Foram encontrados 93428 registros para a palavra: V

Formosa do Rio Preto recebe novos sistemas de abastecimento de água

Quatro novos sistemas de abastecimento de água foram inaugurados, sábado (21), pelo governado Rui Costa no município de Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, já na divisa com o estado do Piauí. Rui também entregou um trecho recuperado de 78 quilômetros da BA-255, ligando a BR-135 ao distrito de Coaceral, que se destaca na economia do Norte-Nordeste pela produção de soja. Participaram das entregas o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, e os secretários de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Rui Costa disse que água é prioridade absoluta na sua administração. "O governador Jaques Wagner criou o programa Água para Todos e fez o maior investimento em água na história da Bahia. E nós queremos bater este recorde, porque água significa vida e saúde. Agora nós queremos que a Embasa faça a ampliação para que todas as casas do município recebam água tratada". Os quatro sistemas de abastecimento inaugurados beneficiam as comunidades de Arroz de Baixo e de Cima, Lagoinha, Morro Pelado, Vazante e Araçás, atendendo milhares de baianos, e receberam investimentos de R$ 2,5 milhões...

Miguel Coelho e governador anunciam ações para Petrolina nesta segunda (23)

O governador de Pernambuco Paulo Câmara e o prefeito Miguel Coelho cumprem agenda nesta segunda-feira (23), em Petrolina. Na visita, está programado o anúncio de escolas em tempo integral e o lançamento do programa Chapéu de Palha. Também está na agenda a entrega de quadras e a assinatura de ordem de serviço para pequenas barragens, resultado de emendas parlamentares do prefeito Miguel Coelho. Os anúncios ocorrem a partir das 9h30 no Centro de Convenções de Petrolina.  

Confira abaixo a agenda:..

ARTIGO – SÓ DEPOIS DO CARNAVAL... (II)

O país convive anualmente com um ciclo do calendário que se repete sempre sem muitas alterações - e com o qual todos já estão acostumados -, configurado pelo estado de “maresia” que atinge todo o sistema nacional, desde quando se inicia o recesso dos Poderes Legislativo e Judiciário no final de dezembro, com o consequente desaquecimento dos fatos políticos mais retumbantes, tanto os positivos como os negativos, até que se ultrapasse o período das festas do tradicional Carnaval brasileiro, em fevereiro.

Uma exceção a essa regra, ultimamente, vem sendo caracterizada pela permanente vigilância e incansável atuação das autoridades incumbidas da Operação LAVA JATO, que continuam tirando o sono de muita gente face o compromisso de varrer a sujeira dos crimes de corrupção que vem destruindo a vida nacional. E por aí estão chegando novas delações premiadas – virou moda nacional! –, instituto jurídico cuja restrição maior é o fato de reduzir o tempo de prisão desses marginais do colarinho branco. A propósito, só tenho a lamentar a perda trágica do Ministro Teori Zavascki, na semana passada, exatamente o Relator dos processos ligados à LAVA JATO e à homologação dos Acordos de Delações...! Acidente?!..

Alex da Piatã acredita que consórcios de Saúde vão descentralizar atendimentos e melhorar gestão do setor

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), classificou como "revolucionária" a medida do governo do Estado em criar consórcios regionais de saúde entre as prefeituras baianas para melhorar o atendimento do setor a população. 

Os colegiados, para o deputado, ajudarão a desafogar os grandes centros urbanos, como Salvador, por exemplo, nos atendimentos complexos. "Vai ser a grande revolução da saúde no Estado. Vai servir de exemplo para o País. Vai significar a descentralização da Saúde, pois vai tirar o atendimento de média e alta complexidade dos grandes centros e vai equipar o interior para isso. Esse ato reduz muito os custos de saúde pública, aumenta a deficiência e diminui muito também o sofrimento da população carente que precisa se descolar", disse. ..

Vídeo mostra queda de helicóptero em Minas Gerais

Um helicóptero caiu neste domingo (22) às margens do Rio Turvo, em Capitólio, município que fica no Sul de Minas Gerais. A queda da aeronave foi registrada por banhistas que estavam no local. O clima foi de pânico. Felizmente, todos os ocupantes saíram do acidente com vida.

