Foram encontrados 47225 registros para a palavra: ti

Bahia: Seis cidades vão receber combustível para serviços essenciais no interior

A estratégia de abastecimento do estado foi definida nesta segunda-feira (28) durante reunião entre o Sindicombustíveis, revendedores, distribuidoras e órgãos públicos O modelo de distribuição de combustível para órgãos emergenciais a partir de um posto, instalado na capital, será replicado em seis cidades-polos do estado: Feira de Santana, Barreiras, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães e Jequié.

As cidades receberão os combustíveis para abastecer veículos oficiais e aqueles utilizados em serviços essenciais da região. "A Polícia Militar e a Polícia Regional Federal irão ajudar a levar os combustíveis para essa cidade, mas ainda não há previsão para abastecimento normalmente. A estratégia será a mesma aplicada no posto escola, com comercialização de gasolina apenas para órgãos emergenciais. Nós queremos, com isso, minimizar problemas que a comunidade está passando", afirmou Walter Tannus, presidente do Sindicombustíveis. Ainda de acordo com Tannus, não há previsão de normalização de entrega de combustíveis e que isso só deve ..

Deputado Roberto Carlos homenageia a cidade de Senhor do Bonfim pelo seu aniversário de emancipação política

O deputado Roberto Carlos (PDT), em comemoração ao aniversário de 133 anos de emancipação política do município de Senhor do Bonfim, que é comemorada hoje (28), gravou um vídeo destinado a todos os munícipes.

Ao postar a mídia em sua página do facebook, o parlamentar ressaltou a importância desta data e a honra de representar a cidade no parlamento baiano. “Sinto-me honrado em poder, junto às principais lideranças políticas desta cidade, bem como o prefeito Carlos Brasileiro e os vereadores Cleiton Vieira, Carlos de Tijuaçu e Eliseu dos Temperos, homenagear o município e desejar o crescimento contínuo, através de obras que garantam mais qualidade de vida para a população. Vamos continuar o trabalho. Parabéns Senhor do Bonfim!” disse...

Cancelamento Seminário de Avaliação e Aprendizagem Significativa

Devido à crise de abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, informa o cancelamento do Seminário de Avaliação e Aprendizagem Significativa, que aconteceria nesta segunda-feira (28), no Espaço Multieventos da Univasf. Quando a situação for normalizada a SEDUC informará a nova data do evento. ..

POPULAÇÃO REALIZA MANIFESTO EM PETROLINA. ORGANIZAÇÃO LIBERA CAMINHÕES PARA ABASTECER POSTOS QUE SÃO DESTINADOS AOS SERVIÇOS ESSENCIAIS EM JUAZEIRO

O leitor Marcos Dias Ribeiro informou ao Blog na manhã desta segunda-feira (28) que está ocorrendo uma manifestação em Petrolina, na Avenida Guararapes, em frente ao prédio sede da Prefeitura de Petrolina. O manifesto é iniciativa da população com apoio dos mototaxistas que não ficou muito satisfeita com as medidas anunciadas pelo governo federal de reduzir o preço do óleo diesel e manter em alta e com reajustes os preços da gasolina.

JUAZEIRO..

SEBRAE Bahia também suspende atividades nesta segunda-feira (28)

Por conta das dificuldades logísticas vivenciadas no estado, o Sebrae Bahia comunica que o expediente foi suspenso nesta segunda-feira (28), em todas as suas agências. Os eventos e atendimentos agendados para esta segunda serão remarcados e os clientes avisados. Vale ressaltar que o atendimento telefônico será mantido através  da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800). O Sebrae seguirá monitorando a situação e, em breve, informará seu esquema de funcionamento caso se mantenha o cenário atual. ..

ARTIGO – O ENGODO DO FORO PRIVILEGIADO!

Há uma frase que se popularizou na Bahia, cuja origem da autoria é atribuída ao Governador Antônio Carlos Magalhães, in memoriam, que, embora possa ser questionada a legitimidade da origem, tem muito a ver com o seu conhecido e irreverente estilo político: “Para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei”. Assim, como parece que esse conceito está disseminado em todo o país, passamos a entender porque há no Brasil 54 mil beneficiados com as vantagens da proteção oferecida por algum tipo de Foro Privilegiado, abrangente para um extenso universo de ocupantes de altos cargos públicos da máquina do Estado. A própria palavra “privilegiado” já encerra um repugnante sentido discriminatório perante a sociedade, que sempre se pergunta o porquê alguns gozam dessa benesse, parecendo até que são melhores que os outros cidadãos, quando, na verdade, são muito piores.

