Foram encontrados 88 registros para a palavra: amarela

CSTT entrega rosas amarelas em homenagens às mães

Nesta sexta-feira (12) a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) esteve no calçadão da Conselheiro Saraiva distribuindo rosas amarelas em homenagem ao Dia das Mães. Essa ação faz parte da programação da Campanha do Maio Amarelo em Juazeiro. Maria Aparecida Pereira Silva estava passando com sua filha e ficou muito feliz ao receber a rosa amarela. “Sempre passamos por esse calçadão com tanta pressa, e hoje fui surpreendida com uma rosa. Muito bonita essa ação. Faz a gente parar e refletir sobre a importância de darmos valor a vida”.

“Resolvemos fazer essa homenagem às mães por serem as responsáveis pela educação dos filhos. E é justamente a educação que torna o trânsito mais seguro. As rosas são amarelas por que essa é a cor que representa atenção no trânsito”, salientou o gerente de educação para o trânsito, Marcos Passos...

Hemoba vacina candidatos à doação de sangue contra febre amarela

(Foto: Camila Souza/GOVBA)

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. E a partir desta segunda-feira (8), quem doar sangue no Hemocentro Coordenador da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), na ladeira do HGE, em Salvador, também será vacinado contra a febre amarela. A estratégia da Hemoba é vacinar os candidatos logo após a realização da doação de sangue. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, ela fica impedida de doar sangue por quatro semanas. “A gente busca, assim, dar um conforto para o doador e reforçar o nosso banco de sangue”, explica o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques. ..

Macacos do Zoológico não oferecem risco relacionado à febre amarela

Cerca de 200 primatas, de diferentes espécies, vivem no Parque Zoobotânico de Salvador, localizado no bairro de Ondina. Apesar das dúvidas e apreensão de baianos e turistas, eles não oferecem risco à população de infecção por febre amarela. A coordenação do parque, que é ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), tem recebido ligações e perguntas de visitantes e esclarece que não há motivo para medo desses animais nem para agressões a outros macacos que vivem na natureza.

"Os primatas são hospedeiros assim como nós, humanos. Mesmo que um macaco esteja doente, ele não é capaz de fazer a transmissão direta ao homem", explica o coordenador e médico veterinário do Zoo de Salvador, Vinícius Dantas. O veterinário acrescenta que, "na verdade, a morte deles [primatas] serve como um alerta para a vigilância sanitária saber da presença do vírus e do risco da doença chegar aos humanos, mas não através do macaco. Temos que tratar esses animais como parceiros e não como vilões"...

Bahia: Estado intensifica ações de controle do vírus da febre amarela

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Secretaria da Saúde de Salvador intensificaram as ações de controle do vírus da febre amarela na capital baiana. Cerca de 400 mil doses extras da vacina foram liberadas nesta quarta-feira (29), a fim de imunizar os indivíduos que não possuem duas doses registradas no cartão de vacinação.

Devido à confirmação de casos de febre amarela em quatro macacos, nos bairros da Vila Laura, Paripe e Itaigara, em Salvador, detectados precocemente pela vigilância epidemiológica estadual e municipal, o processo de vacinação foi intensificado. No total, serão disponibilizadas 2 milhões de doses para atingir a cobertura vacinal de 100% da população que ainda não está imunizada. Considerando que quem tomou uma dose da vacina nos últimos 10 anos encontra-se imunizado contra a doença...

Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia debate a febre amarela

Atento ao crescimento dos casos suspeitos da febre amarela na Bahia, o deputado Alex da Piatã (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, promove no colegiado uma audiência pública que visa debater as ações que vem sendo tomadas para prevenção e combate da doença. O evento acontece na sala das comissões, na terça-feira (7), a partir das 10h.

Além dos deputados que compõe o colegiado, a secretaria da Saúde da Bahia enviará representante da diretoria da Vigilância Epidemiológica vinculada à pasta. "A comissão sempre está atenta a tudo que acontece no Estado, principalmente para que possamos debatermos temas recentes e apresentarmos, de alguma forma, a nossa contribuição como legisladores", disse Alex...

Conta de luz terá bandeira amarela em março, com extra de R$ 2 a cada 100 kWh

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em março será amarela, ou seja, com cobrança extra de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira amarela é ativada quando é preciso acionar mais usinas termelétricas, por causa da falta de chuvas. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas no mês de março ficou abaixo da expectativa anterior, o que levou a indicação de maior geração termelétrica como medida para preservar os níveis de armazenamento e garantir o atendimento à carga do sistema.

