacional, as entidades ambientalistas, sindicais, de classe e a sociedade em geral em torno de uma agenda ambiental”, afirmando ainda "que o maior desafio será integrar as agendas ambientais com os setores produtivos, especialmente com a agronegócio: estas duas pautas não podem andar mais separadas no Brasil, a agricultura depende do meio ambiente e não precisam ficar em lados opostos, em eterno conflito", pontuou.

A secretaria, de acordo com Edson, terá ainda a atribuição de gerenciar o Sistema Nacional de Informação, monitorar questões como o desmatamento, queimadas, mitigação dos efeitos da seca, executar a política nacional de combate a desertificação, qualidade dos alimentos no que diz respeito ao uso de agroquímicos e educação ambiental, em parceria com o Ministério da Educação...

Equipe da AMMA realiza trabalho de fiscalização junto a empreendedores sobre o descarte correto de pneus

De acordo com a lei federal 12.305/10, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), produtos como pilhas, baterias, óleos lubrificantes e pneus, apenas para citar alguns, devem ser descartados da maneira correta, para evitar a poluição direta de solo, água e ar. E com o intuito de contribuir com o processo de conscientização social sobre a importância da logística reversa - que consiste no "conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada" – que técnicos do setor de Monitoramento e Fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) estão visitando empresas que comercializam pneus em Petrolina, sertão do Estado.

"Reforçamos junto aos empreendedores que, além de comercializarem o produto, eles também têm que se organizar para receber, adequadamente, o pneu que não estiver mais em condições de uso por parte do consumidor", pontua o gerente de Monitoramento e Fiscalização da AMMA, Igor Lopes...

Núcleo de Arte-Educação Nego D`água lança Ponto de Cultura no bairro Kidé

O Núcleo de Arte-Educação Nego D`água – NAEND´A estará realizando no dia 13 de maio, às 16h, na Casa da Cultura, Bairro Quidé, em Juazeiro, o lançamento do Projeto "Ponto de Cultura Casa da Cultura Jordélio de Souza”.  

O Ponto de Cultura é uma certificação dada a entidade cultural ou coletivo cultural pelo Ministério da Cultura, através da Política Nacional de Cultura Viva. E o NAEND´A recebeu a certificação com um aporte financeiro para execução num período de 3 anos. Os pontos de Culturas são conveniados e coordenados pela a Secult – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.  ..

Petrolina: Prefeitura realiza limpeza em pontos de descartes de entulhos

Desde o início da semana, a Prefeitura de Petrolina realiza o mutirão de limpeza dos Pontos de Descarte de Entulhos da cidade. A limpeza é uma ação da Secretaria de Infraestrutura. Como forma de incentivar o descarte legal de resíduos, a Seinfram vem realizando, semanalmente, a limpeza dos cinco pontos de despejo de entulhos, localizados nos bairros Vila Eduardo, Quati, José e Maria, Centro e João de Deus, utilizados pelos carroceiros cadastrados.

O uso de espaços específicos para o despejo tem como objetivo dar destinação adequada a toneladas de lixo, melhorando o aspecto da cidade e evitando a poluição do meio ambiente. O entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, têm gerado sérios problemas para a cidade de Petrolina e para a população...

Silas França e Manuca Almeida serão atrações do projeto Viva com Arte desta semana no Vaporzinho

O Projeto Viva com arte desta semana vai homenagear as mães de Juazeiro e Petrolina com uma super-feira de artesanato e dessa vez são dois dias, Sábado e domingo (dias 07 e 08). No sábado vamos ter o melhor do artesanato regional, música e muita poesia para as mamães que passarem pelo Vaporzinho. A feira começa às 17:00 h horário ideal para ver também as belezas do Velo Chico e apreciar um belo pôr do sol ao som do Acordeon de Silas França e das belas poesias do poeta e compositor Manuca Almeida que na ocasião lançará o CD M e as velas decorativas poéticas.

Projeto: Viva Com arte..

Cerveja artesanal de umbu e doce light serão destaques no Festival Regional do Umbu em Uauá

No sertão nordestino, na terra do bode, essa semana a estrela é o umbu. Durante a oitava edição do Festival Regional do Umbu, realizada de 29 a 30 de abril, em Uauá, a 428 km de Salvador, agricultores familiares e o público em geral vão conhecer e apreciar as guloseimas produzidas à base do fruto.

