Foram encontrados 34989 registros para a palavra: ação

Deputado Roberto Carlos e o vereador Dedé, solicitam na Cerb a ampliação do Abastecimento de Água em Curaçá

O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu uma audiência na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – Cerb, com o vereador de Curaçá, Dedé, onde apresentaram a necessidade de ações que aumentem a oferta de água para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, no município.

Na oportunidade, foram solicitadas a recuperação do poço artesiano na comunidade Parente, a revitalização com substituição da tubulação da adutora que abastece o povoado de Mundo Novo e a instalação do poço artesiano da Fazenda Paredão...

Orgãos ambientais precisam explicar a situação dos jacarés que invadem a Br 428

Um fato curioso vem chamando a atenção dos motoristas que trafegam na Br 428, no trecho próximo a Lagoa de Estabilização Manoel do Arroz ,  que pertece a Compesa, em Petrolina: a presença, ou pode-se dizer um "passeio pelo asfalto" de um jacaré. Na noite de quarta (27), a filmagem de um jacaré ganhou repercussão nas redes sociais. O animal que media mais de um metros e meio "passeava" na BR. A redação deste Blog procurou o Corpo de Bombeiros e perguntou: o que fazer quanto a este fato e caso alguem  "encontre" um jacaré fora de seu habitat natural?

A primeira providência é evitar a aproximação e ficar acompanhando a movimentação de longe do animal até a chegada dos Bombeiros no local. Evite capturar os animais. [Eles], os jacarés só atacam para se defender e não saem perseguindo as pessoas por aí. É necessário ter calma, isolar a área e ligar para algum órgão ambiental de resgate. Por questões de segurança, a população não pode interagir com os jacarés e jamais maltratar ou matar o animal. ..

Prefeitura promove ação cênica de sensibilização sobre sexo seguro em Petrolina

Com o intuito de chamar atenção, principalmente dos jovens, para o sexo seguro e o uso do preservativo, a Prefeitura de Petrolina e o grupo de teatro Trup Errante, promoveram uma ação cênica no centro da cidade para chamar atenção contra as infecções sexualmente transmissíveis. A atividade, coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE)  aconteceu nesta quinta-feira (28), intitulada "Eu quero! Mas só com camisinha".

Com fantasias, adereços e animação, o grupo saiu pelas ruas distribuindo preservativos e materiais educativos sobre HIV, sífilis e hepatites virais. De acordo com a psicóloga do CTA/SAE, Aline Melo, a atividade artística é uma forma diferente de sensibilizar a população. "Pensamos nessa ação prévia de Carnaval para chamar a atenção para o aumento das infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens, que não utilizam preservativo nas relações sexuais. Daí a importância de ir às ruas, conversar, entregar a camisinha em mãos", destaca...

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe serviços de saúde em ação de combate à sífilis nesta sexta-feira (01)

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA em parceria com a Unidade de Saúde da Família do bairro Itaberaba realiza nesta sexta-feira (01), às 9h uma ação preventiva de combate ao HIV e à sífilis no Mercado do Produtor de Juazeiro. O objetivo da atividade visa abordar o tema das ISTs – Infecção Sexualmente transmissível, com foco principalmente na Sífilis.

Durante a atividade serão entregues insumos de prevenção, como preservativos e panfletos educativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), teste rápido para Sífilis, Hepatite B e C e HIV, orientações para a prevenção de doenças, palestra educativa, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações farmacêuticas a respeito de plantas medicinais e fitoterápicas, orientações, encaminhamentos odontológicos e higiene bucal correta...

EU PENSO ASSIM... JUAZEIRENSE VENCE E SE APROXIMA DA CLASSIFICAÇÃO

Quando a JUAZEIRENSE estava ali nas últimas posições, chegando até a segurar a lanterna do campeonato, com apenas dois pontos ganhos, muita gente, observando o desempenho do “CANCÃO”, chegou mesmo a dizer que a JUAZEIRENSE iria cair para a segunda divisão. Puro pessimismo, muita falta de fé e confiança.

Depois da chegada do técnico Carlos Rabelo, e a contratação de mais alguns jogadores, a coisa mudou. Pulamos das últimas posições, com os pouquíssimos dois pontos ganhos, agora com nove, ali bem pertinho do grupo de classificação, onde hoje estão: VITÓRIA com doze pontos, o BAHIA de Feira também com uma dúzia de pontos...

Equipes da Proteção Básica e Especial da SEDES passam por capacitação sobre Combate ao Trabalho Infantil

As equipes da Proteção Social Básica e Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) que inclui profissionais dos CRAS, Centro POP, CREAS e Programa Criança Feliz passaram por capacitação na quarta-feira (27), no auditório do CIAM, tendo como foco a Erradicação do Trabalho Infantil. Durante a capacitação foram apresentados projetos que atuam no combate ao trabalho infantil como a Rede PETECA que busca fortalecer a rede de garantia de direitos e prevê ações intersetoriais entre a educação, a assistência social e a saúde.

A representante da SEDUC, Débora dos Santos, falou sobre as ações do Peteca em todo o país e destacou a atuação do município no combate ao trabalho infantil. “Nosso trabalho é voltado, principalmente, para a sensibilização da comunidade escolar sobre a importância de a criança estar estudando, fazendo-a entender que criança não trabalha. Temos atuando em parceria com a SEDES mapeando as regiões com maior incidência de trabalho infantil, com destaque para a prevenção e encaminhamento dos casos identificados para os serviços indicados. A rede de combate precisa estar fortalecida e nós que atuamos com essa temática temos um papel fundamental nesse processo”, afirmou Débora...

Valorização: Centros de Atenção Psicossociais ganham festa de Carnaval em Petrolina 

Com máscaras, fantasias e muita alegria, os usuários atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial de Petrolina e do Consultório na Rua, vinculados à Secretaria de Saúde, entraram em clima de carnaval na quinta-feira (28), no parque Municipal Josepha Coelho. 

Para proporcionar interação social aos usuários, foi realizado concurso de fantasias e de musicas, eleição  de rei e rainha, além de aula de zumba, bingo e uma tenda educativa para redução de danos e distribuição de preservativos.

Segundo, José Inaldo, paciente do CAPS Álcool e Drogas, o carnaval é a melhor época do ano, "Carnaval para mim é a melhor festa, se for possível eu passo o dia aqui, eu me divirto bastante com meus amigos, sou muito bem recebido e me sinto em casa, além disso, eu adoro cantar e dançar as marchinhas de carnaval", afirmou...

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza reunião com pais dos alunos da Escola de Gestão compartilhada Maria José de Lima Silveira

Com foco no envolvimento dos pais na Escola de Gestão Compartilhada Maria José de Lima Silveira, a Secretaria de Educação realizou nea quarta-feira (27) no auditório do CELEM, uma reunião para explicar o funcionamento do sistema de gestão com a Polícia Militar da Bahia. Além da grande participação dos pais, estiveram no encontro a Secretária de Educação Ducilene Kestering, o Diretor Militar Tenente Roberto Brito, a Diretora Pedagógica Francilene Oliveira e equipe.

Foram discutidos diversos assuntos sobre a dinâmica da instituição de ensino, como: o Termo de Compromisso que será firmado entre família e escola, a garantia da presença na semana de adaptação dos alunos, orientações sobre higiene pessoal, corte de cabelo, uniforme, entre outros. O Diretor Militar Roberto Brito destacou a importância da presença dos pais neste momento de implantação das das atividades...

Encontro discute ações de modernização da coleta seletiva de lixo em Petrolina

Um encontro convocado pela Prefeitura de Petrolina se propôs a debater o futuro da coleta seletiva de lixo no município. Por isso, diversas instituições foram convidadas a participar de um debate para discutir ações que possam contribuir com o processo de modernização da coleta seletiva de lixo no município. O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA).

Durante o encontro, realizado na terça-feira (26) no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV), os cuidados com o meio ambiente e a conscientização ambiental junto à população nortearam a exposição de ideias. O objetivo é elaborar um plano-piloto de um novo modelo de coleta seletiva de lixo, melhor, mais eficiente e que contemple também os catadores de materiais recicláveis que atuam em Petrolina...

Sobradinho: Secretaria de Saúde elabora estratégias de combate ao uso irregular da água para irrigação e pecuária

Na última quarta feira (27), a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com diversos órgãos do município, para debater o uso irregular da água do esgotamento sanitário para irrigação e pecuária. O encontro foi provocado a partir de uma denúncia anônima de que um proprietário de uma roça na Vila São Francisco, estaria reutilizando a água do efluente de esgoto sanitário para irrigação. Após a denúncia, uma equipe da saúde foi até o local e constatou o fato, inclusive registrando que a tubulação foi danificada. O proprietário foi notificado.

De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia Clarissa Gracia, esta prática é danosa a saúde pública e ao meio ambiente e serão adotadas medidas para combatê-la. "Infelizmente essa prática é comum e nociva ao meio ambiente e a saúde pública, pois utiliza-se água potencialmente contaminada por agentes patogênicos, que são os agentes infecciosos e outras substâncias químicas. Nós, enquanto instrumento de saúde, estamos buscando soluções pactuadas para este problema, ressaltando e proporcionando a proteção da população contra eventuais riscos e agravos a saúde. Iremos trabalhar em conjunto nesta força tarefa de combate às doenças, faremos um trabalho de proteção as pessoas que trabalham no local ou tem contato com essa água", afirmou Clarissa...

Operação Tapa Buraco recupera pavimentação no distrito de Massaroca

A operação ‘Tapa Buraco’ desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro através da parceria entre a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) está atuando no distrito de Massaroca, com a recuperação do pavimento em paralelepípedo granítico de várias ruas da localidade.

A operação que tem como objetivo corrigir os trechos das ruas e avenidas que foram danificados com a ação do tempo e das chuvas teve os serviços iniciados esse ano na primeira semana do mês de fevereiro, quando beneficiou o distrito de Maniçoba. “Até o momento já recuperamos uma extensão de aproximadamente 1.155 m², em três ruas do distrito Massaroca, melhorando a mobilidade e acessibilidade de toda comunidade a Escola Anália Luz, a Praça dos Pássaros e vamos atender ainda a Rua João Manoel Santana”, explica o engenheiro civil da SEDUR, Lucas Souza...

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre saúde integral da população negra em Juazeiro

Profissionais de enfermagem da rede de Atenção à Saúde Pública de Juazeiro participaram  na última terça-feira (26) no auditório do Centro de Saúde III, de uma capacitação que teve como tema a ‘Saúde integral da população negra’ o momento de acolhimento aos profissionais aconteceu.

De acordo com o enfermeiro Daniel Dias Cruz que conduziu a capacitação, “a saúde da população negra é muitas vezes é um tema negligenciado, não é dada a importância que deveria ter. Precisamos discutir inclusive quebrar tabus, mostrar a política, quebrar tabus e proporcionar uma atenção a saúde da população negra que seja mais integral”, descreveu.  ..

Projeto prevê ações de recuperação da Caatinga em comunidades do sertão baiano

Recuperar áreas de Caatinga degradadas ou em processo de degradação e introduzir ações de cunho produtivo em parceria com as comunidades é a base do Projeto Recaatingamento, que será executado em 20 comunidades rurais do sertão baiano.

O projeto já vinha sendo experimentado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa em onze comunidades no Território Sertão do São Francisco. Agora depois de um convênio celebrado com o Governo da Bahia, comunidades das regiões de Senhor do Bonfim e Jacobina, contempladas pelo Projeto Pró-Semiárido também serão beneficiadas...

Remanso: Povo lota a Câmara e Secretária retira pedido de cassação do vereador Didi

A sessão da noite desta terça-feira (26/02) na Câmara de Vereadores de Remanso, a segunda do início desta legislatura, levou centenas de pessoas ao plenário, já que era público em todas as esquinas e casas da cidade que os vereadores governistas, capitaneados pelo Presidente Antônio Moura, iriam cassar o Vereador Didi (Arivaldo Ribeiro de Sousa – PC do B), atendendo determinação da Secretaria de Educação e do Prefeito Zé Filho, em razão da denúncia feita contra as condições de transporte escolar no interior do município. 

A presença da população, claramente revoltada com a situação de descaso e abandono que se estende desde à coleta de lixo à educação e saúde, modificou radicalmente a disposição dos vereadores de atender ao prefeito Zé Filho e Veraneide de Brito Almeida, secretária de educação. O que se viu na sessão foi o comunicado do Presidente Antonio Moura aos vereadores que a secretária havia retirado a denúncia, que a denúncia não havia sido lida, mas que “quando quiser denunciar, saiba que se ler aqui não vou retirar! ”, quase chamando a secretária e o prefeito de medrosos...

Secretária de Educação de Juazeiro assina termo de parceria com a Fundação Itaú Social em São Paulo

A secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves, assinou na terça-feira (26), o termo de parceria com a Fundação Itaú Social para melhorar ainda mais a qualidade da educação na rede municipal de ensino de Juazeiro. O encontro entre a Fundação e municípios e territórios, aconteceu na Casa Pompeia, em São Paulo.

O prefeito Paulo Bomfim agradeceu à Fundação Itaú Social por acreditar na Educação de Juazeiro. “Essa parceria é muito importante para continuarmos avançando e melhorando a qualidade do ensino básico para nossas crianças e adolescentes. Acreditamos na aproximação entre o poder público com as organizações de todos os setores da sociedade empenhados na efetivação dos direitos prescritos no ensino público de qualidade para que se somem os esforços, aproveitem todas as competências disponibilizadas e multipliquem as conquistas na Educação de Juazeiro. São muitos avanços, e também muito trabalho pela frente para que a nossa cidade continue sendo referência na Educação para outros municípios”, evidenciou o prefeito...

