Foram encontrados 1917 registros para a palavra: Na Bahia

Valmir lamenta assassinatos de quilombolas na Bahia e cobra punição para responsáveis

Os assassinatos de duas lideranças quilombolas na Bahia, em menos de uma semana, indignaram o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que lamentou os crimes e cobrou punição aos responsáveis. Para Assunção, depois do impedimento da presidente Dilma, o país assistiu um avanço das forças reacionários do campo contra trabalhadores rurais, inclusive com ações que beneficiam a grilagem de terras – como a Medida Provisória (MP 759/16), que trata da regularização fundiária, considerada como o 'AI-5 da reforma agrária'.

"Não podemos aceitar uma situação dessa, os trabalhadores rurais estão morrendo por lutar por terra, um direito seu. A violência no campo já vitimou mais de 50 somente no ano passado. No relatório sobre os conflitos no campo de 2016, divulgado este ano pela CPT [Comissão Pastoral da Terra], 19 territórios quilombolas na Bahia foram identificados como sendo de disputa de terras"...

Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes na Bahia enfrentam desafios para o abastecimento de água

Se às margens do Rio São Francisco as cidades já enfrentam sérios desafios quanto ao abastecimento de água, as comunidades que já não dispõem de abundância desse recurso estão em situação ainda mais difícil. Essa é a situação encontrada na cidade de Pilão Arcado (BA) durante a visita técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Baianos do Entorno do Lago de Sobradinho, onde foi realizada sessão ordinária, nos dias 13 e 14 de julho.

De acordo com o diretor-presidente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) no município, Wagner Teixeira Santana, o serviço prestado na cidade passa por melhorias, mas ainda é necessário muito trabalho e orientação para atender a população de maneira satisfatória principalmente em referência ao ponto de captação da água, feito na comunidade chamada de Passagem. Nessa localidade, a captação da água é feita em um dos braços do Rio São Francisco, mesmo local que são despejados regularmente dejetos pelos frigoríficos instalados na localidade...

COM NOVAS ROUPAS COLORIDAS O CARLISMO QUER SAIR DO TÚMULO NA BAHIA

Tirando os saudosistas que sonham com a volta do Carlismo em nova roupagem, tirando também todos aqueles que precisam para sobreviver economicamente do Estado e estão literalmente de fora das grandes licitações públicas, e tirando aqueles que não compreendem a diferença entre as propostas dos dois projetos políticos que estarão em jogo nas eleições de 2018, a proposta da oposição ao Governo de Rui Costa na figura de ACM Neto, literalmente não é boa para a grande maioria dos baianos.

Desde 2006 que a Bahia acompanha e vive um projeto diferente do que foi o Carlismo, que representava politicamente apenas cerca de 10% da população. Desde a eleição de Jacques Wagner que a grande maioria da população baiana é governada por um projeto político que não comunga com as práticas segregacionistas que representou o Carlismo. Apenas uma minoria de cidadãos que vivem em Salvador não compreendeu ainda que em determinados bairros de Salvador, aquela parcela da população que é trabalhadora somente circula se for para trabalhar, principalmente no setor doméstico...

PRE-BA punirá partidos na Bahia por descumprir cotas femininas na propaganda eleitoral

Praticamente todos os partidos políticos, na Bahia, deixaram de cumprir a cota feminina nos seus tempos de propaganda eleitoral no primeiro semestre de 2017 e deverão ser punidos pela Procuradoria Regional Eleitoral.

A PRE-BA apresentou representação contra 14 partidos políticos por infringir A Lei nº 13.165/2015, que define que os partidos devem destinar 20% do tempo total de suas propagandas partidárias para promover e difundir a participação das mulheres na política...

