Foram encontrados 93337 registros para a palavra: V

Cadastros de 140 mil beneficiários do Bolsa Família serão revisados na BA

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que 141.481 beneficiários do Bolsa Família na Bahia tenham o cadastro revisado. Eles são suspeitos de receberem irregularmente o dinheiro repassado pelo programa. O projeto do MPF, intitulado Raio-X Bolsa Família, identificou que R$ 536.716.597,00 foram destinados a esses beneficiários no estado. Segundo o MPF,  empresários, servidores públicos, estelionatários que usaram dados de pessoas falecidas e doadores de campanhas teriam recebido dinheiro do programa. Ainda segundo o órgão, entre as cidades baianas que mais tiveram o benefício irregularmente estão São Francisco do Conde, Tremedal , Ipecaetá, Gongogi e Itaju do Colônia.

O MPF aponta que a Bahia foi o estado que repassou mais recursos para beneficiários suspeitos de receber irregularmente o Bolsa Família. Segundo o Raio-X Bolsa Família, de 2013 a maio de 2016, os pagamentos a perfis suspeitos de irregularidades totalizam um prejuízo de mais de R$ 3,3 bilhões no país. Em outra operação, que começou em junho deste ano e foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), 55 mil beneficiários do programa Bolsa Família tiveram os benefícios cancelados, enquanto 77 mil foram bloqueados no estado neste mês de novembro...

Voluntariado do HDM/IMIP lança 7ª edição da Campanha 'Enxoval do Bebê'

O Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), lançou a tradicional Campanha do Enxoval do Bebê da Unidade. A ação visa a arrecadação de materiais de primeira necessidade como: roupas para recém-nascidos e produtos de higiene pessoal para os bebés e mães carentes que são atendidos na instituição.

A campanha vai até o próximo 20 de dezembro. As doações podem ser feitas diretamente na sala do Voluntariado do HDM. Pessoas interessadas em doar, que não tiverem disponibilidade para entregas, podem entrar em contato pelo número (87) 3202 7027 e solicitar que o voluntariado recolha no local indicado...

SESP faz remoção preventiva de árvores na Avenida Paulo Afonso

Após um estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), foi constatado que algumas algarobas localizadas no canteiro central da Avenida Paulo Afonso, bairro Alto da Maravilha, precisam ser removidas. As árvores encontram-se com as raízes expostas e com a chegada do período chuvoso, o risco de queda é iminente. A SESP irá realizar as remoções a partir desta quinta-feira (17) e, logo em seguida, será feito o plantio de mudas nativas da região.   ..

Chuvas começam a cair na região do São Francisco, trazendo alento para os ribeirinhos


Em Sobradinho, conforme registro de leitores, a chuva alagou ruas centrais  

As chuvas que começaram a cair com mais intensidade no Vale do São Francisco, trazem alento aos ribeirinhos, diante do quadro de intensa estiagem que vinha assolando a região e provocando niveis baixos de água no Lago de Sobradinho, principal reservatório do semiárido...

Paulo Bomfim participa de Encontro do TCM em Salvador

O Prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim, participa nesta quarta-feira (16), do Encontro de Orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com os prefeitos eleitos e reeleitos da Bahia, para debater aspectos legais e administrativos relacionados à transmissão de cargo e início de mandato. O evento acontece até as 18h, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador.

"Quero parabenizar a iniciativa do TCM, que além de fiscalizar, está auxiliando a nós prefeitos, de modo a atender os anseios da população, aplicando corretamente o dinheiro público, em uma educação de qualidade, serviços de saúde eficientes e a melhor prestação de serviço possível dos órgãos municipais.E também parabenizar a UPB e o Sebrae, pelo apoio ao evento, trazendo temas importantes para as discussões", ressaltou Paulo Bomfim...

Maia determina prisão de manifestantes que invadiram o plenário da Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou ao Departamento de Polícia Legislativa que prenda todos os manifestantes que invadiram o plenário da Câmara. “Eles entraram no plenário, depredaram e a ordem que dei ao diretor do Depol é que todos saiam daqui presos e sejam levados com o apoio da Polícia Federal, porque nós não vamos aceitar esse tipo de abuso e de agressão ao Parlamento”, assegurou Maia.

