Foram encontrados 1485 registros para a palavra: nota

DCE Univasf envia nota sobre greve dos estudantes, confira:

O DCE/ Univasf vem comunicar o fim da ocupação da reitoria da nossa Universidade, encerrada no dia 14 de outubro, após realização de Assembleia Estudantil e já aproveita este espaço para parabenizar a todas e todos que construíram, com muita garra e luta, os cinco (5) dias de ocupação.

A união das e dos estudantes em torno da pauta da Assistência Estudantil, intensificada após um calendário de mobilizações movido pelo DCE, culminou com um dos momentos mais bonitos e de maior mobilização estudantil da história da Univasf. Essa luta é justíssima e não se iniciou agora, mas há anos quando o Movimento Estudantil passou a exigir da nossa Universidade um Plano de Assistência Estudantil que possibilitasse a milhares de estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o ingresso e a permanência na Univasf.

No entanto, demandas, arduamente conquistadas, estiveram ameaçadas nos últimos meses. No dia 08 de outubro, na reunião da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), fomos informados que não havia orçamento previsto para o pagamento de bolsas e auxílios no ano de 2017, o que implicaria no aumento da evasão e na destruição do sonho de permanecer na Universidade daquelas(es) que não conseguem continuar a trilhar seus caminhos na Univasf sem a Assistência Estudantil...

Prefeitura de Petrolina emite nota oficial sobre o programa Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de Petrolina vem esclarecer que nos últimos anos criou todas as condições necessárias para ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV em nossa cidade. Todos reconheceram que Petrolina se destacou no cenário nacional pela captação de habitações populares para nossa cidade.

Todo o procedimento de cadastro, seleção das famílias através de sorteio foram realizados dentro de critérios pré-estabelecidos, tanto é que já foram entregues 9.500 unidades habitacionais sem nenhum questionamento do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal ou de qualquer outro órgão de controle...

Nota de esclarecimento sobre Comissão Eleitoral da AEVSF/Facape 2016

A direção da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) informa sobre a composição da Comissão Eleitoral da AEVSF/Facape 2016. 

No art. 53 do Estatuto da EAVSF encontra-se estabelecido que deve ser formada comissão eleitoral, composta por três membros, dentre os servidores e docentes da AEVSF/FACAPE, dos quais 2 (dois) deles serão indicados pelo Presidente da AEVSF e 01 (um) pelo Chefe do Executivo Municipal. 

Através da Portaria nº 032/2016 do dia 16/09/2016 publicado no Diário Oficial do município de Petrolina, o presidente da Facape instituiu os membros da comissão. As funções da comissão eleitoral fora estabelecidas através do decreto nº 085/2009 de 12/11/2009. 

A direção da Facape ressalta que busca sempre esclarecer todos os questionamentos e coloca-se à disposição para eventuais dúvidas. 

Atenciosamente,

Direção Facape ..

NOTA PÚBLICA A RESPEITO DO DEBATE "ESCOLA SEM PARTIDO" REALIZADO NO AUDITÓRIO DA UPE CAMPUS PETROLINA

A Direção da UPE Campus Petrolina solidariza-se com estudantes e professores que foram impedidos de continuar o debate sobre o projeto de Lei Escola Sem Partido,  realizado no último dia 07 no Auditório da Instituição. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico, com regras estabelecidas, seleção e convite dos debatedores. Não coube a instituição definir o formato, mas apenas garantir o espaço democrático para a realização do Debate. As falas dos debatedores transcorreram conforme o que estava estabelecido, tendo o  público que estava assistindo, oportunidade, também de participar, emitindo opiniões e fazendo perguntas. No transcorrer do evento  o Sr. Fred Pontes, que se diz coordenador de uma escola titulada CFC – Curso de Formação Conservadora, de forma destemperada, tentou utilizar forçadamente a fala, contrariando as regras estabelecidas pelos organizadores. Sua atitude, que não é comum ao debate democrático, levou a maioria do público presente, a solicitar sua retirada do espaço, fato que o deixou ainda mais desequilibrado. Alunos e professores foram alvos do seu destemperado comportamento, agressivo, com clara possiblidade de agressões físicas. A ação da equipe gestora facilitou sua retirada do auditório, evitando assim, maiores constrangimentos a ele e a um grupo pequeno de seguidores. 