Desde dezembro, a bandeira tarifária estava verde, sem custo extra para os consumidores. Na semana passada, a Aneel aprovou os novos valores para as bandeiras neste ano...

ÁGUA COM A COR AMARELADA PREOCUPA MORADORES DO RESIDENCIAL PRAIA DO RODEADOURO

Depois da chuva esta semana o calor voltou com força em Juazeiro. Para piorar a situação dos munícipes a água que está sendo ofertada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) se apresenta com uma cor amarelada no Residencial Praia do Rodeadouro, bem como em outras comunidades. Veja a mensagem do leitor Leandson Aciole:

“Geraldo, olha a cor da água quando tem aqui no Residencial Praia do Rodeadouro. Está difícil até para tomar banho porque os cabelos ficam duros com o barro. Tá ruim viu amigo! E ainda vão fica com o lixo para administrar imagina em que vai dar”...

Minas Gerais confirma 83 mortes por febre amarela

Em novo boletim epidemiológico divulgado ontem (21), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou que 83 pessoas já morreram em decorrência de complicações da febre amarela. Mais 173 mortes ainda estão sendo investigadas. O atual surto da doença é o maior no Brasil desde 1980, quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar dados da série histórica. Até então, o ano com o quadro mais grave havia sido 2000, quando 40 vítimas da doença morreram.

Os dados da SES-MG mostram que o estado já contabiliza 1.027 notificações de febre amarela. Destas, 234 foram confirmadas, 57 foram descartadas e as demais continuam sob análise...

Comunidade científica alerta para mortandade de macacos por causa da febre amarela

Representantes da comunidade científica brasileira, ligados à área da conservação dos primatas, expediram nota à imprensa alertando para um desastre ambiental "gravíssimo" que ocorre neste momento: a mortandade sem precedentes na história do país de macacos da Mata Atlântica em função do vírus da febre amarela.

Na nota, os especialistas mostram-se preocupados, não só com a dimensão das mortes de animais, mas, também, com a disseminação de "informações equivocadas", que dão a entender que os macacos são responsáveis pela "existência do vírus" e "por sua transmissão aos humanos"...

Rio Grande do Norte registra 1º caso suspeito de febre amarela; Bahia notifica três novos casos

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte registrou o primeiro caso suspeito de febre amarela. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (15) foram confirmados 243 casos da doença em todo o país. No total, foram registrados 1.236 casos suspeitos, sendo que 885 permanecem em investigação e 108 foram descartados. Em uma semana, foram notificados três novos casos na Bahia, que soma 14 notificações em oito municípios: 12 em investigação e dois descartadas. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Norte também continuam com casos investigados. Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos de febre amarela, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificações. No total, 12,5 milhões de doses extras foram enviadas para cinco estados: Minas Gerais (5,5 milhões), Espírito Santo (2,5 milhões), São Paulo (2,7 milhões), Bahia (900 mil) e Rio de Janeiro (850 mil). O quantitativo é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados...

Univasf: Vacinação contra febre amarela é recomendada na região do Campus Serra da Capivara

Este ano, diversos casos de febre amarela já foram notificados no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Há também registros de casos ainda considerados suspeitos nestes estados, na Bahia e em Tocantins, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Entre as cidades onde estão localizados os campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a única a ter recomendação de vacinação por parte do MS é São Raimundo Nonato (PI), onde está situado o Campus Serra da Capivara. O Ministério recomenda a vacinação para a população local e para visitantes que se dirijam àquela área. 

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Univasf orienta a comunidade universitária residente em São Raimundo Nonato e os servidores da instituição que irão se deslocar para esse campus a tomar a vacina, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de saúde municipais. O Siass lançou um informativo com orientações aos servidores da instituição sobre a febre amarela, disponível no link abaixo. 

Para as pessoas que irão se deslocar para cidades com recomendação de vacinação o MS orienta que o viajante procure se imunizar com antecedência de dez dias em relação à data da viagem, caso seja a primeira vacinação. Esse prazo não se aplica à vacinação de reforço, que deve acontecer dez anos após a primeira dose. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. O professor do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rodrigo Videres, esclarece que não há motivos para pânico. 

