Foram encontrados 47299 registros para a palavra: ti

Após decisão do STF, MP do Rio suspende investigação contra Queiroz

A pedido do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, nesta quinta-feira (17/1), o procedimento investigatório criminal aberto pelo Ministério Público contra Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar. As investigações foram paralisadas por conta de uma decisão cautelar emitida pelo ministro Luiz Fux.

A medida tem validade até que o relator de uma reclamação apresentada à Corte, o ministro Marco Aurélio Mello, se manifeste sobre o caso. Por conta disso, o Ministério Público do Rio de Janeiro fica impedido de continuar ouvindo testemunhas e reunindo provas.  ..

Confira os preços dos produtos de hortifruti nesta quinta-feira (17) no Mercado do Produtor de Juazeiro

Nesta quinta-feira, 17 de janeiro, diversos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro estão com preço baixo, como a acerola que está custando R$ 1,25 o quilo; o quilo do tomate está cotado a R$1,15; já a banana prata está custando R$ 13,00 o cento e o da banana maçã custa em média R$ 39,00.

As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto está no site da Prefeitura de Juazeiro...

PF pede mais 90 dias para investigar atentado sofrido por Bolsonaro

A Polícia Federal pediu à Justiça prorrogação de 90 dias no segundo inquérito aberto para apurar o atentado a faca sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro, em Juiz de Fora, durante ato de campanha na eleição de 2018. Segundo informações da corporação, não há um prazo determinado para a conclusão do inquérito, aberto em 25 de setembro. 
 
Bolsonaro foi esfaqueado no abdômen por Adélio Bispo de Oliveira em 6 de setembro, quando participava de ato de campanha na região central de Juiz de Fora. O então candidato foi levado para um hospital local, passou por cirurgia e depois foi transferido para São Paulo. O autor do atentado foi preso e confessou o crime.

O objetivo do pedido de prorrogação do prazo, segundo a PF, é para conclusão de "diligências em curso" e para que "tenham sequências as investigações". O primeiro inquérito foi encerrado e, ao menos inicialmente, foi concluído que o autor do atentado agiu sozinho...

Rui fará entregas de rodovias em seis cidades baianas na próxima semana, diz Marcus Cavalcanti

O governador Rui Costa segue, na próxima semana, com uma agenda intensa de trabalho no interior da Bahia. O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, que acompanha o governador na Lavagem do Bonfim, afirmou que na próxima semana o governador inaugura rodovias recuperadas nas cidades de Água Fria e Irará, na quarta-feira; em Itiúba e Cansanção, na quinta-feira; em Campo Formoso, na sexta; e em Marcionílio Souza, no sábado. "Somente para entregas de obras de infraestrutura", destacou Cavalcanti.

"O momento do Brasil é ainda difícil, mas o governador fez um ajuste na estrutura administrativa para que a gente possa continuar com o nível de investimento que fizemos no primeiro mandato", explicou Cavalcanti...

FTC oferece descontos de até 100% a partir  da nota do ENEM

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (18) e os interessados podem aproveitar a chance para realizar o sonho de se tornar um profissional a partir dos melhores cursos de graduação do Vale do São Francisco, ofertados pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Com unidades em Petrolina e Juazeiro, a FTC Vale do São Francisco possui uma megaestrutura de ensino que inclui tecnologias modernas, os melhores professores da região e uma proposta pedagógica de qualidade. A instituição oferece, ao corpo discente, biblioteca virtual e metodologias ativas com salas invertidas, em uma associação da teoria à prática. O objetivo é estimular o aluno a ser participante ativo do conhecimento e aproximá-lo do mercado de trabalho...

Idosos: semana de capacitação continua até esta sexta-feira (18) em Petrolina

Com o auditório lotado, a Prefeitura de Petrolina iniciou o 'Ciclo de palestras para servidores e profissionais sobre a política do Idoso', na  terça-feira (15). O evento teve início com a palestra da advogada da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), Talita Andrade, que tirou dúvidas dos participantes sobre o 'Estatuto do idoso'. 

O encontro é aberto a cuidadores, familiares, sociedade civil em geral, estudantes e pessoas que trabalham diretamente com o idoso, sendo ou não do quadro de servidores do município. Os interessados deverão chegar 30 minutos antes do evento para realizar a inscrição. ..

Operação Volta às Aulas 2019: Procon-BA fiscaliza escolas particulares

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), iniciou, nesta semana, a fiscalização junto às instituições particulares de ensino, com o objetivo de apurar a legalidade dos reajustes aplicados e os materiais escolares solicitados. No ato fiscalizatório, os agentes do órgão verificam a disponibilização da planilha de custo ao consumidor, o seu conteúdo e as respectivas justificativas para o aumento da mensalidade, se houver.