De sabor azedinho, rico em sais minerais e vitamina C, o umbu pode ser consumido in natura, mas ganhou novas versões e chegou ao mercado internacional, a partir das mãos dos cooperados da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), fundada em 2004 e presente em várias comunidades do Sertão da Bahia. Com doses de conhecimento, criatividade e pesquisas, a produção cresceu e se diversificou, atualmente são 14 produtos no mercado nacional e no exterior, como Itália, França e Áustria. Doces cremosos, de corte, light, sucos, geleias, compotas e polpas, que compõem a linha Gravetero...

MARXISMO CULTURAL – Parte I

A teoria marxista foi elaborada pelo sociólogo e escritor alemão Karl Marx juntamente com Friedrich Engels no Século XIX. Essa teoria versa sobre a forte influência da situação econômica e social da época. Os mesmos não concordavam com uma sociedade capitalista, supostamente injusta e desigual com os trabalhadores. E decorrente disso, vários livros foram escritos por ambos com críticas radicais sobre a sociedade, tais como: "O Manifesto do Partido Comunista", "O Capital" e “A Origem da Família e da Propriedade Privada”. Os livros criticavam o Liberalismo, diagnosticavam uma Luta de classes entre trabalhadores e Patrões, previam que a classe trabalhadora unida, de “tão oprimida”, tomaria posse do governo através da “revolução” e implantaria a ditadura do proletariado que controlaria os meios de produção. Essa ditadura seria uma ponte para a sociedade justa, sem classes, sem governo.

Karl Marx morreu em 1883. Acreditava-se que suas ideias não iriam acontecer, pois havia apenas nove pessoas em seu funeral. Mas após isso, suas teorias obtiveram um crescimento influente sobre os movimentos operários no final do século e até hoje são hegemônicas nas universidades e escolas de todo o mundo. Durante o século XX, a teoria Marxista foi de forte influência em vários países, onde a Rússia foi o primeiro país do mundo a fazer uma revolução armada, comandada por Vladimir Lenin e continuada pelo braço genocida de Joseph Stalin, tornando-se o primeiro país no mundo a ser comunista. Porém, após a I Guerra Mundial, o marxismo estava em plena crise teórica: como foi possível a união dos trabalhadores para matar outros trabalhadores, buscando defender os interesses de seus patrões? Quem os alienou? Marx já havia encontrado a “solução” em uma de suas frases mais conhecidas: "a religião é o ópio do povo". Ele havia entendido que um fator cultural alienava o povo. Porém, não conseguiu elaborar tal pensamento de forma adequada. Essa elaboração foi feita por dois filósofos marxistas, de forma independente, um húngaro, Georg Lukács e o outro italiano, Antônio Gramsci (é o modelo de revolução gramsciana adotado no Brasil a partir de 1965 e vigente até os dias de hoje).

Antônio Gramsci foi um filosofo marxista e político italiano de grande influência na esquerda atual, pois ele compreendeu que a revolução armada não era a maneira correta para se aplicar em uma sociedade. A REVOLUÇÃO TINHA QUE SER CULTURAL! O mesmo compreendeu que: A ética judaico-cristã, a filosofia grega, o direito romano, impediam que a revolução cultural chegasse ao ocidente e, que era necessário derrubar esses três pilares que fundaram toda a Cultura ocidental. Na estratégia gramsciana, nada pode ser ostensivo, tudo deve ser feito disfarçadamente, com o veneno sendo ministrado ao paciente como se fosse um remédio. Em outras palavras, é necessário destruir a cultura ocidental em nome da dignidade e da liberdade do homem. Em nome da liberdade, cria-se a ditadura. E em nome dos Direitos Humanos, cerceiam-se os Direitos Individuais...

Agenda Cultural: Ilha do Fogo será palco de música e poesia neste sábado

Neste sábado (02), durante a programação do Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco, que acontece na Ilha do Fogo, o artista Paulo Matricó fará uma apresentação da sua musicalidade e poesia ao público. O show começa às 21h e é aberto a comunidade. “Eu me identifico muito com a população rural. A minha música e a minha poesia são estremamente rural e eu tenho muito orgulho de dizer isso. Espero todos neste momento de cantoria”, disse o artista em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (01). 

CONHEÇA PAULO MATRICÓ..

Pescadores e pescadoras artesanais do São Francisco estão reunidos/as até domingo na Ilha do Fogo

Na manhã desta sexta-feira (01), cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais dos diversos estados que compõem a Bacia do São Francisco saíram em caminhada da praça da catedral de Juazeiro (BA) até a Ilha do Fogo, na divisa com Petrolina (PE), onde permanecem até o próximo domingo (03). As/os ribeirinhos participam de um Congresso que traz como tema “Grito do Rio e seu Povo na busca do Bem Viver!”.

