Foram encontrados 13 registros para a palavra: queijos

Casa Nova: Produção de cabras e queijos é destaque no programa Globo Rural

Como o município baiano de Casa Nova se tornou o maior produtor de ovelhas e cabras. Não há uma resposta certa, mas uma das explicações pode ser a grande extensão territorial do local, somada à vocação da região para esse tipo de animal. Para manter esse título, é preciso melhorar o rebanho, manejar lavouras e evoluir nas formas de comercializa.

Encravado no semiárido baiano, o município de Casa Nova, distante cerca de 600 quilômetros da capital Salvador, reúne números exuberantes quando se trata de dois assuntos ligados à atividade rural: a fruticultura e a criação de caprinos e ovinos. Com pouco mais de 70 mil habitantes, Casa Nova possui um rebanho que supera 1 milhão de cabeças de bode, cabra e carneiro...

Unidade de beneficiamento de leite de cabra do Semiárido baiano produz queijos artesanais premiados nacionalmente

Na comunidade Poço de Fora, município baiano de Curaçá, a produção de queijos artesanais de leite de cabra é inovadora e tem assegurado ampliação de mercado e reconhecimento nacional.

A Cooperativa Capribéee, formada por produtores e produtoras dos laticínios Mãos de Campo de Jaguarari e Sabor do Sertão de Curaçá produz queijos de massa fresca, queijo fresco, queijos maturados e ricota.   ..

Produção de queijos de cabra no Vale do São Francisco é tema de Workshop na Univasf

A região do Vale do São Francisco, no semiárido nordestino, possui destaque na criação de caprinos, sendo a maior produtora do animal no Brasil. Com o intuito de discutir e apresentar uma maneira inovadora de produzir com estes animais, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoveu o “I Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco”. O evento, que aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), teve o objetivo de estimular a elaboração de produtos derivados do leite de cabra na região, capacitando produtores rurais para fabricação e comercialização de queijos artesanais.

Palestras e mesas redondas foram realizadas como parte da programação, reunindo produtores, professores, pesquisadores e estudantes. Durante os dois dias de evento, foram discutidas características tecnológicas de queijos finos, marketing do mercado de queijo artesanal, harmonização com vinhos, aspectos de sanidade do rebanho, e houve, também relatos de histórias de sucesso, contadas por queijeiros, além de um torneio de queijos. Estas atividades buscaram despertar o interesse e preparar profissionais para possíveis demandas desse campo de atuação, além de contribuir para valorização do potencial que o Vale do São Francisco possui...

Evento estimula produção e consumo de queijos artesanais

Com o objetivo de integrar e capacitar produtores rurais e profissionais que produzem e comercializam queijos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Embrapa Semiárido e outras instituições da região, realiza o I Workshop de Queijos Artesanais, nos dias 10 e 11 de outubro.

Para o coordenador geral do Workshop, o professor da Univasf Daniel Ribeiro Menezes, o evento visa à divulgação do queijo caprino na região, com a intenção de ampliar o costume tanto de produção quanto de consumo, além de uniformizar a elaboração do produto, garantindo qualidade higiênica e nutricional do queijo, atendendo à legislação para os alimentos artesanais...

Eduardo Salles propõe Projeto de Lei para regulamentar produção e comercialização de queijos artesanais

O deputado estadual Eduardo Salles apresentou Projeto de Lei que pretende potencializar a produção e comercialização de queijo e manteiga artesanais na Bahia. Segundo o parlamentar, o objetivo é preservar o direito dos pequenos produtores rurais do estado de produzirem e venderem seus produtos, além de oferecer condições para que o alimento seja fonte de renda auxiliar.

"A produção de queijos artesanais representa uma alternativa econômica de conservação e aproveitamento do leite na Bahia. Por isso, é necessário a criação de uma legislação que regulamente e proteja essa cultura, que gera trabalho e renda, sobretudo para o pequeno agricultor que não tem condições financeiras de produzir em larga escala", explicou Eduardo Salles...

Carnes e queijos sem refrigeração são apreendidos em Sertânia

Uma carga de 1,6 tonelada de carnes, linguiças e queijos sem refrigeração foi apreendida nesta quinta-feira (27), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. A mercadoria era transportada em um caminhão que estava com o sistema de refrigeração quebrado. 

Durante a abordagem no quilômetro 279 da rodovia, os policiais realizaram uma vistoria no caminhão e descobriram dezenas de caixas de carnes e queijos sendo transportadas de forma irregular. O veículo havia saído de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, e a mercadoria seria entregue nos municípios de Buíque, Tupanatinga e Águas Belas, no Agreste...

Vigilância sanitária apreende 37 kg de queijos em panificadora no centro de Petrolina

Nesta quinta-feira (11), a equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) realizou mais uma ação de fiscalização no comércio de Petrolina. Foram apreendidos, em uma panificadora, localizada na Rua São José, Centro, 37 KG de queijos, com registro da Bahia (SIE-BAHIA) e sem autorização para a comercialização em Pernambuco.

Segundo o diretor da Agência de Vigilância Sanitária, Anderson Miranda, os produtos de origem animal que possuem o Serviço de Inspeção Estadual de outro estado não tem comercialização autorizada dentro do município de Petrolina...

PRF apreende aproximadamente 300 KGs de queijos na BR 407

Em mais uma operação da Del. 10/04 - Sr. do Bonfim, visando a redução de acidentes e o combate a criminalidade na região, agentes da PRF abordaram na BR 407, KM 118, proximidades do povoado de Carrapichel, o veículo Fiat Doblô, placa de Filadélfia - BA.

Ao ser feita uma averiguação minuciosa no veículo, constatou-se no seu interior, 90 tabletes de queijo com 03 KGs cada, sem o devido acondicionamento e nota fiscal do produto. O condutor afirmou que pegou o produto em Filadélfia elevaria para a cidade de Jaguarari. Diante das irregularidades, o queijo foi apreendido e encaminhado para ADAB de Juazeiro, a fim de serem tomadas as providências cabíveis...

Programa Cabra Produtiva é lançado durante Expovale em Juazeiro

Foi lançado oficialmente, na última terça-feira (17), o Programa ‘Cabra Produtiva, Rota do Leite’, durante a abertura da décima edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), um dos maiores encontros de criadores de caprinos e ovinos do Nordeste, que acontece em Juazeiro. Idealizado pela Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), o programa vai organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite no estado, promovendo a inclusão dos pequenos e médios produtores e fomentando a agregação de valor ao produto através da agroindustrialização, com produção especializada de queijos finos de leite de cabra.

“É fundamental apoiar e participar de eventos, como a Expovale, dada a importância que a caprinocultura tem para a economia regional. A exposição ganha um sentido especial, com o lançamento do Programa Cabra Produtiva, gestado na Seagri, com o objetivo de estruturar e estimular o segmento”, afirmou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, destacando que “o programa vai realizar quatro torneios leiteiros de caprinos e ovinos, e o primeiro deles acontece na Expovale. Os próximos acontecem no município de Uauá, Senhor do Bonfim e a grande final acontece este ano, na Fenagro, em Salvador. Os torneios, além de divulgar a atividade, promovem a troca de informações entre os produtores de todo o estado, e trazem novas tecnologias para melhoria genética do rebanho".

O prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho, chama atenção para importância do programa para a região. “Esta é uma região estratégica para efetivação do Cabra Produtiva, já que Juazeiro possui um dos maiores rebanhos do nordeste. Cerca de 90% do rebanho caprino e ovino do estado está na nossa região norte, e a exposição é uma demonstração disso. A Expovale é um momento de promoção e comercialização da qualidade genética da caprinocultura da região”, afirmou.
A caprinovinocultura movimenta no Vale do São Francisco, mais de R$ 228 milhões durante o ano, gerando emprego e renda para as famílias e movimentando a economia local. Dentre os estados do Nordeste, a Bahia é o que possui o maior rebanho de caprinos, cerca de 4,1 milhões de cabeças, o equivalente a 42,2% do total nordestino e 39% do efetivo nacional.

Degustação de queijos finos

Os primeiros queijos finos de cabra, produzidos no âmbito do Programa Cabra Produtiva, conforme as normas sanitárias exigidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foram degustados em noite de queijos e vinhos, bebidas fabricadas no Vale do São Francisco. O evento aconteceu após a abertura da Expovale. Utilizando tecnologia francesa, os queijos foram produzidos em duas etapas, em cursos de capacitação ministrado pela médica veterinária, Maria Helena, consultora do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), especialista em qualidade de leite e derivados, no Laticínio Bom Sabor, em Juazeiro.

“Os queijos foram fabricados no laticínio certificado pela Adab, devidamente embalados, e levam o selo Meu Sertão. Temos assim o fortalecimento da parceria entre pequeno produtor e indústria, para colocar no mercado produto de alto valor agregado. Esta iniciativa vai estruturar a cadeia leiteira e oferecer ao produtor a perspectiva de aumento de sua renda, com possibilidade de permanecer na sua terra, exercendo sua atividade”, finalizou Bonfim. ..

Deputado participa de encontro que visa estimular a produção de queijos finos na Bahia

O deputado Roberto Carlos (PDT), Vice-líder do Governo e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, na Assembleia Legislativa da Bahia, participou do encontro com os produtores de queijo de cabra, que fazem parte do Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite, e realizou a primeira ação, oferecendo capacitação com a Drª Maria Helena, especialista em fabricação de queijos finos, com tecnologia francesa.

Os queijos finos já estão sendo fabricados na região e segundo o parlamentar, esta ação vai agregar mais valor ao produto. “Inspecionado e habilitado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, o queijo fino com tecnologia francesa tem muito espaço no mercado brasileiro e internacional. Poderemos alavancar o setor da caprinocultura, bem como foi feito com a fruticultura irrigada, em nossa região com destaque para os nossos vinhos”, disse o deputado...

Bahia produz primeiros queijos finos de cabra com vinho e cachaça

Os primeiros queijos finos de cabra baianos, produzidos conforme as normas sanitárias exigidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), já começaram ser produzidos no município de Juazeiro. Utilizando tecnologia francesa, o primeiro curso de fabricação de queijos finos utilizando leite de cabra, ministrado pela médica veterinária, Maria Helena, consultora do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), especialista em qualidade de leite e derivados, aconteceu nos dias 15, 16 e 17 deste mês, no laticínio Bom Sabor. “A Bahia sai na frente, com ação pioneira de fabricação de queijos finos, a partir do leite de cabra, tendo na sua composição e tecnologia, vinhos e cachaças produzidos na região do Vale de São Francisco”, declarou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

Essa é a primeira ação do Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite, da Seagri, que pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite no Estado, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com produção especializada de queijos de cabra.  Os queijos produzidos durante o curso serão apresentados ao público e aos empresários do ramo, na EXPOVALE 2016, realizada entre os dias 17 e 22 de maio, Juazeiro.  Foram produzidos os queijos tipo Reino, Coalho Maturado com Vinho e Cachaça, Boursin, Feta, Perladon, Valençay e Chabichou...

Secretário de Agricultura participa de treinamento para produção de queijos finos em Juazeiro

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira participou na última sexta-feira (15), no laticínio Bom Sabor, localizado no Distrito Industrial em Juazeiro, do treinamento de produção de queijos finos, destinado a 22 integrantes da COOAFJUR e queijeiros da região. O curso que integra o projeto ‘Cabra Produtiva e Rota do Leite’, tem como objetivo oportunizar aos participantes da região, a fabricação de queijos com alto valor agregado e tecnologia francesa.

Ministrado pela Drª. Maria Helena, que possui mestrado e doutorado na área de lacticínio e pelo diretor de Pecuária da SEAGRI, Fábio Cedraz, o curso tem como foco, a fabricação especializada de queijos de cabra.   “Esse é a primeira etapa e hoje os alunos estão aprendendo a fazer o processamento de queijo dos tipos elardon e reino, um trabalho pioneiro no Brasil”, informou Fábio, destacando que neste sábado (16) ocorrerá a segunda etapa do treinamento com a produção de queijos condensados e queijos maturados com vinho e cachaça e no domingo a conclusão do curso com a produção de queijo coalho e iogurtes, sempre das 8h às 18h...

Programa Cabra Produtiva incentiva a produção de queijos finos no Sertão do São Francisco

O programa Geraldo José de sexta-feira (15) contou com a participação do deputado estadual Roberto Carlos (PDT)  que estava acompanhado do Coordenador de Operações Especiais da ADAB, Adilson Pinheiro, e do diretor de Desenvolvimento da Pecuária da SEAGRI, Fábio Cedraz Oliveira.

Na oportunidade, o parlamentar explicou como está sendo desenvolvido o programa Cabra Produtiva na região do Sertão do São Francisco. O projeto pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite na Bahia, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com a fabricação especializada de queijos finos de cabra...