O Procon-BA realiza ainda a vistoria das listas de materiais escolares exigidos e o plano de execução didático pedagógico, que deverá, obrigatoriamente, acompanhar a lista de material escolar. No final de 2018, o órgão se reuniu com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e o Sindicato das Escolas Particulares para realizar uma capacitação aos empresários do ramo...

Encontrada nova ligação clandestina de água, em Petrolina (PE)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) descobriu mais um caso de furto de água em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (16). A fraude ocorria em uma residência de grande porte, localizado na Rua da Aurora, na Orla 1, considerado um bairro nobre da cidade. O imóvel, com uma área de quase 400 metros quadrados, possui piscina e jardins, e estava registrando uma média de consumo mensal de apenas 18 metros cúbicos.
 
O furto era feito por meio de uma ligação de bypass, que consiste em uma tubulação montada para a passagem de água, sem a contabilização real do consumo, burlando o registro da Compesa. A companhia ainda não estimou o volume de água desviado e o período de duração aproximado da fraude. A casa foi construída há pelo menos dez anos, de acordo com moradores da área. O proprietário foi notificado e pagará multa após os cálculos do consumo de água desviada.

Em Petrolina, só em 2018, foram mais de mil ocorrências desse tipo registradas em imóveis da cidade. A Compesa está intensificando as operações de fiscalização em imóveis de todos os padrões. “Utilizamos a tecnologia, análise do consumo a partir da mudança de registros velhos por novos e uma série de medidas para detectar o consumo baixo em imóveis de grande porte e, assim, identificar as fraudes. Os critérios se baseiam, dentre outros, na análise do perfil do imóvel, como número de moradores, área construída, consumo e tipo de construção,” explica o gerente da Unidade de Negócios, João Raphael...

Saneamento: lideranças comunitárias tiram dúvidas sobre consulta pública para revisão de plano em Petrolina

Um encontro promovido pela Prefeitura de Petrolina reuniu cerca de 50 líderes comunitários no auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que fica no Centro de Convenções. A ideia foi dialogar sobre a importância da realização da audiência pública que vai discutir a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Além disso, as lideranças comunitárias ainda receberam materiais de divulgação da audiência pública que está marcada para o próximo dia 29.

A reunião que ocorreu na terça-feira (15) foi convocada pelo secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando e contou com representantes da Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP) e da Câmara de Vereadores. O novo Plano Municipal de Saneamento Básico de Petrolina será revisado para melhor atender às necessidades da população quanto ao abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade...

Bahia implantará 200 salas para o tratamento de pé diabético nos municípios

Foi publicada no Diário Oficial dia (16), uma portaria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que define os critérios para a implantação de 200 salas para o tratamento do pé diabético e feridas complexas em todo o estado. O objetivo é reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle do diabetes, que entre 2010 e 2018, ocasionou mais de 6 mil amputações. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, as amputações decorrentes de complicações do pé diabético constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, levando em conta as elevadas taxas de internação hospitalar.

"Além do impacto social na vida do usuário e da alta mortalidade associada, as amputações estão relacionadas a altos custos diretos e indiretos para o sistema de saúde. Dados do Sistema de Pactuação dos Indicadores (Sispacto) apontam que 25% das internações de pacientes de Salvador, por exemplo, poderiam ser prevenidas por serem condições sensíveis à Atenção Básica. Sem o adequado acompanhamento, o paciente diabético não realiza exames, não toma os medicamentos e acaba por ir a uma emergência de um hospital com o pé infectado que levará, possivelmente, à amputação de um dos membros", afirma Vilas-Boas...

SAAE ESCLARECE AÇÃO DESENVOLVIDA NO RESIDENCIAL PRAIA DO RODEADOURO QUESTIONADA POR DAVID LIMA

Na última segunda-feira (14) o Blog GJ postou nota do morador do Conjunto Minha Casa Minha Vida, Residencial Praia do Rodeadouro, David Lima de Souza que fez uma série de questionamentos a respeito de ação desenvolvida pelo SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) na referida comunidade (Veja aqui).

Em resposta, a autarquia municipal considerou a denúncia irresponsável e explicou a ação que tem acontecido em diversos bairros de Juazeiro. Confira:..

Governador Rui Costa (PT) deveria destinar imóveis públicos para habitação popular e não para grandes redes hoteleiras, afirma deputado Hilton Coelho

"As declarações do governador Rui Costa (PT) em relação ao destino dos imóveis públicos no centro Antigo demonstram sua visão elitista em não ver a região povoada pelo povo e sim destinada para uma chamada elite. As declarações divulgadas pela imprensa de que seu objetivo é entregar imóveis do governo do Estado localizados no Centro Histórico a redes hoteleiras internacionais e a outros empreendimentos, como escritórios de arquitetura merecem o repúdio da sociedade", afirma o deputado estadual eleito Hilton Coelho (PSOL). 