De acordo com o jornal Estado de Minas, o helicóptero pertence à empresa Wsfly, que ainda não se pronunciou sobre o acidente. Banhistas relataram que a aeronave estava sobrevoando em baixa altitude, quando perdeu força e caiu na água...

Aleluia: "Despreparo e improviso marcam gestão de Rui Costa"

"Que tipo de gestor é esse que nomeia um auxiliar do primeiro time num dia e anuncia a sua exoneração no outro? Bom gestor é que não é." Assim reagiu o deputado José Carlos Aleluia, do DEM, ao saber que o governador Rui Costa nomeou o presidente da Conder, Abal Magalhães, na sexta-feira e em menos de 24 horas já o teria exonerado.

Para Aleluia, fatos como esse mostram que o governador está despreparado para a tarefa de governar bem a Bahia. "Essa reforma do secretariado, que agora já está sendo reformada, evidencia apenas que o despreparo e o improviso são os fatores que predominam na tomada de decisões de Rui Costa", afirmou o parlamentar...

Sento-Sé: Ana Passos começa a colocar em prática seu plano de governo

Sexta-feira, 20, a prefeita de Sento-Sé, Ana Passos, esteve no pátio da Secretária de Educação, participando da degustação de frutas e verduras da agricultura irrigada do município. O objetivo foi conhecer os produtos que serão inseridos no cardápio da merenda escolar dos alunos.

A gestão está assegurando um dos compromissos do plano de governo, que é a inserção do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), destinando 30% da merenda escolar a agricultura familiar. O Pnae contribuiu para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar; nações, ações de educação alimentar e nutricional...

URGENTE: Grave acidente na tarde deste domingo na Adolfo Vianna em Juazeiro

Um grave acidente envolvendo um carro e uma moto aconteceu agora a pouco na avenida Adolfo Vianna. Segundo informações, o carro teria quatro mulheres e a moto vinha um casal. Ainda não se sabe como o acidente aconteceu, porém, as duas pessoas que estavam na moto foram arremessadas na hora da batida. Duas viaturas do SAMU foram chamadas ao local.

..

UNIVASF EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE ESTUDANTE DE MEDICINA

É com grande pesar que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comunica a morte de Fabiana Araújo Miranda, ocorrida na noite de ontem (21), na cidade de Salvador (BA). Fabiana, aluna da Univasf, graduanda do curso de Medicina estava hospitalizada desde o último dia 8 em decorrência de acidente automobilístico em viagem a Juazeiro (BA), onde iria participar da cerimônia de colação de grau no dia 12 deste mês. No veículo estavam os seus pais, Augusto de Jesus Miranda que permanece internado em unidade hospitalar em Feira de Santana (BA) e Heloísa Miranda de Araújo que faleceu imediatamente após o acidente. Neste momento de consternação para toda a comunidade acadêmica, a Reitoria se solidariza com familiares e amigos pelas vidas ceifadas neste triste episódio. Fabiana Araújo Miranda também será lembrada pela sua dedicação e importantes conquistas durante sua trajetória acadêmica na Univasf, pela sua motivação e alegria partilhadas com todos no convívio diário. A Reitoria está em contato com a família de Fabiana para obter informações de horário e local do velório e sepultamento.

Reitoria da Univasf|Reitor Julianeli Tolentino de Lima - Vice-reitor Telio Nobre Leite ..

Relator da Lava Jato será escolhido entre os atuais ministros

O presidente Michel Temer confirmou ontem que só indicará o substituto do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF) depois que a Corte decidir quem assumirá a relatoria da Operação Lava Jato. "Só depois que houver a indicação do relator", disse Temer durante o velório de Teori, em Porto Alegre. O ministro morreu em um acidente aéreo na quinta-feira, em Paraty, no litoral do Rio.

Antes mesmo da declaração, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, dava sinais de que vai remeter os processos da Lava Jato a um dos atuais integrantes da Corte. O mais provável, na visão de fontes que integram o tribunal, é que um dos ministros da Segunda Turma do STF - responsável por analisar as ações da operação - seja escolhido por meio de sorteio para herdar a relatoria...

