Foram encontrados 34984 registros para a palavra: ação

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PERMISSIONÁRIOS DO MERCADO JOCA DE SOUZA OLIVEIRA CONTESTA NOTA DA AMA SOBRE FEIRAS E MERCADOS

Em e-mail ao Blog Geraldo José o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Joca de Souza Oliveira, centro da cidade, contestou matéria da AMA sobre as feiras e mercados de Juazeiro. Confira:

Sobre essa matéria enviada ao seu blog (Direção da AMA destaca melhorias das feiras, mercados e camelódromo de Juazeiro em 2018), há controvérsias. Falando sobre o mercado Joca de Souza Oliveira, em gestões passadas o mercado era mais assistido por funcionários. Leia-se agentes de limpeza e de segurança. Falta muito, principalmente na segurança, só temos agente de segurança à noite, pois na semana durante o dia não temos nem para remédio. Aos sábados e principalmente nos domingos o mercado fica jogado. Muitos domingos não tem segurança e muito menos agente de limpeza. Já falamos isso para direção, mas, infelizmente o que nos falam é que vão resolver a situação. Outros entrepostos, a exemplo do Mercado popular não é diferente, muitas vezes vejo o rodízio de funcionários de limpeza entre o Joca e o mercado Popular, não estou sendo crítico por ser, estou falando por conhecimento de causa. Se a direcao da AMA quiser debater para juntos encontrarmos as soluções estamos à disposição...

MORADORES DO JOÃO PAULO II ELEGEM NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES NESTE DIA 22

Neste sábado, dia 22, acontecerá a eleição para escolha da nova diretoria da Associação Rural Povo Unido do Bairro João Paulo II que conduzirá os destinos da entidade no biênio 2019/2021.

A eleição será disputada por duas chapas. A chapa 01 é representada por Jovita Pereira, candidata à presidente e Angélica, candidata a vice. Na chapa 02, Ana Cristina concorre à presidência e Pedrina, disputa a vice...

SAAE lança programa de negociação com até 70% de desconto nas contas de água

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou  o Projeto de Lei 2.802/2018 que institui o Programa de Estímulo a Regularização Cadastral e de Débitos (PROREFIS) permitindo ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, fazer a negociação com pessoas físicas e jurídicas que tenham contas atrasadas com até 70% de desconto. 

O Programa Água Legal oferece ao usuário inadimplente descontos nos juros, multas e atualização monetária que podem chegar a 100%, campanha nunca feita antes na história do SAAE. O Água Legal também oportunizará a regularização dos usuários que tenham ligações clandestinas sem que seja aplicado a multa. O diretor do SAAE, Joaquim Neto, acredita que esta ação beneficiará principalmente as pessoas mais carentes do município, que identificarão no programa as condições necessárias e compatíveis com a sua condição financeira...

Ação integra a Operação Rodovida, que reúne diversos órgãos para reduzir a violência no trânsito

Para evitar acidentes e coibir os excessos nas comemorações de Natal e Ano Novo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensifica, a partir de sexta-feira (21), a fiscalização nas rodovias federais de Pernambuco. A medida faz parte da Operação Fim de Ano 2018, que também prevê abordagens educativas e ações de combate ao crime.

A primeira etapa da operação compreende o período do Natal e vai do dia 21 até o dia 25 de dezembro. Já a segunda, abrange as festas de final de ano, entre os dias 28 de dezembro a 1º de janeiro. Essa iniciativa integra a Operação Rodovida, que reúne órgãos de todas as esferas para reduzir a violência no trânsito...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebe Ação Social de Natal da OAB subseção Petrolina 

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebeu, esta semana (18), uma Ação Social de Natal da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Petrolina, por intermédio da Escola Superior da Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e apoio das Comissões da Mulher Advogada e da Jovem Advocacia. 

O evento teve como público alvo as mães de bebês prematuros que estão internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI), Alojamento Canguru e Berçário Externo da unidade materno infantil, que é referência para mais de 50 municípios da Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). ..

Juazeiro: Com novas unidades de saúde, frota do SAMU renovada e investimentos nas áreas da Saúde, SESAU faz avaliação do ano 2018

Cumprindo o programa de governo a gestão do prefeito Paulo Bomfim vem fortalecendo a rede de saúde municipal, investindo em equipamentos, na qualificação profissional, construções e reformas das Unidades Básicas de Saúde, entrega de novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Materno Infantil, ao longo deste ano.

O município foi contemplado com a construção de duas Unidades Básicas de Saúde, uma no Distrito de Itamotinga e outra na comunidade de Conchas. A Unidade de Carnaíba do Sertão foi beneficiada com uma reforma e ampliação para melhorar e garantir mais conforto e qualidade no atendimento aos moradores locais. Outro espaço que também foi contemplado com reforma e ampliação foi o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS). ..