O governador Rui Costa esteve na segunda-feira (14) na região visitando as obras conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Elas são realizadas de forma simultânea em 11 bairros que integram o Centro Antigo de Salvador. Somente na região do Comércio e Calçada 53 vias passam por intervenções, sendo que 35 delas já foram concluídas, 11 estão em fase de execução e outras sete ainda terão as obras iniciadas. "De acordo com o governo, as reformas contemplarão mais de 300 vias e 11 bairros. O investimento é de R$ 124 milhões. Dinheiro público para beneficiar investimento privados é algo inaceitável", destaca o legislador. ..

Prefeitura convoca população para discutir novo Plano de Saneamento Básico de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está convocando a população para discutir o novo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) da cidade, elaborado em cumprimento à Lei Federal nº 11.445/2007. Para isso, uma audiência pública está marcada para o dia 29 de janeiro, a partir das 9h, na sede da Fundação Nilo Coelho, que fica na Rua Aristarco Lopes, 330, centro, perto da Igreja Matriz. 

A ideia do evento é apontar problemas, discutir melhorias e soluções para o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Petrolina. A entrega da versão final do documento está prevista para o dia 11 de fevereiro para que depois possa ser enviado à Câmara de Vereadores para aprovação. ..

BORRACHEIRO É ATINGIDO POR REBOQUE E MORRE NO BAIRRO ALTO DA MARAVILHA EM JUAZEIRO (BA)

Um trabalhador borracheiro que estava executando serviços em uma ambulância faleceu no final da tarde desta quarta-feira (16) depois que foi atingido em cheio na cabeça por um reboque que se desprendeu de uma moto.

O grave acidente aconteceu na Avenida Paulo Afonso, rua 1 do bairro Alto da Maravilha, área central da cidade. Gaguinho, como era conhecido e muito querido na cidade morreu no local, antes mesmo de receber o atendimento pela equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência)...

Executiva Estadual do PSC se reúne para planejar próximas eleições

A Executiva Estadual do Partido Social Cristão (PSC), esteve reunida na tarde desta terça-feira (15), na sede do partido, para avaliar os resultados alcançados nas eleições do último ano, e para planejar o pleito de 2020 tanto em Salvador, quanto nos demais municípios onde se tem representação social cristã. 

Com a presença do presidente de honra Eliel Santana, do presidente estadual e deputado estadual Heber Santana e da vice-presidente estadual e vereadora Lorena Brandão, além de demais vereadores e deputados do PSC, a executiva tratou de ações para fortalecer o partido. ..

Lançamento do I Festival Gastronômico de Juazeiro acontece nesta quinta (17)

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, vai realizar o I Festival Gastronômico do município de 18 de janeiro a 17 de fevereiro. Nesta quinta-feira (17), o evento será lançado no Juá Garden Shopping para imprensa e convidados. O objetivo do Festival é valorizar e divulgar a gastronomia, impulsionando o turismo e fomentando a economia local.

De acordo com a Coordenação do I Festival Gastronômico, no lançamento do evento os restaurantes inscritos vão expor para degustação os pratos concorrentes. “Nós convidamos a imprensa regional, também alguns representantes de instituições parceiras e personalidades ligadas à culinária para participar desse primeiro momento. Esperamos que os convidados se interessem pelo festival e repercutam isso, para que tudo aconteça com sucesso e possamos consolidar a gastronomia juazeirense como um atrativo turístico do Município”, explica a Supervisora de Turismo e integrante da Coordenação do Festival, Elaine Sousa...

Moradores e comerciantes reclamam de furtos e roubos cometidos no Centro de Petrolina

Moradores e comerciantes da Rua Engenheiro Walmir Bezerra estão preocupados com a quantidade de roubos e furtos que estão sendo cometidos no Centro de Petrolina. A maioria dos crimes tem acontecido durante a madrugada e gerado muita insegurança. Uma bicicleta foi furtada na semana passada na Rua Engenheiro Walmir Bezerra . As imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que um homem, armado com uma faca, invade o prédio. Minutos depois, ele sai levando a bicicleta.

“É muito triste você saber que você está dentro da sua casa e nem poder guardar um bem que você trabalha muito para conseguir e o indivíduo em menos de cinco minutos, chegou, levou”, disse uma mulher, que preferiu não se identificar. Há cerca de quinze dias, tentaram invadir um estabelecimento comercial. O empresário responsável disse que nada foi levado, mas a ação gerou alguns prejuízos, como telhas quebradas. Ele revela está preocupado com a insegurança, e conta que outros comerciantes das redondezas foram vítimas de furtos recentemente...

Marcelino Galo critica decreto que libera posse de armas: "vai agravar violência e arbitrariedade no Brasil"

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelino Galo (PT), se posicionou contra o decreto do Governo Bolsonaro, divulgado hoje, que flexibiliza as regras para a posse de armas no país. Para Galo, "a medida beneficia, exclusivamente, a indústria da bala", que logo após o anúncio do decreto teve uma disparada nas ações das principais empresas.

O parlamentar lembrou ainda que 68% da população, segundo pesquisa Datafolha, são contra o decreto que permite a posse de armas no país. "A flexibilização pelo desgoverno ao invés de garantir segurança ao povo brasileiro, vai agravar a situação da violência e da arbitrariedade em nosso país. Não podemos permitir que o cidadão esteja entregue à própria sorte, quando o responsável pela segurança pública é o Estado", frisou Galo, que também criticou outras medidas anunciadas pelo governo federal que, em sua visão, irão agravar o caos social no país. "Ultraliberalismo, reformas, como a da previdência, fim do Estado de Bem Estar Social, da proteção ao trabalho e do estatuto do desarmamento. Este governo parece estar empenhado em aprofundar a pobreza e a desigualdade no Brasil. Destruição é a principal plataforma desse desgoverno"...

Equipe do SAMU participa de treinamento realizado pela SEGESP

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) através do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (NUSSAT) realizou esta semana um treinamento sobre os aspectos legais e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro.

O treinamento aconteceu no auditório do SAMU e contou com a participação de mais de 40 servidores. Além do treinamento, os servidores receberam da Secretaria de Saúde, alguns EPI’s e novos instrumentos de trabalho. As Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs) receberam máscara com filtro, óculos de proteção, botas e luvas. Os profissionais da Unidade de Suporte Básico receberam tensiômetro, estetoscópio, termômetro, oxímetro e glicosímetro.  ..

Para ex-ministro Pazzianotto, Justiça do Trabalho precisa e deve continuar

A manutenção da Justiça do Trabalho ganha mais um aliado de peso. Desta vez, quem a defende, e com notório conhecimento de causa, é o histórico advogado trabalhista, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST, Almir Pazzianotto Pinto. Em entrevista à Agência Sindical, o jurista alerta para os prejuízos que o fechamento traria ao trabalhador brasileiro.

O presidente Jair Bolsonaro, em um de seus arroubos, ameaçou a permanência da Justiça do Trabalho. Almir Pazzianotto, que presidiu a principal Corte da área, o Tribunal Superior do Trabalho, avalia a fala de Bolsonaro.

A seguir, trechos da entrevista.

Constituição - "Eu acredito que o Presidente em início de mandato, tomado por alguma sensação, emoção, um sentimento, não refletiu bem sobre aquilo que iria dizer. Para extinguir a Justiça do Trabalho será necessário alterar toda a estrutura do Poder Judiciário. Porque, dentro dessa estrutura, a Justiça do Trabalho tem uma série de competências que lhes são atribuídas pela Constituição, no Artigo 114".

Utopia - "Ora, o trabalhador, como cidadão, tem o direito de recorrer ao Judiciário quando se sentir lesado ou ameaçado em algum direito. Nós conhecemos o sistema econômico brasileiro, o capitalismo brasileiro, como ele surgiu, como evoluiu e como se encontra. Se nós imaginarmos uma vida econômica num regime capitalista sem conflito de interesses entre patrões e empregados, estamos sendo tomados por uma grave utopia incurável. Existe o conflito. Então, é preciso que haja uma ferramenta para se resolver o conflito. Alguns países preferiram a greve. O que não me parece seja vantajoso".

Conflitos - "Getúlio Vargas criou a Justiça do Trabalho. Criou para evitar o conflito aberto. As partes recorriam a um órgão de composição paritária, que na época nem era órgão do Poder Judiciário; passou a ser órgão do Judiciário na Constituição de 1946. Isto há 72 anos. Se extinguirmos a Justiça, nem acabamos com a sua história, nem acabamos com os processos".

A quem recorrer - "O trabalhador recorrerá a quem para, eventualmente, defender-se de uma ameaça ou lesão a um direito seu? E, além disso, esse enorme estoque de processos em andamento será remetido para onde? Para a Justiça comum estadual, os juízes não vão querer. Para os juízes federais? Eles vão rejeitar. Como é que ficamos? É uma proposta de viabilidade impossível. Eu tenho certeza que, a esta altura, o Presidente não vai insistir na sua apresentação".

Para assistir à entrevista, acesse aqui o Canal YouTube da Agência Sindical...