RedeGN - Imprimir Matéria

Hemoba vacina candidatos à doação de sangue contra febre amarela

08 de May / 2017 às 12h30 | Variadas

(Foto: Camila Souza/GOVBA)

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. E a partir desta segunda-feira (8), quem doar sangue no Hemocentro Coordenador da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), na ladeira do HGE, em Salvador, também será vacinado contra a febre amarela. A estratégia da Hemoba é vacinar os candidatos logo após a realização da doação de sangue. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, ela fica impedida de doar sangue por quatro semanas. “A gente busca, assim, dar um conforto para o doador e reforçar o nosso banco de sangue”, explica o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques. 

O diretor acrescenta que o inverno é um período chuvoso, sujeito a acidentes e doenças, tornando necessário o aumento do estoque nos bancos de sangue do estado. “Tem também a dificuldade de transporte, por causa da chuva, reduzindo o número de doadores. Então, é importante reforçar a campanha nessa época”. Para receber a imunização, o candidato deve passar pela triagem clínica da doação de sangue, além de apresentar documento oficial com foto, cartão de vacinação e cartão do SUS. A expectativa da Hemoba é imunizar 200 candidatos por dia durante a campanha, que vai até 12 de maio. 

O cadastro para a imunização será encerrado assim que a capacidade máxima de atendimento diário for atingida. Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69. Menores de 18 devem estar acompanhados dos responsáveis. O Hemocentro Coordenador atende das 7h30 às 18h30. 

Hemóveis 

Além de postos espalhados pela Bahia, a Fundação Hemoba mantém nesta semana dois Hemóveis - ônibus adaptados que fazem a coleta de sangue de maneira itinerante - nos shoppings Salvador e da Bahia, em uma das regiões mais movimentadas da capital. Na próxima semana, um Hemóvel continua no Shopping Salvador e o outro atenderá a população de Cruz das Almas. Nesta sexta-feira (5), o funcionário público Carlos Alberto Miranda, 50 anos, realizou a doação no Salvador Shopping. “Eu já doei mais de cinco vezes; a última foi em fevereiro. Eu gosto de ajudar, não faz mal e não custa nada”, afirmou. Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação Hemoba.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.