Espaço do Leitor: a inércia, a inoperância e a ineficiência da secretária municipal de educação em tempos de pandemia

Com a nova rotina de estudantes e professores desenvolvendo o ensino e aprendizagem em casa, através do ensino a distância, a Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA tem se tornado inerte, inoperante e ineficiente na Reforma e Ampliação da Escola Luiz Cursino da França Cardoso em tempos de Pandemia, pois a referida instituição não recebe uma reforma e ampliação desde a gestão do Governador Antônio Carlos Magalhães e do prefeito da época Joseph Bandeira no mês de janeiro do ano de 1993.

Este séria um momento ímpar em tempos de Pandemia para a Secretaria Municipal de Educação realizar a segunda reforma e ampliação, visto que a última REFORMA e ampliação está preste a completar 28 anos em janeiro de 2021 sem ao menos receber uma intervenção da SEDUC, no sentido de reformar e ampliar a escola.

A escola utiliza o Centro Comunitário da Associação de Moradores do Bairro Tancredo Neves como extensão colocando em risco a vida de professores, funcionários e alunos, além de dificultar a locomoção entre o vai e vem de funcionários, professores e alunos.

Acontecendo a Reforma e ampliação da escola, vai economizar no aluguel do Centro Comunitário, sobretudo, contribuindo com o trabalho dos professores, funcionários de apoio, pais, alunos e comunidade escolar.  

O prédio da instituição está em péssimas condições de conservação e que nenhuma providência foi tomada até agora. Já foi solicitado inúmeras vezes a Reforma e ampliação da escola, porém, infelizmente a Gestão Municipal e Secretaria municipal de Educação fazem vistas grossas.

A escola atende diversas comunidades entre estas estão: Tancredo Neves onde a escola esta localizada, Itaberaba, Residenciais I, II e III, Dom Tomaz, Sol Levante etc.

Por fim, a secretaria municipal de Educação, pode deixar de ser inerte, inoperante, e ineficiente ou será que vão deixar voltar às aulas normais para esta reforma acontecer, se é que vai acontecer. Segue em anexo a placa da última reforma.

Professor: Agnaldo José- Pedagogo (UNEB), Pós-graduado em Educação Ambiental Interdisciplinar (UNIVASF) finalizando segunda licenciatura em Matemática (UNOPAR) e iniciando o Curso de Direito.