Foram encontrados 665 registros para a palavra: CIENCIA

Conhecendo as formigas da caatinga será tema de palestra no Campus de Ciências Agrárias em Petrolina

Nesta sexta-feira (08), às 16h, o universo de um dos grupos mais números da entomofauna estará em pauta com a palestra ‘Conhecendo as formigas da Caatinga’ ministrada pelo professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Benoit Jean Bernard Jahyny, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) localizado no Campus de Ciências Agrárias, zona rural de Petrolina-PE.

Cientistas e estudiosos estimam números abundantes com relação a existência desse grupo na natureza: de 10 quatrilhões a 1 septilhão (um milhão de quatrilhões) de formigas no mundo. Segundo Benoit, na floresta tropical, as formigas estão em toda parte e não é possível posar o olho em um metro quadrado sem encontrar ao menos uma formiga. “Na região de Petrolina-Juazeiro (Pernambuco-Bahia), onde temos o bioma Caatinga, exclusivamente brasileiro, de clima semiárido e com vegetação arbustiva, as altas temperaturas durante o dia parecem não afetar algumas espécies, e é a noite que a fartura e a diversidade de formigas se revelam. Ao pôr do sol as operárias saem à procura de alimentos e voltam para o ninho antes dos primeiros raios do sol”, afirma...

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher promove roda de conversa com mulheres com deficiência

Uma roda de conversa realizada na manhã desta segunda-feira (04), no CIAM, fez parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A ação envolveu mulheres com deficiência e foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O objetivo dessa roda de conversa foi mostrar a importância do diálogo. “Infelizmente existe violência contra mulheres com deficiência, apesar de muitas vezes o assunto parecer invisível. Então precisamos discutir a garantia dos direitos dessas mulheres promovendo o empoderamento delas e a conscientização de toda a sociedade”, destacou Emanuela Mariano, presidente do Conselho...

Prefeitura de Juazeiro retifica edital de processo seletivo e abre vagas para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Juazeiro publicou na última sexta-feira (01/12), no Diário Oficial do Município, uma alteração nos editais n° 002 e 003/2017, que trata da abertura do processo seletivo público simplificado para atender às necessidades excepcionais de manutenção dos serviços essenciais do município. A alteração prevê a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência, desde que as atribuições da função sejam compatíveis com a deficiência. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 14 de dezembro, apenas para pessoas com deficiência.

“Por se tratar de um processo seletivo, o município não tem a obrigatoriedade de destinar um número de vagas para pessoas com deficiência, mesmo assim decidimos reservar esse percentual, tanto nas vagas que já são previstas no edital, como nas que surgirem durante o prazo de validade do certame”, conta a secretária de Gestão de Pessoas, Angelita Carvalho, lembrando que a seleção será feita por meio de avaliação curricular de títulos e experiência profissional...

Matriculas da Rede Municipal de Ensino para alunos com deficiência começam na quinta-feira (07)

As matriculas para alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro serão realizadas nos dias 07 e 08 de dezembro. A equipe da Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC iniciou os preparativos para o período das matriculas do ano letivo de 2018, que começam na próxima semana. O período para os alunos da casa será de 17 a 22 de dezembro, e para os alunos novatos de 03 a 19 de janeiro.

Os pais ou responsáveis devem comparecer até a unidade escolar de sua preferência, e apresentar duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Transferência/Histórico Escolar, Carteira de Vacinação, Cartão do SUS, Cartão Bolsa Família para alunos da Educação Infantil, e RG dos pais ou responsáveis, além do laudo médico, caso o aluno tenha algum tipo de deficiência. ..

I WORKSHOP SAÚDE DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA ACONTECE NA UNIVASf NESTE SÁBADO (25)

O  I Workshop Saúde da Criança com Deficiência promovido pelo Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acontece durante todo o dia de hoje, sábado (25). O evento tem o tema “Porque meu filho também é gente!” e irá discutir, com profissionais da educação e estudantes e profissionais da saúde, quais as melhores formas de se relacionar com crianças com deficiência. O Workshop será realizado das 8h30 às 18h, no Auditório da Biblioteca do Campus Sede da Univasf, localizado em Petrolina (PE). O I Workshop Saúde da Criança com Deficiência é promovido pelo NPSI, em parceria com o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf. Além do Grupo Raros, também apoia o evento a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. ..

População Negra representa 54% dos brasileiros em situação de vulnerabilidade as doenças crônicas

Para marcar o Dia da Consciência Negra, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília uma nova campanha publicitária voltada para a população negra. Com o slogan "O SUS está de braços abertos para a saúde da população negra”, a iniciativa visa a garantir o atendimento ético a pessoas pretas e pardas.

A população negra representa 54% dos brasileiros e detém indicadores que demostram situações de vulnerabilidade no que diz respeito às doenças crônicas e infecciosas, tais como a anemia falciforme, o diabetes mellitus (tipo 3), a hipertensão arterial e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase...

CONSCIÊNCIA NEGRA

..

Marcha e desfile foram destaques na programação do Novembro Negro

A I Marcha do Povo Negro de Juazeiro abriu as atividades que trouxeram momentos de reflexão e conscientização acerca das políticas públicas voltadas para o negro. Os grupos ‘Encrespa’ e ‘Quidé Falaê’ animaram a marcha com músicas representativas da cultura negra. “Essa marcha demonstra o esforço coletivo de diversas entidades que diariamente lutam pela afirmação do negro na sociedade. É momento de nos reunirmos e refletirmos sobre os avanços das políticas públicas voltadas para nós negros”, destacou o gerente de Cultura, Ramon Raniere.

Para a secretária Cida Gama, a marcha representa um marco de luta para o povo negro de Juazeiro, que hoje corresponde a 73% da população na cidade. “Somos agentes públicos e temos obrigação de lutar pelo direito do outro. Viemos para as ruas para mostrar que somos todos iguais e que o respeito será sempre o melhor caminho”, afirmou...

Consciência Negra será celebrada em Juazeiro com Marcha

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza nesta segunda-feira (20) a I Marcha do Povo Negro de Juazeiro. O evento  é uma parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O evento faz parte da programação do Novembro Negro e tem como tema “Respeita as pretas” e celebra o Dia da Consciência Negra.

O evento terá concentração na Praça Dedé Caxias, a partir 15h, participação do grupo Quidé e o apoio de diversas entidades representativas da população negra, universidades, sindicatos e associações. O encerramento será na Praça Santiago Maior com o desfile de modelos negros e negras. ..

XVI Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana

A XVI Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana é parte das atividades que a Comissão Organizadora e Rede Ègbè realizam no bairro, não somente no mês da Consciência Negra, novembro. O ano todo tem atividades: em outubro aconteceu a Noite da Beleza Negra e, dia 26 de novembro, a partir das 8:30hs, a juventude e população em geral se concentram em frente à Mansão do Caminho, na Avenida Ulisses Guimarães, 5000, Sussuarana, de onde partem em percurso que atravessa Sussuarana Velha e Novo Horizonte, chegando ao fim de linha de Sussuarana Nova por volta de 11:30hs onde é feito o encerramento com apresentações e abraço coletivo. 

Este evento é um marco na comunidade pois assinala um dia de luta mas também de comemoração, de acordo com os organizadores. É, ainda, o momento em que guerreiros e guerreiras vão às ruas para dizer e mostrar que estão vivos e para dar um salve às Dandaras e aos Zumbis que residem no bairro, bem como para demarcar um território conquistado com muita luta e muita persistência. A caminhada desperta a consciência para a necessidade de luta por direitos e por respeito, fortalece a auto-estima e estimula aos jovens a ocuparem o lugar de direito, a conquistar o poder e a exigirem tratamento igualitário do Estado...

Estudante de Ciências Biológicas da Univasf recebeu prêmio em congresso internacional de Genética

A estudante da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Ingrid Giovana Vieira, do curso de Ciências Biológicas, recebeu menção honrosa por um trabalho apresentado no Brazilian–International Congress of Genetics 2017. O evento, que aconteceu na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo, em setembro, reuniu, em sua 63ª edição, pesquisadores renomados no assunto em nível nacional e internacional. Seu objetivo foi divulgar e discutir temáticas atuais na área de Genética.

Ingrid apresentou o trabalho em formato de pôster na área de genética vegetal. Sua pesquisa consistiu em avaliar a ação tóxica das vagens de umburana de cheiro sobre células de cebola a fim de entender os efeitos adversos que o uso indiscriminado desta planta pode provocar. No Congresso, a estudante apresentou os resultados, segundo os quais o extrato de vagens de umburana causa alterações no ciclo celular e até danos no nível do DNA nos organismos testados...

Sabedoria antiga das benzedeiras une plantas medicinais, orações e fé

Plantas medicinais, orações e fé. Foi o que o Globo Rural mostrou na reportagem sobre benzedeiras e benzedores, feita no Paraná. Na casa onde as plantas medicinais se espalham até pela calçada, vive a benzedeira Agda de Andrade Cavalheiro. E de planta ela entende bem. “De planta eu entendo de tudo”, conta.

Com tanto conhecimento, Agda é famosa na cidade de Rebouças, no Paraná. Recebe sempre a visita de gente atrás de cura. Uma hora procuram plantas medicinais outra hora é um benzimento. Com um raminho de arruda e o terço na mão, Agda vai benzendo quem a procura...

Espaço Leitor: Igrejas do Rosário

A Igreja do Rosário, levantada e acabada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na cidade de Sousa, no alto sertão paraibano, foi temperada com o manancial de suor vertido por escravos e pelo banzo incomensurável de quem foi sequestrado dos seus. Enquanto a portentosa Matriz se eleva como um pontiagudo mausoléu, ela se encolhe solidária e permanece em contínuo aconchego.

A igreja dos mandatários sentiu a pua do tempo minar-lhe as rédeas e se viu, da noite para o dia, sem suas duas torres. A Igreja do Rosário está lá: inabalável e linda. No seu pátio brincam as crianças, ao largo da História. Elas ainda não sabem das mãos feridas, do sangue exposto, dos corpos chicoteados, dos pés em carne viva ou dos sonhos violados...

Univasf realizará I Workshop Saúde da Criança com Deficiência

“Porque meu filho também é gente!”. Com este tema, o Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover o I Workshop Saúde da Criança com Deficiência. O evento será realizado no dia 25 de novembro, das 8h30 às 18h, no auditório da Biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), que tem capacidade para receber 120 pessoas. 

De acordo com a coordenadora do NPSI, professora Karla Daniele Maciel Luz, o Workshop tem o objetivo de orientar quem está em formação em saúde e os próprios profissionais sobre como se relacionar com as crianças com deficiência. “Nós queremos disseminar o fato de que a saúde dessa criança é um compromisso de todos e formar profissionais capazes de atender qualquer pessoa, independentemente de que tenham deficiência ou não”, afirma Karla Danielle...

Campus Floresta realiza mês da consciência Negra

No campus Floresta do IF Sertão-PE o mês de novembro será dedicado à comemorações alusivas ao Dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro. O Mês da consciência negra, com a temática "Consciência negra: Cultura e resistência", tem o objetivo de proporcionar aos participantes um trabalho de reflexão conjunta, sobre um possível caminho de enfrentamento às práticas e conceitos racistas, e potencializar atividades e ações que trate dos processos de empoderamento do negro na sociedade local.

De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento, professor José Wegino, serão discutidas as políticas de ações afirmativas com a comunidade escolar do  campus Floresta, e apresentadas atividades educativas, através das artes e da exposição de trabalhos temáticos sobre a questão do negro na história da humanidade. ..

