Foram encontrados 65 registros para a palavra: centro de cultura joão gilberto

Artistas se reúnem para defender a permanência do coordenador do centro de cultura João Gilberto

 
Após a informação da possível substituição da coordenação do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, artistas da região das áreas de teatro, música, áudio visual, artes visuais, manifestação popular e produtores culturais, se reuniram ontem (25), para reivindicar a permanência de João Leopoldo Viana Vargas, que está na coordenação da Casa há mais de 5 anos.

Segundo o ator, Nilton Miranda, mais conhecido como o palhaço Morróia, o centro de cultura nunca foi tão democrático. “Hoje nós temos o Centro de Cultura extremamente dinamizado e democrático, com a participação dos artistas, sendo o segundo em arrecadação, entre os 17 espaços culturais do estado da Bahia. O nosso medo é que ele volte a ser um elefante branco, como aconteceu em outras épocas. A cultura do território do Sertão do São Francisco teve um avanço muito grande após essa gestão. Isso sem falar na mudança no espaço, com intervenções culturais nos muros e paredes do prédio. Em termos de estrutura nós evoluímos muito, novos equipamentos adquiridos desde linóleo a equipamentos de sonorização, iluminação e salas climatizadas. Periodicamente são realizados mutirões para conservar o espaço limpo. Então, não aceitamos a substituição sem uma justificativa plausível, apenas por interesse politico. Só aceitaremos uma substituição se essa acontecer por eleições diretas. Estamos cansados de engolir as demandas sempre de cima pra baixo”.  
 
Já para o ator e diretor de teatro, Mauricio Fabio, o centro de cultura nunca recebeu tantos cursos e formações nas áreas artísticas e de elaboração de projetos. “Há muito tempo não acontecia no espaço tantos cursos de qualificação em artes e criação de projetos para concorrer aos editais, essa gestão se preocupa, divulga e incentiva a participação nas oficinas e nos editais, não só no meio artístico mas o publico em geral”.

Na reunião, algumas ações foram programadas, entre elas, um abaixo assinado, que será entregue ao secretário de cultura da Bahia, Jorge Portugal, e ao diretor de espaços culturais, Romualdo Lisboa. No documento, os artistas afirmam que o atual coordenador mantém relações de parceria, cordialidade e respeito com a classe.  Uma campanha também será lançada hoje na internet com vídeos de até 15 segundos com a #ficajoãonojoão.
..

Clube da Bossa traz Fabiana Santiago nesta quarta (06)

A edição desta quarta (06) do Clube da Bossa traz uma voz feminina: Fabiana Santiago. Nascida em Barueri - SP, Fabiana Santiago é uma das grandes revelações da música vocal nos últimos anos em Pernambuco. Uma apaixonada pela musicalidade local que traz a música no sangue herdada de seu avô.

O Clube da Bossa é um dos nove projetos aprovado no edital de Dinamização em Espaços Culturais - Agitação Cultural, realizado pelo Governo do Estado através da SECULT, para o primeiro semestre de 2016. Os encontros acontecem toda quarta-feira, a partir das 19h30, com apresentações semanais gratuitas de música, permeadas de histórias, casos e curiosidades da Bossa Nova...

Nilton Freitas participa do Clube da Bossa desta quarta (23)

Os amantes da boa música, do Vale do São Francisco, têm uma boa opção para esta quarta-feira (23): O Clube da Bossa, que traz como convidado o cantor e compositor Nilton Freitas. Nilton Freitas – Natural de Uauá-BA, é cantor, compositor, arranjador e produtor cultural. Ganhador de significativos prêmios tem seis CD's gravados que alcança variadas vertentes da MPB como o Xote, Baião, Cantoria, Ciranda, Balada e Pop Rock, alem, de mostrar sua principal qualidade, a versatilidade. Com a grande experiência aprendida na vivência de barzinho, Nilton encanta desde o apreciador do legítimo Pé de Serra ao fã das bossas mais refinadas. ..

PROJETO INOVADOR PARA INTERESSADOS EM CRIAÇÃO MUSICAL NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO, EM JUAZEIRO, COM DURAÇÃO DE 4 MESES

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS NO LOCAL ATÉ O DIA 1º DE MARÇO, DATA EM QUE COMEÇAM AS SESSÕES CRIATIVAS.

Conduzido pelos músicos e produtores culturais Celso de Carvalho (Festival Internacional da Sanfona, Umbuzada Sonora, musicaMUNDI, Jam no João e Clube da Bossa) e Wagner Miranda (Matingueiros, Outrio e Jam no João) e pela artista plástica e bailarina Gícia Mazda (Matingueiros), o e-LABoraSONS é apoiado financeiramente pelo Governo da Bahia, através do edital Agitação Cultural. É um Laboratório Criativo, voltado para o desenvolvimento experimental de músicas com a gravação de fonogramas de base eletrônica e acústica, incluindo a construção de instrumentos musicais artesanais e não convencionais...

É hoje a estreia do programa Abertura Cultural no centro de Cultura João Gilberto

Os artistas Raimundinho do Acordeon, Manuca Almeida e Iehoshua Iahueh (SHUÁ) farão a estreia do programa Abertura Cultural nesta quinta-feira (18) no Centro de Cultura João Gilberto. O projeto, que conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através do edital de dinamização de espaços culturais, terá uma série de vinte programas, realizados de fevereiro a junho, às quintas-feiras, a partir das 19h. É importante frisar que o evento é gratuito.

“O programa foi pensado para dá mais notoriedade aos artistas que estão iniciando. Os nossos artistas tem umas peculiaridades que nós não conhecemos. Vamos abordar questões como qual a inspiração que eles tem, qual a consciência no meio artístico e também proporcionar um momento de reflexão sobre a cultura no nosso território. É um programa informativo e de entretenimento. Dança e poesia também farão parte do programa”, ressaltou o proponente do projeto, Alex Moreira, durante entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (17)...