Ele informou que foi procurado para negociar depois que o grupo já havia tomado o plenário e que, nesta condição, ele não conversaria. “Não há negociação porque ela teria que ser feita antes da invasão. Agora, já determinei a prisão de todos.” A maioria dos manifestantes está deixando o plenário acompanhado de policiais legislativos. “Nós vamos e voltaremos”, disse um dos manifestantes ao ser retirado do local escoltado. ..

Espaço do Leitor: SESP responde a reclamação sobre poda de árvore na Avenida Raul Alves

Nesta quarta-feira (16), a redação do Blog postou mais uma vez a denúncia sobre a falta de poda de árvore na Avenida Raul Alves, no centro da cidade. Em resposta, através de nota, a Gerência de Praças e Poda da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), informou que tem priorizado a remoção preventiva de árvores que estejam com risco de queda e, paralelamente, tem executado o serviço de poda. A SESP disse ainda que a equipe atende a sede e o interior, por isso, algumas solicitações podem ter atrasos. No entanto, a poda das árvores da Avenida Raul Alves está na programação e será realizada em breve.  ..

Vigilância Sanitária interdita supermercado no bairro Vila Eduardo em Petrolina

Mais uma denúncia, por parte da população, leva a interdição de um supermercado em Petrolina. Dessa vez foi o Supermercado G Barbosa no bairro Vila Eduardo, nesta quarta-feira (16). De acordo com a equipe de fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária da Prefeitura (AMVS), o estabelecimento foi fechado por oferecer risco a saúde do consumidor. 

Durante inspeção foi identificado que os alguns produtos de origem animal não estavam sendo armazenados na temperatura adequada, bem como foram encontradas fezes de roedores em alguns compartimentos do estabelecimento. Segundo Aionne Guimarães, médica Veterinária da AMVS, o depósito do supermercado teria sido outro ponto que levou a interdição. "Encontramos além de muita sujidade no local, fezes de animais, o que inviabiliza completamente o seu funcionamento", expôs. 

Diante desse quadro a equipe de fiscalização notificou, aplicou o Auto de Infração, procedeu com a interdição e o mesmo será multado, tendo um prazo de 24h para as adequações solicitadas. Os donos do estabelecimento vão pagar uma multa de R$75.000,00. 

O diretor-presidente da AMVS Jarbas Costa agradece a população e solicita que mantenham essa parceria. "O trabalho da Vigilância Sanitária tem como foco prezar pela saúde da população e os maiores fiscais estão inseridos na sociedade, pois são eles que estão diariamente comprando e consumindo os produtos. Sempre que suspeitarem que algo está errado e fora dos padrões mantenham imediato contato", assegurou. ..

ESPAÇO DO LEITOR: RECLAMAÇÃO DO BAIRRO ALTO DA MARAVILHA.

Moradores da Rua 06 no Alto da Maravilha solicitam que a Prefeitura de Juazeiro e autoridades cabíveis tomem providências urgentes, pois a Rua está intransitável causando muitos transtornos aos moradores e pessoas que ali transitam, devido a uma tampa de esgoto que foi removida com a passagem de um veiculo. 

Atenciosamente,..

AÇOUGUES, FRIGORÍFICOS, MERCADINHOS e SUPERMERCADOS TÊM ATÉ SEXTA-FEIRA PARA ADERIR A IMPLANTAÇÃO DE CORTES ESPECIAIS DE CARNES

Em época de poucas vendas e dificuldades nos negócios é importante inovar para conquistar novos consumidores e novos mercados. E para comercializar e acessar novos mercados é importante estar preparado para vender e negociar.

A cidade de Juazeiro e municípios vizinhos são os maiores consumidores de carne de caprinos e ovinos do país. Enquanto no restante do Brasil as pessoas consomem 700 gramas de carne de bode e de carneiro por ano, aqui cada pessoa come em média 14 kg de carne caprina e ovina a cada 12 meses. ..