OPOSIÇÃO EXPLICA PORQUE VOTOU CONTRA PROJETOS DO EXECUTIVO PETROLINENSE

Em atenção à sociedade petrolinense, a Vereadora Cristina Costa (PT) e os Vereadores Gilmar Santos (PT) e Paulo Valgueiro (PMDB) apresentam a síntese dos motivos que os levaram a votar contrariamente aos sete Projetos de Lei de autoria do poder executivo, apreciados na Sessão Extraordinária ocorrida quinta-feira, 19 de janeiro.

Acerca do PL 002/2017, que dispõe sobre a organização básica da administração direta, cabe ressaltar uma melhora significativa em seu teor e redação, quando comparado ao PL 001/2017 que deu início à Reforma Administrativa, todavia, este segundo projeto também possui inconsistências que poderão acarretar males futuros à Administração Municipal...

Investimento de R$ 7 milhões da Codevasf garante água a 2,9 mil famílias no semiárido baiano

Quase três mil famílias rurais que vivem e produzem em áreas do Norte baiano castigadas pela estiagem prolongada estão tendo acesso a água graças a um investimento de R$ 7 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. Do total de 290 poços tubulares e cristalinos que haviam sido previstos para serem instalados na região, 123 foram concluídos até o final de 2016 e 167 serão implantados este ano. Cada poço possui um reservatório individual com capacidade para 10 mil litros, e cada reservatório é dotado de três torneiras e um bebedouro para animais.

As estruturas vão atender, no total, a 24 municípios do Norte baiano, região do Submédio São Francisco. Os recursos que viabilizam a ação são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares, e também do Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. "A importância de um poço é grande porque quando você não tem água praticamente de jeito nenhum, fica dependente de carros-pipa. A água quando chega talvez seja a maior riqueza que pode acontecer na vida do homem da Caatinga, do Semiárido", afirma José Carlos Santana Silva, presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA), no município de Curaçá. "Com o poço, a gente passou a ter mais disponibilidade de água. Antes a gente tinha que comprar em carro-pipa ou então aguardar as chuvas, e se perdia muito tempo no deslocamento com animais pegando a água – até mesmo no lombo da gente. Agora a água está mais próxima, então eu digo a você que a água aqui é tudo", acrescenta Silva.

Alguns dos poços revelam alta capacidade de fornecimento de água – caso daquele instalado na região do Talhadinho, município de Glória, que revelou potencial de vazão estimada em 40 mil litros. "Esta ação é um marco, pois pela primeira vez executamos serviços de perfuração e instalação de poços em região de sedimento, cujos custos são elevados", observa o técnico da Codevasf Antônio Virgolino, que acompanhou as obras. "Os resultados, porém, são bem mais favoráveis do os da região de cristalino, onde frequentemente há poços secos, com pouca água ou com água salobra", explica. A ação em Glória contou com a parceria da prefeitura municipal, que disponibilizou máquinas motoniveladoras, retroescavedeira, trator de esteira e equipamentos que facilitaram o acesso ao local da perfuração, no qual o terreno é arenoso e de difícil mobilidade, segundo informou o técnico da Codevasf.

As comunidades rurais beneficiadas com a ação estão situadas nos municípios de Glória, Jaguarari, Morro do Chapéu, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Juazeiro, Curaçá, Uauá, Miguel Calmon, Campo Formoso, Mirangaba, Jacobina, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Abaré, Chorrochó, Jeremoabo, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Umburana, Sento-Sé e Várzea Nova. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, ressaltou a importância da ação. "Essa é uma das nossas principais missões: levar água para quem precisa, independente do lugar ou da dificuldade para alcançar esse precioso líquido", reforça.

Sedimentares e Cristalinos

Os poços perfurados e instalados pela Codevasf no semiárido são uma tecnologia de convivência com a seca que se divide em dois tipos: poços sedimentares e cristalinos. Os sedimentares são perfurados nos locais que possuem manchas de sedimentos (arenito, calcário), escavados a profundidades que podem variar de 100 a 200 metros, e fornecem grandes volumes de água oriunda do lençol freático. A captação da água é feita por meio de motobombas de alta potência.

O poço tubular em áreas cristalinas é perfurado e instalado em regiões de subsolo rochoso, entre 50 a 80 metros de profundidade, e a água é captada das fendas nas rochas, onde se acumula água. O volume é menor, e a captação é feita por catavento ou por bomba submersa. A perfuração e instalação de poços oferecem alívio para a população que vive e produz em áreas onde a falta de água é agravada pela seca prolongada. ..