HDM/IMIP de Petrolina recebe doação da "Seja Digital"

Chuvisco, programação que sai do ar e sinal analógico nos televisores já é coisa do passado no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina. A novidade do sinal digital chegou essa semana com a doação de 9 kits (contendo antena e conversor) pela "Seja Digital" – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV, criada conforme determinação da Anatel. 

Os kits foram instalados em locais estratégicos do HDM, como recepção, alojamento canguru, casa de apoio e oncologia pediátrica. "Nós estávamos bem preocupados com o desligamento do sinal analógico, pois a maioria dos televisores daqui do hospital é antiga. Então, essa novidade veio como uma benção", acredita o coordenador do voluntariado, Rui Holanda. ..

Projeto desenvolvido no IF Sertão-PE propõe a reutilização de água de esgoto para irrigação

O destino da água utilizada em atividades domésticas na propriedade rural de seu Humberto Rodrigues, pequeno produtor do Assentamento Terras da Liberdade, em Petrolina, é o mesmo que o da maioria dos demais moradores da localidade: o desperdício. Por dia, centenas de litros de água usada para lavar pratos, roupas, para tomar banho ou escovar os dentes, chamada de água cinza, são simplesmente descartadas. Com o objetivo de promover seu reaproveitamento, um projeto de extensão desenvolvido no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE propõe como alternativa o reúso da água cinza, sobretudo em pequenas propriedades rurais, na irrigação.

No último domingo (16), a propriedade de seu Humberto recebeu uma unidade demonstrativa do projeto, por meio da instalação de uma caixa de gordura desenvolvida artesanalmente. De acordo com o professor Sebastião Costa, a ideia é reaproveitar toda a água cinza, através de um processo simples de filtragem. De baixo custo, a caixa de gordura é dividida em duas partes: de um lado recebe a água de esgoto, que passa para o outro lado deixando resíduos de sabão, óleo de cozinha e restos de comida...

Governador lança Operação Verão e entrega mais de R$ 7 milhões em equipamentos

Na véspera do início da estação mais quente do ano, o governador Rui Costa lançou, nesta quinta-feira (20), a Operação Verão 2018/2019, ampliando as ações de segurança pública no período, com o objetivo de garantir um verão tranquilo para baianos e turistas. Durante o evento, realizado na praia do Jardim de Alah, em Salvador, foram apresentadas as estratégias da operação, que englobam ações preventivas nas áreas litorâneas, nos pontos turísticos e em eventos da capital, além de ações em outros 50 municípios e localidades.

“Além do investimento em equipamentos, que somam aproximadamente 7,5 milhões, serão R$ 2,5 milhões em hora extra, para o reforço do policiamento durante a operação. A atuação será em Salvador e em cidades litorâneas que recebem um maior número de visitantes nesta época”, explicou o governador.

Rui aproveitou a oportunidade para destacar a redução da criminalidade na Bahia. “Conseguimos colocar todos os índices de segurança no verde. Isso significa que alcançamos uma redução em todos os tipos de crime no estado, este ano, em comparação com 2017. Por isso, quero agradecer aos nossos policiais, pela dedicação e empenho”, afirmou. 

Equipamentos

Na ocasião, o governador fez a entrega de dez caminhonetes, 115 motocicletas e 10 quadriciclos para a Polícia Militar; além de cinco motos aquáticas, três veículos e 12 desencarceradores - equipamento utilizado para cortar grandes estruturas e livrar vítimas de acidentes -, para o Corpo de Bombeiros. Aproximadamente, R$ 6,5 milhões foram empregados na aquisição dos equipamentos.

Reforço

A Polícia Militar terá 23 mil plantões a mais nos serviços ordinário, extraordinário e de logística, com o objetivo de reforçar a ação nas orlas marítimas e fluviais, grutas e santuários. Em razão do fluxo turístico, Salvador e outras cidades como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Lençóis e Mucugê, na Chapada Diamantina, recebem reforço. A Polícia Civil também ampliará o efetivo nas delegacias territoriais da capital e região metropolitana, especialmente em Vera Cruz, Madre de Deus, e na Linha Verde, a exemplo de Praia do Forte.

Já o Corpo de Bombeiros Militar vai ter um reforço de 990 escalas extras nos 16 grupamentos de bombeiros militares (GBM) em todo o estado, nas atividades de guarda-vidas, mergulhadores, combate a incêndio, busca e salvamento, e atendimentos pré-hospitalares, o que corresponde, em média, a 61 bombeiros empregados por unidade/mês. Também estarão atentos, durante os finais de semana, às praias.

Os tradicionais eventos religiosos, como as lavagens do Bonfim e de Itapuã, e a festa de Iemanjá, contarão com estruturas de Polícia Judiciária. Além do aumento no policiamento ordinário, unidades especializadas, como o Batalhão Especializado de Polícia Turística da Bahia (Beptur), da Polícia Militar, e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), da Polícia Civil, também apresentam reforço de pessoal nos quase três meses de operação...

