Isabel Cristina manda mensagem parabenizando a cidade de Petrolina pelos seus 118 anos
"PETROLINA !
CIDADE LINDA,
ACOLHEDORA!..
"PETROLINA !
CIDADE LINDA,
ACOLHEDORA!..
O deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE), como sempre faz, não deixaria passar em branco o aniversário de Petrolina que neste sábado (21 de setembro) completa 118 anos de emancipação política.
Odacy fez questão de retribuir à cidade e aos petrolinenses, seja os que aqui nasceram ou os que aqui chegaram o carinho e a confiança de ter sido o deputado estadual mais votado da história política do município. Foram quase 30 mil votos só em Petrolina...
Dias 20 e 21 de setembro, o Deputado Federal Paulo Rubem Santiago, do PDT de Pernambuco, cumpre agenda em Petrolina, Sertão do Estado, para prestigiar o aniversário do município, que completa 118 anos no próximo sábado. O deputado Paulo Rubem possui uma série de emendas parlamentares que destinaram ao município valores para investimento nas áreas de educação, infraestrutura para a educação básica, creches, estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde, habitação e desenvolvimento urbano.
No total, mais de 1,5 milhão de reais foram transferidos para o município através das emendas parlamentares do deputado federal Paulo Rubem. Recursos foram obtidos junto a parcerias com o Ministério Desenvolvimento Social, para construção de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Ministério da Ciência e Tecnologia, para implantação de Centros de Acesso a Tecnologias para Inclusão social. Com recursos do Fundo Nacional de Educação, Paulo Rubem destinou verba para aquisição de equipamentos e mobiliários para escolas da educação básica; e junto ao Ministério da Saúde foram destinados valores para aquisição de equipamentos.
Neste sábado (7), a Rádio Comunitária Curaçá FM completou oito anos de serviços prestados à comunidade curaçaense. A Rádio, inaugurada em 2005 pela Associação Comunitária Curaçaense de Rádio-difusão – ACCORD, marcou história como o primeiro veículo de comunicação de ondas de rádio de Curaçá. Nesse sábado, promoveu uma festa iniciada no Programa “Fuazinho”, dos locutores Naro das Chaves e Afonso Coelho, e acompanhada pelos demais locutores e sócios da Rádio: Delaídes, Edjane e Zé Íris. Também teve um bolo de aniversário, servido aos convidados e demais presentes. Entre os convidados, que realizaram apresentações musicais, estavam o músico Fernandinho, o qual frisou a importância desse meio de comunicação para Curaçá, e o aboiador Zezinho. “Foi em 2010 que me apresentei pela primeira vez nessa Rádio. De lá para cá as portas de abriram para mim, já vou até gravar CD com Targino Gondim. Agradeço o espaço que me deram e parabenizo todos e que continuem assim”, disse o Aboiador. Durante a programação foram exibidas mensagens de artistas regionais, a exemplo de Adelmário Coelho e Pega Leve, parabenizando a Rádio.
Antonio Carlos Paixão, Presidente da ACCORD, esteve presente e falou do prazer em servir por tanto tempo à população. Naro, que lembrou o ex-locutor e grande apoiador Sérgio Avilez, agradeceu os empresários locais pelo apoio. Vale ressaltar que todos os comunicadores da Curaçá FM trabalham solidariamente e a ACCORD depende do apoio de pessoas e empresas para gerir a Rádio. A Programação desse sábado, conforme os comunicadores, será toda feita em homenagem à Rádio, que pode ser sintonizada nas regiões próximas da Cidade de Curaçá pela frequência 87,9. A Sede e Estúdio ficam localizados na Avenida Dr. Pedro Santos Torres (Centro) e mais informações podem ser acessadas pelo telefone: (74) 3531-1405 ou no sítio de internet: http://jupiter.com.br/curacafm/2010.html. ..
Projeto nesse sentido foi aprovado nesta terça-feira, e segue para a análise da Câmara dos Deputados. Os contribuintes podem deduzir hoje do imposto de renda um valor para cada dependente até 21 anos de idade. As despesas com educação e saúde dos dependentes também podem ser abatidas. O projeto de lei aprovado no Senado aumenta para 28 anos a idade para que alguém possa ser considerado dependente. O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, disse que a intenção da proposta é adequar a legislação aos tempos modernos.
Segundo o senador Francisco Dornelles, a mudança de paradigmas de expectativa de vida e a maior necessidade de especialização para que um indivíduo possa competir no mercado de trabalho. A proposta seria uma decorrência lógica da evolução social que retém os jovens por mais tempo sob a dependência econômica dos seus pais ou mantenedores. Caso estejam cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau, os filhos, enteados, irmãos, netos ou bisnetos poderão ser considerados dependentes até os 32 anos de idade.
..
Policiais civis de Lagoa Grande, em operação conjunta com a equipe malhas da lei da 25ª delegacia Seccional de Cabrobó, prenderam na manhã desta segunda-feira (12), no povoado de Vermelhos, Zona Rural da cidade, Pedro José Gonçalves, de 51 anos, acusado de assassinar o comerciante Braz Henrique Pereira há 18 anos, na cidade de Juazeiro do Norte – CE. O acusado foi apresentado à delegacia de polícia de Lagoa Grande onde prestou esclarecimentos, sendo recolhido à Cadeia Pública de Cabrobó onde fica a disposição da Justiça cearense. ..
O prefeito municipal de Jaguarari, Antonio Nascimento, conhecido Seu Antonio, pode ter o seu diploma cassado pela Justiça eleitoral e ficar inelegível por 8 anos em decorrência de diversos crimes eleitorais cometidos no ultimo pleito, nos termos da ação de investigação judicial eleitoral, promovidas pelo Sr. Odilon Almeida, bem como pelo Ministério Público Eleitoral, nos processos tombados sob o nº. 414-792012.6.05.0179 e 433-85.2012.6.05.0179 respectivamente, os quais o juiz eleitoral da comarca de Jaguarari, já designou a audiência de instrução e julgamento da ação, para a data 06 de junho de 2013, às 08 hs.
Os crimes eleitorais que fazem alusão a ação promovida pelo Ministério Público eleitoral dizem respeito a acusação de contratação ilegal e em massa de servidores públicos no período eleitoral num esquema de divisão de vencimentos, de forma que um salário mínimo era dividido com até três funcionários, visando a busca por votos; demissão irregular de servidores, por perseguição política, coação a servidores públicos a participarem de reuniões, com finalidade de prestar apoio político.
Em outra ação de investigação judicial eleitoral o senhor Odilon Almeida imputou ao atual prefeito além das condutas acima alegadas pelo Ministério Público Eleitoral, os crimes de abuso do poder político, abuso do poder econômico, crime de propaganda extemporânea-antecipada, juntando fotos do bloco junino “+ 4 jaguarari-Ba” criado pelo atual gestor, no ano eleitoral, com alegado recursos públicos, onde foram distribuídas cerca de três mil camisas, animados por um trio elétrico, com a banda forró Safado, contendo nas camisas o slogan “+ 4 Jaguarari-Ba”, no período vedado à propaganda política. Alega ainda o Sr. Odilon, que nem sequer é permitido pela lei eleitoral a confecção de camisas durante o processo eleitoral, tendo o prefeito, inclusive, sido condenado pelo TRE-Ba, antes mesmo de iniciada a corrida eleitoral, em três outras ocasiões pela prática de propaganda extemporânea antecipada, configurando a abusividade de propaganda, bem como o crime eleitoral de abuso do poder econômico e uso da maquina administrativa para fazer campanha.
Em contato com o advogado do processo, José do Vale, o mesmo informou que “todos esses crimes eleitorais citados, já estão devidamente provado nos autos, através de fotos, documentos e pelo trabalho excepcional que o Ministério Público Eleitoral realizou durante todo o processo eleitoral na comarca de Jaguarari-Ba, onde os procedimentos investigativos do MPE (Ministério Público Eleitoral), em face do atual gestor remontam a cerca de quase um ano, anteriormente ao processo eleitoral, tendo reduzido a termo o depoimento de diversas testemunhas, bem como oficiado os órgãos responsáveis para obtenção de informações que hoje fazem prova nos autos, de diversos crimes eleitorais cometidos pelo prefeito, tanto assim, que o Ministério Público, prontamente ajuizou a ação de investigação judicial eleitoral, requerendo a cassação do diploma do prefeito.
Na verdade o atual gestor quando da campanha eleitoral, ignorou as condutas vedadas aos agentes públicos em campanha, disciplinadas na lei 9.504/97 nos seus artigos 73/78, fazendo com que fosse impossibilitado o exercício de um princípio básico no processo eleitoral, que é a possibilidade da igualdade de condições entre os candidatos, já que utilizou-se fortemente do uso da maquina administrativa para fazer campanha, via abuso do poder político e econômico, perseguição política, contratação em massa de forma ilegal dos servidores públicos, conforme hoje de forma evidente está provado nos autos, impondo-se a aplicação da lei, que neste caso determina seja cassado o diploma do prefeito, e sua inelegibilidade por 8 anos, sem prejuízo de eventual multa.
Nesse sentido, inclusive, o juiz eleitoral indeferiu os requerimentos do atual gestor, para que o processo fosse extinto sem julgamento do mérito, bem como determinou a reunião de ambos os processos, o do Ministério Público e o do Sr. Odilon Almeida, estando os autos do processo pronto para audiência de instrução e julgamento, a qual esta designada para a data 06 de junho de 2013, e por especificamente a comarca de Jaguarari-Ba, ter um poder judiciário, sério e competente, temos convicção que a lei será aplicada, é o que de forma profissional buscaremos, pois inconcebível que um candidato, tente sobrepor toda a legislação eleitoral, visando beneficiamento próprio, sem a cominação das conseqüências disciplinadas na lei.”..
A Rádio Petrolina FM amanheceu em clima de festa na manhã do último sábado (20), quando a rádio completou 8 anos de história. Os comunicadores da emissora fizeram, durante todo o dia, uma programação especial com várias participações musicais, além da distribuição de prêmios com os ouvintes para comemorar a data. A radialista e jornalista, Inah Torres, fez questão de estar presente nesse momento especial da Rádio Petrolina FM e enfatizou a importância da emissora para o Vale do São Francisco. “Petrolina não é mais aquela cidadezinha, hoje temos mais de 305 mil habitantes que precisa de gente preparada para fazer comunicação e a Petrolina FM dá essa lição de qualidade para toda a nossa região e o mundo, já que ela se encontra na internet também”, disse Inah Torres.
O coordenador do Sistema Rede Brasil de Comunicações Ltda., Gennedy Patriota, enfatizou o papel da Rádio Petrolina FM para os comunicadores da região. “A maior alegria que a gente tem hoje é de ter sido e servido como uma rádio escola. Acho que a comunicação no Brasil, independentemente de ser comercial, educativa ou comunitária, ela tem que se prestar para poder propagar o ensinamento que se tem no meio acadêmico. Neste aspecto eu tenho certeza que a Petrolina FM cumpriu o seu papel”, relatou Gennedy Patriota...
Prezado Geraldo,
A Prefeitura Municipal de Juazeiro pretende retirar em pouco tempo as barracas de lanche que há mais de 28 anos estão situadas na praça da Catedral, e o pior é que os barraqueiros que criaram seus filhos e netos tirando o sustento dali não terão pra onde ir, já que a prefeitura não disponibilizou local algum,como farão para pagar suas contas tendo em vista que tiram o seu sustento dos lanches que ali vendem...
Apontado pela Polícia Federal como líder de um esquema que negociava pareceres técnicos, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, teve um enriquecimento milionário em oito anos, como aponta reportagem do Globo. Em 2004, ao se candidatar a vereador de Gavião Peixoto (SP), ele tinha um salário de R$ 6,9 mil mensais como analista da Controladoria Geral da República (CGU) e um patrimônio de R$ 135 mil, dos quais R$ 39 mil ainda precisavam ser pagos. Se na época Vieira tinha R$ 30 mil da cota de um consórcio imobiliário, agora a PF encontrou em suas contas R$ 1,2 milhão. Não dirige mais o Renault Scenic de R$ 35 mil que declarou à Justiça Eleitoral, mas uma caminhonete Range Rover, avaliada em R$ 300 mil, registrada em nome da faculdade que ele abriu em Cruzeiro (SP). É dono de oito imóveis – um deles comprado por R$ 1,5 milhão em Brasília, com dinheiro vivo. Em mensagem interceptada pela polícia, Vieira avaliava comprar terrenos por R$ 1,8 milhão e uma casa de R$ 650 mil na Bahia, seu estado natal. ..
Teve início nesta quinta-feira (29), no Tribunal do júri da Comarca de Petrolina, o julgamento dos acusados do assassinato do Auditor Fiscal da Sefaz-BA, José Raimundo Aras. O Auditor e pai do atual procurador federal, Vladimir Aras, foi assassinado há 16 anos na porta de casa, com seis tiros disparados por Carlos Robério Vieira Pereira a mando dos comerciantes Alcides Alves de Souza, Carlos Alberto Silva Campos e Francisco de Assis Lima. Na ocasião, José Raimundo Aras, trabalhava com as fiscalizações que desvendaram a máfia do açúcar, um esquema de sonegação de ICMS na região Juazeiro-Petrolina.
Dos quatro acusados apenas Carlos Robério Vieira Pereira e Francisco de Assis Lima compareceram e o Promotor Júlio Cesar Lira solicitou o desmembramento do processo para julgá-los em separado bem como a prisão preventiva dos ausentes, no que foi atendido pelo juiz que conduz o julgamento...
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), usou a tribuna nesta quarta-feira (02), no Congresso Nacional, para homenagear o município de Salgueiro que completou 148 anos de emancipação política. Nesta data comemorativa, a cidade de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, presenteia a comunidade com inaugurações, ações sociais, eventos culturais, além do Festival da Sanfona, iniciativas que estão sendo organizadas pela Prefeitura.
Principal município da região, distante 518 quilômetros do Recife, Salgueiro é hoje uma cidade cuja administração é reconhecida em todo estado de Pernambuco. De acordo com Gonzaga Patriota, esse reconhecimento se deve às duas excelentes administrações da Prefeita Cleuza Pereira, e agora sob o comando do competente Prefeito Marcones Libório de Sá.Gonzaga Patriota destacou os principais investimentos aplicados pela prefeitura, em benefício da população da cidade. “Para se ter uma ideia da seriedade das administrações citadas, mais de 50% do orçamento municipal está direcionado à saúde, educação e assistência social. Cerca de 1.500 crianças e adolescentes são atendidas em programas sociais”...
O escritor carioca Millôr Fernandes morreu na noite de terça-feira (27) no Rio de Janeiro. Aos 88 anos, ele estava em sua residência, em Ipanema, no Rio de Janeiro, quando sofreu uma parada cardíaca. Segundo o filho, Ivan Fernandes, o autor teve ainda falência múltipla dos órgãos. O velório será nesta quinta-feira (29), das 10h às 15, no cemitério Memorial do Carmo e, em seguida, o corpo será cremado. Ele começou a trabalhar como jornalista aos 14 anos e aos 19 foi contratado pelo jornal O Cruzeiro, onde foi também desenhista, dramaturgo e tradutor. Millôr, cujo nome de registro era Milton Fernandes, foi também colaborador de O Pasquim e colunista da Veja. Atualmente o escritor mantinha um site pessoal e sua conta no Twitter tem mais de 280 mil seguidores. Com informações do G1 ..
Dia 14 de março, data de comemoração da poesia. Esquina II foi palco do cenário poético promovido com muito garbo pelo presidente da ASPIMC Associação dos Poetas, Instrumentistas, Músicos e Compositores, Jurandir Oliveira Costa. Enquanto o churrasco “gemia” na grelha, cerveja por todos os cantos, poetas se misturavam com cantores, trovadores, políticos – recebedores de Títulos Beneméritos – e, no fim se versava em poesia, aparecendo muitos valores, os reais poetas que vivem no anonimato; poesia é cultura e ASPIMC está de vento poético acima!
Convidados à vista! Muitos doidos. Interessante que todos os presentes à solenidade passaram a ser poetas! Despontou-se o novo poeta, Novaisão, trajado de Iansã e Xangô, mostrando conhecer a vida dos poetas através do dedo polegar. “Todos com o dedo para cima! Meu pai me mostrou a ciência na Bíblia... Faço leitura através do dedo polegar!” “Esta ciência está na Bíblia?” – Indagaram os vates...! “Não sei; procurei e não a encontrei!” – Respondeu o “quiromante”. Fato é que o oráculo Novaisão, sempre acertava, quando das consultas. Os poetas se assombraram com a precisão da “divindade!” “Baixou Egum de cigana...! Sabe ler, realmente o dedo...!” “Novaisão... você é um poeta!” “É lógico! Poeta, cantor e político...! Vais ou não vais votar em Novais? Sou candidato a vereador...!” De repente desceu um Egum militar no quiromante e, com certeza era um sargentão casca grossa!..
O Banco Central do Brasil divulgou dados sobre o endividamento dos municípios brasileiros com a União. Os números demonstram que a cidade de Juazeiro tem hoje uma dívida superior a 140 milhões de reais. Os dados revelam que a dívida de Juazeiro quase triplicou em menos de uma década: o município devia 60 milhões de reais em janeiro de 2001 e passou a dever 136 milhões em apenas quatro anos (gestão do ex-prefeito Joseph Bandeira); no quadriênio seguinte (gestão Misael Aguilar) a dívida foi a mais de 152 milhões de reais. Os números podem ser acessados no site www.bcb.gov.br.