Neste final de semana, muitos comentários através das redes sociais, alimentaram ainda mais atitudes agressivas a alguns docentes, alunos e a própria instituição. Ao longo desse ano, a UPE Campus Petrolina está sendo vítima de agressões de alguns de seus alunos e seguidores externos à instituição, que teimam, em bradar, pelas redes sociais, a acusação de que a sua prática não é democrática em suas ações e em suas formas de gestão acadêmica e administrativa.

Desde que essas agressões iniciaram, a gestão tem tido o cuidado de observar os fatos, registrá-los e encaminhá-los para órgãos competentes. Assim, tem sido com a abertura de comissão de escuta, comissão de ética e por último a solicitação à Reitoria de uma comissão de Sindicância para apurar todos os fatos, sendo ouvidos alunos e docentes que estão envolvidos diretamente nestes casos. No último dia 06 de outubro a Comissão de Sindicância, composta por membros externos à Unidade de Petrolina, instituída através de Portaria do Reitor, ouviu as partes interessadas. Também foi entregue a reitoria um dossiê com todas as agressões sofridas pelos docentes  e à Instituição, sejam elas deferidas por alunos ou por pessoas estranhas à comunidade acadêmica. A Direção solicitou a Reitoria que analise junto ao setor jurídico, as possíveis ações em termos penal e civil, contra aquelas pessoas externas à instituição que tem ao longo desses meses, maculado sua imagem.

Lamentamos que na segunda década do Século XXI, grupos que se dizem conservadores, utilizem espaços internos e externos para infamar a honra de seus docentes, alunos, técnicos administrativos e principalmente da Instituição, que não tem partido, teoria particular ou conchavos com governos instituídos e/ou destituídos. Nossa instituição é apenas DEMOCRÁTICA. ..

Nota da Reitoria da Univasf sobre a ocupação do prédio administrativo e fechamento dos campi pelo movimento paredista estudantil

Hoje, 10 de outubro, pela manhã, vários prédios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos campi de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) foram fechados pelos estudantes. Conforme anunciado pelas lideranças do movimento que permanecem no prédio administrativo, em Petrolina, a principal pauta do movimento é o orçamento de 2017, destinado para o Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Univasf.

Com base na proposta orçamentária definida pelo Ministério da Educação (MEC), a Reitoria tem apresentado aos estudantes, em reuniões da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), composta por maioria discente, o possível custeio do PAE-Univasf para o exercício 2017 como contrapartida institucional ao orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Governo Federal, recursos estes, aportados para a execução do programa que engloba bolsas, auxílios e demais subsídios que visam garantir o acesso e permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica nos cursos de graduação, que são atendidos pelo PNAES.

O limite proposto pela Reitoria como contrapartida ao PNAES foi estipulado em R$ 2,5 milhões para 2017, de forma a não comprometer o funcionamento mínimo da instituição como um todo. Este valor se soma aos R$ 5,5 milhões do PNAES propostos pelo MEC para o referido exercício. 



Apesar da perspectiva de orçamento para o custeio do PAE-Univasf em 2017 ser quatro vezes maior que em 2012, em virtude do aumento da demanda de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o atual orçamento inviabilizará a abertura de novos editais de seleção a bolsas de assistência estudantil para os campi das cidades de Petrolina e Juazeiro, só sendo possível arcar com o pagamento das bolsas já vigentes, manutenção do funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs), das residências universitárias e do transporte estudantil, exceto os campi de Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, ambos na Bahia, e de São Raimundo Nonato (PI) que por ainda não disporem de RUs, haverá seleção com lançamento de novos editais.

Nesta segunda-feira (10), o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, cumpriu agenda em Brasília e no final da tarde esteve reunido com o Secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone, discutindo o orçamento do PNAES. O secretário informou que o ministro da Educação, Mendonça Filho, está em diálogo com o relator da proposta orçamentária 2017 que tramita no Congresso Nacional para garantir o aporte de recursos para o funcionamento adequado das universidades federais. Além disso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) tem articulado emenda ao orçamento, a fim de ampliar os recursos do PNAES. Amanhã (11), o vice-reitor Telio Nobre Leite receberá uma comissão de estudantes, atendendo à solicitação de reunião encaminhada pelas lideranças do movimento estudantil. ..

Nota de apoio do Deputado Estadual Zó aos estudantes da UNIVASF

O deputado estadual Zó (PCdoB) vem a público reafirmar o seu compromisso com a população e demonstrar apoio aos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Na manhã desta segunda-feira (10) eles ocuparam a reitoria e paralisaram as atividades nos campi Juazeiro e Petrolina.

Zó é contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, que pretende congelar gastos em saúde e educação por 20 anos, considerando a emenda um impacto brutal e que traz grandes perdas para todos os brasileiros. Limitar gastos na educação é barrar o crescimento de jovens e consequentemente, de todo o Brasil...

Escola Nota 10: EMTI Professora Iracema Pereira da Paixão realiza IV Mostra Cultural

A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão realizou a quarta edição da Mostra Cultural. Na ocasião, os alunos montaram stands e explanaram sobre assuntos trabalhados em sala de aula desde o início do ano. A exposição foi aberta para a comunidade e contou com a visita de instituições parceiras.

O tema escolhido este ano foi “Toda criança tem direito a aprender: O olhar infantil na construção do saber”. Dessa forma, as crianças abordaram questões sobre direitos e deveres da criança, bullying nas escolas, alimentação saudável e poesia. De acordo com a gestora, Ileane Imoto, o objetivo da Mostra Cultural é que os alunos compartilhem o que aprenderam. “É um trabalho de contextualização dentro da proposta de aprendizagem significativa, ou seja, damos sentido ao conteúdo que eles estão vendo em sala de aula”, argumenta...

Escola Nota 10: “Já cheguei até aqui e vou continuar”, diz estudante do Projovem Urbano aprovada no IF Sertão-PE

Renata Munike (20) e Pedro Henrique (19) são jovens com muito em comum. Ambos desistiram de estudar muito cedo, ela no 7° e ele no 8º ano. Entretanto, há 18 meses eles começaram uma jornada para concluir o Ensino Fundamental II. Foi por meio do programa Projovem Urbano de Juazeiro (BA) que, na semana passada, eles concluíram essa etapa. As coincidências não param por aí, nesta semana, os dois começam o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

As provas de seleção foram realizadas no mês passado. Renata foi aprovada para o ensino médio técnico em Edificações. Ela conta que está ansiosa para começar as aulas e nem pensa mais em parar de estudar. “O Projovem foi fundamental na minha vida, pois tive muito incentivo dos professores. Agora estou cada vez mais perto de concluir os estudos, já cheguei até aqui e vou continuar”, afirma a estudante...

Apenas 115 escolas atingem nível mais alto na nota da redação do Enem

Apenas 115 escolas de quase 15 mil em todo país tiveram média igual ou superior a 800 pontos na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Dessas, a maior parte é particular e quatro são públicas. Os dados do Enem por Escola foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota é equivalente ao nível 5, o mais alto de proficiência calculada para os estudantes. Nessas escolas, mais da metade dos alunos está nesse nível, ou seja, eles obtiveram uma nota acima de 800 na prova - a nota da redação vai até mil pontos. Apenas uma das escolas têm 45,45% dos estudantes no nível 5, o Instituto Presbiteriano Gammon, em Guanhães (MG). A maior porcentagem, 94,12%, é do Instituto Educacional São José - Unidade Mocambinho, em Teresina...

PT/Bahia envia nota sobre a Operação Hidra de Lerna

Estranhamente a Polícia Federal arrombou as portas da sede do PT/Bahia no Rio Vermelho, hoje (04/10) às 6h, horário em que não há funcionários do partido. A PF recolheu alguns documentos da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Organização.

Segundo integrantes do Departamento Jurídico do PT, que chegaram após o arrombamento, o mandado de busca e apreensão era genérico, desacompanhado da decisão, não dizia o objeto da apreensão, não tinha nome de empresas nem o ano a que se refere...

Departamento de Ciências Humanas da Uneb divulga Nota de Pesar pela morte do professor Dr. Claudio Mistura

A comunidade acadêmica do Departamento de Ciências Humanas – campus III lamenta profundamente a perda repentina do estimado Professor Dr. Claudio Mistura e se solidariza com os colegas do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – Campus III/UNEB. Claudio Mistura, um professor e pesquisador dedicado a sua profissão, à educação e a formação de profissionais de ponta, sobretudo nesta região do semiárido brasileiro e Vale do São Francisco. 

Seu trabalho será lembrado com admiração e carinho, merecidos reconhecimentos da comunidade científica por sua contribuição à pesquisa e o desenvolvimento científico. Além de admirável profissional, Claudio Mistura será lembrado também como um bom professor, pai, esposo e amigo, um exemplo de amizade, profissionalismo e ética...

OAB-BA emite nota de repúdio contra agressão a advogado na Corregedoria da Polícia Civil

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) divulgou uma nota de repúdio contra a agressão sofrida por um advogado na Corregedoria da Polícia Civil, na Chapada do Rio Vermelho, na noite da última sexta-feira (30). Segundo a OAB, o advogado criminalista Cleber Nunes Andrade sofreu agressões físicas e verbais perpetradas pelo delegado de polícia Jackson Carvalho, “numa violação inaceitável de sua integridade física, das prerrogativas profissionais da advocacia e da própria figura do advogado, que o artigo 133 da Constituição Federal consagra como indispensável à administração da Justiça e inviolável no exercício da profissão, por seus atos e manifestações, nos limites da lei”. A OAB afirma que atos de violência e resistência física “contra um advogado no exercício da advocacia, em defesa de direitos dos jurisdicionados, tomam ainda mais gravidade quando realizados na Corregedoria, órgão de controle interno de instituições públicas como a Polícia Civil, a quem cabe corrigir os erros e os abusos de autoridades policiais e demais servidores”. O caso é acompanhado pela diretoria da Ordem e pela Comissão de Direitos e Prerrogativas e adotará medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis. ..

SECRETARIA DE SAÚDE DE PETROLINA EMITE NOTA OFICIAL

A Secretaria de Saúde de Petrolina  informa, que para melhor atender a comunidade do bairro Rio Corrente, iniciará, na próxima segunda-feira (03), a reforma da Unidade Básica de Saúde que atende a localidade. Durante o período de obras a comunidade será atendida na AME Saúde da Família Ricardo Soares, na Cohab Massangano, que será inaugurada nesta sexta-feira (30), às 17h30.

A nova AME Saúde da Família está localizada à Rua 22, s/n – Cohab Massangano. ..

Entrega das casas do Residencial Park São Gonçalo foi adiada em Petrolina, veja nota:

Em nota enviada ao Blog a Prefeitura de Petrolina informa o adiamento da entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida do Residencial Park São Gonçalo. Confira:

"Por motivos alheios a vontade Prefeitura Municipal de Petrolina e a Secretaria de Habitação, foi adiada a entrega das casas do Residencial Park São Gonçalo, previstas para acontecer no dia 22 de setembro. Assim que houver uma nova data a Secretaria de Habitação fará o anuncio" diz a nota...

Escola Nota 10: Estudantes de Juazeiro experimentam praticar jogos paralímpicos

A Paralimpíada do Rio de Janeiro já terminou no último domingo (18). No entanto, o clima paraolímpico ainda é vivenciado em algumas escolas de Juazeiro (BA). É que desde o início desses jogos, professores executam um projeto que desenvolve diversas atividades sobre o tema.