Ora, ora, o público fez campanha de abaixo-assinado digital e este foi entregue ao STF, o qual obteve dois milhões e cem mil assinaturas pedindo pela extinção de vantagens tão amplas, numa prova incontestável de como o povo brasileiro pensa e deseja um mínimo de igualdade de direitos. Se fosse extinto esse absurdo de maneira ampla e irrestrita, estaria o STF oportunizando ao país o início efetivo de sua recuperação moral, através da eliminação do critério de classificação e distinção dos crimes conforme a aparência, a cor, o cargo que exerce ou o nível social. Seria eliminado o princípio de nomeação para cargos públicos não pela competência ou a perspectiva de desempenho em benefício da população, mas, unicamente, com o fim de dar proteção e imunidade àqueles parceiros envolvidos em crimes. É uma atitude corporativista indigna e irresponsável de um governante, utilizar-se de uma exceção constitucional como regra para acobertar e defender aqueles que praticaram ou que continuam praticando crimes contra a ordem pública...

Soluções para a greve impactam 2019, dizem especialistas

Reduções de tributos, subsídios, reserva de mercado. As medidas apresentadas para tentar pôr fim à greve dos caminhoneiros poderão agravar o rombo nas contas públicas e ampliar as incertezas em relação à recuperação econômica. A avaliação é de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, para os quais o pacote tem efeito somente no curto prazo e deixará uma herança complicada para 2019. Segundo os economistas, os investidores interpretaram as mudanças temporárias na política de preços da Petrobras como intervencionismo, o que levou às ações da companhia a cair quase 15% nos últimos dias. As consequências, no entanto, podem ir além do mercado financeiro e atingir a economia real, inclusive as taxas de inflação e os juros.“O preço dos alimentos disparou.

Os combustíveis aumentaram significativamente nestes dias, e o custo será repassado para os demais preços da economia lá na frente, num efeito cascata”, diz a professora de economia Virene Matesco, da Fundação Getulio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro. Segundo ela, o governo deveria ter exigido o fim da greve antes de atender as reivindicações dos caminhoneiros. De acordo com a professora, as projeções de crescimento da economia este ano, que estavam em torno de 2,5%, podem cair. “Por causa da fragilidade econômica brasileira, os impactos tendem a se alastrar para o ano que vem.”..

Ruas do corredor de ônibus da Poligonal Urbana de Juazeiro prontas para receber massa asfáltica

Pouco mais de dez dias após iniciada, a obra de pavimentação asfáltica das Ruas A e B - vias que compõem o corredor de ônibus da Poligonal Urbana e estão localizadas no bairro Piranga II, recebeu sexta-feira (25) a imprimação, ultima etapa da preparação do solo para execução da massa asfaltica.

Juntas, as Ruas A e B têm uma extensão de aproximadamente 600 m e são o principal acesso para o ‘fim de linha’ dos ônibus de transporte urbano no bairro Piranga II. “As duas vias passaram pelo processo de corte e terraplanagem para recuperação de toda base e hoje está recebendo a imprimação, processo que deixa a base pronta para receber o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente)”, explica o engenheiro civil da SEDUR, Paulo Andrade...

Telefonia e internet também correm risco com greve dos caminhoneiros

O setor de telecomunicações comunicou à Anatel sua preocupação com a greve dos caminhoneiros e pediu prioridade para o abastecimento dos veículos das empresas para atender eventuais demandas. O presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, que representa todas as grandes operadoras de telefonia, disse à Coluna do Estadão que a agência reguladora levou o apelo para o gabinete de crise do governo federal. “Temos dificuldades de atender problemas de manutenção por falta de combustível. Se for na minha casa, na sua, não é tão grave.

Mas se for num hospital, num Corpo de Bombeiro, num quartel de polícia, do Exército é grave. Isso não aconteceu ainda porque o sistema funciona e os defeitos são pontuais. É um caminhão que bate num poste, é alguma coisa que arrebenta. Não é algo constante. Mas se houver solicitação emergencial num local onde os veículos estão sem combustível vai ficar sem funcionar internet, telefone”, diz Levy. O Brasil tem hoje 230 milhões de chips de celulares ativados. Ele diz ainda que mais grave é se houver problemas envolvendo estações de telecomunicação. “É um ponto de concentração, que envolve uma parte de uma cidade ou algumas estações de celular. Elas funcionam a base de energia elétrica...

Com pátio lotado, Avenida dos Tropeiros fecha segundo final de semana de São João dos Bairros

A Avenida dos Tropeiros ficou pequena para tanta animação no São João dos Bairros de Petrolina. Ao som da banda Sem Radar, Henrique Nunes e Felipão, milhares de famílias curtiram o clima junino, neste sábado (26). A banda Sem Radar e Henrique Nunes não decepcionaram e fizeram muito forró. Para fechar a noite, o cantor Felipão subiu ao palco e fez o público dançar só e agarradinho. 