HDM/IMIP recebe ação de extensão da Universidade de Pernambuco

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebeu, neste mês de dezembro, uma ação de extensão do curso de fisioterapia da Universidade de Pernambuco (UPE) sobre a prematuridade. O encontro foi articulado pelo Professor doutor Paulo Magalhães e pela coordenadora da UTI Pediátrica do HDM, Bruna Isabela, e teve como público alvo as mães de bebês prematuros.

A aula teórico/prática buscou desmitificar alguns mitos com relação ao tema. "As mães de prematuros, geralmente, passam muito tempo no hospital antes da alta e, nesse período, os cuidados com relação ao bebê ficam mais a cargo da equipe de saúde. Então, a eminência da alta pode ocasionar uma certa ansiedade nos pais. Por isso, sentimos a necessidade de prepararmos essa família para a volta para casa", justifica Bruna.  ..

Regularização Fundiária dos Fundos e Fechos de Pasto é tema de encontro em Salvador

Um encontro para discutir orientações e procedimentos sobre a regularização fundiária em áreas de Fundos e Fechos de Pastos na Bahia aconteceu nos dias 18 e 19 de dezembro  na sede do Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA),  em Salvador – BA.

Uma promoção da CDA juntamente com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), o evento conta com a participação das  Centrais das Associações de Fundos e Fechos de Pastos de Senhor do Bonfim e Oliveira dos Brejinhos e de  organizações que desenvolvem ações nas áreas de Fundos e Fechos de Pasto no Estado, a  exemplo do  Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), dentre outras...

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis em Juazeiro

Entre os dias 17 e 19 de dezembro, profissionais da Atenção Básica da saúde pública de Juazeiro participaram de uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) em especial sobre sífilis. O tema foi trabalhado pela equipe da Vigilância Epidemiológica do município.

O encontro reuniu médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e teve como principal objetivo a requalificação dos profissionais para a prevenção das IST's e quando já diagnosticado os devidos encaminhamentos e os tratamentos adequados. Em Juazeiro, o Centro de Infecções em IST, HIV e AIDS (CIDHA) localizado na Avenida Carmela Dutra possui uma equipe qualificada para o acompanhamento e devido tratamento...

Juazeirense apresenta jogadores e Comissão Técnica para a temporada 2019 

Em solenidade concorrida, a diretoria da Sociedade Desportiva Juazeirense promoveu nesta quinta-feira (20), no auditório do Colégio Integração, a apresentação da comissão técnica e elenco de jogadores que irão defender a equipe na temporada 2019.

Sob o comando do presidente deputado Roberto Carlos, o evento teve a participação dos secretários municipais Clériston Andrade (Governo), Celso Leal (Serviços Públicos) e Sérgio Fernandes (Seculte); vereadores Bertinho da Carnaíba e Charles Leal, empresários Júnior Cézar (Colégio Integração) e Bartolomeu Andrade Júnior (Fisiortec); a jogadora de futebol do Bordeaux da França, Carol Baiana; e representantes da imprensa de Juazeiro e Petrolina...

Polêmica: Prefeitura retira vegetação que obstruiu calçada no centro de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizou na manhã desta quinta-feira (20), uma operação de retirada de grades e vegetação que foram colocadas, indevidamente, numa calçada localizada na Rua Padre Fraga, no centro da cidade. Cerca de 50 cabeças de frade, além de grades de proteção de um canteiro haviam sido instaladas indevidamente por populares, prejudicando o trânsito de pessoas pela calçada e oferecendo risco a quem passasse pelo local.

A operação foi resultado de um trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), através da Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas, em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). As cabeças de frade foram apreendidas e levadas para o Viveiro Municipal, que fica no Parque Josepha Coelho. Após um período de recondicionamento e aclimatação, a vegetação será devolvida à natureza, uma vez que, é típica da Caatinga...

Paulo Bomfim anuncia o Portal de pré-matrículas online 2019 e outras novidades para Educação de Juazeiro

Com a presença dos gestores e secretários escolares, equipe da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e autoridades, o prefeito Paulo Bomfim apresentou nesta quarta-feira (19), o Portal da Educação, que irá disponibilizar a pré-matrícula online da Rede Municipal de Ensino para a população de Juazeiro.

O prefeito falou sobre os inúmeros avanços da Educação nos últimos 10 anos, das obras de reforma e construção de unidades escolares e agradeceu a toda equipe da Educação pelo empenho, dedicação, alegria e amor pelo trabalho que desempenham. “Juazeiro é referência na Educação em toda Bahia, e hoje estamos aqui para trazer outras boas notícias, como: as pré-matrículas online, o Colégio Paulo VI, que será transformado em unidade de Tempo Integral, reformas de outras unidades escolares e a premiação das melhores equipes das escolas municipais que serão homenageadas durante a Jornada Pedagógica 2019. Quero parabenizar a secretária Lucinete e reafirmar que vamos continuar trabalhando para melhorar cada dia mais a Educação do nosso município”, ressaltou Paulo Bomfim...