Biometria na Bahia cresce 175% em três meses

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou um aumento de 175% no número de eleitores biometrizados em todo o estado. O crescimento, alcançado em pouco mais de três meses, é atribuído, entre outros fatores, à intensificação da divulgação do projeto da biometria por meio de convênio com as prefeituras das cidades onde o procedimento é obrigatório. A parceria com as gestões municipais faz parte das estratégias traçadas pelo presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, para alcançar a meta de biometrizar 3milhões de eleitores baianos até dezembro de 2017.

O compromisso foi firmado pelo desembargador Rotondano quando assumiu a presidência do Eleitoral, em 27 de março. Na ocasião, considerando os recadastramentos biométricos realizados a partir de janeiro de 2017, apenas 300 mil eleitores (10%) haviam realizado o procedimento. Nesta terça-feira (11/7), o número ultrapassou os 800 mil (27,5%), tendo um aumento de 17,5 pontos percentuais...

Incra realiza revisão ocupacional para titulação de assentamentos na Bahia 

A Superintendência Regional do Incra na Bahia iniciou a revisão ocupacional de cinco assentamentos onde vivem 143 trabalhadores rurais. A intenção é de que os assentados aptos possam receber os títulos definitivos de seus lotes no dia 10 de agosto. 

A atividade é parte da meta da regional de emitir dois mil títulos definitivos em 2017.  Os assentamentos são Antonio Conselheiro e Ferradura situados no município de Barra; Lagoa Itaparica que fica em Xique-xique; Penha, em Nova Soure e a área Nossa Senhora do Rosário que localizada em Monte Santo. 

O superintendente regional, Giuseppe Vieira, afirmou que o Incra/Ba já detém as matrículas dessas áreas. Ele explica ainda que, para receber os títulos, os assentamentos precisam estar com os lotes demarcados, georreferenciados e certificados pelo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef). 

“Estamos criando um rito que torne mais rápido o processo de titulação de lotes”, esclarece Vieira. Em paralelo à revisão, o Incra/BA tem articulação com cartórios, onde estão situados os assentamentos, para averbar os parcelamentos e os georrenciamentos nos respectivos documentos.  ..

Seminário gratuito no Crea debate a retomada da exploração mineral na Bahia

Além da descoberta recente de um campo de ouro com aproximadamente quatro quilômetros de extensão em Iramaia, na Chapada Diamantina, a Bahia tem outros projetos em andamento de exploração mineral. Um deles de cobre, na cidade de Curaçá (aguardando licença ambiental) e outra para extração de ouro em Santaluz. Esse potencial do subsolo baiano será um dos temas da Agenda Bahia de Desenvolvimento, uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e do Instituto Politécnico da Bahia (IPB), que será realizada nesta quinta-feira, dia 13/7, no auditório do Crea-BA, em Salvador, com entrada gratuita.

As inscrições para o evento, cujo tema é "Mineração, Metalurgia – Sustentabilidade e Desenvolvimento", podem ser feitas no site do Crea-BA. Esse segundo fórum homenageará o engenheiro de Minas e Metalurgia Sylvio de Queirós Mattoso e traz uma programação que envolve discussões tanto sobre a retomada do desenvolvimento do setor mineral na Bahia quanto da metalurgia...

Jorge Khoury assume superintendência do Sebrae na Bahia

O ex-secretário de Educação de Salvador, Jorge Khoury, será o novo superintendente do Sebrae estadual. O nome de Khoury foi chancelado por 27 deputados federais da Bahia.A posse acontecerá no dia 30. 

Segundo o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), Khoury é um nome reconhecido e ‘é uma unanimidade. Todos gostam dele”.  Com a queda de Dilma Rousseff, e a elevação de Michel Temer ao cargo de presidente, o  Sebrae era cogitado a aliados do ministro Antonio Imbassahy. Por meses, especulou-se que o órgão iria para as mãos do vereador Paulo Câmara, o que não se confirmou...

Chesf integra 12 parques eólicos ao SIN e reforça energia na Bahia

Com a energização da nova Subestação Igaporã III, de 500 kV (kilovolts), em junho, pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), 12 Parques Eólicos do centro-sul do estado da Bahia já estão totalmente integrados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Assim, encontra-se em plena operação o empreendimento que totaliza 246,8 MW (Mega Watt) de potência.

“Do ponto de vista sistêmico, foi aumentado o aproveitamento do potencial de energia eólica, com significativa predominância no nordeste brasileiro, tornando-se indispensável para o reforço da geração elétrica desta região, sobretudo, considerando os atuais baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste”, afirma Antonio Varejão, diretor de Engenharia e Construção da Chesf...

Geddel Vieira Lima é preso na Bahia pela Polícia Federal

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) foi preso nesta segunda-feira (3) pela Polícia Federal. A prisão ocorreu na Bahia, onde ele reside. Geddel foi citado nas delações da JBS como interlocutor do presidente Michel Temer para assuntos relacionados à empresa. Até novembro de 2016, o peemedebista ocupava a Secretaria de Governo, porém pediu demissão após se envolver em uma polêmica com o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, que o acusou de tráfico de influência para a liberação de obras do condomínio La Vue, na Ladeira da Barra, em Salvador - as obras eram em um trecho que exigia autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Não há detalhes sobre a prisão, porém Geddel também foi citado nas delações premiadas da Odebrecht. ..

Servidores da Uneb param atividades por cinco dias na Bahia

Os servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) suspenderam as atividades desta segunda-feira (26) até sexta-feira (30), em todos os 29 departamentos da instituição na Bahia, de acordo com Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest).

Segundo a categoria, a paralisação deixa os portões fechados e a universidade sem aulas. O G1 não conseguiu contato com a universidade, por meio da assessoria, até a publicação desta reportagem...

Deputado João Gualberto é vaiado em abertura do São João de Valente na Bahia

O Deputado federal João Gualberto (PSDB), foi vaiado na noite da última quinta-feira(22), na abertura do São João de Valente, em Valente na Bahia. Com dificuldades em conseguir fazer seu discurso ao público o deputado optou por fazer uma fala rápida "...povo não quer saber de política, quer saber é de festa." Assista!

Veja o Vídeo:..

"Governo precariza cada vez mais a saúde na Bahia", denuncia Alan Sanches

Ao apontar sérios problemas na gestão de saúde, a exemplo de atraso de pagamento de três meses de médicos que atuam até mesmo na UTI e fechamentos de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), o deputado estadual, Alan Sanches (DEM), que é vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, destaca que o Governo do Estado precariza cada vez mais o setor na Bahia. "E a população paga alto preço pelo descaso". Conforme Alan Sanches faz questão de pontuar, as dificuldades são inúmeras, mas deixar de pagar os profissionais que já atuam em instalações ruins e até mesmo sem material para atendimento, já passa de descaso.

"Recentemente denunciei que os profissionais do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) estavam há três meses sem receber salários e dias depois médicos contratados através de Pessoa Jurídica ou cooperativa  da UTI Geral do Hospital Roberto Santos, demonstraram insatisfação através de um abaixo assinado também pelo mesmo motivo, ameaçando, inclusive, uma mobilização radicalizada. Deixando claro que o executivo estadual ignora que receber os salários em dia é um direito básico de todo trabalhador e condição mínima para que o mesmo exerça as suas funções com a tranquilidade que a profissão exige e que esta forma, o desrespeito ao médico significa também desrespeito a população assistida pelo SUS".  ..

Dados do Censo Escolar apontam avanços na Educação na Bahia

 

Dados do Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na última terça-feira (20), apontam avanços na educação da Bahia em todos os níveis e etapas da Educação Básica, compostos pelos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio, de 2007 a 2015. Os indicadores de fluxo escolar da Educação Básica, que avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos, considerando a promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), demonstram que a Bahia avançou 7,6 pontos percentuais na promoção, saindo de uma taxa de 64% em 2007 para 71,6% em 2015, no Ensino Médio. A taxa de evasão foi reduzida em 5,8 pontos percentuais no mesmo período e a repetência caiu em 1,6 pontos percentuais.

Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a taxa de promoção avançou 11,4 pontos percentuais entre 2007 e 2015, quando chegou a 82,5%, e a repetência diminuiu em 8,4 pontos percentuais no mesmo período. Já a taxa de evasão era de 6,7% em 2007 e caiu para 0,6% em 2015. Os dados dos anos finais do Ensino Fundamental também apontam avanços. A taxa de promoção cresceu 6,1 pontos percentuais no período de 2007 a 2015, chegando a 70% em 2015. A repetência caiu 2,1 pontos percentuais e a evasão escolar recuou 6,3 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 4,9% em 2015.

Segundo o secretário da Educação, Walter Pinheiro, os resultados demonstram o compromisso do Governo do Estado com a educação pública desde o início da série histórica, em 2007, quando lançou o programa Todos Pela Escola. “Um dos principais objetivos deste programa foi estabelecer um pacto com os municípios, para apoiar a melhoria dos índices no Ensino Fundamental. Continuamos a avançar nesta direção com o Educar Para Transformar, inclusive, firmamos agora em 2017 o pacto já em andamento com 389 municípios”, disse. Ainda de acordo com Pinheiro, “estes dados do INEP são significativos, uma vez que em oito anos a Bahia vem crescendo na promoção dos estudantes e na diminuição da evasão escolar e repetência, resultado de políticas públicas acertadas na área. Claro que ainda precisamos avançar ainda mais, e estamos trabalhando com projetos importantes que vão na direção de dinamizar o ensino”.

O secretário também destaca programas como o de Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), que transmite aulas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas por 414 localidades do Estado, para 21.120 alunos, fazem a educação chegar nos locais mais longínquos da Bahia. Além disso, o secretário aponta a reestruturação do eixo pedagógico na rede estadual, projetos de empreendedorismo nas escolas, o apoio aos municípios com a formação de educadores, a ampliação de escolas em tempo integral, incentivo às práticas científicas com o programa Ciência na Escola, dentre outras iniciativas que estão em curso através de parcerias estratégicas com todas as universidades públicas, centros de pesquisa e o Sistema S. Os números inéditos foram revelados durante o “Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizada dos Censos Educacionais”, que celebrou uma década da metodologia da pesquisa...

Juazeirense Petros interrompe férias na Bahia e se apresenta na segunda no São Paulo

O volante Petros, que estava passando férias em Juazeiro, viajou para a capital paulista e foi anunciado no final da tarde de hoje, quarta-feira (21) como novo reforço do São Paulo para esta temporada. O jogador, de 28 anos, se apresenta oficialmente na próxima segunda-feira.

De acordo com informações colhidas pelo Blog Geraldo José, Petros, retorna ainda hoje para Salvador e se encontra com familiares para gozar últimos dias de férias no litoral baiano. O jogador tinha retorno previsto à Espanha para o dia 02 de julho, mas os jornais espanhóis já confirmam a saída do meia brasileiro...

Polícia apreende espadas na Bahia para evitar tradicional guerra no São João

A Polícia Civil apreendeu 105 espadas de São João na tentativa de evitar a tradicional guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim, no Centro-norte do estado. A ação, realizada em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), cumpriu mandados de buscas e apreensão expedidos pela Justiça.

Os mandados foram determinados pelo juiz Teomar Almeida de Oliveira, da comarca de Senhor do Bonfim. A maioria das espadas apreendidas veio da cidade de Cruz das Almas, conhecida pela fabricação dos fogos. Uma dúzia delas custa em média R$ 250.  ..

Parceria da Codevasf com agricultores fortalece produção familiar irrigada na Bahia

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue fortalecendo as parcerias com os distritos administrativos nos projetos públicos de irrigação a fim de impulsionar a produção familiar na bacia do rio São Francisco. No projeto Mandacaru, em Juazeiro, no Submédio São Francisco baiano, os irrigantes receberam um veículo modelo picape que vai facilitar a operação e manutenção do perímetro, o transporte de materiais e a execução dos trabalhos administrativos dentro e fora dos lotes. 

Na entrega do veículo ao distrito de irrigação, entidade responsável pela administração do projeto, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, ressaltou a importância da parceria. “Nós trabalhamos em conjunto e em sintonia não só com o distrito do Mandacaru, mas também com todos os distritos administrativos dos projetos públicos de irrigação que estão sob nossa gestão. Essa parceria tem gerado bons resultados”, ressaltou...

OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI: PRF REGISTRA DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES, FERIDOS E MORTOS NA BAHIA

Encerrada às 23h59 de domingo (18), a Operação Corpus Christi 2017 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma redução acentuada no número de óbitos nas rodovias federais baianas na comparação com o feriado do ano passado. O resultado preliminar deste ano indica que foram nove óbitos entre os dias 14/06 e 18/06, contra 21 nos cinco dias do ano passado, entre 25/05 e 29/05.

Confira a íntegra da matéria AQUI..

Acervo reúne 190 anos de história da Polícia Militar na Bahia


A Polícia Militar reuniu, na manhã desta quinta-feira (8), professores e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no I Colóquio Discutindo o Acervo da Polícia Militar da Bahia. O evento, realizado no auditório do Quartel dos Aflitos, em Salvador, faz parte da primeira Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional. O coordenador de Documentação e Memória do Subcomando Geral da PM, major Raimundo Marins, idealizou o evento junto com a pesquisadora e professora da UFBA Alícia Lose.
 
"Esse acervo tem 190 anos, praticamente a idade da corporação. Ele é um tesouro em termos de referência na vida da Bahia e na vida do Brasil. Diante disso, nós resolvemos dar notícia à sociedade dos trabalhos que são realizados aqui, ao tempo que também abrimos as portas para que essa comunidade acadêmica e até mesmo a população em geral possa conhecer o que a Polícia Militar tem feito em defesa da sociedade baiana", declarou o major Marins. 

Para Alícia Lose, o diferencial do acervo é registrar os acontecimentos sob a visão militar. Há registros da história desde a Guerra do Paraguai até a Ditadura Militar, passando por Canudos e Cangaço. "Esse é um acervo bem especial porque não é comum que acervos militares sejam abertos à pesquisa. O fato desse acervo se predispor à pesquisa já é um diferencial. Geralmente, os pesquisadores buscam fontes sobre a história militar do Brasil em acervos civis", explicou Alícia, que apresentou a palestra 'Páginas da Nossa História: O acervo Documental da Polícia Militar da Bahia' durante o colóquio.

A abertura do evento foi feita pelo comandante-geral da PM, Coronel Anselmo Alves Brandão, que destacou a importância de tornar o acervo mais conhecido dos baianos. "É importante dar transparência e mostrar a verdadeira história da nossa instituição. A Polícia Militar está dentro do cenário do contexto da história do Brasil e esse colóquio tem esse objetivo", afirmou o comandante, que também citou o projeto do Museu da PM. "No ano em que completaremos 200 anos, esse acervo vai servir de suporte para criarmos futuramente nosso museu, que já está em andamento"...

Greve dos Vigilantes chega ao fim na Bahia

Segundo informações enviadas ao Blog Geraldo José, terminou nesta tarde de quarta-feira(07) a greve dos vigilantes das agências bancárias de toda a Bahia.

Houve um acordo entre os Sindicatos envolvidos e a classe patronal garantindo o aumento de 6% retroativo a maio/2017, com reflexo linear nas demais cláusulas econômicas (aumento do retroativo de maio e junho será pago em setembro/17); 6% de aumento no ticket alimentação e a contribuição do trabalhador passa de 20% para 15%; aviso prévio indenizado ou trabalhado; manter a data base em fevereiro, dias parados compensação se puder e sem dobra, desconto se não der...