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. E todos os casos que foram confirmados são no ciclo rural, através da febre amarela silvestre, em fazendas e matas. “Em cidades, não há riscos. Não há necessidade de correr para se vacinar. Esta vacina como todas as outras pode acarretar efeitos colaterais”, diz o médico infectologista. 

Sintomas - Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e na área branca dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. “É uma doença grave, com nível de mortalidade muito grande. O paciente não pode ficar em casa se automedicando. Assim que surgirem possíveis sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde”, frisa Rodrigo Videres. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença podem morrer. O MS lançou um site com informações sobre a febre amarela, orientações à população relativas a sintomas, áreas de risco e como proceder em casos de suspeita da doença, além de perguntas mais frequentes para esclarecer as possíveis dúvidas da população.  ..

Sobe para onze o número de casos suspeitos de febre amarela na Bahia

Dois novos municípios baianos registraram casos suspeitos de febre amarela, subindo para onze o número de notificações. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), um caso foi registrado em Itamaraju e outro em Nova Viçosa, no Sul do estado. Além desses, um novo foi caso foi registrado em Teixeira de Freitas. 

Até esta segunda-feira (6), foram notificados casos em cinco municípios: um em Itiúba, quatro em Coribe, um em Itamaraju, um em Nova Viçosa, um em Mucuri e três em Teixeira de Freitas. No entanto, um dos casos de Teixeira de Freitas e o de Mucuri foram descartados laboratorialmente. Os exames deram positivos para chikungunya. Os outros nove casos permanecem em investigação. Os casos notificados em Coribe e em Itiúba foram de pacientes moradores da zona rural...

Vacinação contra febre amarela tem início em Sento-Sé

Em Sento-Sé, no Norte da Bahia, iniciou nesta quarta-feira (01), a vacinação contra a febre amarela nos distritos do município. Foram destinadas 500 doses para a vacinação dos primeiros locais, o distrito de Piri, seguido do Piçarrão. Mais doses serão disponibilizadas para o restante da população do interior.

De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Rezende, por recomendação da Secretaria de Saúde do Estado, 45 municípios da Bahia será imunizado 100% do público alvo para campanha de febre amarela. "Sento-Sé está entre os municípios que receberam tal recomendação. Com o intuito de prevenir um futuro problema para população estaremos intensificando a vacinação em todo município, principalmente no interior, já que a febre amarela é de ciclo silvestre. É importante frisar que não existe alarme, que é uma medida preventiva", afirmou...

Município e Estado reforçam que Juazeiro não é zona endêmica de febre amarela

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, juntamente com o Núcleo Regional Norte de Saúde (NRNS), informam que, apesar da notificação de três casos suspeitos de febre amarela em Teixeira de Freitas, cidade localizada no sul do estado, Juazeiro não está entre os 68 municípios baianos que foram considerados zona endêmica pelo Ministério da Saúde. Por esse motivo, a vacinação continua acontecendo apenas como parte do calendário normal de vacinação.

Segundo o secretário de saúde, Plínio Amorim, não há motivos para a população se preocupar. “Juazeiro não é zona endêmica, por isto, devem realizar a vacina aqueles que se enquadram na faixa etária ou os que vão viajar para os municípios de risco. Estamos atentos a qualquer sinal de risco para, se necessário, adotarmos as medidas cabíveis, intensificando a vacinação”, explica...

Juazeiro continua imune a febre amarela

A Bahia está entre os estados brasileiros em que foram registrados casos da febre amarela. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), em nota enviada ao Blog Geraldo José, em 2017, até a última sexta-feira (27), foram notificados 07 casos suspeitos de Febre Amarela em pessoas residentes em três municípios do estado da Bahia (6 estão em investigação e 1 foi descartado por laboratório).  Os casos suspeitos ocorreram em Teixeira de Freitas (2), Coribe (4) e Itiúba (1). 

Na região Norte do Estado as cidades de Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso integram o área de risco permanente para transmissão da febre amarela silvestre. A SESAB informou ao Blog Geraldo José que 15 mil doses da vacina foram enviadas para prevenir a doença na região Norte...

Não há casos suspeitos, nem confirmados de Febre Amarela em Casa Nova: informa Secretaria de Saúde do Município.