SESP realiza ações diárias de limpeza e iluminação em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro disponibiliza diariamente equipes para a realização de ações voltadas para a limpeza e iluminação pública da cidade. Nesta quarta-feira (19), os agentes atuaram com mutirões de limpeza no bairro João XXIII, Avenida Raul Alves (Santo Antônio) e Rua dos Pinheiros (Jardim Universitário), com capinação, varrição, recolhimento de resíduos e pintura de meio fio.

A SESP ainda atua com serviços de varrição em outras regiões da cidade, a exemplo dos bairros Maria Gorete, Piranga, Santo Antônio, Coreia, Tancredo Neves, Pedro Raimundo, Parque Residencial, Camelódromo 02 de Julho, Área Central, Parque Fluvial (Orla I e II), Praças da Bandeira, do Índio, do Boi, Simões Filho, Pedro Pereira Primo e da Mônica, Travessa da Maravilha, Rua 01 e Parque Lagoa de Calu (Alto da Maravilha), Avenidas Santos Dumont, Luiz Inácio Lula, Flaviano Guimarães, Adolfo Viana, Novo Juazeiro e Edgard Chastinet (São Geraldo)...

Pacientes do TFD de Petrolina comemoram natal com reestruturação da casa de apoio em Recife

Para garantir mais conforto aos pacientes do Tratamento Fora de Domicilio (TFD) que fazem o uso da casa de apoio, mantida pela Prefeitura de Petrolina, no Recife, a gestão municipal realizou nesta terça-feira (18), durante a confraternização de natal, a entrega de diversos equipamentos para a reestruturação do local.

Foram entregues: ventiladores; freezer; geladeira; fogão industrial; balcão self service; microondas; liquidificador industrial e espremedor de frutas. De acordo com a coordenadora do TFD de Petrolina, Wanicleide Passos, esse foi o início de uma reestruturação geral que será feita na casa de apoio...

CONCLUSÃO DA PRIMEIRA CLÍNICA DE PROFILAXIA E REABILITAÇÃO DA REGIÃO NORTE

Na última terça-feira (18) aconteceu a Conclusão da Primeira (1ª) Clínica de Profilaxia e Reabiltação da Região Norte com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão. Participaram das atividades da Clínica doze policiais militares pertencentes a unidades PM de Juazeiro que juntos perderam mais 136 quilogramas (Kg).

A Clínica de Profilaxia e Reabilitação já conta com vinte e três (23) edições na capital da Bahia e foi aplicada pela primeira vez no interior do Estado na cidade de Juazeiro, ela tem como objetivo capacitar e qualificar os participantes com conhecimentos técnicos práticos e teóricos sobre o tratamento não farmacológico das doenças causadas pela obesidade, o sedentarismo, má canalização do estresse do cotidiano, má alimentação, postura incorretas, dentre outros, tornando-os capazes de se auto ajudarem e se formarem em futuros multiplicadores nas suas Unidades Operacionais e nos seus lares...

Operação da PF combate fraudes na compra de medicamentos em Pernambuco

Uma operação para apurar irregularidades na compra e fornecimento de medicamentos, custeados com dinheiro público, em três prefeituras do estado de Pernambuco, foi deflagrada hoje (19) pela Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal.

De acordo com a CGU, o inquérito, instaurado a partir dos resultados de fiscalização da CGU em contratos para fornecimento de medicamentos num dos municípios, constatou fraudes em processos licitatórios, superfaturamento, pagamento por medicamentos entregues fora do prazo previsto em contratos e ausência de justificativa para a quantidade de medicamentos contratados entre outras irregularidades...

Deputado Roberto Carlos garante a elevação das Comarcas de Valente e Simões Filho

O deputado Roberto Carlos (PDT) foi o relator do Projeto de Lei, do Poder Judiciário, que aprovou a elevação das Comarcas de Valente e de Simões Filho, de entrância inicial à entrância intermediária. Com esta ação, os municípios poderão agilizar o andamento dos processos judiciais, reduzindo o volume de processos, criando novas Varas e cargos para o Judiciário.

Segundo o parlamentar, o objetivo é equiparar a necessidade jurídica dos municípios ao volume populacional, elevando o porte da justiça nas respectivas cidades. “Esta elevação beneficia os cidadãos dos municípios que terão o atendimento judiciário mais ágil, ampliando o número de juízes, promotores e funcionários do judiciário, garantindo às Comarcas mais autonomia”, disse o deputado Roberto Carlos...