PROJETO INOVADOR PARA INTERESSADOS EM CRIAÇÃO MUSICAL NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO, EM JUAZEIRO, COM DURAÇÃO DE 4 MESES

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS NO LOCAL ATÉ O DIA 1º DE MARÇO, DATA EM QUE COMEÇAM AS SESSÕES CRIATIVAS.

Conduzido pelos músicos e produtores culturais Celso de Carvalho (Festival Internacional da Sanfona, Umbuzada Sonora, musicaMUNDI, Jam no João e Clube da Bossa) e Wagner Miranda (Matingueiros, Outrio e Jam no João) e pela artista plástica e bailarina Gícia Mazda (Matingueiros), o e-LABoraSONS é apoiado financeiramente pelo Governo da Bahia, através do edital Agitação Cultural. É um Laboratório Criativo, voltado para o desenvolvimento experimental de músicas com a gravação de fonogramas de base eletrônica e acústica, incluindo a construção de instrumentos musicais artesanais e não convencionais.

O PREÇO É SIMBÓLICO, APENAS R$ 40,00 (EQUIVALENTE A R$10,00 POR MÊS). O VALOR ARRECADADO SERÁ REVERTIDO EM MATERIAL DE CONSUMO DO PROCESSO CRIATIVO.

O projeto tem duração total de 4 meses, nas manhãs de terça-feira, das 9h às 11h40, com carga horária total de 40 horas. O conteúdo é voltado para músicos e artesãos interessados em fabricação manual de instrumentos musicais. O conteúdo está dividido em 4 Módulos mensais: “Raízes e Antenas”, “Tempos e Ritmos”, “Harmonia e Poesia” e “Misturando Tudo”. Durante os 3 primeiros meses, o grupo mergulha no mundo da música, sua história e fontes criativas, desenvolve timbres, melodias, batidas, letras e harmonias, gravando tudo. O quarto mês é dedicado a mesclar todos os conhecimentos adquiridos e a editar as peças musicais compostas pelo grupo, com mixagem do material final.

SÃO 50 VAGAS, PARA MÚSICOS E INTERESSADOS EM CRIAÇÃO MUSICAL.

Será uma divertida e produtiva produção conjunta que percorrerá o universo da criação musical desde o início d civilização humana até os tempos atuais:

As principais tradições musicais do planeta, a música ancestral brasileira e dos povos que formaram nossa nação em paralelo com a música global contemporânea. Os instrumentos antigos, como eram feitos, os instrumentos utilizados hoje e ontem em cada continente, em cada região brasileira. Os artefatos sonoros que são inventados e aperfeiçoados nos dias atuais. Os aspectos sociais e históricos da evolução dos ritmos. As tradições rítmicas e as vertentes contemporâneas. Música independente, música comercial, música acadêmica e o suporte eletrônico. Harmonia Oriental e Ocidental. Evolução das composições, arranjos e padrões harmônicos. Instrumentos Musicais Convencionais e Não convencionais. As plásticas sonoras de Smetak. Elementos de Harmonia Funcional. Letras musicais e Poesia. Padrões e Quebra de Padrões.

ESTE PROJETO FOI SELECIONADO PELO EDITAL AGITAÇÃO CULTURAL, DINAMIZAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS 2015, DA SECRETARIA DE CULTURA, GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, TERRA MÃE DO BRASIL.