Foram encontrados 1368 registros para a palavra: Segurança

Governador assinou a nomeação de 557 policiais civis para reforçar a segurança pública na Bahia

O Diário Oficial do Estado publicou nesta quinta-feira (4) a lista com todos os nomeados para a Polícia Civil, conforme anunciou o governador Rui Costa nesta quarta-feira (3).

"Estou assinando hoje (3) a nomeação desses profissionais, entre delegados, policiais civis e escrivães, que vão reforçar a segurança pública na Bahia", destacou Rui Costa...

Governo da Bahia apresenta ações de segurança e saúde para os Jogos Olímpicos

As tropas baianas e uma estrutura especial em saúde já estão preparadas para atender aos milhares de baianos, turistas e delegações esportivas que circularão pelo estado durante os Jogos Olímpicos. Em Salvador, dez partidas de futebol serão realizadas na Arena Fonte Nova, além de treinamentos nos estádios Manoel Barradas, o Barradão, e Governador Roberto Santos, conhecido como Pituaçu. O esquema de policiamento para os jogos foi apresentado durante entrevista coletiva nesta terça-feira (2), na Vila Policial Militar do Bonfim.

Para o período, R$ 7 milhões foram investidos em segurança e 4 mil profissionais empregados, entre policiais militares, civis, federais, agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), bombeiros e guardas municipais. A segurança será reforçada nos locais dos jogos e também em pontos turísticos, nos hotéis onde ficarão hospedadas as delegações, nos centros de treinamento, Aeroporto, Rodoviária e estações de transbordo. Além disso, uma Delegacia Móvel da Polícia Civil foi instalada em frente à Arena Fonte Nova para facilitar o registro de ocorrências...

Comandante de Especializada da PM-BA destaca as medidas de segurança adotadas para os jogos olímpicos

Depois de abordar no primeiro bloco do programa "TRE-BA Especial", que foi ao ar na quinta-feira (28/7) e tratou das medidas de segurança em locais e eventos que aglomeram uma grande quantidade de cidadãos, a TV TRE-BA foi ao Comando Especializado de Polícia Militar da Bahia para aprofundar o assunto com o Coronel Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro.

Na primeira parte do programa, o Secretário de Gestão de Serviços do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia(TRE-BA), Adriano Motta Gallo, explicou quais serão as estratégias de segurança deflagradas para as Eleições 2016 e as ações para proteger a sede do TRE-BA contra os possíveis ataques terroristas...

Charles Leão (PPS) debate segurança pública com Delegados de Juazeiro e Região

O pré-candidato a prefeito de Juazeiro Charles Leão (PPS) foi convidado pelas Delegadas de Polícia Civil Rosineide Mota e Licelma Gomes, e pelos DelegadosReginaldo Cesar, Barcos Aíra, Ranieri Barbosa e Flávio Martins, que atuam na cidade de Juazeiro e Região, paradebater sobre segurança pública para o município. O encontro ocorreu numa churrascaria da cidade, na tarde desta sexta-feira (29).

Na ocasião, Charles Leão ouviu as demandas das autoridades policiais sobre segurança pública para a cidade de Juazeiro, e juntos, discutiram propostas e possíveis parcerias entre as entidades de segurança e a gestão pública...

TRE-BA intensifica as estratégias de segurança para combater situações de risco

Diante das ameaças de possíveis ataques terroristas no Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deflagrou estratégia de segurança para o dia das Eleições Municipais 2016, que acontecem em 2 de outubro, e também para proteger servidores, magistrados, terceirizados e demais cidadãos que circulam no órgão. As ações foram intensificadas após o episódio do último domingo, 24 de julho, quando o bacharel em Direito Frank Costa ameaçou explodir uma bomba em um centro universitário de Salvador, durante o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A situação causou pânico e correria no local, acendendo também o alerta para medidas de proteção contra ataques isolados, que podem ocorrer em espaços que concentrem uma grande quantidade de pessoas. O "TRE-BA Especial" traz uma entrevista com o Secretário de Gestão de Serviços da Justiça Eleitoral baiana, Adriano Motta Gallo, que também é especialista em gerenciamento de crise, para abordar, entre outras questões, quais os principais procedimentos que devem ser adotados em uma situação de emergência.  ..

Hotel que vai receber delegações passa por varredura de segurança

Todo o terceiro andar do Hotel Stella Maris, em Salvador, passou por uma varredura nesta terça-feira (27) para receber a delegação de Fiji, que chega nesta madrugada para disputar os Jogos Olímpicos. Também no hotel, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou uma simulação, quando três atores foram presos pela Polícia Civil. No enredo do treinamento, a prisão foi o resultado de uma investigação que levou ao momento em que terroristas e traficantes negociavam a venda de armas no quarto do hotel.

Para a varredura no terceiro andar do hotel, homens do Esquadrão Antibombas da Polícia Militar e da Marinha, além de agentes da Comissão Nacional de Energia Nuclear, utilizaram cães e equipamentos em busca de qualquer tipo de ameaça. Após a varredura, todo o andar ficou isolado até a ocupação pela delegação. 

De acordo com o capitão Erico de Carvalho, comandante da Companhia Antibomba do Bope, 25 pessoas participaram da varredura. “Cumprimos nosso planejamento, fizemos a operação e vistoriamos tudo. Não há nada que ofereça perigo químico, radiológico, biológico ou de bomba à delegação”. 

Simulação

Já a simulação teve a participação de 30 policiais civis, militares e de outras forças. “Com certeza, a Segurança Pública está forte e preparada. Temos uma Polícia Militar atuante, uma Polícia Civil sempre presente, e essa simulação é importante para deixar o efetivo em melhores condições. A repetição à exaustão leva à perfeição. Com o treinamento, teremos a chance de uma resposta mais eficiente, caso seja necessário”, afirmou o delegado André Viana, que coordenou a simulação. 

O delegado João Gaudêncio, membro da Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos (Coesge), destacou que o contexto da simulação começou no ferryboat, onde a Marinha apreendeu armas, prendeu um traficante e obteve informações que levaram à negociação no hotel. 

“As informações foram passadas para o Centro de Comando e Controle Regional e, com a integração com as outras forças, localizamos essa negociação de venda de armas. É importante deixar claro que isso foi apenas uma simulação, desde a operação no ferry até esta etapa no hotel”, explicou Gaudêncio.

Adultos e crianças hospedados no hotel, que também vai receber as delegações do México e da Coreia, acompanharam a simulação, fizeram selfies e tiraram fotografias. A turista alemã Ana Oleskov, 26 anos, não vai ficar na Bahia até as Olimpíadas, mas disse que a simulação e a varredura realizadas no hotel deram a sensação de segurança aos turistas. “Eu me sinto mais segura porque a gente vê a ação acontecendo. Isso é bom”...

Morador de Campo dos Cavalos cobra mais segurança para a comunidade

O comunitário da localidade de Campo dos Cavalos, região do Salitre, Luciano Cardoso foi um dos entrevistados do programa Geraldo José desta terça-feira (26).  Na ocasião, Luciano relatou os problemas de falta de segurança que enfrenta a comunidade e pediu uma maior atenção da Polícia Militar.

“Na nossa região estão acontecendo muitos homicídios durante o dia, assaltos, arrombamentos e nós pedimos a polícia militar que nos atenda. Lá tem um posto policial, mas está desativado. Há uma ronda policial diária, mas tem comunidade em que a polícia não chega, como Boa Vista e Ocrém”, disse...

Unidade regional da FIEPE em Petrolina realiza capacitação sobre saúde e segurança do trabalho para funcionários de 21 empresas

A Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), em Petrolina, realizou nesta quarta-feira (20) uma formação gratuita para funcionários de 21 empresas da região, com o objetivo de explicar como gerir a segurança e saúde do trabalho na era do e Social. O treinamento faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é destinado principalmente para as áreas de segurança do trabalho e gestão de pessoas.

O engenheiro de segurança do trabalho, João Carlos Araújo, veio do Rio Grande do Sul especialmente para ministrar a orientação. Ele explica que o e Social é um projeto do Governo Federal que visa unificar por meio da Internet as informações que o empregador tem dos trabalhadores. “Essa mudança tem gerado muitas dúvidas sobre, por exemplo, licença, afastamento ou atestado. São esses questionamentos que buscamos responder nessa formação”, diz o gaúcho que também passou por uma capacitação da CNI...

Inaugurado maior centro de operações de segurança da América do Sul

O combate à criminalidade na Bahia ganhou um novo capítulo com a inauguração, realizada nesta segunda-feira (18) pelo governador Rui Costa, do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, em Salvador. Localizada em um prédio de quatro andares, a unidade ocupa uma área de 13 mil metros quadrados no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e funcionará como cérebro operacional para ações de segurança, reunindo em um único espaço as polícias Militar, Civil e Técnica, o Corpo de Bombeiros, além de agregar efetivos federais e municipais. 

“O Centro vai servir para além da segurança pública; é um equipamento de defesa social, que vai beneficiar a população em diversos aspectos. Pretendemos trazer para a unidade, por exemplo, as imagens de todos os hospitais e escolas estaduais da Bahia, até dezembro”, afirmou o governador.

Com investimento de R$ 260 milhões, provenientes de recursos estaduais, a unidade já se configura como o maior centro de operações policiais da América do Sul, envolvendo a participação de 400 profissionais. O local conta com sala de monitoramento, onde uma tela de 14 metros de largura receberá imagens em tempo real das mais de mil câmeras integradas ao sistema, incluindo as da CCR, empresa operadora do metrô de Salvador e da Concessionária Via Bahia, que administra a BR-324 e BR-116, além das imagens captadas pelo imageador acoplado ao helicóptero da PM. A partir do Centro de Operações 2 de Julho, as forças de segurança poderão monitorar a capital, a região metropolitana e o interior. 

O Governo do Estado está licitando câmeras para cerca de 1.300 escolas estaduais. Até o final do ano, 300 câmeras já serão monitoradas pelo Centro em instituições situadas em Salvador e na região metropolitana. As imagens capturadas nessas unidades, e também nas de saúde, poderão servir como provas em situações específicas, auxiliando o trabalho do Ministério Público, da Defensoria, e de outros órgãos envolvidos. “Esse material servirá como prova para a condenação de pessoas responsáveis por determinado crime. Muitas vezes, a justiça tem todos os elementos de culpa, mas não tem provas. O Centro de Operações garantirá essas provas, em imagem e áudio”, destacou Rui Costa. 

Presente na inauguração, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, destacou que a unidade "encurta o tempo de resposta e melhora as ações das policias. Somente com a integração nós vamos conseguir prestar o melhor serviço de segurança à população". 

Agilidade

O centro também possui um heliponto que dará agilidade às ações policiais de emergência e proporciona aos profissionais envolvidos o acesso aos posicionamentos das viaturas via GPS, a comunicação com unidades móveis da Secretaria de Segurança Pública (SSP) utilizadas em grandes eventos e em ações de investigação criminal; operação do Call Center 190 da Polícia Militar e o monitoramento de presos em um espaço reservado à Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização (Seap). ..

Governo federal vai liberar R$ 78 milhões para segurança na Olimpíada

O governo federal vai destinar R$ 78 milhões para que as Forças Armadas atuem na segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A solicitação da verba foi feita pelo Ministério da Defesa ao do Planejamento, Orçamento e Gestão, e será liberada. A informação foi dada hoje (12) pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani, após reunião, no Palácio do Planalto, com os nove ministros que integram o grupo de trabalho destacado pelo governo para garantir o bom andamento da Olimpíada. “O ministério da Defesa precisa estar com seu funcionamento pleno. Foi feito um pedido pelo Ministério da Defesa de um espaço orçamentário", disse Picciani. "É o valor necessário para que a defesa cumpra sua tarefa e estará disponível", afirmou Picciani.

O ministro do Esporte disse também que o presidente interino Michel Temer editará, "nos próximos dias", a chamada Garantia da Lei e da Ordem (GLO), norma que permitirá às Forças Armadas atuar durante a Olimpíada. A participação da Defesa nas ações de segurança para a Olimpíada começa no próximo dia 24, com a patrulha dos equipamentos esportivos. O cronograma prevê que a operação esteja plenamente instalada no dia 4 de agosto, com homens das Forças armadas assumindo também parte do policiamento ostensivo no Rio de Janeiro, em vias expressas e nas proximidades dos locais de prova...

Segurança pública baiana é reforçada com mais 245 sargentos

Duzentos e quarenta e cinco policiais militares de seis municípios estão qualificados para reforçar a segurança pública baiana, agora promovidos a sargentos. Em Salvador, 63 militares concluíram o curso e se formaram em solenidade realizada nesta sexta-feira (8), na Vila Policial do Bonfim. Simultaneamente, outros 44 foram formados em Feira de Santana, 29 em Ilhéus, 54 em Juazeiro, 19 em Barreiras e 36 em Teixeira de Freitas. Os novos sargentos passaram por dez semanas de instrução, totalizando 300 horas de curso. 

Carlito Sobral, agora sargento Sobral, foi o melhor aluno da turma de Salvador, mas a disciplina militar não foi suficiente para conter a emoção. “É muito gratificante, uma honra para a família militar. Quero parabenizar os colegas pela formatura hoje. É mais sabedoria na profissão para atender à comunidade. Agora tenho mais responsabilidade e mais prazer em servir”. A irmã Sueli Sobral também está orgulhosa. “Nós sabemos o quanto ele se dedicou, se aperfeiçoando em honra e em caráter”.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, com a progressão dos policiais na carreira, quem ganha é a sociedade. “Eles passam a ser policiais mais motivados, assumindo novas responsabilidades. O sargento é um elo entre os oficiais e a tropa. A progressão começa com soldado, cabo, sargento, subtenente até chegar a oficial. No ano passado, nós formamos 1.150 sargentos e 3 mil cabos. A previsão para este ano é promover também 1.150 sargentos”. 

O paraninfo da turma, coronel Gomes, destacou a importância da formação e da solenidade para o profissional. “É uma homenagem muito justa pelo tempo que eles passam em formação. Eles aprendem matérias de cunho militar, emocional e civil, como técnicas de abordagem, relações públicas e noções de direito. É algo que eles precisam para utilizar durante o dia a dia”. 

Aluna do Colégio Militar, Maria Alice, 11 anos, assistiu à cerimônia. Para ela, acompanhar a solenidade “é um bom incentivo porque quando a gente crescer pode ter a mesma profissão deles. É tudo muito lindo”. Felipe Darlan, do sétimo ano, também gostou. “Eu acho que assistir a essa cerimônia é um incentivo para todos nós, do Colégio da Polícia Militar".  ..

Charles Leão ministra palestra sobre segurança na internet para alunos da APAE de Juazeiro

Participando do Projeto "Quem não se Comunica se Trumbica" da APAE de Juazeiro, o Delegado Charles Leão, especialista em Gestão e Segurança da Internet e em Crimes Cibernéticos, ministrou, nesta quinta-feira (07), uma palestra sobre como jovens e crianças podem utilizar a Internet com segurança. O encontro foi promovido pelos professores da instituição Josimeire Pinheiro e Flamber Pinheiro, idealizadores do Projeto, com o objetivo de instruir os alunos da APAE a se comunicar com segurança no mundo virtual.

"Dentro do projeto - Quem não se comunica se trumbica, eles querem se comunicar, usar as ferramentas da informática e estão aprendendo a usar o computador e utilizar essa comunicação, com mais autoestima. Não podemos frear essa comunicação e sim orientar e acompanhar o desenvolvimento deles, e instruí-los para usarem a internet com segurança", explicou Josimeire. ..

I Fórum Regional de Segurança e Saúde no Trabalho acontece em Petrolina

O I Fórum Regional de Segurança e Saúde no Trabalho visa desenvolver a consciência da segurança e orientar sobre a importância da prevenção de acidentes no trabalho, no Auditório da Faculdade Mauricio de Nassau de Petrolina, entre os dias 26 e 28 de julho. O evento é uma iniciativa dos estudantes do 1º semestre do curso Tecnólogo em Segurança do Trabalho.

É um evento com inscrição gratuita, em que para entrada para palestra é preciso à doação de 1 kg de alimento não perecível ou brinquedo, que será doado para o Abrigo Institucional Casa Anjo da Guarda.No último dia de evento os participantes inscritos poderão solicitar seu certificado  no final com a carga horária completa do evento. O evento é destinado a profissional da área de segurança do trabalho e a estudantes, docentes e interessados no assunto...

MORADORES DO SERROTE DO URUBU, ZONA RURAL DE PETROLINA, RECLAMAM DA FALTA DE SEGURANÇA

Em e-mail ao Blog os moradores da comunidade do Serrote do Urubu fazem apelo no sentido das autoridades assegurarem a segurança da população. Confira: “Nós moradores do Serrote do Urubu, Zona Rural de Petrolina, estamos com medo de sair de dentro de casa devido aos crimes ocorridos nos últimos dias na comunidade. O clima de insegurança faz com que nós venhamos reforçar o apelo e atenção das autoridades policiais. Precisamos da presença da polícia aqui, de viaturas... Por medo, prefiro não me identificar” concluiu. ..

Secretaria de Segurança Cidadã faz balanço do trabalho no São João do Vale

A prefeitura de Petrolina encerrou a edição do São João do Vale 2016 com muita festa, cultura, e um saldo positivo alcançado por meio de parcerias com órgãos de segurança federal, estadual e municipal.  

A Secretaria de Segurança Cidadã, atuou durante o calendário oficial junino com os efetivos da Guarda Municipal e Núcleo de Operações da Ordem Pública, que somaram esforços aos outros órgãos de segurança pública para garantir um evento de paz e tranquilidade.

A Guarda Municipal e os agentes do Núcleo de Operações da Ordem Pública trabalharam em conjunto com o 5º Batalhão da Polícia Militar durante todo o calendário oficial do período de festejos juninos do Município. No São João do Vale no Pátio Ana das Carrancas, durante os 09 dias, um efetivo de 50 guardas e 8 agentes do Núcleo, por noite, se empenharam em uma logística que promoveu o disciplinamento e ordenamento dos ambulantes da área externa e a segurança das pessoas dentro do pátio, durante o tempo integral da festa...

PMBA REFORÇA A SEGURANÇA DE 21 MIL PESSOAS NO FORRÓ DO SFREGA

Na noite de sábado (25), a Polícia Militar da Bahia, através do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), encerrou a participação no Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim, que teve um público de 7 mil pessoas.

Durante os três dias de São João, 120 policiais militares distribuídos por patrulhas trabalharam no evento. No total, 21 mil pessoas participaram dos três dias da festa...

OPERAÇÃO SÃO JOÃO EM JAGUARARI REFORÇOU A SEGURANÇA DE 12 MIL FESTEIROS

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através do 6º Batalhão de Polícia Militar, reforçou a segurança das 12 mil pessoas que foram curtir a festa de São João no município de Jaguarari, na noite de sexta-feira (24).

Neste ano 100 policiais militares atuam dentro e fora da festa por meio de viaturas em rondas e na Praça Custódio Barbosa, onde foi armado o palco do "Arraiá das Estrelas 2016", patrulhas fazem o policiamento ostensivo a pé, com o apoio de três postos elevados de observação. Nas entradas e saídas da cidade, guarnições abordam pedestres e veículos com o objetivo de inibir o acesso de pessoas armadas com facas, armas de fogo, garrafas, canivetes e objetos cortantes...

6º BPM PROPORCIONA SEGURANÇA E TRANQUILIDADE NO FORRÓ DO TREM EM SENHOR DO BONFIM

O tradicional Forró do Trem do São João de Senhor do Bonfim, ao som da sanfona de Seu Tião, que participou de campanha publicitária institucional do 6º Batalhão de Polícia Militar, conta com a segurança de um trio de policiais militares para a tranquilidade de bonfinenses e turistas, em uma viagem de trem, no tempo e na cultura regional.

O Sr. José Roberto Lima, veterinário militar, é bonfinense e mora em Salvador, está na cidade com a esposa, Sr.ª Aline e com familiares de Recife, que fizeram questão de conhecer a atração. Em entrevista, o mesmo falou sobre o policiamento nos dias de festa: "O trabalho da PM é nota 10. Acompanhei pela Internet a matéria sobre o planejamento... sem problemas na área da segurança pública"...

Contexto político atual é de incertezas e insegurança à Cultura, afirma ex-diretor do MinC

"Para a Cultura, o contexto político atual é de incertezas, insegurança e indefinições", afirmou o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). Ele esteve na última quinta-feira, 16, em Juazeiro, no território Sertão do São Francisco, como palestrante na Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura.

O evento, realizado no Centro de Cultura João Gilberto, contou com a presença de agentes culturais, artistas e dirigentes de cultura, além de integrantes do Conselho Estadual de Cultura. Intitulada "Políticas culturais em tempo de exceção: o que muda após a ruptura democrática", a palestra de Vasconcellos foi centrada no contexto político nacional e seus impactos à gestão cultural construída no Brasil ao longo da última década...

Coelba dá dicas de segurança para as festas juninas

Pequenos detalhes e cuidados simples são fundamentais para garantir a segurança e a animação da mais tradicional festa nordestina – o São João. A primeira recomendação da Coelba é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia. Estes artefatos somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais realmente distantes das redes elétricas, afastados inclusive de bandeirolas e outros materiais inflamáveis. Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou embaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.

A decoração junina é outro aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade...