Foram encontrados 291 registros para a palavra: Exame

Em um ano, PPP de diagnóstico por imagem faz 183 mil exames na Bahia

Pioneira no Brasil, a PPP de Diagnóstico por Imagem da Bahia iniciou suas atividades em 28 de maio de 2015, após o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), assinar contrato com a Rede Brasileira de Diagnósticos (RBD), após concorrência pública. A empresa tornou-se responsável pela gestão e operação dos Serviços de Apoio ao Diagnóstico por Imagem em 11 hospitais públicos por 11,5 anos, período em que será investido R$ 1 bilhão.

Em um ano, feito neste sábado (28), foram realizados mais de 183 mil novos exames de raios-x, tomografia, mamografia e ressonância nas unidades de bioimagem do Centro Estadual de Oncologia (Cican) e nos hospitais Ernesto Simões Filho, Octávio Mangabeira, Geral do Estado, Roberto Santos, Geral de Camaçari, Menandro de Faria (Lauro de Freitas), Regional de Guanambi, Geral de Vitória da Conquista, Luis Viana Filho (Ilhéus) e Prado Valadares (Jequié).

"Com a PPP, o Governo do Estado amplia a capacidade de atendimento à população, reduz custo, promove melhorias nos serviços prestados, como maior precisão do diagnóstico e agilidade na entrega dos resultados, além de gerar mais de 500 empregos diretos. Neste um ano de operação, os resultados são expressivos e a população é a principal beneficiada", declarou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Na primeira etapa do projeto, a RBD entregou aos baianos o novo Centro de Bioimagem do Cican, a nova sala de raios-x do Hospital Ernesto Simões Filho e vai inaugurar, oficialmente, ainda neste semestre, a unidade do Hospital Especializado Octávio Mangabeira. A unidade no Cican passou a oferecer aos usuários da rede pública de saúde tomografia, mamografia digital com estereotaxia (equipamento para biópsia), raios-x e equipamentos de digitalização (CR's), todos com a mais moderna tecnologia existente no setor privado.

O Hospital Ernesto Simões Filho, com mais um aparelho de raios-x, passando a contar com dois, e um equipamento de digitalização de imagens, passou a ter capacidade de realizar mais de 4.000 exames ao mês. No Hospital Octávio Mangabeira, com as reformas, ampliações e aquisição de novos equipamentos, a unidade passou a contar com recepção mais ampla, duas salas de raios-x, dois aparelhos de raios-x, uma sala de tomografia com um tomógrafo, salas de preparação e recuperação do paciente e sala de digitalização de imagem. Sob a gestão da RBD, a unidade passou a realizar mais de 23.580 exames nos últimos meses.

Para o presidente da RBD, Fernando Pereira, a assistência aos pacientes é um dos pontos diferenciais da gestão da concessionária. "Há elogios quanto à postura das equipes e reconhecimento quanto às mudanças estruturais nas unidades e no atendimento. Além disso, o tempo para realização dos exames e a entrega dos resultados diminuiu". Segundo Pereira, o paciente, a depender do exame, tem a facilidade de realizá-lo no mesmo dia da solicitação do médico e os laudos são entregues em até dois dias úteis. A PPP também vai construir uma nova Central de Laudos que, atualmente, funciona provisoriamente com médicos especialistas nas diversas áreas da radiologia: músculo esquelético, abdômen, tórax, cabeça e pescoço.

Obras iniciadas no HGRS, Camaçari e Lauro de Freitas

A PPP de diagnóstico por imagem entrou na fase de adequações, revitalizações e reformas nos hospitais: Geral Roberto Santos (HGRS), Geral de Camaçari (HGC) e Menandro de Faria (Lauro de Freitas), com obras iniciadas desde meados de abril. O Roberto Santos vai ganhar, além de um aparelho de ressonância, dois CR's (para digitalização das imagens) e um tomógrafo de 128 canais, equipamento de última geração, utilizado em hospitais de ponta do país, como o Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo. Para o Menandro de Faria, serão adquiridos dois CR's, um equipamento novo de raios-x e um tomógrafo de 16 canais, também de tecnologia avançada para diagnósticos mais precisos. Os dois raios-x do Hospital Geral de Camaçari serão substituídos por dois novos equipamentos e a unidade de bioimagem vai ganhar um tomógrafo de 16 canais e dois CR's.

Projeto entra na fase de obras no interior

No interior da Bahia, o projeto vai beneficiar os hospitais em Ilhéus, Vitória da Conquista, Guanambi e Jequié. Após as reformas, para operar os equipamentos e apoiar no atendimento, serão contratados mais 25 funcionários que serão distribuídos nas quatro unidades. Em Jequié, a unidade vai ganhar um tomógrafo de 16 canais de última geração, um aparelho de ressonância magnética e um equipamento de ressonância magnética de última geração.

Já em Vitória da Conquista, serão instalados um tomógrafo de 64 canais, em substituição ao antigo, um aparelho de ressonância magnética, dois novos equipamentos de raios-x, em substituição aos atuais, e um mamógrafo digital com estereotaxia (equipamento para biópsia). Todas as unidades do interior do Estado contarão com equipamentos de CR's para digitalizar os exames de raios-x, e para Jequié e Guanambi serão adquiridos CR's para digitalização dos exames de mamografias.

PPP aumenta eficiência em Guanambi

Com a gestão e a operação da RBD, a unidade de bioimagem do Hospital Regional de Guanambi teve aumento no número de realização de exames, passou a dispor de equipe técnica 24h e reduziu o tempo de entrega dos laudos. Atualmente, a unidade conta com um mamógrafo, um tomógrafo e um aparelho de raios-x, sendo que estes últimos serão substituídos pela RBD por equipamentos com tecnologia mais avançada. Nos últimos cinco meses foram realizados mais de 12 mil raios-x, tomografias e mamografias, todos 100% laudados pela equipe médica da concessionária. "O número de raios-x superou a meta em 20% e o aumento de mamografias foi de 35%", informa o presidente da RBD, Fernando Pereira.

Mais pessoas atendidas e entrega de resultados em menos tempo. Pereira confirma que foi reduzido de 30 para sete dias a entrega dos laudos, sendo que, em sua maioria, exames de emergência e de pacientes internados são entregues no mesmo dia. Ele acrescenta que serão feitas adequações nos espaços da unidade, com obras previstas para começar no próximo mês. "O nosso objetivo é deixar o ambiente mais agradável para os pacientes, funcional para os colaboradores e oferecer serviços e atendimentos públicos de qualidade à população baiana", conclui.

A RBD

A Rede Brasileira de Diagnósticos é uma empresa baiana, constituída por uma das principais redes de medicina diagnóstica do país, a Alliar, em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico (FIDI), especializada na gestão de diagnósticos por imagens para hospitais públicos, e a Philips, empresa holandesa que se destaca pela tecnologia em equipamentos de saúde. ..

Detran consegue liminar que suspende exame toxicológico para motoristas na Bahia

A Justiça Federal da Bahia concedeu liminar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), nesta sexta-feira (8), assinada pelo juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, que desobriga o órgão a cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o exame toxicológico para a obtenção e renovação de habilitação nas categorias C, D e E. Com a decisão, o chamado "teste do cabelo" está suspenso no estado para os motoristas de ônibus, caminhões e carretas.

O órgão recorreu à Justiça por entender que a resolução não tem aplicabilidade técnica e gera um alto custo para os condutores. Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado da Bahia (STTROBA), o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que o próximo passo é a liberação das habilitações da Bahia, que estão bloqueadas no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). "A liminar é importante porque tranquiliza os motoristas, que estavam sendo prejudicados no trabalho. Agora, o Denatran está obrigado a desbloquear quase sete mil carteiras dos processos que exigiam o exame toxicológico", afirmou...

Prefeitura de Andorinha prorroga prazo para convocados em concurso público entregarem exames admissionais

O Executivo Municipal, amparado na lei orgânica de Andorinha e considerando escasso o prazo para a entrega de exames médicos exigidos no Edital de convocação do Concurso público n° 001/2013. Convocação essa publicada no Diário Oficial do dia 14 de março de 2016, concedendo prazo de apenas 10 dias, para o convocado realizar os exames admissionais.

Vem por meio da portaria Nº 028 de 21 de março de 2016, assinada pela prefeita em exercício Dourineide Conceição, alterar prazo diante a quantidade e complexidade dos exames admissionais que serão realizados pelo convocado...

Detran-BA entra com liminar para suspender exame toxicológico no estado

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) deu entrada na Justiça, na última quarta-feira (23), em ação declaratória e condenatória contra a União, com pedido de liminar para a suspensão no estado da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, desde o dia 2 de março. O Detran aponta ilegalidade, ineficiência e o alto custo do exame, como fatores determinantes para a suspensão da medida. A falta de laboratórios que fazem o chamado “ teste do cabelo” e o impacto da resolução nas atividades de caminhoneiros e motoristas de ônibus também foram levados em conta na ação.

O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, participou na quarta-feira da reunião ordinária do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília, onde a judicialização da resolução foi discutida. “ Os Detrans de todo o país foram unânimes em pedir a suspensão do exame toxicológico, mas o Contran e o Denatran estão inflexíveis. Outros estados já tinham entrado com a ação, e não restou outra alternativa para a Bahia, a não ser acionar a Justiça para não compactuar com ilegalidades, não comprometer a eficiência dos serviços e evitar processos por danos morais e materiais contra o órgão, já que os condutores atingidos se sentem prejudicados”, justificou o diretor...

Estão abertas as inscrições para nova aplicação de exames do TOEFL – ITP na Univasf

O terceiro lote do ano de exames TOEFL-ITP que será ofertado durante o mês de abril na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas. São ofertadas 150 vagas para discentes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em cursos presenciais e de educação a distância dos campi Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Servidores com Siape ativo há seis meses também poderão participar. O TOEFL – ITP é um teste de proficiência em língua inglesa que tem como objetivo diagnosticar o nível de conhecimento do idioma.

Os interessados devem realizar a inscrição no site do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) até três dias antes da realização do teste. A aplicação das provas será realizada no Campus Juazeiro (BA), no dia 5 de abril, às 14h, e nos dias 14 e 28 de abril, às 19h. Ao acessar o sistema, o candidato verá a disponibilidade de horário. Os candidatos que realizaram a primeira ou a segunda aplicação do TOEFL, deste ano, não poderão participar deste lote do exame. 

Aqueles que farão o exame pela primeira vez e os que já fizeram em anos anteriores realizarão provas diferentes. No dia do teste, é necessário levar documento de identidade válido com foto. É importante que os candidatos que quiserem alterar a data da prova ou queiram desistir, registrem no sistema com antecedência da aplicação para não serem prejudicados. 

Os problemas referentes à inscrição devem ser tratados, exclusivamente, por meio do chamado no Fale Conosco no site do Idiomas sem Fronteiras. Os tutoriais para auxiliar no procedimento de inscrição e para abertura de chamado estão disponíveis nos links abaixo.

Segundo o professor do colegiado de Artes Visuais e coordenador do programa Idiomas sem Fronteiras na Univasf, Fulvio Torres Flores, o TOEFL será realizado nos demais campi da instituição a partir de maio. Mais informações podem ser obtidas por meio das perguntas de número 6, 7 e 8, disponíveis no FAQ do site da Univasf do Programa IsF ou pelo e-mail [email protected].  ..

Detran-BA questiona exigência do exame toxicológico de motoristas

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia participa do 52º Encontro Nacional de Detrans, a ser realizado, em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de março. O Detran-BA vai levar ao evento questionamentos sobre a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tornando obrigatório o exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, que pretendem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na Bahia, a medida ainda não foi aplicada porque as clínicas credenciadas ao departamento não realizam este tipo de exame.

Segundo o diretor de Habilitação do Detran-BA, Mário Galrão, alguns estados optaram por entrar na Justiça para suspender a exigência do chamado ‘teste do cabelo’, decisão que não foi seguida pela Bahia. O diretor citou as dificuldades para a aplicação da resolução do Contran. “Os Detrans estão se insurgindo contra essa resolução, não contra a lei em si, porque a lei tem que ser cumprida, mas pelo fato de não podermos implementá-la [devido à] falta de postos de coleta e laboratórios”. ..

Assessoria de Delcídio do Amaral desmente a informação de que o Senador tenha feito delação premiada

O Deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) afirmou que a assessoria de Delcídio Amaral (PT-MS) desmentiu a informação de que o senador tenha feito uma delação premiada. Segundo Damous, a assessoria informou que está redigindo uma nota sobre o assunto, que será divulgada ainda nesta quinta-feira.

O deputado do PT-RJ disse que a reportagem da revista IstoÉ sobre o acordo de delação é uma irresponsabilidade. "Isso tudo é apenas para atacar a honra de Dilma e Lula. Que decisão do STJ beneficiou Dilma?", questionou. ..

Lei torna obrigatório exame de vista para crianças baianas em 1º ingresso escolar

Lei promulgada na última segunda-feira (15) torna obrigatório o primeiro exame oftalmológico completo para toda criança em primeiro ingresso em creches ou escolas. A sanção da lei Nº. 13.546 foi assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Deputado Marcelo Nilo, e publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (17). A lei será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de até 90 dias da data que entrar em vigor. De acordo com a nova regra, as instituições deverão, no ato da matrícula, observar a realização do Primeiro Exame de Vista da criança e, em caso negativo, garanti-lo a partir da articulação com os serviços de assistência social e saúde.

A comprovação do exame será feita por meio do cartão ou caderneta de vacinação da criança. A lei também prevê que o estado e os municípios deverão promover, anualmente, campanha educativa para a realização do Primeiro Exame de Vista da criança que ingressar na creche ou escola. Ainda de acordo com a publicação, as despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias...

Caravana da Saúde totaliza a realização de 300 exames de eletrocardiograma

Entre as diversas especialidades ofertadas a comunidade pelo programa Caravana da Saúde da Prefeitura de Juazeiro está o Eletrocardiograma. No acumulativo de janeiro até agora a Secretaria de Saúde do município já totaliza 300 exames.

O vendedor Bruno Santos, de 45 anos, morador de Campos dos Cavalos, comunidade do Salitre onde nesta quarta-feira, 17, foi realizada a 6ª edição do programa foi um dos pacientes submetido ao exame. Ele apresentou problemas nos batimentos cardíacos, segundo diagnosticou o médico. "Graças a Deus consegui me consultar e fazer meu exame. A prefeitura está de parabéns. Juazeiro necessitava de uma ação como esta", disse o comunitário...

Ministério da Saúde atrasa em cinco meses entrega de kits para exames de dengue

O Ministério da Saúde está há cinco meses sem enviar aos estados os kits de sorologia para os exames de detecção de dengue. O Ministério da Saúde informou que enfrenta dificuldades para comprar o material e isso causou uma "redução na distribuição regular de kits". Conforme informou ao O Globo, a situação deve ser regularizada ainda neste mês, mas existem outros exames laboratoriais capazes de identificar a doença. Em 2015, foram registrados 1,6 milhão de casos suspeitos de dengue, o que representa aumento de 180% na comparação com o ano anterior. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em meados de janeiro de 2015, foram confirmadas 843 mortes pela doença, ante 473 óbitos do ano anterior. O mês de abril foi considerado o pico de incidência dessas infecções.   ..

Enem registra a maior nota de matemática da história do exame

Para alívio de mais de 7 milhões de candidatos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta sexta-feira (8) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Uma das surpresas desta edição foi o desempenho dos candidatos em matemática. A nota máxima chegou a 1.008,3 pontos, a maior já registrada na história do exame. No Enem passado, a nota máxima ficou em 973,6. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a tendência de aumento no desempenho na prova comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área. O desempenho mínimo foi de 280,2.

Na página do Inep, os estudantes terão acesso às notas obtidas nas quatro provas que compõem o Enem: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, além da redação. O acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, será divulgado posteriormente. A prova de ciências da natureza obteve a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8 e a mais baixa, 302,6...