Exército segue protocolos e realiza Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos

O Exército Brasileiro realiza anualmente diversos concursos públicos com o objetivo de manter o fluxo de carreira de seus quadros permanentes. Nesse contexto, a Escola de Sargentos das Armas (ESA), localizada em Três Corações - MG, realizou, no dia 4 de outubro, as provas do Concurso de Admissão/2020 (CA) aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos do Exército Brasileiro.

O concurso, de âmbito nacional, teve início às 13 horas, sendo que os portões de acesso ao local da prova foram fechados às 11 horas e 30 minutos (horário de Brasília).

São 103.812 (cento e três mil, oitocentos e doze) candidatos de todas as regiões do país. Do total de inscritos, 23.770 (vinte e três mil, setecentos e setenta) são mulheres e 80.042 (oitenta mil e quarenta e dois) são homens. 

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado foi a Organização Militar Sede do Exame para a aplicação da prova escrita aos candidatos que optaram para prestar o exame em Petrolina-PE.

Ao todo, foram 897 candidatos inscritos para realizarem a Prova Escrita que foi aplicada nas instalações da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), na Cidade Universitária.

O resultado do exame intelectual está previsto para o dia 25 de novembro.

Neste ano, ante o desafio de enfrentamento ao surto da COVID-19, a atividade de aplicação/realização das provas foi feita sob rígidos protocolos de segurança sanitária, definidos pelo Ministério da Defesa, pelo Ministério da Saúde, pelo Exército Brasileiro e pelos Governos Municipais de cada sede de realização das provas. Todos os cuidados sanitários foram adotados para preservar a saúde dos envolvidos. Cumpre ressaltar que os candidatos foram partícipes nessa tarefa de combate à COVID-19 e foram alertados quanto a suas responsabilidades no cumprimento das regras impostas para resguardar a sua saúde e a dos demais candidatos.

Foi obrigatório o uso de máscara por todos os envolvidos no certame. Na entrada/ interior de cada local de exame, houve Postos de Triagem e Identificação onde foram disponibilizados álcool em gel (70%) e/ou borrifador de álcool líquido (70%) para higienização das mãos e de objetos. houve, também, equipamentos para a aferição de temperatura.

Em todas as salas/ambientes de prova foram disponibilizados recipiente com álcool em gel e borrifador de álcool líquido, para desinfecção dos alimentos, objetos pessoais e demais materiais que sejam permitidos aos candidatos, conforme o Edital.

As salas/ambientes de prova tiveram as mesas e cadeiras desinfetadas, conforme o protocolo de Desinfecção/Descontaminação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e foram organizadas de forma que mantenham a distância mínima de 2 metros entre si. As portas e janelas das salas de prova estiveram abertas durante toda a atividade, o que possibilitou a ventilação e circulação do ar nos ambientes.

O Exército Brasileiro está engajado no enfrentamento à COVID-19 e todos os cuidados foram adotados para preservar a saúde dos envolvidos e difundir as medidas necessárias ao combate ao coronavírus.

O CONCURSO: O Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos tem por missão selecionar os candidatos que irão se formar sargentos, habilitando-os para o exercício dos cargos das graduações de Terceiro-Sargento e Segundo-Sargento não aperfeiçoados, estabelecidos nos Quadros de Organização (QC), em tempo de guerra ou de paz, diplomando-os a partir de 2020, inclusive, com o grau acadêmico superior de tecnologia.

Os Concursos para as escolas militares são realizados anualmente com o objetivo de assegurar o fluxo de carreira e garantir que as instituições de ensino formem os militares para a recomposição dos quadros necessários ao cumprimento das atribuições do Exército Brasileiro. O Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) é uma oportunidade de ingresso em uma carreira pública, e, em uma conjuntura de crise, a possibilidade de superar os entraves socioeconômicos criados pelo surto da COVID-19.

Ascom 72 BIM