HDM/IMIP recebe ação de extensão da Universidade de Pernambuco

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebeu, neste mês de dezembro, uma ação de extensão do curso de fisioterapia da Universidade de Pernambuco (UPE) sobre a prematuridade. O encontro foi articulado pelo Professor doutor Paulo Magalhães e pela coordenadora da UTI Pediátrica do HDM, Bruna Isabela, e teve como público alvo as mães de bebês prematuros.

A aula teórico/prática buscou desmitificar alguns mitos com relação ao tema. "As mães de prematuros, geralmente, passam muito tempo no hospital antes da alta e, nesse período, os cuidados com relação ao bebê ficam mais a cargo da equipe de saúde. Então, a eminência da alta pode ocasionar uma certa ansiedade nos pais. Por isso, sentimos a necessidade de prepararmos essa família para a volta para casa", justifica Bruna.  

A parceria, que com a Universidade de Pernambuco já é antiga, acabou sendo reforçada pela implantação de um cuidado mais humanizado e de medidas alternativas e seguras na neonatologia. "O HDM recebe estagiários da UPE e a nossa meta agora é desenvolver pesquisas e programas de extensão que envolvam as duas instituições. Encontramos essa brecha nas nossas conversas com Dra. Bruna e resolvemos levar a diante", explica Paulo.

Essa primeira ação de extensão faz alusão ao Novembro Roxo – Mês da Prematuridade. "Sabemos que já é dezembro, mas o assunto deve ser discutido e abordado o ano todo", ressaltou o professor na ocasião. No dia, as mães aprenderam cuidados e técnicas para posicionar o bebê, visando minimizar os efeitos dos superestímulos e da postura incorreta. "Algumas medidas alternativas como essa podem auxiliar, inclusive no controle da dor e da ansiedade no bebê", reforçou Bruna.

As mães aprovaram a novidade. Luana Marília da Conceição Silva (20 anos), teve o seu primeiro filho no Dom Malan em 26 de outubro, com 37 semanas. Antony Levy nasceu com um problema no esôfago e está há um meses internado na UTI Pediátrica. Lúcia já participou de alguns momentos similares na Casa de Apoio do HDM, mas garante que esse foi um dos melhores. "Achei de grande aprendizado", afirmou.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip