Programa Cabra Produtiva incentiva a produção de queijos finos no Sertão do São Francisco

17 de Apr / 2016 às 09h00 | Variadas

O programa Geraldo José de sexta-feira (15) contou com a participação do deputado estadual Roberto Carlos (PDT)  que estava acompanhado do Coordenador de Operações Especiais da ADAB, Adilson Pinheiro, e do diretor de Desenvolvimento da Pecuária da SEAGRI, Fábio Cedraz Oliveira.

Na oportunidade, o parlamentar explicou como está sendo desenvolvido o programa Cabra Produtiva na região do Sertão do São Francisco. O projeto pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite na Bahia, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com a fabricação especializada de queijos finos de cabra.

“Nós queremos tratar o queijo de cabra como se trata o vinho do Vale do São Francisco que é internacionalmente conhecido. O mundo inteiro vai receber o queijo de cabra com selo e os produtores do sertão do são Francisco vão abrir um sorriso maior que as águas do Rio São Francisco porque vão ganhar dinheiro sem sair de suas fazendas”, ressaltou Roberto Carlos.

Fábio Cedraz explicou que o programa Cabra produtiva é uma oportunidade de geração de renda e emprego para a região. “Nós pegamos a produção, apresentamos a indústria e ela vai entrar com a produção. É uma forma de fomentar a identidade da região. O programa é de inclusão social. É uma oportunidade de gerar renda e emprego para a região”, disse.

Segundo o Coordenador de Operações Especiais da ADAB, Adilson Pinheiro, nos últimos anos houve um aumento de laticínios em todo o Estado da Bahia.

“Em 2007 nos tínhamos 66 laticínios certificados no Estado e 30 no Ministério da Agricultura. Hoje nós temos 172 laticínios certificados e no Ministério continua com 30. Em plena crise nós estamos fazendo em soluções para os problemas que existem na região. Esses queijos finos vamos vender com outro valor. Depois da cadeia produtiva montada as pessoas vão ganhar melhor, vão produzir melhor, vão poder melhorar a genética dos animais e a reserva estratégica”, concluiu.

Da redação Alinne Torres Foto Geraldo José

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.