Foram encontrados 26 registros para a palavra: Bullying

Colégios de Petrolina terão palestras sobre 'bullying na escola'

Desde esta quarta-feira (25) estão abertas as inscrições para o ciclo de palestras 'Bullying na escola', em Petrolina. O prazo é de até 25 de abril. As palestras são voltadas para crianças e adolescentes e são oferecidas nas escolas. Os interessados podem agendar a palestra gratuitamente, através do e-mail [email protected]. As palestrantes são ministradas pela psicopedagoga Eliete Maia e a psicóloga Rosa Maria. Outras informações podem ser realizadas por telefone (87) 98873-1647. A lei nº 13.185 em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação.

..

Bullying é tema de campanha na UNINASSAU Petrolina

Com o lema "Cidadania dentro e fora da sala de aula", a UNINASSAU apresentou a campanha contra o bullying em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do grupo. A iniciativa visa alertar sobre os malefícios da prática do bullying, bem como preveni-la no âmbito acadêmico. Em Petrolina, o vídeo institucional está sendo reproduzido nas salas de aula e eventos da Faculdade. "Nosso objetivo é disseminar a campanha o máximo possível. O bullying é uma prática inaceitável nas unidades da UNINASSAU e na sociedade como um todo", destacou a diretora da UNINASSAU Petrolina, Anna Cristina.

Para o aluno do curso de Fisioterapia, Wonney Carvalho, a iniciativa é pertinente. "Já sofri ao longo da minha vida com atitudes preconceituosas, por conta da minha cor, e é algo que machuca bastante. A iniciativa é muito importante, pois já inibe possíveis práticas de bullying", disse. Durante apresentação do vídeo aos alunos dos cursos de Engenharia, o professor da unidade, Nielton Araújo, acrescentou a importância de formar profissionais com ética e cidadania. "Nosso foco é formar profissionais com princípios éticos consolidados e despidos de qualquer preconceito", frisou...

Sem fiscalização ou monitoramento, lei antibullying não funciona nos municípios

Há 18 meses em vigor no País, a lei antibullying, que prevê uma série de ações para identificar e combater esse tipo de violência nas escolas, ainda não virou realidade por problemas de fiscalização ou monitoramento dos casos e de práticas preventivas. Para especialistas, sem diagnóstico da situação, na prática, a obrigação recai apenas sobre os colégios, que podem ser até processados pelos casos. 

O debate sobre o tema veio novamente à tona após o bullying ter sido apontado pela polícia como um dos fatores que levaram um adolescente de 14 anos a atirar contra colegas em uma escola de Goiânia na última sexta. Dois alunos foram mortos e outros quatro ficaram feridos. A investigação ainda está em curso e não há conclusão sobre o peso do bullying como motivo do crime...

Carletto solicita implementação de ações de combate ao bullying nas escolas

Sugerir a implementação de ações de combate ao bullying nas escolas. Esse é o objetivo de uma Indicação de autoria do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). De acordo com o parlamentar, pesquisas mostram que vítimas de bullying têm mais chances de desenvolver problemas, como depressão, ansiedade e estresse.

Carletto também ressaltou que o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), e a Lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016, que institui o dia 7 de abril como o Dia Nacional de Combate aoBullying e à Violência na Escola...

Secretaria de Saúde de Juazeiro orienta alunos sobre Bullying e suas consequências

Nesta terça-feira (06), os alunos da Escola Estadual Helena Celestino receberam uma palestra sobre Bullying e automutilação com a gerente do setor de humanização da Secretaria Municipal de Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira. A ação é uma parceria da saúde com a educação, através do programa 'Virada Educacional Bahia'.

Durante a palestra, Carla Lorena detalhou como o Bullying vem crescendo, não só no ambiente escolar como também na vida das crianças e adolescentes fora da sala de aula. "Foi um momento de conversar com esses estudantes sobre essas brincadeiras sem graça que acabam afetando a vida de um jovem, e pode levar à depressão, às drogas e até mesmo à morte. É preciso debater esse assunto sempre que preciso. A pessoa vitima de bullying pode fica traumatizada, ter medo constante, além de desenvolver outros problemas de saúde", disse Lorena..

Lei que obriga escolas e clubes a combaterem bullying entra em vigor nesta semana

A lei que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying entrou em vigor nesta semana. O texto aprovado define bullying como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas, para intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima. A legislação publicada no Diário Oficial da União de 9 de novembro, enviado para sanção presidencial, determina a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema. Os docentes também devem ser capacitadospara orientar pais e familiares na identificação das vítimas e agressores. O texto da lei estabelece a realização de campanhas educativas e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. A punição aos agressores deve ser evitada "tanto quanto possível", para dar lugar a alternativas que promovam a mudança do comportamento hostil. Clique aqui para ler a íntegra da Lei. ..