CDL Petrolina levará 'Dia da Transformação' a mulheres com dependência química

A responsabilidade social tem sido um dos compromissos assumidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina. Exemplo disso é que a entidade já está programando a 9ª edição do 'Dia da Transformação' – evento social em comemoração ao Dia internacional da Mulher, que será comemorado no dia 8 de março. 

Na reunião preparatória, que aconteceu nesta terça-feira (26), na sede da CDL, representantes da Prefeitura Municipal, Senac, Sesc, UPE, Coife Odonto, Instituto Embelleze, Fabiana Rolim, Mary Kay e Tupperware, estiveram reunidos para discutir ações e atividades que serão desenvolvidas no Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (Crelps), local escolhido para a ação deste ano. ..

Secretaria de Educação recebe 100 exemplares do livro Coesia do poeta Manuca Almeida em Juazeiro

Na última  terça-feira (26), a superintendente de Gestão Escolar da Secretaria de Educação e Juventude Gilmara Lacerda visitou o Quintal do Poeta e recebeu das mãos de Lu Almeida, 100 exemplares do mais novo livro publicado do poeta Manuca Almeida, Coesia, que foi lançado em 16 dezembro do ano passado, data que completaria 55 anos.

De acordo com a esposa do poeta, o livro é composto por algumas poesias novas e outras antigas, que foram cuidadosamente escolhidas por Manuca e por ela. “Com poucas palavras, COESIA apresenta poemas feitos para uma leitura rápida. Queremos compartilhar um pouco da poesia de Manuca com os estudantes da rede municipal, para que eles conheçam mais a história desse grande artista, que espalhou amor através da poesia”, disse Lu Almeida, que aproveitou para convidar os estudantes de Juazeiro, a visitar o Quintal do Poeta em março, mês da poesia. “Todos os anos recebemos milhares de estudantes, que vêm conhecer um pouco da história de Manuquinha e da poesia. Já temos várias escolas agendadas e quem tiver interesse em conhecer o Quintal do Poeta é só entrar contato com a gente”, ressaltou...

Educação: profissionais passam por formação para identificar necessidades reais de alunos em Petrolina

Visando ao fortalecimento da Educação Básica e melhoria da qualidade do ensino e formação dos profissionais que atuam no município, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou no mês de fevereiro um ciclo de formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores.

Centenas de profissionais estão participando das atividades que integram as ações da plataforma 'Petrolina Educa'. Com ampla abordagem em todas as áreas de conhecimento, nessa primeira etapa, foi iniciado o diálogo permanente com os professores da rede municipal sobre a Base Nacional Comum Curricular, considerando a inserção da parte diversificada de contextos regionais, na qual os professores contribuem diretamente...

AMA  melhora sistema de iluminação do Mercado do Produtor de Juazeiro com a instalação de 50 refletores

Para aumentar a segurança de quem trabalha e frequenta o Mercado do Produtor de Juazeiro, a direção da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA instalou cerca de 50 refletores de LED nas ruas internas do entreposto trazendo mais luz, conforto e segurança ao local.

O Ceasa recebeu 50 novos refletores de 200 wats de LED em todos os pavilhões. A melhoria na iluminação é um antigo pedido dos frequentadores e permissionários. A AMA além de melhorar na infraestrutura com o recapeamento asfáltico, operação tapa buraco em diversas vias, tem investido bastante em segurança. Só este ano já foram instaladas 32 câmeras de videomonitoramento.  ..

Deputado Tum cobra contratação de mão de obra local para o parque fotovoltaico do Vale do São Francisco

Com o objetivo de gerar mais empregos para o Vale do São Francisco e região, o deputado estadual Tum (PSC) se reuniu com representantes das empresas que constroem o parque fotovoltaico para cobrar o cumprimento da convenção coletiva do Sintepav-Bahia que determina o emprego de 70% de mão-de-obra local em obras pesadas na Bahia. O encontro foi acompanhado pelo presidente do sindicato trabalhista, Irailson Gazo. 

"Uma das principais bandeiras do nosso mandato é a defesa do trabalhador. Por isso, nada mais justo que lutemos para que os postos de trabalho sejam ocupados pelos trabalhadores locais. Sem dúvidas, uma maior geração de renda é fundamental para o desenvolvimento econômico da região", explica Tum. De acordo com Irailson Gazo, o cumprimento do acordo beneficia a todos, "uma vez que gera divisas e movimenta a economia local". ..