ESPAÇO DO LEITOR – SESP responde a reivindicação de morador do distrito de Abóbora

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) comunica aos moradores do distrito de Abóbora que a reposição de lâmpadas da localidade será incluída na programação diária da equipe de iluminação. Quanto à segunda reivindicação a secretaria informa que o patrolamento do acesso ao distrito foi realizado a menos de dois meses. A SESP tem uma extensa lista de solicitação de patrolamento de estradas vicinais, mas assim que for possível, irá retornar à Abóbora.  ..

Interdição de via e mudança no trajeto de ônibus em Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informa que a partir desta quarta-feira, 16, o trânsito na Avenida Irmã Dulce e Benedito Almeida estará interditado em decorrência da obra de urbanização do Canal Malhada da Areia. O ônibus via Câmara de Vereadores não trafegará no período da interdição, a população que utilizava o transporte coletivo deverá usar as linhas do bairro Alto da Aliança. Após a conclusão da obra, voltará a normalidade. ..

Polícia improvisa micro-ônibus em frente à delegacia para abrigar presos no RS

A polícia de Porto Alegre (RS) improvisou um micro-ônibus em frente ao Palácio da Polícia como alternativa para abrigar presos que aguardam vagas. A região sofre com a superlotação em presídios e delegacias, e já teve que acomodar presos em flagrante dentro de viaturas ou algemados em lixeiras na rua. De acordo com o G1, o micro-ônibus do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) é usado apenas em operações especiais, mas vai permitir que os presos sejam mantidos em outro lugar que não as viaturas, de modo que os veículos estejam livres para circular e atender a ocorrências.

No início do mês, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou que o estado vai usar contêineres como celas provisórias, mas não foi detalhado se serão alugados ou comprados. Caso sejam adquiridos, o governo terá que desembolsar R$ 300 mil em 16 celas que poderão comportar ao todo 96 presos. Cada conteiner terá três beliches com cama e um banheiro com chuveiro. Os presos deverão ficar no máximo 48 horas nos espaços...

Testes rápidos da Bahiafarma para diagnóstico do Zika vírus atraem atenção na Europa

No primeiro dia de participação na maior feira mundial de artigos de saúde, a Medica Trade Fair, realizada em Dusseldorf (Alemanha), o estande da Bahiafarma recebeu centenas de visitantes de diversos países, atraídos pelos testes rápidos para diagnóstico de infecção por Zika vírus, apresentados pelo laboratório público baiano no evento. É a primeira vez que um laboratório oficial brasileiro participa da feira como expositor. 

Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o maior interesse partiu de representantes de países que já sofrem com surtos da doença. “Foi notável a presença de visitantes do sudeste asiático, em especial da Malásia e da Tailândia, em busca de informações sobre o teste e sobre possíveis acordos comerciais”, afirma. “Nosso objetivo no evento é iniciar parcerias internacionais que possam trazer benefícios para a Bahia e para o Brasil.”

Além do secretário, integram a comitiva que participa do evento o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e o diretor de Operações do laboratório, Felippe Rebouças. Nesta segunda-feira (14), eles também receberam as visitas do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Sctie) do Ministério da Saúde, Marco Fireman, e do diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis) do MS, Rodrigo Silvestre.

BAHIAFARMA
(Foto: Divulgação)..

Codevasf: Em Juazeiro funcionários lançam programa de saúde na empresa

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo a consciência alimentar para obter um corpo saudável, um grupo de funcionários da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro(BA), criou um programa chamado “Saúde em dia”, que é desenvolvido sob acompanhamento de uma nutricionista, e que vem gerando resultados significativos entre os envolvidos com a ideia.

A iniciativa surgiu quando um grupo com aproximadamente 15 pessoas, acordou em aferir o peso e avaliar o índice de massa corporal toda primeira semana do mês. Cada um, portanto, reduziu a quantidade de carboidratos e calorias ingeridas e faziam algum tipo de atividade física. No entanto, eles não tinham parâmetros para saber se a perda de peso que vinha ocorrendo era saudável. Para isso, o grupo lançou na empresa uma proposta de adquirir uma balança profissional de biopedância, que fornece o percentual de músculo,  gordura do corpo e idade biológica. Cinqüenta funcionários acataram a idéia e contribuíram para a compra do equipamento, o que motivou ainda mais os participantes do programa em regrar, e levar a alimentação mais a sério...