A abertura do Congresso foi um momento para chamar atenção da população local para a luta dos/das pescadores/as, o que não se desvincula da defesa do Rio São Francisco. Com discursos, faixas, gritos de ordem e música, as/os militantes expressaram suas angústias, reivindicações e conquistas. Para o pescador Geraldo Dias, de Casa Nova (BA), é importante receber aqui na região companheiros/as de outros estados que, segundo ele, estão sofrendo as mesmas dificuldades devido a degradação do rio. Segundo o pescador, que é conhecido como Geraldo Cari, o grito dos/das pescadores/as do Vale do São Francisco é pra que “acabasse com os agrotóxicos, acabasse com os esgotos que caem no nosso rio, acabasse com a baixa do Lago de Sobradinho, que tá tirando todo sustento nosso”...

Falta de água é tema de debate na Casa Aprígio Duarte

O vereador Francinaldo Leopoldo (Nalvinho – PSB), durante a sessão ordinária desta terça-feira (29), denunciou a falta de água no bairro João Paulo II durante quatro dias.

"Um bairro da dimensão do Juazeiro 8 ficar durante quatro dias sem o abastecimento de água, por causa do rompimento de uma adutora que nunca é consertada, é um absurdo. As famílias ficaram durante o feriado sem ter água nas suas torneiras e diante desse calor que temos aqui na região. Água é um elemento básico na vida das pessoas. A conta nunca falha, mas o serviço não tem sido de qualidade", apresentou o edil...

Espetáculos sacros surpreendem pela dedicação e amor à arte

O município de Juazeiro viveu intensamente o período da Semana Santa com as montagens teatrais dos espetáculos sacros em diversas localidades da sede e interior, iniciando dia 20, no Alto da Aliança, em seguida Itamotinga e Malhada da Areia (região de Pinhões) no interior, dias 24 e 25, e encerrando no Bairro Kidé, no dia 26, sábado de Aleluia. Ainda tiveram apresentações nos bairros Dom José Rodrigues e Tabuleiro.

Grupos culturais com projetos aprovados em edital municipal, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) realizaram de maneira competente e surpreendente a tradicional "Via Sacra", envolvendo mais de 400 pessoas em cada espetáculo, entre atores, atrizes, bailarinos, diretores, produtores e técnicos, além da comunidade religiosa, e de um público, que já chegou a 2 mil espectadores somente nas localidades do interior...

Ilha do Fogo deve receber mais de 500 pessoas durante Congresso dos Pescadores Artesanais da Bacia do São Francisco

A Ilha do Fogo deve receber cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais durante um congresso sobre a atividade pesqueira artesanal da Bacia do São Francisco. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de abril. O tema do Congresso é  "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver!" O tema escolhido para o Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco deixa claro a proposta do momento: os povos querem o São Francisco vivo!

Em carta convocatória para o Congresso, os organizadores evidenciam o aceleramento do processo de morte do Velho Chico. O incentivo do governo ao agro e hidronegócio, as barragens, a transposição e a privatização dos corpos d'água são algumas das ameaças apontadas ao São Francisco. "Os peixes diminuem em quantidade e em qualidade e as comunidades pesqueiras vêm perdendo seus territórios tradicionais e direitos já conquistados. As nascentes do Rio São Francisco se encontram em processo crescente de extinção. Na sua Foz o mar avança para dentro do rio", denuncia a carta...

Sest Senat promove curso Artesão do Couro

Aulas práticas e teóricas gratuitas para pessoas de baixa renda, que vão ensinar a produzir e confeccionar artefatos em couro, além de técnicas de apresentação, comercialização dos produtos e gerenciamento dos negócios. Começa em Petrolina no próximo dia 11 de abril, o curso Artesão do Couro, que será realizado pelo Sest Senat em parceria com a prefeitura de Petrolina e o Senar – PE.

As aulas serão ministradas na Escola Municipal do Couro (Rua das Pedrinhas, Vila Eduardo), com a participação de duas turmas de 15 alunos e uma carga horária distribuída em 160 horas. As inscrições são destinadas aos 30 alunos selecionados entre as sete turmas que fizeram a primeira parte do programa, realizada no ano passado...

Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf está aberto para visitação de escolas

A exposição interativa de ciência do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está aberta para visitação de estudantes da educação básica de escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A exposição é formada, no total, por 20 experimentos interativos que abordam algumas áreas da física. O agendamento pode se realizado por escolas públicas e privadas com o prazo mínimo de antecedência de 15 dias. O EACC está localizado no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). 

Os interessados devem fazer um pré-agendamento, por meio do telefone do EACC: (74) 3614-1996, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 12h30. Depois disso, é necessário enviar e-mail para [email protected] com nome e contato dos professores responsáveis, a relação dos alunos participantes e a série, e aguardar a confirmação. A mostra é organizada para receber, no máximo, 40 alunos, sendo que a cada 20 crianças deve haver um professor da escola como acompanhante. 

Os estudantes poderão interagir com os experimentos da mostra, entre eles: seis experimentos de mecânica, seis experimentos de óptica, três experimentos de fluidos, dois experimentos de eletromagnetismo, dois experimentos de energia e um experimento de som. Os experimentos são apresentados em formato de instalações, a exemplo de cadeira giratória, espelhos côncavo e convexo, caleidoscópio e instrumento óptico de ilusão de movimento, entre outros. 

Em um segundo momento, os alunos podem participar de uma das oficinas dos kits da “Experimentoteca”, escolhido pelo professor, em que podem interagir com fenômenos de física, química e biologia. Durante toda a visita, as crianças são monitoradas por educadoras treinadas e supervisionadas por um coordenador do EACC. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3614-1996, de segunda a sexta das 8h30 às 12h30, e no site do EACC. 

De acordo com o coordenador do EACC, Militão Figueiredo, o objetivo é difundir a cultura científica ao público escolar. “A visita é importante para que os alunos tenham contato direto com as experiências, já que, geralmente, em seus cotidianos, eles não têm acesso e aprendem ciência apenas decorando fórmulas”, afirma. Ele ainda ressalta que os professores podem preparar atividades para serem elaboradas durante a visita. 

Empréstimo - O EACC também realiza empréstimo de materiais para aulas. Estão disponíveis os kits que compõem a “Experimentoteca”, acervo desenvolvido pelo Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo (USP), com experimentos de física, química e biologia, e cerca de 100 vídeos de temas variados do projeto “VerCiência”. Para retirar o material, o professor necessita fazer um cadastro prévio. O catálogo e os documentos necessários para a solicitação podem ser acessados no site do EACC.  ..

DISF: EXEMPLO DE DESCASO! - PARTE I

Após a disputa realizada entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, vencida pela Bahia, para implantação do Pólo Petroquímico, brilhantemente defendido pelo Economista Rômulo Almeida e politicamente, de unhas e dentes, pelo então Governador Antônio Carlos Magalhães, iniciou-se no Centro de Planejamento da Bahia – CEPLAB, o trabalho intitulado “Análise Global da Economia Baiana”, visando identificar as vocações econômicas regionais de cada município, para lastrear a implantação dos Distritos Industriais no interior do estado, dentro da visão do saudoso Economista Fernando Talma, então Secretário da Indústria e Comércio, diante da onda de modernização  provocada pela implantação do recém-conquistado Polo Petroquímico de Camaçari, veículo motor de uma nova Bahia e da imagem de modernidade: “Bahia de São Salvador, a terra do nosso Senhor do Bonfim”.

Os Distritos Industriais do Interior, além de interiorizar os processos produtivos de modernização da economia, das relações de trabalho, agregação de valor aos recursos naturais identificados, tinham também a função de inibir o fluxo migratório inter-regional, diminuindo o inchaço populacional na região Metropolitana de Salvador, provocado pela demanda por serviços básicos de educação, saúde, lazer, fixando a população, inibindo o fluxo migratório, ao tempo que redistribuía renda e postos de trabalho...

Campeã mundial de basquete participa das Caravanas do Esporte e das Artes em Juazeiro

Nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), os alunos da Escola 2 de Julho, no Distrito de Maniçoba, em Juazeiro, receberam a Caravana do Esporte e das Artes, com a participação da campeã mundial de basquete, Alessandra Oliveira. O evento, realizado pelo canal de esportes ESPN Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, o Instituto Esporte e Educação, Unicef, Instituto Mpumalanga e Disney, movimentou centenas de alunos da zona rural do município, com atividades esportivas e artísticas.

A medalhista olímpica, Alessandra Oliveira, tirou fotos com os alunos e conversou com eles sobre a modalidade, ainda pouco praticada nas escolas. “É um projeto maravilhoso, onde conseguimos trocar experiências com alunos e professores. Estou adorando conhecer o Vale do São Francisco e receber esse carinho dos baianos. Quero parabenizar a Prefeitura por oferecer uma escola tão bem estruturada para esta comunidade”, concluiu a ex-pivô da Seleção Brasileira...