Considerando o risco de ocorrência de casos de Febre Amarela Silvestre e/ou Urbana, bem como as notas informativas nº 02 e 03, repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova-BA informa que não há, até o presente momento, casos humanos suspeitos ou confirmados de Febre Amarela na cidade. A secretaria informa ainda que as ações têm sido as descritas a seguir:

Sensibilização das equipes de saúde da atenção básica e hospitalar para notificação imediata de casos suspeitos de febre amarela;..

Procura por vacina contra febre amarela aumenta em Petrolina

Depois que surgiram as primeiras notícias do surto de febre amarela no estado de Minas Gerais, os moradores de Petrolina, passaram a procurar pelas vacinas nos postos de saúde do município. O medo de que a doença se espalhe para outras regiões do país aumentou a busca pela imunização.

De acordo com a diretora técnica de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, Ana Carolina Freire, o município recebeu do Ministério da Saúde neste mês de janeiro cerca de 530 doses da vacina, número suficiente para atender o calendário vacinal e delas já foram aplicadas em torno de 430 doses. “Antes a procura era muito pequena, mas agora as pessoas estão procurando muito pelo surto em Minas. Porém é importante lembrar que não tivemos notificação da doença em Petrolina ou mesmo em Pernambuco”, destacou a diretora técnica de saúde...

Governo e municípios discutem estratégias de controle da febre amarela na Bahia

Prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios baianos, localizados nas regiões oeste, sudoeste e extremo sul, se reuniram nesta terça-feira (24), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para discutir estratégias de prevenção e controle da febre amarela. A reunião foi convocada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com foco nas 67 cidades que já intensificaram a vacinação contra a doença por conta da proximidade com estados que registraram casos recentes de febre amarela.

O encontro foi coordenado pelo secretário estadual da saúde, Fabio Vilas-Boas, que destacou a importância do empenho coletivo para proteger a Bahia da doença. "Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Governo do Estado está trabalhando com todos os municípios que já tinham recomendação histórica de vacinação. Por uma conclusão nossa, do risco aumentado que há devido ao fluxo migratório nessa época do ano, inclusive de mineiros, nós solicitamos autorização para que fosse feita uma extensão dessa vacinação para os municípios do extremo sul. É fundamental se criar um cinturão de proteção vacinal", afirma Vilas-Boas. ..

Bahia: Estratégia de controle da febre amarela será discutida com prefeitos

Desde a semana passada, 67 municípios do oeste, sudoeste e extremo sul baiano intensificaram a vacinação contra a febre amarela. A recomendação para imunizar 100% da população foi emitida pela Vigilância Epidemiológica do Estado, que levou em conta a situação da doença no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia.

Para reforçar e debater estratégias para controle da febre amarela e para imunização de toda a população desses 67 municípios, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde se reunirão com prefeitos e secretários municipais de saúde. O encontro acontece nesta terça-feira (24), a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Dos 67 municípios, 45 estão localizados na área de risco para transmissão da febre amarela silvestre. São eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley e Xique-Xique.

Os demais 22 apresentam grande circulação de pessoas vindas do estado de Minas Gerais. São eles: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista. ..

Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirma morte de 23 pessoas por febre amarela

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais confirmou a morte de 23 pessoas por febre amarela nesta quinta-feira (19). O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said, informou que esse é o maior surto já registrado no Estado. De acordo com o G1, a secretaria relatou a existência de 206 casos notificados da doença. Destes, 34 foram confirmados. As 23 mortes ocorreram nos municípios de Ladainha (7), Ipanema (3), Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (1), São Sebastião do Maranhão (2), Itambacuri (2), Frei Gaspar (1), Poté (1), Setubinha (1) e Teófilo Otoni (1). "Com base nessa informação e nas investigações de prontuário e de outras informações laboratoriais, foi realizada uma revisão em todos os 206 casos que foram publicados até a data de ontem (18)", afirmou Said. O subsecretário explicou ainda que nenhum dos casos notificados foi descartado e 172 estão sob investigação. Ele ressalta que os números divulgados nesta quinta-feira (19) superam o surto ocorrido entre 1999 e 2000, na cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste. "A partir do momento em que esses dados são registrados no sistema, é o maior surto de febre amarela em Minas Gerais", destacou. Diante desse quadro, Said afirmou que vai pedir apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para combater a febre amarela. ..