ESPAÇO DO LEITOR: DISTRITO DE ABÓBORA REIVINDICA.

Caro Geraldo,

Vimos através desta solicitar à Secretaria de Serviços Públicos (SESP) da Prefeitura Municipal de Juazeiro, a manutenção da iluminação pública do nosso distrito bem como patrolamento do percurso que somam 5 km. Está a cada dia mais ruim de transitar, pois tem muitos buracos e costela de vacas, e encontra-se em péssimas condições, onde estudantes, famílias e trabalhadores necessitam passar todos os dias pela via como forma de acesso a outras comunidades. Pedimos encarecidamente que esses problemas sejam resolvidos o mais rápido possível...

MP-BA sugere revogação de leis que aumentam salários de políticos na BA

O aumento de salário para os cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores do município de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, foi aprovado em agosto deste ano. Os reajustes, que variam de 18% a 25%, não agradaram a população. Na segunda-feira (14), uma reunião aconteceu na Câmara de Vereadores para discutir uma recomendação do Ministério Público, que sugeriu que as leis sejam revogadas.

As leis permitem que os salários do executivo e legislativo municipal sofram reajustes. Nesse caso, vereadores, que recebem em média R$ 8 mil, passariam a ganhar R$ 10 mil. A remuneração do vice-prefeito e dos secretários passaria de R$ 10 mil para R$ 12,5 mil. Já o prefeito, que tem salário de aproximadamente R$ 20 mil, receberia R$ 25 mil a partir do próximo mandato...

Espaço Avançar promove colônia de férias

Estão abertas até 20 de dezembro as inscrições para participar da colônia de férias Fazendo Arte que será realizada de 16 a 27 de janeiro de 2017 em Juazeiro. São duas semanas com muita diversão e atividades para a criançada.

Artesanato, contação de histórias, cama elástica, Xbox, banho de ducha, zumba infantil, ginástica, festa a fantasia, confecção base jogos, lanches e show de música são atividades que compõem a programação da colônia de férias...

Bahia avança no enfrentamento à violência contra mulheres de comunidades rurais

O projeto “Unidades Móveis” faz parte do Programa Mulher, Viver sem Violência, lançado em 2013, através de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), e integra as ações de implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

No primeiro semestre de 2016, durante os meses de janeiro a março, foi realizada uma série de planejamentos, reuniões e capacitações do projeto, que teve sua ação de campo realizada nos meses de abril, maio e junho. Foram percorridos 18 municípios de 06 Territórios de Identidade. Nesta etapa, foram sensibilizadas 1.697 mulheres, das quais 192 receberam atendimentos. Também foram capacitados 447 agentes da Rede de Atenção à Mulher dos municípios visitados...

SEM PODA HÁ MESES, ÁRVORES CONTINUAM IMPEDINDO VISIBILIDADE DE SINALIZAÇÃO NA RUA RAUL ALVES

No dia 10 de outubro, às 10h:29, o Blog postou matéria dando conta de que há meses as árvores da Avenida Raul Alves, em pleno centro de Juazeiro, não recebem corte e nem poda. À época este noticioso relatou: “A falta do serviço tem prejudicado principalmente aos condutores de veículos da cidade e visitantes que não conseguem enxergar as placas de sinalização. Além da falta de visibilidade os riscos contra a integridade física dos transeuntes porque os galhos estão já se enroscando na fiação da energia que, inclusive, impulsiona o funcionamento dos semáforos na referida avenida”.

Na mesma postagem foi questionada a ausência da SESP – Secretaria de Serviços Públicos responsável pelos serviços de poda na cidade. Pois bem, passados mais de 45 dias, a situação continua a mesma, ou melhor, piorou tendo em vista que os galhos das árvores cresceram ainda mais. “São ações básicas, necessárias ao bem-estar da população. É muita falta de gestão” reclamou um condutor de veículos neste feriado do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República quando questionado pela nossa reportagem...