Seu Pedro Rodrigues mora no bairro Jardim Amazonas e veio com a filha Isadora, de dois anos, curtir a noite junina. "Eu gostei muito das bandas, é pertinho de casa e deu para vir com minha filha dar uma olhada e aproveitar. Fico feliz de poder aproveitar um pouco do São João com ela, assim como eu aproveitei com meus pais", afirma...

MEDO DE DESABASTECIMENTO PROVOCA CORRERIA DOS JUAZEIRENSES AOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

A greve dos caminhoneiros chegou ao sétimo dia neste domingo (27) e o medo de desabastecimento provocou uma correria e a formação de enormes filas nos poucos postos onde ainda tem combustível. A reportagem conseguiu flagrar enorme fila no Posto Jatobá, às margens da BA-210, no bairro Alto da Aliança, que teve que reforçar o número de funcionários para atender a demanda.

Tem posto que a gasolina acabou na manhã deste domingo e agora só abastece com diesel e etanol. Mesmo com todas as ameaças do governo, a greve continua cada vez com adesões de outras categorias...

Rui determina medidas para garantir funcionamento de serviços essenciais na Bahia; chegada de combustíveis foi assegurada

O governador Rui Costa se pronunciou sobre a greve nacional dos caminhoneiros, neste domingo (27), durante entrevista coletiva realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI) de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na oportunidade, Rui fez um balanço das ações dos órgãos estaduais, que estão trabalhando para diminuir os transtornos causados à população, garantindo o funcionamento de serviços essenciais. 

"Me solidarizo com todos os brasileiros e baianos que estão indignados com a situação que o Brasil está vivendo. Esta política de preços praticada pela Petrobras é irracional. Não é normal ter havido 11 aumentos no preço dos combustíveis nos últimos 17 dias. Porém, mesmo com essa reivindicação legítima por parte dos caminhoneiros, não podemos deixar que os serviços públicos e a garantia da vida humana e animal sejam afetados", afirmou o governador. ..

PF instaura 37 inquéritos para apurar prática de locaute na greve

A Polícia Federal instaurou 37 inquéritos em 25 Estados para apurar a prática ilegal de locaute, quando a paralisação dos funcionários tem iniciativa ou apoio das empresas. Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, mandados de prisão já foram expedidos, mas ele disse que não poderia informar se já tinham sido cumpridos por uma questão de segurança. De acordo com ele, os responsáveis estão sendo convocados para prestar depoimentos.

"Temos comprovado, seguramente, que essa paralisação por caminhoneiros autônomos, em parte, teve desde seu início a promoção e o apoio criminoso de proprietários e patrões de empresas transportadoras distribuidoras e podem ter certeza que irão pagar por isso", afirmou o ministro, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, na noite deste sábado, 26, após a segunda reunião do gabinete de crise que acompanha a greve dos caminhoneiros, que entrou no sexto dia, causando uma grave crise de abastecimento no País. "Identificamos com a maior clareza movimento criminoso de parte dos senhores proprietários donos de grandes empresas, que não permitem, não engajam, não liberam os caminhoneiros. Pelo contrário, lhes dão apoio para permanecer paralisados", afirmou...

Ministro vai levar para Temer novas propostas para tentar encerrar greve

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou na noite deste sábado (26) que vai levar ao presidente Michel Temer novas propostas para tentar encerrar a greve nacional dos caminhoneiros. De acordo com o G1, ele citou que entre as propostas a garantia de que o desconto de 10% no valor do diesel vai chegar na bomba de forma efetiva, a possibilidade de que a manutenção do preço seja ampliada de 30 para 60 dias e o fim da suspensão da cobrança de tarifa de pedágio para eixo elevado dos caminhões para todo o país. "Essa é a tarefa que eu levo que Brasília. Nesse tempo, eles [líderes do movimento] vão perguntar, consultar as suas bases", comentou Marun. Na última quinta-feira (24), o governo chegou a anunciar um acordo com os caminhoneiros. Contudo, os bloqueios nas estradas tiveram continuidade. ..