Espetáculo no Teatro Castro Alves e Ações educativas no Trânsito marcarão novembro negro

A abertura oficial do Novembro Negro será realizada na quarta-feira (8), às 19h, no Teatro Castro Alves (TCA) com apresentações do Bando de Teatro Olodum e das cantoras baianas Juliana Ribeiro, Marcia Short, Wil Carvalho, Larissa Luz, dentre outras atrações. O mês marca o período emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo, garantia e ampliação dos direitos da população negra.

Ao longo do mês o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e demais órgãos estaduais, realiza e apoia diversas atividades, tendo como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra. Na programação de abertura haverá, ainda, assinatura dos termos de colaboração do edital Novembro Negro 2017, que viabilizará projetos da sociedade civil a serem desenvolvidos na capital e no interior, com investimento total de R$ 500 mil...

Feira de Marketing em Petrolina acontece no próximo dia 06 de novembro

A tradicional Feira de Marketing da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está de volta. No próximo dia 06 de novembro (segunda-feira),  acontece mais uma edição do evento que traz inovação e oportunidade para os estudantes colocarem em prática as experiências da disciplina de Marketing. A Feira acontece a partir das 18h, no estacionamento da Facape e é aberta ao público. 

Os visitantes podem experimentar e observar os produtos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Administração, Gestão de TI e Economia. No final, há premiação para os melhores resultados nas categorias de projeto inovador, projeto criativo, projeto viabilidade, estande nota 10 e projeto marketing 10...

II Festival de Afrocoletivade terá oficinas, apresentações artísticas e 'Desfile Beleza Negra', em Petrolina

Teve início nesta quarta-feira, 01, a segunda edição do Festival Afrocoletividade. O Festival é uma ação socioeducativa, politica e cultural que visa o combate ao racismo e promove a valorização e afirmação da identidade negra em Petrolina, promovendo o fortalecimento cultural, sócio formativo e auto reflexivo como proposta para a construção de políticas públicas a nível Municipal.

O evento idealizado e organizado pela Rede de Mulheres Negras em Petrolina, traz em seu contexto uma agenda diversificada em construção coletiva com artistas, produtores culturais, sociedade civil organizada, coletivos e todos que queiram contribuir com criatividade e boas energias com abordagem racial e afro-brasileira, justificando assim o nome do festival Afro (de Afrobrasileiro e/ou África) e Coletividade (de construção coletiva)...

Congesso Internacional em Extensão Rural prossegue até o dia 30

Com o tema “Desafios do Desenvolvimento Rural: Resistências, Modos de Vidas e Sustentabilidade”, teve início o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (I CIIERD), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Congresso vai até o dia 30 de outubro, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA).

O congresso tem como objetivo e função promover o intercâmbio técnico, científico e a discussão sobre a temática geral "Desafios do Desenvolvimento Rural: resistências, modos de vidas e sustentabilidades"; permitindo proporcionar novas experiências, espaços para reflexão e debate relacionado a Extensão Rural e o Desenvolvimento, além de otimizar a cooperação internacional entre universidades, instituições de pesquisa,instituições da sociedade civil organizada e outras entidades...

Juazeiro: Prefeitura promove dia de atividades inclusivas para pessoas com deficiência

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com deficiência promoveu um dia de atividades inclusivas no Residencial Brisa da Serra nesta quarta-feira (26). A programação trouxe interação e muita diversão envolvendo alunos do programa “Supera PCD” e a comunidade local.

Durante toda manhã, os alunos tiveram aula de dança no centro comunitário do residencial e várias atividades recreativas. “É um momento de alegria, muita dança e entusiasmo para os participantes que a cada dia passam por novos aprendizados. Já temos 20 alunos e é gratificante vê-los reunidos com a comunidade”, destacou o coordenador do BPC, Josewilson Souza...