Nos últimos dois anos, a Prefeitura pagou mais de 45 milhões de juros desta dívida e só conseguiu reduzir o principal em cerca de 4 milhões de reais, o que demonstra que a dívida é quase impagável. Para o secretário de Fazenda e Finanças, João da Costa, “a dívida aumentou de forma espantosa nas duas últimas gestões porque os dois gestores anteriores não pagaram as parcelas nas condições estipuladas no Contrato celebrado com a União em 28/04/2002”.
Segundo o Secretário “a dívida que era para ser paga em 30 anos, após 10 (dez) de sua consolidação, em vez de reduzir, aumentou de 52 milhões de reais para mais de 140 milhões de reais”. O secretário arrematou dizendo que “com a inadimplência, o valor descontado nas contas municipais que era de 13% passou para 17% da Receita Líquida Real, chegando a superar os 2 milhões de reais por mês, deixando o município sem capacidade de investimento, comprometendo até o custeio e a manutenção dos serviços”.
João da Costa destaca que a atual gestão, apesar de toda a dificuldade, “está conseguindo pagar em dia o salário dos servidores (que atrasavam no passado), concedeu aumento de salário, e conseguiu reajustes salariais diferenciados para a Educação e a Saúde, áreas que prestam serviços prioritários à população”. A alternativa encontrada pela atual gestão para investimento “foi preparar bons projetos para garantir a atração de recursos federais e estaduais”, segundo João da Costa. O secretário ressalta que a estratégia está começando a dar resultados: “já podemos dizer que Juazeiro está recebendo o maior volume de obras e ações de sua história, sem aumentar a pesada dívida que herdamos”...
Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, a superintendência regional da Codevasf em Juazeiro comemora os 18 anos de atividades do Projeto Amanhã, instituído 1993 com a proposta de fomentar, por intermédio de parcerias, a organização e a capacitação de jovens rurais dos vales do São Francisco e do Parnaíba, na faixa etária de 16 a 26 anos. Desde o início o Projeto Amanhã tem promovido cursos em diversas áreas, buscando adaptá-los às demandas específicas de cada localidade onde atua. Até hoje já foram capacitados cerca de 25 mil jovens em segmentos como apicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura e fruticultura, bem como em áreas não-agrícolas, a exemplo de corte e costura, artesanato, cabeleireiro, manicure, produção de doces, entre outras.
Capacitações em informática, visando à inclusão digital da juventude rural, têm sido um novo foco dado pelo Projeto Amanhã a partir de 2009. Já foram instalados telecentros em Nova Porteirinha (MG), Arapiraca e Porto Real do Colégio (AL) e Neópolis (SE), onde são realizados cursos básicos (Word, Excel, Power Point e Internet) e de desenhos industrial e gráfico. Mais de 400 jovens já foram capacitados nessa área. Articulações com ministérios e associações locais estão em andamento com o objetivo de ampliar a ação, possibilitando, além da formação básica, acesso a cursos à distância...
O campus Ouricuri do IF SERTÃO-PE realiza nesta quinta-feira, 12 de maio, Mesa Redonda tematizando os 108 anos do município de Ouricuri. O evento acontece a partir das 10 horas e tem como debatedores o professor de história do campus Fábio Porto e o secretário de Cultura do Município Léssio Santos. O professor de Sociologia do campus Azamor Coelho Guedes será o mediador.
O debate será voltado para alunos, professores do Instituto e das escolas do município, além de ter como público-alvo a sociedade civil organizada da região. Participam também o diretor geral da Instituição, professor Adalberto Pinheiro, e a diretora de ensino, Maria das Neves de Almeida. Além da Mesa Redonda, o professor de música, também do campus Ouricuri, Eric Barreto, e o músico local Elmo Oliveira farão apresentações. O aniversário do Município de Ouricuri acontece no sábado, dia 14 de maio e o campus do IF Sertão-PE participa das festividades em diversos eventos...
O ex-presidente e atual senador argentino Carlos Menem pode ser condenado a até oito anos de prisão caso o Tribunal Oral Penal Econômico Número 3 aceite o pedido da promotoria, que o considera responsável por uma "associação ilícita" que protagonizou o maior caso de contrabando de canhões, fuzis, foguetes antitanques e munições da história da Argentina.
Em fevereiro, quando o julgamento for retomado após o recesso de verão, Menem terá de sentar no banco dos réus para prestar depoimento. Trata-se da primeira vez que um ex-presidente eleito democraticamente é submetido a um julgamento oral e público na Argentina. Caso o tribunal o condene, será necessário emitir um pedido especial ao Senado para que seja suspensa a imunidade parlamentar do político. Se os senadores não acatarem o pedido, Menem poderia ir à prisão a partir de 2014, quando acaba seu mandato...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.