Petroleiros anunciam greve de 72 horas a partir da próxima quarta-feira

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados decidiram neste sábado (26) entrar em greve nacional de 72 horas a partir de 0h da próxima quarta-feira (30). A categoria cobra diminuição dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis. Além disso, pede a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente, que, "com o aval do governo Michel Temer, mergulhou o país numa crise sem precedente", de acordo com nota divulgada pela FUP. Para este domingo (27) os trabalhadores planejam realizar atrasos e cortes de rendição nas quatro refinarias e fábricas de fertilizantes que estão em processo de venda, inclusive na Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizadas em território baiano. "A atual política de reajuste dos derivados de petróleo, que fez os preços dos combustíveis dispararem, é reflexo direto do maior desmonte da história da Petrobrás", criticou a FUP no comunicado deste sábado (26). ..

Pelo menos 14 aeroportos estão sem combustível, inclusive, Petrolina

Segundo a Infraero, pelo menos 14 aeroportos brasileiros estão sem combustível, na manhã deste domingo, 27. A greve dos caminhoneiros chega ao sétimo dia e ainda provoca transtornos às empresas e aos passageiros.Os dados foram atualizados às 7h30 da manhã: Carajás (PA), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA), Goiânia (GO), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória (ES), Petrolina (PE), Joinville (SC) e João Pessoa (PB).

A Infraero informa que continua monitorando o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais. A empresa alertou aos operadores de aeronaves que avaliem seus planejamentos de voos para que cada um possa definir sua melhor estratégia de abastecimento de acordo com o estoque disponível nos terminais de origem e destino.A instituição está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa...

Luciano Ribeiro diz que Rui precisa parar de se esconder e enfrentar a crise da falta de combustível

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), cobrou um posicionamento mais firme do governador Rui Costa (PT), em relação à crise provocada pela falta de combustíveis. Segundo o deputado, o governador transmite omissão, diante dos problemas que têm sido causados a população e a perspectiva de que a situação se agrave, caso o manifesto dos caminhoneiros não se encerre durante o final de semana.

"O governador precisa parar de se esconder e enfrentar a crise da falta de combustível que atinge a Bahia. O que governo tem feito para minimizar os efeitos dessa crise? Quais os planos de atendimento, em relação aos serviços básicos para a população? Ainda não disse qual medida irá tomar. Será que aqui o governador vai esperar as coisas piorarem para tomar uma atitude?, questionou...

ESPAÇO DO LEITOR: COMBUSTÍVEIS - REDUÇÃO, OU EXPLORAÇÃO?

Caro Geraldo,

Estou aguardando a “poeira baixar”, para ver como vão ficar os preços dos combustíveis em Juazeiro, dos mais caros do país. Na sexta-feira, 18/05, abasteci num posto em Piranga, ao preço de $ 3,729 o litro do diesel; ontem passei lá e já estava a $ 4,02, “por causa da greve”...

SAAE leva mutirão de serviços ao Bairro Itaberaba

O segundo SAAE em Ação aconteceu na ultima quinta-feira (24) no Bairro Itaberaba, com uma avaliação positiva dos moradores e coordenadores do Programa. Serviços como desobstrução de rede de esgoto, limpeza de PVs, retirada de vazamentos, negociação de débitos, pedidos de novas ligações, colocação de lixeiras, retirada de entulhos, reposição de calçamento e asfalto e coleta seletiva de lixo foram realizados durante todo o dia com a participação efetiva dos alunos da Escola José Pereira da Silva e moradores do bairro.

A ação contou com as parcerias dos alunos do Projeto Escola Verde da Univasf, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfitz) e direção, professores e alunos da Escola Municipal José Pereira da Silva. Para a gestora da unidade escolar, Maria Olívia Andrade, ações como estas fortalecem o aprendizado e desperta a consciência ambiental nos estudantes. “Ficamos muito felizes em participar deste projeto, pois sabemos a importância do trabalho educativo no incentivo à coleta seletiva. Os alunos gostaram de participar da ação e também do teatro de fantoches que foi apresentado”, disse a gestora...

Município recebeu capacitação territorial de Políticas Públicas para pessoas com deficiência

Juazeiro sediou sexta (25), no auditório da SEDUC em Juazeiro, a I Capacitação Territorial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. O evento realizado através da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Apresentações com alunos do projeto ‘Supera PCD’ abriram as atividades.

O auditório da SEDUC ficou lotado com representantes dos 10 municípios do Território do São Francisco. Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência Valdenor Oliveira, é essencial haver essa mobilização para que a sociedade não sofra perda de direitos. “Muito se avançou no que diz respeito às políticas voltadas à pessoa com deficiência, mas ainda corremos o risco de perder e é por isso que estamos voltando a brigar apenas pelos direitos já conquistados. Nesse olhar, mais do que nunca temos que fortalecer as bases para que possamos resistir aos ataques sofridos. Nesse sentido momentos como esta capacitação são de fundamental importância”, destacou...