Artigo - Vinte (20) dias do novo Governo de Sento-Sé, já mostra melhorias importantes!

Já no primeiro mês de 2017, a população sentoseense têm melhorias concretas e pontuais, promovidas pela atual Gestão Pública Municipal: a Autarquia Municipal SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto está servindo na sede e no grande povoado Riacho dos Paes uma água tratada - de melhor qualidade; a nova Casa de Apoio em Salvador tem uma estrutura física, mobília e alimentação de boa qualidade; no Sistema de Saúde Pública Municipal - Hospital Municipal Dr. Heitor Sento-Sé já funciona com padrão de higiene, medicação básica, e alguns médicos, o setor da medicação básica para quem controla diabete e pressão e os Programas Preventivos já mostram uma melhora acentuada. A Educação já decretou a abertura do período de matricula da Rede Municipal - a Jornada Pedagógica já tem data, programação e tema com aspecto de avanço; o recadastramento dos Servidores Públicos (concursados) recebe elogio de pessoas que entende do assunto e tratam as coisas de forma séria e coerente. A “Faxina da Casa” como disse a prefeita na sua campanha eleitoral, melhorou o visual urbano, apesar de ainda não ter terminado; os serviços internos já têm melhor formatação técnica e institucional; e a avaliação popular, nesse instante, é visivelmente positiva.

Faço essas afirmações resumindo os bons resultados de um início promissor de um Governo que a sociedade acredita bastante e por ela mesma, a sociedade, ter apostando-a já na ultima Eleição Municipal de 02 de outubro 2016!... Também, com base nas informações da Ciência Social, no estudo do Sistema Político tradicional e suas mazelas, no crédito que conquistei nos Meios de Comunicação, por nunca dar o direito, de ser desmentido por qualquer coisa que, historicamente o informei e pelo compromisso comprovado com à absoluta verdade em tudo que afirmei...

CDL e Sindilojas contra a desativação da Agência do BNB de Petrolina

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) assumem posição contrária ao anúncio de desativação da Agência do Banco do Nordeste, localizada à Avenida Tobias Barreto, em Petrolina, Pernambuco.

O Banco do Nordeste do Brasil S. A. é uma das instituições mais importantes do país, o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, que atua como Banco de Desenvolvimento da Região Nordeste, reconhecido pela sua capacidade de promover a competitividade das empresas da Região...

Senador Armando recebe prefeitos e promete destravar obras hídricas para municípios do Sertão

Um grupo de prefeitos e vices de municípios do Sertão pernambucano solicitou, nesta sexta-feira (20), a ajuda do senador Armando Monteiro (PTB) para retomar obras hídricas que estão paralisadas na região. Os gestores pediram apoio para, junto aos ministérios, em Brasília, destravar o andamento das benfeitorias, de modo a levar mais água para a população sertaneja o mais breve possível. Armando propôs fazer um levantamento das obras que estão atrasadas e buscar soluções junto ao governo federal. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Augusto César (PTB).

Segundo o senador Armando Monteiro, o encontro serviu para definir diretrizes que vão orientar a articulação com o governo federal e também para informar adequadamente as emendas e captação de recursos para os municípios. "Fizemos uma ação cooperativa, que vai se traduzir em conquistas para os municípios", afirmou o líder petebista...

Farmacêutico do HU-Univasf alerta sobre os riscos da automedicação

A automedicação é um hábito bastante comum entre os brasileiros. Dores de cabeça, febre, entre outros problemas, são tratados com doses de “remedinhos” indicados por parentes ou amigos sem qualquer orientação médica. O que pouca gente sabe é dos riscos que essa prática pode trazer à saúde.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz, os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. No Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), a maior parte dos casos de intoxicação é causada por medicamentos ou envenenamento por produtos químicos...