De acordo com a professora comunitária da Escola Municipal Profª Carmem Costa Santos, Marineide Lopes, antes mesmo da abertura da Paralimpíada, a apresentação do tema foi feita para os alunos. “Incentivamos que eles assistissem aos jogos em casa, depois eles compartilharam as coisas que mais gostaram e participaram com muita vontade de todas as atividades que propusemos”, relata...

Nota de Utilidade Publica: Coleta de lixo no feriado de 7 setembro em Petrolina

A Secretaria de Infraestrutura de Petrolina informou ao Blog Geraldo José que a coleta de lixo permanecerá inalterada nesta quarta-feira, 7 de setembro, feriado nacional.

A coleta acontece de segunda a sábado, em todos os bairros da área urbana. Em alguns bairros, por questões logísticas, o trabalho é feito no período da manhã e em outros, ocorre no período da tarde e início da noite. Aos domingos, como de costume, o serviço é realizado apenas nas principais vias do centro da cidade...

OAB emite nota sobre o feminicídio ocorrido em Petrolina

A OAB Subseccional de Petrolina, por meio da Comissão da Mulher Advogada, vem demonstrar solidariedade e apoio as famílias das vítimas de Feminicído Taiane de Souza Costa e Bruna Souza Torres. Combatemos a violência contra a mulher, por ser uma forma cruel e desumana de desvalorizar o sexo feminino.

Prestamos a nossa solidariedade e apoio às famílias. Conclamamos os órgãos de segurança pública e toda a sociedade para que juntos possamos nos empenhar na busca pela justiça.  ..

Deputado Zó, através de nota, comenta caso das jovens assassinadas em Petrolina

Mais uma vez ficamos chocados com a violência produzida pelo ser humano. Ontem, duas jovens foram estupradas e assassinadas de forma brutal na nossa vizinha cidade, Petrolina. Segundo informações divulgadas pelos veículos de comunicação, elas teriam desaparecido a caminho do trabalho e os seus corpos foram encontrados mais tarde, em uma área deserta.

Infelizmente, cada vez mais, a mulher vem se tornando alvo dos mais absurdos tipos de agressão e isso é preocupante, pois lutamos e sonhamos com uma sociedade mais justa e respeitosa...

Escola Nota 10: “Fazemos da leitura um compromisso”, diz coordenadora de Escola Nossa Senhora das Grotas

Todos os dias na Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas, localizada em Juazeiro (BA), a rotina é a mesma. Após a acolhida dos alunos, todas as turmas, do 1º ao 5º ano, dedicam meia hora para leitura. Lá, missão da equipe é despertar na criança o gosto pelos livros.

Segundo a gestora, Katiane Soares, o momento é parte do projeto “É Hora de Ler”. Ela explica que além da leitura individual diária, duas vezes por semana o professor coloca fichas de leitura com pequenos textos em uma caixa, para que alguns alunos leiam em público. “Também fizemos uma atividade extra com os alunos do 3º ano. Levamos eles para o terminal do município e cada um escolheu livros para ler em voz alta para as pessoas que esperavam ônibus no local”, diz...

FETAPE e FETAEPE emitem nota de repúdio após nomeação de superintendente regional do Trabalho, veja abaixo:

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco – FETAPE, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco – FETAEPE - e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais a elas filiados vêm a público repudiar a nomeação do empresário Eduardo Geovane de Freitas Leite para o cargo de Superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco. Essas instituições entendem que condutas que vêm sendo assumidas por esse senhor ferem os princípios que regem o Ministério do Trabalho.

Ele é alvo de várias reclamações, na Justiça do Trabalho, de ex-funcionários de uma empresa de confecções que teve no interior do estado, e foi à falência. Inclusive, há registros de que não havia recolhimento do FGTS.

Na conjuntura difícil vivenciada pelo país, com ataques à democracia brasileira, é inaceitável identificarmos um órgão de governo, que deveria estar a serviço daqueles que vendem sua mão-de-obra por um salário, ser administrado por um representante do capital, que não tem compromisso com o trabalho digno e saudável...