Nunca se investiu tanto em Salvador como nos governos liderados pelo PT, avalia Galo

Nunca se investiu tanto em mobilidade urbana em Salvador, com eficiência, agilidade e qualidade, como nos governos liderados pelo PT, nas gestões do então governador Jaques Wagner e continuada pelo governador Rui Costa. A avaliação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), que celebrou a primeira viagem da linha 2 do metrô entre as estações Rodoviária e Pituaçu, na manhã desta sexta-feira (20).  "Além de avenidas e viadutos, o metrô é prova do nosso compromisso em contribuir com a melhora na qualidade da mobilidade urbana da capital do nosso estado, oferecendo um transporte eficiente e de qualidade aos trabalhadores baianos", comemorou Galo, ao recordar também dos investimentos feitos pelo Governo do Estado no Complexo Viário 2 de Julho, no Aeroporto, da Via Expressa, na nova CIA-Aeroporto e da requalificação das Avenidas Pinto de Aguiar e Orlando Gomes, além da construção das Linhas Azul e Vermelha, que vão ligar o Subúrbio Ferroviário à Orla Atlântica da capital. Galo também destacou os investimentos feitos na saúde, com a construção do Hospital do Subúrbio, do novo HGE 2 e do Hospital da Mulher. "Parabéns governador, Rui Costa, que, com muita competência e eficiência, lidera todo esse trabalho em benefício dos baianos", enfatizou o parlamentar ao lembrar que com o avanço da obra "logo, logo o metrô estará em Lauro de Freitas". ..

Univasf oferta duas vagas para estagiário da área de Administração

A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está ofertando duas vagas para estagiário na área de Administração. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 30 de janeiro. Podem participar do processo seletivo estudantes regularmente matriculados entre o 2º e 6º períodos do curso de Administração, de instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

O estagiário receberá bolsa mensal no valor de R$364,00 e auxílio transporte de R$132,00. Entre os requisitos para seleção estão: capacidade de redação e de comunicação oral; conhecimentos e facilidade com computação em sistemas como editores de texto e planilhas, Internet e facilidade para o trabalho em equipe multidisciplinar. 

Os documentos necessários para a inscrição são o Requerimento de Inscrição, histórico escolar original, declaração de vínculo ou declaração de matrícula com informação do semestre e horário de aula, e o currículo atualizado. Todos os documentos citados devem ser entregues no setor de atendimento da SGP, localizado no campus Petrolina Centro, no período das 8h às 11h ou das 14h às 17h. 

O processo seletivo será composto por análise curricular e entrevistas, realizadas nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, respectivamente. O resultado final será divulgado no dia 2 de fevereiro e o início das atividades, a partir do dia 16. Mais informações podem ser consultadas no Edital Nº 1/2017.  ..

Agnaldo Meira participa de entrega de habitações no povoado de Campos

O vereador Agnaldo Meira (PC do B), participou, nesta sexta-feira (20), de mais uma inauguração do programa Toda Sexta-Feira Tem Obras, do governo Municipal de Juazeiro. Dessa vez, a população do povoado de Campos, distrito de Maniçoba foi contemplada com a entrega de 40 moradias do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que consiste em possibilitar ao pequeno agricultor, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais, o acesso a uma moradia digna no campo.

O encontro contou ainda com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Juazeiro (STRJ), Emerson José da Silva (Mitú), do presidente do Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (IDESA), Washington Serafim, do Deputado Estadual Zó, da Secretária da Agência de Economia, Agricultura e Pecuária, Maraísa Carvalho que representou o prefeito Paulo Bomfim, do presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri, e demais parlamentares da casa...

Brasil perde 1,3 milhão de vagas de emprego formal em 2016, diz Caged

O país perdeu 462.366 vagas de emprego formal em dezembro de 2016, uma variação negativa de 1,19% em relação ao mês de novembro do mesmo ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho. No acumulado de 2016, foram eliminados 1.321.994 postos de trabalho no Brasil, diminuindo o estoque de vagas formais em 3,33%.

Foram registradas 869.439 admissões e 1.331.805 desligamentos no período. O resultado mantém a tendência de mais demissões que contratações no mercado de trabalho brasileiro. A queda no estoque de emprego nas cinco regiões foi 22,4% menor que a observada no mesmo período de 2015. A série histórica do Caged mostra que entre 2002 e 2016 ocorreram resultados negativos no estoque de vagas formais apenas em 2015 e 2016. A maior geração de empregos no período foi em 2010, quando 2.223.597 postos de trabalho foram criados. Os anos seguintes apresentaram resultados positivos, mas decrescentes...